Pessoalmente, fiz uma estimativa que 1 minuto de vantagem chega para a vantagem durar 10km (às vezes chega, outras vezes não, depende de vários factores). Ou seja, se uma fuga levar 10 minutos de vantagem e faltam 100km para o final, tenho de começar a pensar em anular a fuga.
Para isso, mandam-se os gregários para a frente do pelotão a render mais ou menos a 75% (para o tempo para a frente cair de uma maneira graduada e para os teus gregários não se desgastarem em 5km).
Também tens de ter atenção a 3 coisas fundamentais:
1 - O número de ciclistas que vão na fuga (quantos mais forem, mais díficil é de anular a fuga principalmente se os homens da frente colaborarem entre si);
2 - Às características dos homens da fuga (se eles forem bons no plano e os restantes km forem em plano, será mais complicado apanhá-los, o mesmo funciona caso sejam bons na montanha/colina e o restante percurso seja de montanha/colina);
3 - Às características do percurso que falta percorrer, não esperes tirar tempo em descidas longas, só terás hipótese de lhes retirar tempo no terreno plano ou nas subidas, onde se fazem as maiores diferenças.
Quanto maior for a dificuldade do jogo, mais cedo deverás começar a pensar em anular a fuga. Em normal dou geralmente 1 minuto para 10km, em díficil podes dar 1 minuto e meio para 10km.
Não sou propriamente um perito no assunto, gostava de ouvir mais opiniões.