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Está a começar a Liga Virtual 2024! O Draft World Tour já arrancou. Está atento a este tópico do nosso fórum!

Data/Hora: 29 Mar 2024, 05:36

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 Assunto da Mensagem: Regulamento
MensagemEnviado: 26 Fev 2012, 00:16 
Mestre Pinheiro
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1. Jogo
1.1) Este jogo é efectuado através do fórum e não através de PCM Online, por isso não é necessário ter o PCM para se jogar.
1.2) Entre cada temporada do jogo haverá tópicos específicos para a renovação das inscrições no jogo, com possível alteração de nome e nacionalidade, e inscrições de novas equipas no jogo, que terão posteriormente uma fase de draft dos ciclistas para a sua equipa.
1.3) Durante o decorrer da temporada haverá um tópico para a inscrição de suplentes, os quais poderão tomar o lugar de qualquer DD excluído na respectiva equipa livre; a inscrição para suplente não funcionará como inscrição de nova equipa para a temporada seguinte, será sempre necessária a dita inscrição no tópico adequado na altura adequada. A organização reserva-se ainda ao direito de seleccionar entre os vários suplentes os que serão mais adequados a participar no jogo, mediante diversos factores relacionados com a respectiva participação no fórum.
1.4) A cada nova temporada serão revistos os atributos e os salários de todos os ciclistas envolvidos no jogo, de modo a retratar o seu valor na época transacta e no PCM; serão igualmente leiloados a cada nova temporada alguns novos ciclistas que vão surgindo como jovens promessas, ficando ao critério de cada um lutar por eles.
1.5) Quem abandonar o jogo por iniciativa própria fica automaticamente impossibilitado de se inscrever como novo jogador na época seguinte, de modo a evitar criações de novas equipas com os ciclistas livres à custa do abandono da própria equipa.
1.6) Quem for excluído pela organização poderá voltar a inscrever-se no jogo na temporada seguinte, ficando a sua entrada no entanto dependente de validação por parte da organização.
1.7) Qualquer pormenor ou detalhe do jogo não previsto por este regulamento deve ser mencionado à organização, com vista à sua explicação e/ou informação.

