Informação PCM-Portugal

Está a começar a Liga Virtual 2024! O Draft World Tour já arrancou. Está atento a este tópico do nosso fórum!

Data/Hora: 29 Mar 2024, 06:53

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Guia para Apresentação de Provas
MensagemEnviado: 29 Mar 2013, 16:24 
Power to the local dreamer
Moderador
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 06 Set 2010, 12:56
Mensagens: 13519
Este tópico tem o intuito de ajudar quem é novato nas apresentações de uma prova mas está interessado em ajudar-nos neste Man-Game com os relatos.

Introdução

Para começar, irão receber uma PM com as etapas, DB, startlist e shirts, ou seja, tudo o que precisam para correr a prova. Para as etapas e as shirts devem indicar o diretório do jogo no Meu Computador, enquanto a DB deve ser posta nos Meus Documentos/PCM 2012/Mod/Database e a startlist deverá estar nos Meus Documentos/PCM 12/Users/Vosso User/Import.

De seguida, já estão em condições de abrir o jogo, mas antes de começar a correr devem selecionar a DB nas opções e certificarem-se que estão assim:

Imagem

Deverão colocar Normal como modo de dificuldade (pois isto acaba por não interferir de forma direta com o jogo), e deverão desativar a forma aleatória.

Nota: Decidimos neste Man-Game, ao contrário dos anteriores, colocar a forma dos ciclistas toda igual, para evitar que existam objetivos que não sejam cumpridos por um ciclista estar fora de forma, e porque já existe aleatoriedade que chegue no PCM para obter resultados imprevisíveis quanto baste.

Nas opções gráficas, sugiro que desativem o replay porque ao que parece isso é a causa de um crash do jogo no final de cada etapa.

Imagem

A Simulação

Agora já estamos prontos para começar a correr a prova. Deverão escolher o modo volta ou clássica consoante a prova que vão correr e selecionar a prova. Escolhem a variante ManGame andando com as setas e ativam a opção de "Carregar Lista de Saída", que serve para o jogo usar a startlist. Pedimos também que confirmem se os perfis coincidem com os do calendário.

Imagem

De seguida deverão selecionar a equipa fantasma e no menu seguinte os seus 8 fantásticos ciclistas, de modo a evitar problemas de maior.

Imagem

Jogabilidade

Controlar a equipa fantasma não é difícil, mas devemos tomar atenção porque, apesar de querermos que eles fiquem em último, eles não podem de maneira nenhuma desistir. Como não podem interferir no desenrolar da tirada nunca devem estar em rendição. Apenas devem deixá-los a manter o ritmo, suficiente para aguentar no pelotão, e no fim das etapas baixar o ritmo para perderem o contato, mas ao mesmo tempo não perderem muito tempo. Óbvio que isto é uma das coisas que é fácil na teoria mas difícil na prática, pelo que se os corredores da equipa fantasma ficarem à frente de outros atrasados não vem mal ao Mundo. Não precisamos de estar preocupados em ficar atrás de toda a gente porque podemos correr o risco de chegarmos fora de controlo.
Nas etapas de CR a situação é bastante mais facilitada: coloquem os ciclistas num ritmo a rondar os 10 e não terão de se preocupar.

A Corrida e o Relato

Devem correr sempre com velocidade x1 de modo a obter resultados o mais realistas possível e ir tirando prints à medida que corremos a etapa (como desativámos o replay não teremos outra oportunidade de o fazer). Para tal, recomendo o Gadwin Print Screen (gratuito) ou o Fraps (pago), programas bastante fáceis de usar e que permitem que o sistema vos guarde as imagens logo para png.

O relato deve ser também feito ao mesmo tempo que corremos as etapas para terem a certeza de que não existem erros. Mas o que é nós temos de dizer nos relatos, perguntam vocês? Temos de nos lembrar que isto é o Man-Game, onde todos os jogadores querem saber se a equipa está ativa, quer em fugas, quer a persegui-las, se discutiu a vitória ao tentar formar um comboio. Por isso, temos de ir ao encontro do que é "exigido" e referir, pelo menos, os seguintes aspetos:
  • Favoritos à etapa (devem estar atentos quando isso aparecer no ecrã de carregamento e anotar num papel)
  • Formação da fuga e seus constituintes (e outros que tentaram atacar mas não conseguiram)
  • Que equipas trabalham mais arduamente para apanhar a fuga
  • Vencedores e todos os que pontuaram nas contagens de montanha e metas volantes
  • Ataques dos favoritos, caso existam
  • Quilómetros finais das etapas, com formação de comboios (referir que equipas estão lá e que corredores estão bem colocados) caso estejamos numa etapa de sprint e ataques, formação de grupos restritos nas etapas de montanha
  • Discussão da vitória com destaque para o vencedor

É igualmente necessário sempre atualizar as diferenças entre os grupos, referir caso algum favorito fique para trás e caso existam quedas, indicando os ciclistas envolvidos. É também necessário informar da distância que falta até ao final da etapa.

