Informação PCM-Portugal

Está a começar a Liga Virtual 2024! O Draft World Tour já arrancou. Está atento a este tópico do nosso fórum!

Data/Hora: 29 Mar 2024, 08:44

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 29 Jun 2016, 19:51 
Dobradinha no Tour
Dobradinha no Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 29 Set 2015, 17:43
Mensagens: 3044
Boa tarde a todos!

Esta crónica está de volta e desta vez irei abordar um tema que tem marcado o mundo do ciclismo sobretudo este ano. No início de fevereiro, foi finalmente provada a existência de um novo tipo de doping para o qual já havia suspeitas da sua existência, com este tipo de irregularidade a ser detetado na bicicleta de Femke van den Driessche, ciclista feminina do BTT, que alegadamente abandonou uma prova por problemas mecânicos. Trata-se do doping mecânico ao nível do ciclismo (também existe ao nível dos desportos motorizados), que consiste na montagem de pequenos motores no quadro de uma bicicleta e ser ligados à rota traseira, segundo a Reuters.

Imagem


O tema veio ao de cima em 2010, após a vitória de Fabian Cancellara na Ronde Van Vlaanderen e no Paris-Roubaix. Em ambas as provas, Cancellara trocou de bicicleta antes de um qualquer momento chave desta corridas. Está sobretudo em questão a troca de bicicleta na Ronde Van Vlaanderen e o posterior ataque considerado mítico no Muur de Geraardsbergen, onde Cancellara deixou Tom Boonen para trás, seguindo isolado para a vitória na Ronde desse ano. Na minha opinião, as principais razões que levaram a essas suspeitas foram o grande equilíbrio de forças que existia entre os dois naquela época e o facto de posteriormente nunca ninguém ter ganho isolado com um ataque no Muur (temos Zdenek Stybar, no Eneco Tour 2013, mas ele atacou no Muur, seguiu com mais dois ciclistas, foi apanhado e mais tarde atacou no plano, apanhou Stannard que ia numa fuga e acabou por vencer isolado). Cancellara sempre negou o uso deste tipo de mecanismos, acabando por ser esquecido este caso.



Outras suspeitas vão para Chris Froome (ele também carrega suspeitas do uso todo o tipo de doping) no Mont Ventoux, em 2013. O ciclista britânico atacou Alberto Contador sem se levantar da bicicleta e em 200 metros ganhou cerca de 10 segundos ao espanhol. Porém, Froome apoiou a intensificação do controlo às bicicletas, não o deixando por isso isento de suspeitas.



Também Contador não está livre de suspeitas. Em algumas etapas de montanha do Giro 2015, nomeadamente a meio da descida de Aprica e no meio do Monte Ologno, numa etapa com final em Verbania, o espanhol trocou de bicicleta. No primeiro caso, o seu "furo" que pode não ter sido um furo não foi filmado e a recuperação de 1 minuto e meio feita por Contador na subida do Mortirolo levantaram suspeitas. Apesar de não gostar de Contador, acho que nesta etapa não existem grandes suspeitas visto que o ritmo na frente era baixo porque Fabio Aru estava em dificuldades e Mikel Landa não impunha um ritmo alto, como se viria a perceber. Na etapa de Verbania a gravidade aumenta de tom. A meio de uma subida de primeira categoria, Contador troca de bicicleta, suspeitando-se que a bicicleta usada para a parte final da etapa continha rodas eletromagnéticas, um tipo mais sofisticado de doping mecânico que permite uma maior ajuda no plano. Trocar de bicicleta a meio de uma subida efetivamente levanta suspeitas.

Imagem


Não se sabe ao certo desde quando esta irregularidade é praticada mas pode ser muito anterior ao escândalo de 2010. Esta prática foi desde cedo alertada por diversas personalidades do ciclismo, nomeadamente Greg Lemond, que inclusive apresentou seis sugestões para combater este problema, as quais irei analisar:

1 - Levar o doping mecânico a sério
2 - Banir as trocas de bicicletas: Lemond admite que durante a sua carreira apenas trocou de bicicleta quando esta ficava gravemente danificada, afirmando ainda que nos dias de hoje, os ciclistas trocam de bicicleta com se troca de roupa, sugerindo a penalização das trocas de bicicleta durante uma corrida
3 - Intensificação do controlo das bicicletas após o final de uma etapa/corrida: Lemond sugere a introdução do mesmo pesado controlo que existe na Fórmula 1, acrescentando que todas as bicicletas que são trocadas devem seguir imediatamente para o controlo
4 - Melhoria do equipamento de controlo: Lemond considera os métodos usados pela UCI para detetar este tipo de irregularidades (pequenas câmeras colocadas no tubo do assento, por exemplo) ineficazes. Apesar da UCI indicar a elaboração de estudos sobre o eletromagnetismo nas bicicletas, Greg Lemond continua a consdierar esse novo método insuficiente. Sugere ainda o uso de canhões térmicos
5 - Foco em todas as áreas da bicicleta onde possam existir motores escondidos: Lemond alertou também para a realização de testes às rodas traseiras, de acorco um estudo da Gazzeta dello Sport que pretendeu desenhar um esquema de uma previsão de um modelo de uma bicicleta com um desses motores.

Imagem


6 - Penalizações eficazes para os utilizadores deste doping: Lemond defende castigos semelhantes ao que foi aplicado a Van den Driessche, que incluam anos fora do ciclismo profissional

Talvez os métodos de Greg Lemond sejam demasiado duros, mas esse mesmo estudo da Gazzeta levou um canhão térmico para a Strade Bianchi e para a Coppi-Bartali e detectaram o uso de motores nas bicicletas. Também cada vez que a UCI exprimenta um dos métodos de Lemond, este dá resultado. O que aqui é necessário afirmar é que basicamente é o Greg Lemond que apresenta métodos eficazes à UCI para deteção deste tipo de doping. Ou os técnicos da UCI tem simplesmente falta de competência a fazer o seu trabalho ou existe uma tentativa de omissão de casos de atletas que tenham sido apanhados por parte da UCI.


Editado pela última vez por Sadinus em 30 Jun 2016, 10:35, num total de 1 vez.

Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Jun 2016, 23:57 
Vencedor de Provas de 1 Semana
Vencedor de Provas de 1 Semana
Avatar do Utilizador

Registado: 19 Set 2012, 00:25
Mensagens: 1091
Boa ;)


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 30 Jun 2016, 00:03 
Penta no Tour
Penta no Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Mai 2012, 18:05
Mensagens: 5999
Gostei novamente de ler o que escreveste! :P
Acho que é demasiado mau o problema já existir há pelo menos 6 anos (isto se se confirmar o caso do Cancellara) e só agora estar a ser levado a sério.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 30 Jun 2016, 01:38 
Mestre Pinheiro
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 30 Jul 2009, 19:45
Mensagens: 46178
Localização: Mira-Sintra
Vais criar um tópico para cada?

_________________
Imagem
Imagem
[My Anime List] [My Manga List]

«O George Carlin dizia que o mundo era um circo de aberrações e que viver nos Estados Unidos era ter um bilhete para a fila da frente. Eu acrescento que ter acesso à Internet é ter acesso à tribuna VIP e ao backstage desse circo.»


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 30 Jun 2016, 04:21 
Alezz Rolland!!
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Dez 2010, 00:25
Mensagens: 16431
Localização: Ponte de Sôr
Por acaso sou de acordo que se crie um tópico para cada assunte, visto que ate agora tem sido temas interessantes e que dão pano para mangas e assim cria-se um debate mais organizado e dinamiza-se esta sub-seccao que estava em desuso. :P
Amanhã dou o meu assunto sobre a este assunto.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 30 Jun 2016, 10:29 
Dobradinha no Tour
Dobradinha no Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 29 Set 2015, 17:43
Mensagens: 3044
Desta vez, optei por não referir o tema da semana que vem porque lá já estaremos em pleno Tour e é nessa época que possíveis grandes temas podem surgir.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal