zmiguel91 Escreveu:
Análise ao Pro Cycling Manager 2013
Modo 3D
As novas animações são a primeira coisa que salta à vista, mais fluídas e realistas tornam o jogo mais agradável. Os ciclistas já não se levantam do selim apenas em caso de ataque ou sprint, sempre que é necessário aumentar o ritmo os ciclistas adoptam diferentes posições na bicicleta. O novo tamanho das shirts faz com que estas se tornem mais elegantes, quando vistas de perto é possível ver os pequenos sponsors e não apenas pontos como nas versões anteriores.
Existe uma nova funcionalidade no menu durante as corridas, um mapa que permite ver o percurso em toda a sua extensão e verificar os locais em que a estrada estreita (assinalado a vermelho), sendo esta parte bastante útil, por ex., em corridas de pavé... essas zonas são identificadas numa escala de 1 a 5 estrelas tendo em conta a dificuldade dos vários sectores permitindo aos jogadores ter uma maior noção do percurso ao longo da corrida. Esses níveis dos sectores de pavé tem bastante importância, se em sectores de 1 estrela o pelotão não tem dificuldades de relevo, os sectores de 5 estrelas são os ideias para movimentações.
Uma outra novidade é a possibilidade de ler comentários de adversários tendo em conta a situação de corrida, quando os ciclistas ficam com o seu nome a vermelho é possível ler, por ex., um ciclista vai num grupo mas tem um companheiro num grupo à sua frente, diz que não vai colaborar por essa mesma razão.
Nas provas por etapas existe agora um gráfico que indica a frescura e a recuperação dos ciclistas entre etapas, isto porque a recuperação tem agora mais importância e é necessário um maior cuidado em preservar energias para os dias seguintes.
Mas a mudança mais significativa no gameplay é o atributo da aceleração, existe agora uma diferença entre um ciclista explosivo que facilmente consegue ganhar vantagem sobre os seus adversários menos explosivos, isto muda radicalmente a forma dos jogadores encararem as corridas, sobretudo quando o nosso ciclista não tem tanta capacidade de arranque em comparação com os seus adversários.
Pelo lado negativo destaco o facto de que o sistema de blocks continua... algo que do meu ponto de vista precisa de ser melhorado nas próximas versões.
De destacar também que a Simulação Detalhada foi retirada do jogo.
Modo Carreira
Os objectivos dos patrocinadores estão bastante melhorados, e é possível negociar, por ex., se o objectivo é o Top-5 na Volta a Portugal tanto podemos mudar para Vencer a Volta a Portugal e o nosso orçamento para a época sobe ou então mudar para um Top-10 e o nosso orçamento desce. A nacionalidade da equipa ou do sponsor tem grande importância na escolha dos objectivos, por ex., no caso de uma equipa portuguesa os objectivos mais importantes (5 estrelas) são a Volta a Portugal, Volta ao Algarve ou os Campeonatos Nacionais. E com mais provas portuguesas a serem adicionadas à Base de dados mais realista ficaram os objectivos. Cumprir ou não os objectivos altera o orçamento anual para a época seguinte e o Game Over está de regresso.
O Season Planner está mais completo, é agora possível agrupar os ciclistas e ver as estimativas de dias de corrida de cada ciclista à medida que vamos adicionando provas ao seu calendário.
A forma dos ciclistas depende do seu plano de treinos, mas para atingir o topo de forma é necessário também ter um bom ritmo de corrida, ou seja é necessário fazer algumas provas anteriormente, um pouco como já acontecia nas versões anteriores, mas agora não existe o limite de 60 dias de corrida antes da fadiga descer a forma dos ciclistas.
A maior novidade é mesmo o modo de criar os planos de treinos, se até aqui era necessário criar aquelas tabelas todas xpto, agora é muito mais rápido e prático, só temos de escolher os objectivos para o ciclista, tanto principais como secundários e os planos vão sendo criados automaticamente.
Mas nem tudo é perfeito, se com as tabelas era possível gravar os planos de treino e usar para outros ciclistas, por ex., quando se criava um plano para um líder e depois usava-se esse mesmo planos nos gregários, actualmente não é possível sendo necessário criar um plano individual para cada ciclista.
Destaque também para opção de criar uma Equipa Personalizada que está muito mais divertido e é possível escolher os sponsors reais presentes na DB.
Infelizmente o sistema de co-sponsor e os prémios de corrida desapareceram.
Modo Armada
Penso que a grande alteração é mesmo o facto da existência de um sistema de níveis, ao inicio só é permitido correr com um ciclista de prata e é necessário subir de nível em nível para evoluir e melhorar a equipa.
Aqui fica a minha análise ao jogo, nem era para escrever tanto, mas espero que seja útil para quem está a pensar comprar...
Epah parece-me muito bom!
Mas nao vou comprar ja porque ainda me estou a divertir no 12. La para setembro.