Nas etapas de CR basta referir os melhores ciclistas quando passam pela meta e obviamente os tempos dos melhores classificados da geral.

Os prints devem acompanhar os relatos e complementá-los, por isso devem-se colocar prints de praticamente tudo o que relatamos, embora existam coisas que ficam ao vosso critério - podem apenas escrever os vencedores das metas volantes/contagens de montanha ao invés de meterem o print.
Podem igualmente colocar a distância entre cada grupo em texto ou com print, tal como os quilómetros que faltam para a meta.

Devem também tirar print dos pódios porque a etapa pode crashar e não poderão tê-los de outra forma. Caso corra tudo bem não se esqueçam na página de resultados de exportar a classificação, que estará em Meus Documentos/PCM 2012/Users/Vosso User/Export/Exported_results.

Como Cortar um Print

Uma das dificuldades que algumas pessoas têm é a de cortar prints. Faço aqui um pequeno parêntesis para que todos possam perceber como fazê-lo, e colocar lá a informação de quantos km's faltam para o final da etapa. Vou para isso usar um print tirado de uma fuga, que podia ser perfeitamente utilizado. Precisam para esse efeito do Paint.NET.

Depois de abrirem o print, a primeira coisa que deverão fazer é criar uma nova camada (retângulo a vermelho). Voltam a selecionar a camada do "plano de fundo" e com a função à esquerda (retângulo azul) devem selecionar a área a preto toda direitinha (a das informações dos km's restantes). Fazem Ctrl+C, selecionam a Camada 2 e Fazem Ctrl+V. Se usarem a seta azul que está à esquerda do retângulo azul para arrastar a imagem verão que apenas mexem naquela parte. O resultado final deverá ser este:



Feito isto, teremos de cortar a imagem. Selecionam a camada que tem a imagem original, e com a função de Selecionar (aquela azul de cima) escolhem a parte que querem que esteja no final, tendo em atenção que a informação da quilometragem tem de estar dentro dessa seleção. Depois, carregamos em Ctrl+Shift+X ou vamos a Imagem -> Cortar até a Seleção.



Selecionamos a camada 2 e com a seta azul arrastamos a informação até onde quisermos. Guardamos em formato png (quando aquilo disser que para estar em png só pode ter uma camada carregam em "Achatar" e continuam). E por fim temos esta beleza:

Imagem

Recomendo para fazerem upload dos prints o imgur. Depois de concluído, basta copiarem o "Direct Link" e meter aqui assim:

Código:
[img]Link que copiaram[/img]





Espero que este tutorial vos tenha servido para alguma coisa, mas como é mais fácil ver as coisas recomendo que vão ver os relatos do ManGame anterior (embora alguns estejam demasiado complexos) e, claro, os relatos do Double do Tour Down Under já neste MG que estão perfeitos. :)


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Mar 2013, 16:25 
Power to the local dreamer
Moderador
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 06 Set 2010, 12:56
Mensagens: 13519
Podem corrigir eventuais erros, lançar sugestões e colocar dúvidas neste mesmo tópico. :)


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Mar 2013, 20:13 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Jun 2008, 16:41
Mensagens: 13342
Localização: Gondomar State of Mind
O Ctrl+T ingame já não funciona? :P


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Mar 2013, 20:25 
Power to the local dreamer
Moderador
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 06 Set 2010, 12:56
Mensagens: 13519
Sinceramente não sei, mas é preferível usar um programa externo porque te possibilita o armazenamento de imagens logo em png, ao contrário do Ctrl+T que guarda as imagens em bmp e ainda tens o trabalho de passar para um formato mais desejável.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Mar 2013, 20:29 
Membro do Mês
Membro do Mês
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Ago 2009, 20:37
Mensagens: 20590
Pelo menos por aqui, com o Ctrl+T, ficam logo guardadas em png.

Já de agora, aproveito para perguntar se alguém sabe como tirar os círculos por baixo dos ciclistas, mas deixar o nome. Sei que em versões anteriores dava para fazer isso, mas agora com o "º" os dois desaparecem automaticamente.

_________________
Imagem
Imagem Imagem Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Mar 2013, 20:30 
Power to the local dreamer
Moderador
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 06 Set 2010, 12:56
Mensagens: 13519
Experimenta o tab e carregar várias vezes :P


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal