Depois de ter tido problemas também com as etapas do tour andei a pesquisar sobre as opções gráficas no PCM, como não encontrei nada decidi eu mesmo fazer benchmarking do jogo e comparar diferentes settings.
Usei como base estas configurações:Configurações Gráfricas
E estes settings:Settings Gráficos
O meu hardware, basicamente é:Nvidea GT635m
Intel coreI7 2670QM
8 gigas de ram
O restante hardware penso que não seja necessário mencionar
Os testes foram feitos sempre na etapa 20 da volta a França, com a versão 1.0.3.0 do Pro Cycling Manager 2013.Settings baseO jogo com os settings base quase só tem os ciclistas, a estrada, e o terreno, sem qualquer tipo de objectos.
Setting Base
É um pouco dificil medir com exatidão o peso do jogo pois os FPS variam muito, dependendo do número de ciclistas, da posição da câmara, da velocidade a que segue o jogo etc, pelo que as ilações sobre a performance são 100% fiáveis.
Que é executa com os FPS a variar entre 40 e 80.
SombrasCom as sombras a 1 aparecem já as sombras com uma excelente qualidade, saindo o desempenho prejudicado em cerca de 10 fps, tratando-se então de um setting que acrescenta bastante peso ao jogo, quando se aumenta as sombras para 2, estas parecem praticamente iguais às anteriores e o jogo roda cerca de 5 FPS mais lento, em relação às anteriores sombras a 1, que parecem ser suficientes e tem uma melhor relação qualidade/performance.
Sombras a 1
Sombras a 2
Nível de detalhe da VegetaçãoCom a vegetação a 1, já aparece muita vegetação o suficiente para dar já ao jogo um bom aspecto e nem acrescenta muito peso para aquilo que oferece, diminuindo o desempenho em cerca de 5 FPS, quando esta se aumenta para 2, acrescenta-se mais vegetação em relação à anterior tornando o jogo já com um aspecto já pormenorizado, e praticamente não diminui o desempenho do jogo em relação á vegetação a 1, quando se sobe o setting da vegetação para 3, faz ainda aparecer mais vegetação que na minha opinião já se torna um pouco exagerado, e até tira alguma visibilidade à corrida, põe ainda o jogo um pouco mais pesado, havendo uma diminuição de cerca de 5 fps em relação ao anterior.
Vegetação a 1
Vegetação a 2
Vegetação a 3
Mostrar Público Fazendo variar os settings do público não alterou em nada o jogo, ao que parece o público depende do setting Mostrar Barreira da estradas, que se não tiver ativo e mesmo estando o publico a 4, este não aparece, vou deixar portanto o estudo deste setting um pouco mais para a frente.
Qualidade do TerrenoCom a Qualidade do terreno a 1, quase não se nota diferença para quando o setting se encontra em 0 e quase que não acrescenta peso ao jogo, no entanto quando a qualidades do terreno para subiu para 3 houve uma melhoria consideravelmente o aspeto do terreno sem comprometer muito a performance, havendo uma diminuição de cerca de 5 FPS.
Qualidade do terreno a 1
Qualidade do terreno a 3
Qualidade das estradasCom o atributo a 1 nota-se uma ligeira melhoria em relação ao base, ficando a estrada com diferentes tonalidades, este setting praticamente não influencia o desempenho.
Qualidade das estradas a 0
Qualidade das estradas a 1
Qualidade UrbanaO aumento de qualidade do 1, 2, 3 e 4 foi linear, aumentando bastante a qualidade dos edifícios urbanos que apareceram quando o setting passou para 1, sendo que os FPS ficaram praticamente inalterados, sendo as variações desprezáveis, pois até em alguns casos com o aumento do setting os FPS aumentaram.
Qualidade urbana a 0
Qualidade urbana a 1
Qualidade urbana a 2
Qualidade urbana a 3
Qualidade urbana a 4
Objetos IsoladosEste setting dá um outro aspeto ao jogo, dá um ar muito mais real à paisagem, já que carrega muitos objetos extras, que não fazem diretamente parte da corrida nem do percurso que os ciclistas seguem.