2. Equipas
2.1) O escalão Pro-Tour terá 14 equipas, sendo todas as restantes equipas pertencentes ao escalão Continental-Tour.
2.2) Cada equipa terá uma nacionalidade e será composta por um mínimo de 9 ciclistas e um máximo de 25 ciclistas, independentemente do escalão a que pertencer. Quaisquer equipas recém-formadas passarão sempre a fazer parte do escalão Continental-Tour.
2.3) Em cada equipa deverá haver um mínimo de ciclistas com a mesma nacionalidade da dita, variando este consoante o número total de ciclistas na equipa. Para uma equipa com um total de 9-14 ciclistas, esta deverá ter um mínimo de 2 elementos nacionais; uma equipa com 15-21 ciclistas, um mínimo de 3 elementos nacionais; uma equipa com 22-25 ciclistas, um mínimo de 4 elementos nacionais.
2.4) Todas as equipas têm de estar estruturadas no seu plantel de acordo com os estatutos pré-definidos: 1 líder (57 dias), 2 co-líderes (70 dias), 1 sprinter (80 dias), 4 gregários de luxo (75 dias) e os restantes ciclistas como gregários (90 dias) ou jovens promessas (sub-23, 100 dias); estes estatutos delimitarão os dias de corrida de cada ciclista para a época e terão de ser enviados e posteriormente aceites pela organização antes do início da época propriamente dita.
2.5) Cada equipa tem direito a apresentar um máximo de 3 objectivos oficiais para cada temporada, os quais permitirão às mesmas ganhar dinheiro adicional ao habitual. Os objectivos terão de ser colocados no tópico adequado e só podem ser colocados em provas para as quais a equipa se encontra com presença já garantida, sendo aceites até à hora do 1º relato da respectiva prova; só serão considerados válidos os objectivos colocados dentro do tempo limite e apresentados pelo DD da respectiva equipa, sendo que qualquer objectivo apresentado por outrem será considerado inválido.
2.6) Cada equipa deverá controlar devidamente os dias de corrida de cada um dos seus ciclistas, sendo para tal fornecido um ficheiro próprio para o efeito. Nele deverão ser anotados todos os dias gastos pelos ciclistas em cada prova, tendo sempre em conta o estatuto de cada um e possíveis desistências em provas.
2.7) Por altura dos Campeonatos Nacionais as equipas são livres de organizarem os seus ciclistas por uma ou várias equipas, com o intuito de preencherem a startlist para cada país; todas as equipas têm contudo de estar presentes nos respectivos Campeonatos Nacionais, uma equipa de uma certa nacionalidade terá obrigatoriamente de manter os seus ciclistas sob a sua marca na prova desse mesmo país podendo eventualmente aceitar outros ciclistas para fazerem parte da mesma.
2.8.) Por altura dos Campeonatos Mundiais haverá votações por parte dos DD's de todas as equipas para se elegerem os seleccionadores para as várias selecções/uniões representadas, sendo este voto livre e efectuado num tópico criado para o efeito com a duração de 24h para cada selecção/união. Após todas essas votações os seleccionadores terão de efectuar as convocatórias das respectivas selecções/uniões nesse mesmo tópico e nas 72h seguintes, sendo que após esse período de tempo perderão o cargo e este passará para o DD que fora 2º mais votado nessa eleição.
2.9) No final de cada temporada será pedido aos jogadores que façam a manutenção das suas equipas e ciclistas, sendo que tal somente será requerido após a divulgação dos novos salários e atributos de cada um deles. A manutenção requererá o nome da equipa (alterável), a nacionalidade da equipa (alterável), os ciclistas cujos contratos foram renovados (por mais uma época) e/ou terminados e a taxa monetária paga pela renovação da licença de participação no jogo; esta taxa será variável consoante os pontos efectuados nas provas Pro-Tour na temporada transacta (tanto para equipas Pro-Tour como para equipas Continental-Tour, sendo os valores divulgados por PM) na proporção de 600€ por cada ponto, sendo ainda somada à taxa-base de inscrição na nova época: 2.000.000€ por equipa Pro-Tour, 1.000.000€ por equipa que é promovida/relegada de divisão e 500.000€ por equipa Continental-Tour.
2.10) As equipas que se iniciarem no jogo no arranque de cada temporada terão como orçamento inicial 10.000.000€, dinheiro que terão a partir daí de controlar em salários dos ciclistas draftados e das jovens promessas leiloadas.

3. Draft
3.1) O draft é efectuado no início de cada temporada e somente por parte dos novos jogadores, os restantes apenas poderão tentar contratar ciclistas livres após o final de cada draft; de referir que os ciclistas dispensados pelas equipas no final da temporada não estarão disponíveis para draft, o que possibilitará manter o equilíbrio inicial entre as várias equipas no jogo a nível de plantel.
3.2) Após o término das inscrições para novos jogadores será efectuado um sorteio (pelo random.org) para determinar a ordem de escolha no draft, tendo por base os números de 7 algarismos pedidos no acto da inscrição no jogo.
3.3) As rondas de número ímpar respeitarão a ordem exacta definida pelo sorteio enquanto que nas rondas de número par a ordem será invertida, o que permitirá um maior equilíbrio entre todas as equipas presentes no draft.
3.4) Qualquer ciclista livre poderá ser escolhido aquando da respectiva vez, sendo que cada jogador terá 1 hora para escolher o(s) seu(s) ciclista(s); passado esse tempo passará a ser a vez da pessoa seguinte na ordem do draft, mas quem chegar atrasado pode escolher pela(s) ronda(s) em atraso a qualquer altura desde que não escolha ciclistas que já foram draftados.
3.5) Os jogadores devem ter em conta ao longo do draft as condicionantes na constituição final da equipa, mediante as regras já explícitas no capítulo próprio deste regulamento, bem como os salários dos ciclistas por si escolhidos.
3.6) A escolha dos ciclistas ao longo do draft deve respeitar estas regras: da 1ª à 7ª ronda (todas obrigatórias) será escolhido 1 ciclista por ronda, da 8ª à 11ª ronda (8ª obrigatória, restantes opcionais) será escolhido um máximo de 2 ciclistas por ronda, da 12ª à 13ª ronda (todas opcionais) será escolhido um máximo de 3 ciclistas por ronda, na 14ª ronda (opcional) será escolhido um máximo de 4 ciclistas.
3.7) Quando um jogador quiser dar por terminado o seu draft (apenas possível a partir da 9ª ronda), terá de o mencionar na sua última ronda juntamente com as suas últimas escolhas.
3.8.) O draft estará aberto das 17h às 24h nos dias de semana e das 10h às 01h nos fins-de-semana, sendo que se pede aos jogadores que não vão estar online na provável altura da(s) sua(s) escolha(s) que deixem listas das suas preferências por PM à organização.

