Informação PCM-Portugal

Está a começar a Liga Virtual 2024! O Draft World Tour já arrancou. Está atento a este tópico do nosso fórum!

Data/Hora: 28 Mar 2024, 10:07

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 24 Set 2016, 09:27 
Dobradinha no Tour
Dobradinha no Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 29 Set 2015, 17:43
Mensagens: 3044
Bom dia a todos!

Desde que as aulas recomeçaram, apenas tenho tido tempo para, aqui no fórum, apostar e comentar muito de vez em quando. Como também considero que exagerei um pouco na escrita no último TheSharkAttack, proponho escrever um pequeno tópico desta vez, na qual selecionarei cinco transferências efetuadas até ao presente que considerei totalmente surpreendentes. Para ser menos duro com estes ciclistas, no fim desejar-lhes-ei a melhor das sortes nestas mudanças.


5ª - Paul Ourselin - Vendée U (clube de ciclismo) > Direct Energie

Esta transferência passou certamente ao lado de todos nós porque não traz nada de relevante para o ciclismo internacional. Paul Ourselin é atualmente estagiário da Direct Energie e apesar de se ter sagrado campeão francês de sub 23 este ano e de ter vencido uma outra clássica em França, estes resultados não justificam minimamente a sua contratação para uma equipa profissional continental.

A França apresentou uma super equipa no Tour de l’Avenir que esteve sempre ao lado de David Gaudu, fazendo lembrar um pouco o comboio da Sky. Talvez a Direct Energie saísse mais beneficiada em antecipar-se às outras equipas francesas na contratação dos elementos constituintes deste comboio em vez de ciclistas como o Paul Ourselin que ainda pouco provaram.
Mas como será costume aqui, desejo boa sorte ao Ourselin nesta sua nova equipa e que consiga tanto de improvável como o seu colega Lilian Calmejane conseguiu recentemente.

Imagem


4ª - Juraj Sagan - Tinkoff Team > Bora-Hansgrohe

Não podia escrever este tópico sem mencionar um ciclista do grupo dos “irmãos privilegiados”. Desde que os irmãos Sagan passaram a profissionais nunca se separaram, permanecendo sempre na mesma equipa. Dai esta transferência para a Bora ser tão previsível.

Em 2016, Juraj conseguiu calar durante poucas semanas aqueles que afirmam que ele vive na sombra do irmão mais novo ao vencer o campeonato nacional da Eslováquia, batendo o próprio irmão por 40 segundos. Apesar de ter conseguido outros resultados medianos em provas com pave, isto não justifica o facto de Juraj Sagan ter sido resgatado do navio Tinkoff, que se vai afundar, enquanto ciclistas com maior qualidade que ele permaneçam mais tempo à espera desse resgate, como Yuri Trofimov.

Mas boa sorte para o Juraj Sagan e para ser sincero, acredito que ele ainda vai conseguir uma ou duas vitórias engraçadas ao longo da carreira.

Imagem


3ª - Maurits Lammertink - Roompot-Orange Peloton > Team Katusha

Um ciclista que fez uma grande época em 2015 e ai não me admirava que uma equipa do World Tour lhe "atirasse a rede". Conseguiu diversas boas classificações, destacando-se o seu top 20 na Amstel Gold Race (chegou no segundo grupo) e o seu top 10 na De Brabantse Pijl. Esteve aquém das espetativas este ano, apesar da sua vitória na Volta ao Luxemburgo e o seu top 20 na Amstel Gold Race, não conseguindo resultados relevantes em quase provas em que participou um número mais elevado de equipas do World Tour.

Não percebo o porquê da Katusha, uma equipa com cerca de 30 milhões para transferências, faz estas apostas de elevado risco quando pode contratar outros ciclistas que dão muito maiores garantias. O facto de ciclistas como Egor Silin ou Alexey Tsatevich serem mandados embora não ajuda a compreender esta política de transferências tão estranha. Provavelmente o Lammertink já tinha uma espécie de pré-acordo com a Katusha e quando o seu contrato pela Roompot chegasse ao fim este tinha logo lugar garantido na equipa russa que será suíça no próximo ano.

Enfim, desejo mais uma vez boa sorte a este ciclista holandês e que repita os feitos de 2015 ou faça muito melhor.

Imagem


2ª - Riccardo Minali - Team Colpack > Astana Pro Team

É sem dúvida a grande surpresa do mercado de transferências ver este jovem ciclista italiano se transferir diretamente para uma equipa como a Astana sem passar pelo escalão profissional continental. Apresentando a Itália nomes de maior qualidade em sub 23 (Simone Consonni, Vincenzo Albanese, Filippo Ganna, Edward Ravasi…), não percebo a aposta da Astana neste desconhecido.

Conseguiu 3 vitórias enquanto sub 23, todas elas em clássicas italianas de importância mínima a nível internacional, batendo numa delas Simone Consonni. Este ano, apenas conseguiu dois pódios em clássicas italianas do mesmo género das que vencera, tendo participado no Tour de San Luis em representação da seleção italiana.