Objetos Isolados a 0
Objetos Isolados a 1
Qualidade das TexturasEste foi um dos seting que um aumento mais se fez notar, já que o aspeto do jogo melhorou em quase todos os sentidos.
A evolução do setting de 0 para 1 é muito grande ficando as texturas percetíveis, de 1 para 2 nota-se ligeiramente principalmente na textura da estrada, e de 2 para 3 nota-se bastante, tornando os equipamento das equipas com uma qualidade fantástica.
Qualidade das texturas a 0
Qualidade das texturas a 1
Qualidade das texturas a 2
Qualidade das texturas a 3
AnisotropiaNormalmente este setting faz com que todo se torne mais nítido a longa distância no entanto no PCM não consigo notar diferença entre 0 e 16, não valendo apenas testar as situações intermédias já que se tratam de situações equivalentes, esta setting teve influência no desempenho do jogo.
Anisotropia a 0
Anisotropia a 16
Anti aliasingEste setting diminui o serrilhado aos gráficos dando um aspeto mais coeso notando-se este efeito especialmente se fizerem zoom à imagem, normalmente este setting aumenta em muito o peso no jogo, mas no entanto no PCM pelo que me deu a entender tal não aconteceu. Não foram testadas os Anti aliasing a 2x e a 8x pois tratam-se de situações similares, da qual se subentende o resultado.
Falemos já do setting
Anti Aliasing Morfológicos, que basicamente são uns anti-aliasing, mas recente e com um algoritmo melhor otimizado, sendo portanto mais leves de serem usados e portanto uma mais valia para quem quiser jogar com anti-aliasing.
AA a 0
AA a 4
AA a 4 e AA morfológicos
Versão dos shadersOs Shader Model, cada placa gráfica dependendo da idade pode ou não suportar, os SM 2.0 são para placas gráficas mais antigas e o SM 3.0 para as mais recentes, sendo que se usarem o SM 2.0 podem ter um aumento do desempenho sem comprometer muito a qualidade.
SM a 2.0
SM a 3.0
Mostrar beiras da estradaAtivando este setting oi testado em conjunto com o setting público a 4, com este o público surgiu assim como vários objetos ao longo da estrada, este atributo ainda tem um peso considerável, no entanto vale bem apena pois torna o aspeto do jogo muito mais realista.
Mostrar beiras da estrada off
Mostrar beiras da estrada on + publico a 4
Mostrar Reflexo na ÁguaEste setting faz com que a água tenha o reflexo da paisagem envolvente, tornando a paisagem muito mais realista, e o seu uso praticamente surpreendeu-me muito pela positiva uma vez que não acrescenta peso ao jogo.
Mostrar reflexo na água off
Mostrar reflexo na água on
BlurEu pessoalmente não gosto de ativar esta opção, dá um efeito mais borrado ao jogo, dá a sensação de velocidade, no entanto acho que torna a jogabilidade mais cansativa.
Blur on + jogo em velocidade normal
Blur off + jogo em velocidade 8x
Distância de VisãoAo ativarmos esta setting o horizonte mais distante fica visível.
Activar nuvens 3dMuito sinceramente ainda não percebi o que este setting faz, se alguém souber, pff que diga para eu acrescentar.
Ativar Nuvens 3d on
Rosto dos CorredoresAinda não percebi exatamente o que este setting faz, mas pelo que me pareceu ao ativar-mos este setting vamos fazer com que os rostos dos ciclistas se tornem mais diferenciados, mais pormenorizados e vão aparecer com uma muito maior variedade.
Rostos do Corredores off
Rostos do Corredores on
Uma textura por CiclistaAtivando este setting vamos fazer com que cada ciclista tenha uma textura independente, este atributo é bastante visível olhando para os dorsais dos ciclistas que passam a ser todos diferentes, em vez de apenas serem diferentes de equipa para equipa.
EM CONSTRUÇÃO