4. Inscrições
4.1) Os tópicos para as várias provas irão sendo abertos a inscrições de acordo com o calendário, sempre com o cuidado de criar ao mesmo tempo os tópicos das provas que começam no mesmo dia do calendário.
4.2) Os tópicos para as provas Pro-Tour serão distinguidos dos tópicos para as provas Continental-Tour pelos primeiros caracteres do título do tópico, [PT] para as primeiras e [CT] para as segundas.
4.3) As inscrições das equipas nas provas são feitas através de um post no tópico da prova desejada, anunciando o pedido de convite/wildcard para a dita, e do envio da equipa que se quer levar à mesma prova por PM à organização, respeitando os limites de ciclistas indicados no respectivo tópico; a ausência de uma destas duas condições tornará a inscrição inválida, tal como pedidos de convite/wildcard efectuados por outro DD que não o da própria equipa ou a organização em seu lugar, neste caso último após notificação prévia e envio dos ciclistas para o pedido.
4.4) As equipas Pro-Tour têm sempre presença garantida nas provas do seu escalão, sendo contudo necessária a confirmação com a inscrição em cada prova. Estas equipas poderão ainda inscrever-se e correr em 3 provas .HC à sua escolha, sendo que os dias de corrida serão contabilizados à mesma para os ciclistas e que não terão entrada garantida para as ditas.
4.5) As equipas Continental-Tour podem candidatar-se a todas as provas do calendário, não tendo contudo garantia de entrada em qualquer prova do mesmo; caso consigam entrada numa prova Pro-Tour não gastarão dias de corrida dos seus ciclistas, pelo que a organização tentará fazer um esforço para que haja rotatividade na entrega dos mesmos e assim evitar um aproveitamento de alguma equipa desse factor.

5. Provas
5.1) As várias provas irão sendo abertas de acordo com o decorrer da temporada, não sendo no entanto obrigatório que sejam corridas pelos simuladores de acordo com a sua exacta ordem cronológica.
5.2) Os comentários acerca de uma prova serão sempre feitos no tópico da própria prova, mas só serão permitidos após a divulgação da startlist da mesma; todos os restantes comentários à época deverão ser colocados no tópico de discussão geral do jogo.
5.3) À medida que a prova for decorrendo os links para as etapas serão colocados no 1º post do respectivo tópico, isto para aqueles que não tenham acompanhado a prova na altura e não queiram estar a ler os comentários que foram sendo feitos no tópico durante o acompanhamento da prova.

6. Evolução Temporal dos Ciclistas
6.1) A evolução dos ciclistas com o avançar do jogo ocorrerá de dois modos: uma evolução natural e uma evolução especializada.
6.2) A evolução natural dos ciclistas dependerá do seu potencial e da sua especialidade natural (definida pela DB), sendo que esta mudança ocorre em 4 idades: 21 anos, 23 anos, 27 anos e 30 anos.
6.3) A evolução especializada dos ciclistas dependerá do seu potencial e do tipo de treino que o DD decidir aplicar a cada um deles, sendo que existem 7 tipos de treino: combatividade, clássicas acidentadas, provas por etapas, sprint, clássicas de pavé, trepador, contra-relógio.
6.4) Cada tipo de treino terá 4 patamares de experiência nessa especialidade (5.000 pontos para passar para o 2º nível, depois 10.000 pontos para passar ao 3º nível, e posteriormente 17.500 pontos para passar para o 4º e último nível), sendo que cada ciclista avançará de patamar consoante a sua participação nas diversas provas.
6.5) A experiência ganha em cada prova é: 600 pontos no Tour de France, 500 pontos noutro GT, 400 pontos no Campeonato Mundial de estrada, 350 pontos no Paris-Roubaix, 275 pontos noutro monumento, 250 pontos no Campeonato Mundial de contra-relógio, 240 pontos numa prova por etapas Pro-Tour, 220 pontos numa clássica Pro-Tour, 160 pontos numa prova por etapa .HC, 140 pontos numa clássica .HC, 110 pontos numa prova por etapas .1, 80 pontos numa clássica .1; os ciclistas de equipas Continental-Tour que participem em provas Pro-Tour ganharão 1.5x mais pontos de experiência, enquanto os ciclistas de equipas Pro-Tour ganharão somente metade dos pontos de experiência em provas Continental-Tour, e em qualquer dos casos será necessário o ciclista participar em pelo menos 75% da prova (arredondado para cima em dias).
6.6) Cada ciclista começará já num determinado patamar de experiência, sendo que o mesmo é definido pelo seu atributo mais alto no início do jogo e revelado ao DD o patamar e experiência actual de cada ciclista, aquando da passagem de informação para a decisão das manutenções.
6.7) Os ciclistas começarão a entrar em declínio nas suas qualidades a partir dos 32 anos, sendo que é um decréscimo gradual com o avançar da idade (no final de cada época) e dependente da especialidade do ciclista.
6.8.) Todos os ciclistas terão uma idade limite para permanecerem em jogo que será de 40 anos, contudo apenas os ciclistas livres com essa idade ou superior serão retirados de jogo; se um ciclista iniciar a temporada numa equipa e tendo 40 anos ou mais, não será retirado de jogo e continuará a sofrer regressão nas suas qualidades como normalmente até ficar sem equipa no arranque de uma temporada.
6.9) Ciclistas que infelizmente venham a falecer na vida real poderão manter-se em jogo até ao final da temporada caso tenham equipa (e a participar em provas se o seu DD assim o entender), sendo que aí a organização tomará a liberdade de os retirar de jogo mesmo que o jogador o deseje manter; caso ele se encontre livre, será retirado de jogo imediatamente.

7. Novos ciclistas
7.1) Todos os anos serão gerados jovens promessas para serem alvo de leilão público, sendo em quantidade igual ao dobro das equipas existentes em jogo no final da temporada.
7.2) Qualquer equipa poderá entrar na luta por estes ciclistas, não sendo no entanto obrigatório que todos eles sejam adquiridos por equipas e sendo nesse caso simplesmente adicionados à base de dados como ciclistas livres.
7.3) Os atributos destas jovens promessas serão revelados aquando do seu leilão mas o seu potencial permanecerá oculto, tal como é feito com todos os restantes ciclistas do jogo.
7.4) Os leilões destes novos ciclistas serão iniciados pelos próprios jogadores, que criarão o tópico onde se farão as licitações no salário que essa jovem promessa irá receber durante a época; em caso de criação de tópicos paralelos será somente considerado o tópico que primeiro foi gerado, sendo os restantes apagados e as respectivas licitações anuladas.
7.5) A base de licitação de salário para qualquer jovem promessa será sempre de 1.000€, o que significa que na criação do tópico o jogador deverá colocar no seu título o nome do ciclista em questão e na mensagem o nome da equipa que propõe este exacto valor; a partir daí as licitações para esse jovem seguir-se-ão somente nesse tópico, posteriormente actualizado no 1º post pela Organização do Jogo com toda a informação do ciclista disponível.
7.6) Um jogador que veja a sua proposta de salário como sendo a mais alta por 48h será considerado o novo DD desse ciclista, que passará assim a fazer parte do respectivo plantel; posto isto, cada leilão não terá tempo limite mas o período para licitação-base terminará na altura em que o draft para os novos jogadores terminar.

8. Negociações
8.1) Apenas existe um período de negociações, que ocorre após a revelação dos novos atributos e salários dos ciclistas para cada nova temporada; durante este período não há limite de ciclistas no plantel, mas as equipas terão de respeitar os limites no dito aquando do início da temporada.
8.2) Apenas equipas que renovaram a inscrição da época transacta poderão entrar em negociações entre si ou com ciclistas livres, enquanto as equipas recém-formadas não poderão negociar os ciclistas que escolhem no draft que ocorre nesse mesmo período.
8.3) Os ciclistas livres só poderão ser negociados pelas equipas que transitaram de ano, sendo que as propostas de contrato a estes apenas serão permitidas após o término do draft para as equipas recém-formadas.
8.4) Cada ciclista não poderá trocar de equipa mais que uma vez durante cada período, seja ele proveniente de outra equipa ou do mercado livre e sendo que neste caso último entra na equipa para fazer no mínimo um ano.
8.5) São permitidas trocas de ciclistas entre equipas, venda/compra de ciclistas em troca de dinheiro e empréstimos de ciclistas; é ainda aceite a inclusão de outras cláusulas nos negócios, ficando sempre ao critério da PCMVM aceitar os mesmos.
8.6) São permitidos despedimentos de ciclistas a meio do período de negociações, mesmo que estes tenham sido mantidos aquando da inscrição na nova temporada, como meio de assegurar que o plantel tenha o número de ciclistas dentro dos limites permitidos; contudo, tal terá como penalização para a equipa o pagamento de 3 anos de salário.
8.7) Todo e qualquer negócio entre equipas tem de ser sempre enviado à PCMVM por parte de ambas as partes envolvidas no mesmo, sendo isso feito através de PM com todos os pormenores do negócio para um dos organizadores do jogo; o negócio é cancelado se apenas uma das partes enviar o e-mail no espaço de 24 horas ou se o conteúdo dos dois e-mails não for coincidente, podendo a PCMVM cancelar negócios que julgar serem impróprios ou rodeados de conteúdo duvidoso e procedendo em todo e qualquer caso à notificação dos seus envolvidos.

9. Penalizações
9.1) Uma equipa que não possua o número mínimo de ciclistas com a mesma nacionalidade da dita será penalizada em 2.000.000€ por cada ciclista nacional em falta.
9.2) Uma equipa que despeça um ciclista no período de negociações, já após ter mantido o mesmo aquando da inscrição na nova temporada, pagará 3 vezes o salário anual desse mesmo ciclista (o equivalente a 30 meses).
9.3) Uma equipa que envie a uma prova ciclistas que não tenham dias livres suficientes para a dita no seu planeamento será penalizada em 250.000€ por cada ciclista e, caso seja possível, ser-lhes-ão retirados os restantes dias livres.
9.4) Uma equipa que envie ciclistas a múltiplas provas que ocorram em paralelo será penalizada em 100.000€ por cada ciclista presente em mais que uma dessas provas, sendo que estes perderão os dias de ambas as provas e quaisquer prémios, pontos e experiência ganhos pelos mesmos na(s) prova(s) cuja startlist for anunciada mais tarde não serão contabilizados.

10. Exclusões
10.1) Um jogador que atinja as 3 rondas de draft em atraso será excluído do jogo, entrando sempre um suplente para o seu lugar (independentemente da altura de inscrição como tal) e terminando o draft assim que possível.
10.2) Uma equipa Continental-Tour que não peça correctamente inscrição, com post no respectivo tópico e envio dos ciclistas por PM, pelo menos para uma das próximas 10 provas do calendário, sejam as 10 primeiras ou desde a sua última participação, é considerada inactiva e o respectivo DD será excluído.
10.3) Uma equipa Pro-Tour que não peça correctamente inscrição, com post no respectivo tópico e envio dos ciclistas por PM, para 5 provas do seu calendário é considerada ausente e o respectivo DD será excluído.
10.4) Uma equipa que sofra 5 penalizações durante a temporada, independentemente da sua causa, é considerada indisciplinada e o respectivo DD será excluído.

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«O George Carlin dizia que o mundo era um circo de aberrações e que viver nos Estados Unidos era ter um bilhete para a fila da frente. Eu acrescento que ter acesso à Internet é ter acesso à tribuna VIP e ao backstage desse circo.»


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