Boa sorte também para Riccardo Minali. Temos que ter atenção que esta Team Colpack é também a equipa atual de Simone Consonni e formou uma grande quantidade de jovens que conseguiram já excelentes resultados a nível World Tour como Giulio Ciccone, Davide Martinelli, Davide Vilella e Edoardo Zardini.

Imagem


1ª - Chun Kai Feng - Lampre-Merida > Bahrain-Merida

Uma transferência que provocou o riso a alguns certamente. Como conseguiu um ciclista taiwanês que nunca completou uma prova World Tour ingressar num projeto de 18 milhões de dólares? Mas como grande parte das transferências de ciclistas asiáticos para o World Tour, esta pergunta tem uma resposta bastante lógica.

Tudo começou quando o senhor vice-diretor da empresa Merida, William Jeng, decidiu apostar no mercado asiático, mais concretamente em Taiwan porque descobriu que o ciclismo é um desporto de grande popularidade nesta ilha e que Chun Kai era uma celebridade local. Foi um golpe de génio transferir uma celebridade ao nível do ciclismo de Taiwan para uma equipa World Tour, pagando certamente um preço muito reduzido por ele e fazendo atualmente milhares de dólares em vendas.

A verdadeira aposta em Chun Kai parte de Brent Copeland. O atual manager da Lampre-Merida e futuro manager da Bahrain-Merida acredita que Chun Kai é o melhor ciclista taiwanês de sempre, quer de estrada quer de pista (sem qualquer dúvida), descrevendo-o como alguém muito dedicado, que luta arduamente todos os dias por melhorar. Além disso Copeland defende uma internacionalização da sua equipa, acreditando também que Chun Kai irá finalmente conseguir “dar o salto” na próxima época. O grande problema é que o manager esloveno já vem com esta conversa desde que a Lampre-Merida contratou o Chun Kai.

Será que Chun Kai não está preparado para competir no World Tour? Será que a sua adaptação à Europa simplesmente falhou? O que é certo é que imprevistos acontecem e por isso desejo boa sorte ao Chun Kai Feng neste novo projeto e que melhore bastante para realizar o seu sonho de participar numa prova de três semanas. É uma pena vermos este ciclista a usar um equipamento de campeão nacional com as cores da bandeira de Taipé Chinês, o nome que a China deseja que seja reconhecido internacionalmente para este país, convencendo já diversas entidades desportivas como o Comité Olímpico Intenacional. Mas melhore ou não a sua qualidade, use que equipamento usar, será um sucesso ainda maior que Cheng Ji quando a história deste ciclista taiwanês chegar aos ouvidos de Olivier Bonamici.

Imagem

Imagem


Espero que tenham gostado. Como de costume, se não concordaram com alguma coisa usem os comentários e tentarei voltar daqui a duas semanas para mais uma edição do TheSharkAttack.


Editado pela última vez por Sadinus em 24 Set 2016, 15:20, num total de 1 vez.

Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 24 Set 2016, 09:56 
Membro do Mês
Membro do Mês
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Ago 2009, 20:37
Mensagens: 20590
Quando se analisa transferências de sub23 o melhor não é ir ao PCS e ver o que fizeram nos seus circuitos internos. O Ourselin, além de ser da equipa de formação da Direct Energie e de ser da região da equipa, este ano tem como resultados:

1º Tour d'Eure-et-Loir
1º Campeonatos de França U23
1º Tour de la Dordogne
1º Paris-Mantes-en-Yvelines
1º Grand Prix de Lorient Agglomération
1º Nantes-Segré
1º Circuit de la Vallée de la Loire
2º Manche-Atlantique
4º Prix de la Saint-Laurent Espoirs
4º Circuit des Plages Vendéennes - Notre-Dame-de-Monts
4º Circuit des Plages Vendéennes - Fougeré
4º La Suisse Vendéenne
5º La SportBreizh
6º Boucle de l'Artois
6º 3 Jours de Cherbourg
6º Prix Marcel Bergereau
8º Jard-Les Herbiers
10º Grand Prix de la Saint-Laurent
11º Tour du Lionnais
12º Grand Prix de Nogent-sur-Oise
15º Tour du Jura
15º GP Souvenir Jean-Masse

Já o Minali este ano é o 5º melhor ciclista do ranking italiano de amadores (atrás de Ravasi, Riabushenko, Padun e Albanese) e provavelmente o melhor puro sprinter e tem como resultados:

1º Coppa San Bernardino
1º Popolarissima
1º Vicenza Bionde
1º Trofeo Larghi G.A.M.
1º Gran Premio Sportivi Sestesi
1º Due Giorni Marchigiana Trofeo Cittá di Castelfidardo
1º Gran Premio Industria Commercio e Artigianato
1º G.P. Ciclistico Arcade
1º Gran Premio Fiera del Riso
2º Circuito del Porto Trofeo Arvedi
2º Gran Premio San Luigi
2º Circuito Guazzorese
3º Circuito di S. Urbano
3º Medaglia d'Oro Cittá di Monza
3º Trofeo Fumagalli Stefano A.M.
3º Coppa dei Laghi Trofeo Almar (Taça das Nações)
5º Circuito del Termen
9º Coppa San Geo 46 Trofeo Caduti di Soprazocco
9º Targa Comune di Castelletto Cervo

Já o Lammertink esteve lesionado grande parte da temporada, estando parado cerca de 10 semanas depois de uma queda na Volta à Suiça, tendo regressado apenas no início do mês. O Lammertink para o ano vai para o escalão onde merece estar.

_________________
Imagem
Imagem Imagem Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 24 Set 2016, 10:24 
Mestre Pinheiro
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 30 Jul 2009, 19:45
Mensagens: 46178
Localização: Mira-Sintra
Eu ia criticar a inclusão do Lammertink (a ascensão dele ao WorldTour é natural e merecida, fosse para onde fosse) e do Minali (todos os sub-23 referidos também subiram de escalão, não vejo porque razão este que fez melhor que alguns deles não o faria), mas o Fuji já o fez por mim. Fica só por explicar esta pequena "incongruência", vinda de alguém que acha o Juraj Sagan quase um insignificante no pelotão WorldTour.
Sadinus Escreveu:
Mas boa sorte para o Juraj Sagan e para ser sincero, acredito que ele ainda vai conseguir uma ou duas vitórias engraçadas ao longo da carreira.

_________________
Imagem
Imagem
[My Anime List] [My Manga List]

«O George Carlin dizia que o mundo era um circo de aberrações e que viver nos Estados Unidos era ter um bilhete para a fila da frente. Eu acrescento que ter acesso à Internet é ter acesso à tribuna VIP e ao backstage desse circo.»


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 24 Set 2016, 10:26 
Cicco
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Fev 2009, 19:26
Mensagens: 27694
Localização: باريرو
Btw, o que o Lilian Calmejane alcançou não é assim tão improvável quanto isso. Ele era dos melhores ciclistas franceses no circuito sub-23, portanto foi uma evolução perfeitamente normal.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 24 Set 2016, 10:39 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 29 Jun 2011, 23:48
Mensagens: 16063
Localização: Barreiro
Como alguém que segue o Ourselin desde o ano passado devido à prestação dele no Troféu Joaquim Agostinho, não tenho qualquer dúvida que o Ourselin tem nível para correr na Direct Energie. E tanto o Minali como o Lammertink também são contratações perfeitamente normais.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 24 Set 2016, 12:16 
Vencedor da Vuelta
Vencedor da Vuelta

Registado: 14 Dez 2015, 16:45
Mensagens: 2216
Juraj Sagan claramente uma exigencia de Peter Sagan para a Bora, daí a sua transferencia. Acho que este vai ser um caso tipo Schleck´s, não se vão querer separar e quem quiser Peter terá que levar o Juraj. Sei que os Schleck´s é diferente pois ambos tinham qualidade, mas parece-me um caso similar.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 24 Set 2016, 12:24 
História do Mês
História do Mês
Avatar do Utilizador

Registado: 30 Jul 2010, 21:50
Mensagens: 11917
Localização: Entronca city
O Juraj tem mais do que qualidade para ter lugar numa equipa como a Bora ou seja onde for que o Peter esteja. Teve resultados minimamente interessantes este ano, e até chegou a ser a maior ajuda do irmão em algumas provas, uma delas o Paris-Roubaix, juntamente com um outro membro do qual eu já não me lembro do nome...

_________________
Imagem
Imagem

Mapei-Bianchi
viewtopic.php?f=270&t=11209


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 24 Set 2016, 13:41 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 14 Jul 2009, 21:07
Mensagens: 13327
A inclusão do Lammertink ai é simplesmente patética.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 24 Set 2016, 14:28 
Reflexo sem Nexo
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Jun 2012, 21:42
Mensagens: 11870
Localização: Lordelo
Podias sempre ter falado do Mário Costa e o único desses cinco que considero fraco é o Chun Kai Feng.

_________________
Imagem

It never gets easier, you just go faster.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 24 Set 2016, 15:03 
Dobradinha no Tour
Dobradinha no Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 29 Set 2015, 17:43
Mensagens: 3044
JorgeMiguel Escreveu:
Podias sempre ter falado do Mário Costa e o único desses cinco que considero fraco é o Chun Kai Feng.


Era suposto serem transferências deste ano.
Talvez a palavra mais correta a usar seria "surpreendentes" e vou substituir o "absurdas".
Só pus o Minali porque achei um pouco surpreendente ele saltar de uma equipa sub 23 diretamente para a Astana sem passar pelo escalão profissional continental.
Pensei em pôr o Eros Capecchi mas não é assim tão mau quanto isso.

Não me estou a desculpar, mas esta edição foi feita um pouco à pressa e pensei que existissem mais transferências deste género. Vou tentar dedicar mais tempo e fazer mais pesquisas para a próxima. Gostaria que daqui a diante o tema fosse sugerido por vós. podem colocá-lo no tópico "Crónicas".


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal