Informação PCM-Portugal

Está a começar a Liga Virtual 2024! O Draft World Tour já arrancou. Está atento a este tópico do nosso fórum!

Data/Hora: 29 Mar 2024, 11:07

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 33 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 09 Nov 2014, 17:58 
Membro do Mês
Membro do Mês
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Ago 2009, 20:37
Mensagens: 20590
Ora bem, como a época se aproxima a passos largos do fim julgo ser conveniente começar a preparar a nova temporada do jogo para que não aconteça como o ano passado em que se fez tudo à pressa. Depois de ter publicado esta missiva na parte referente à moderação, abro agora a discussão a todos os participantes para ter uma ideia do que pensam. Pedia também para referirem se pretendem ou não continuar no jogo para a próxima temporada, para ter uma ideia de como irá ficar o jogo.

Primeiro que tudo, a data prevista para o fim da época é 25 de Dezembro com a Volta à Costa Rica. No entanto, nada vai mudar com essa prova pelo que julgo que se podem abrir as renovações a 6 de Dezembro, aproveitando o fim-de-semana e o feriado, com as novas inscrições a abrirem no sábado dia 20. Os plantéis continentais só devem estar actualizados no CQRanking a 1 de Janeiro pelo que os drafts terão que começar novamente apenas no início de Janeiro. E não quero mais de 25 equipas para o próximo ano para a adição de novas equipas não provocar um choque muito grande.

Agora, pontos que tenho como menos bons este ano, muitos por minha culpa:
- Desorganização nos drafts
- Matchups esquecidos
- Desorganização na actualização das listas de ciclistas com trocas

Posto isto, perguntava a todos os jogadores quem é que pensa ter disponibilidade para ajudar no próximo ano, já que quero dividir as tarefas entre todos par cada um ficar com uma ocupação específica. Tenho pensado:

- Coordenação dos drafts (1 pessoa diferente por cada categoria)
- Matchups (2 pessoas - se conseguir tornar o Excel mais intuitivo)
- Actualização das listas de ciclistas ao longo da época (1 pessoa)

Agora, questões mais prementes em relação ao funcionamento do jogo.

Primeiro, vou dar uma volta no regulamento nos próximos dias para tornar claras algumas questões mais ambíguas. Primeiro que tudo, introduzir a necessidade dos jogadores se inscreverem a pelo menos 70% das provas, começando a contar a partir da oitava com tópico aberto.

Depois, já tenho há algum tempo a ideia de alterar o nome do jogo há algum tempo para o afastar da LV principal, pois tenho a ideia que grande parte dos novos utilizadores confunde os dois e pensa que só pode estar inscrito num. Mantinha-se esta liga funcionar como rampa de lançamento para a LV.

Quanto ao novo nome, pensei em "World Cycling Challenge", introduzindo assim novas mecânicas ao jogo.

Alterações ao funcionamento do jogo que tenho pensadas:

1º Cada equipa está sedeada num país. Para isso, terá que ter pelo menos 3 ciclistas da nacionalidade da equipa no seu plantel, 2 continentais e 1 sub-23. Estes ciclistas pontuariam a dobrar sempre que pontuassem no seu país. Para equilibrar as contas, estes ciclistas não poderiam ter ultrapassado os 100 pontos CQ na temporada anterior. Não sei se acham melhor impedir equipas da nacionalidade das 5 principais nações do CQRanking por países, já que quem escolhesse estes países poderia beneficiar com o maior número de provas que lá há.

2º Com este requerimento o número de ciclistas por equipa passava a ser de 27, mais 2 Continentais e 1 Sub-23.

3º Introdução do prémio de equipa da semana. Basicamente, a equipa que fizesse mais pontos numa semana recebia 25% dos pontos que conseguiu numa dada semana. A segunda melhor recebia um bónus de 10% e a terceira um bónus de 5%.

4º Reformulação do sistema de Jokers. Cada equipa tinha direito a 8 jokers por época, com um limite de 3 jokers metidos por mês, podendo ganhar mais consoante o seu desempenho. Isto funcionaria apostando uma pontuação em cada joker que efectuasse. Por exemplo se pedisse joker para o Simone Ponzi no GP Costa Degli Etruschi e apostasse que ele conseguia 40 pontos (3º lugar), 3% do valor do joker (1,5% nas provas por etapas) reverteria para uma espécie de banca em que o jogador ficava com 8,2 jokers para utilizar no que falta da temporada (-1 joker apostado mais 1,2 jokers vindos da aposta certeira). A duplicação dos pontos continuava inalterada.

5º Pôr fim ao sistema de transferências entre equipas, que em dois anos não viu ninguém interessado em fazê-lo.

6º Extinção dos Matchups se não arranjar forma de automatizar o processo porque não quero tornar isto dependente da minha disponibilidade.

Os primeiros dois pontos bem como uma mudança de nome são muito experimentais e podem facilmente ser removidos das ideias.

Pronunciem-se todos sff para obter o máximo de feedback possível. :P

_________________
Imagem
Imagem Imagem Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 09 Nov 2014, 19:19 
Cicco
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Fev 2009, 19:26
Mensagens: 27694
Localização: باريرو
Eu posso ir actualizando a lista dos ciclistas ao longo do ano, se assim quiseres. Não é um trabalho que desgaste muito.
Gosto do novo nome e acho que está bem pensado da tua parte.
Quanto a essa questão das nacionalidades, tenho algumas dúvidas:
-Não podemos escolher corredores que tenham 100 pontos CQ feitos esta temporada, é isso?
-As 5 maiores nações do CQ não são obrigatoriamente as que dão mais pontos para as provas continentais, estou certo? :P
Eu concordo com o facto de obrigar a ter 3 corredores do país de raiz, mas para simplificar não duplicaria os pontos dentro do seu país.
Discordo do 3º ponto. Essa equipa já teve o prémio de ter muitos pontos naquela semana, não acho que faça sentido terem ainda esse bónus. Seria acentuar mais as diferenças naquela semana.
Em relação ao 4º ponto, isso implicaria ter alguém para gerir essa banca e controlá-la, pelo menos a nível mensal. Parece-me interessante, mas ajudava que os jogadores tivessem mais participação no jogo.
Concordo com os últimos 2 pontos.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 09 Nov 2014, 21:11 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 29 Jun 2011, 23:48
Mensagens: 16063
Localização: Barreiro
Eu gosto do nome e dos primeiros 2 pontos. No 3º ponto tou como o Sican, mas gosto da mudança nos jokers. Os dois últimos pontos, ya, é o mais natural.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 10 Nov 2014, 02:15 
Dobradinha no Tour
Dobradinha no Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 29 Set 2011, 21:04
Mensagens: 2894
Localização: VN Gaia
Sican Escreveu:
Eu posso ir actualizando a lista dos ciclistas ao longo do ano, se assim quiseres. Não é um trabalho que desgaste muito.
Gosto do novo nome e acho que está bem pensado da tua parte.
Quanto a essa questão das nacionalidades, tenho algumas dúvidas:
-Não podemos escolher corredores que tenham 100 pontos CQ feitos esta temporada, é isso?
-As 5 maiores nações do CQ não são obrigatoriamente as que dão mais pontos para as provas continentais, estou certo? :P
Eu concordo com o facto de obrigar a ter 3 corredores do país de raiz, mas para simplificar não duplicaria os pontos dentro do seu país.
Discordo do 3º ponto. Essa equipa já teve o prémio de ter muitos pontos naquela semana, não acho que faça sentido terem ainda esse bónus. Seria acentuar mais as diferenças naquela semana.
Em relação ao 4º ponto, isso implicaria ter alguém para gerir essa banca e controlá-la, pelo menos a nível mensal. Parece-me interessante, mas ajudava que os jogadores tivessem mais participação no jogo.
Concordo com os últimos 2 pontos.


Tou com o Sican.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 10 Nov 2014, 19:54 
Alezz Rolland!!
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Dez 2010, 00:25
Mensagens: 16431
Localização: Ponte de Sôr
Eu vou ceder a minha vaga para alguém que tenha mais vontade e ultimamente tempo. :P

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 11 Nov 2014, 00:45 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 19 Jun 2012, 20:31
Mensagens: 13844
Localização: Viseu
Posso tratar dum draft ou outro.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 11 Nov 2014, 23:29 
Vencedor do Tour
Vencedor do Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 29 Mar 2013, 22:52
Mensagens: 2283
Localização: Lisboa
Também posso ajudar com um draft, se precisarem. :)

Quanto às mudanças estou com o Sican, mas gostava dos pontos duplicados no país que escolhêssemos.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 12 Nov 2014, 01:19 
O Shaq.
Membro do Mês
Membro do Mês
Avatar do Utilizador

Registado: 14 Abr 2009, 11:01
Mensagens: 8724
Localização: Lisboa
Eu também vou colocar o meu lugar ao dispôr. Ainda assim, queria realçar o trabalho dos envolvidos, principalmente o Double. :P

_________________
Imagem

Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 18 Nov 2014, 12:49 
Vencedor do Giro
Vencedor do Giro

Registado: 14 Jul 2009, 00:10
Mensagens: 1718
Primeiro acho importante desde já aplaudir a continuação deste projeto para a próxima época, porque acredito que tem pernas para andar e ganhar cada vez mais o seu espaço, "obriga" a quem gosta de ciclismo como todos nós, acompanhar provas que nunca prestaríamos o mínimo de atenção. Uma palavra também para o DoubleS que tentou sempre manter vivo o jogo.

Quanto aos pontos menos bons como o DoubleS define, estou de acordo quanto a eles, acrescentaria ainda assim alguns períodos em que provas, inscrições e classificações estiverem sem atualização, idealmente no final de uma semana devíamos ter as classificações atualizadas (tenho noção que não é fácil). Em relação aos Matchups, acho que a ideia até era interessante (obrigava a um estudo das provas semanalmente) mas parece-me que não teve grande adesão por parte de todos e penso que o natural será abandoná-la para 2015.

Alteração do nome do jogo, fim ao sistema de transferências entre equipas, concordo.

Quanto ás alterações:
- Criação de um sede para a equipa parece-me uma ideia interessante e teria o meu voto favorável, excluir ou não alguns países, com a regra dos 100 pontos (e pontuando apenas esses em 2015) penso que não fará sentido excluir nenhuma nação.
- Aumento do número de ciclistas não tenho uma opinião final. 27 ciclistas parece-me um número já exagerado, mas percebo que no máximo existam uma dezena de nações interessantes.
- Introdução do prémio de equipa da semana, concordo na integra com o que foi dito acima, acho que só iria desnivelar mais as classificações.
- Reformulação do sistema de Jokers, acho que a complexidade que pretendes introduzir não acrescentaria grande coisa na minha opinião, e seria mais uma forma de dificultar a vida aos moderadores. Eu reduziria o número de jokers para 6 ou os 8 que defendes, e manteria nos esquema usado este ano. A ideia que tenho é que mesmo da forma simplista como existia o joker este ano, poucos os devem ter usado na sua totalidade.

Na minha opinião uma coisa que se devia mudar era as provas nacionais. Mesmo sabendo da premissa do jogo, provas .HC, .1, .2, .U, nacionais e competições de seleções acho que devíamos olhar mais para as nossas provas e pontuar as clássicas e provas 2.12 e 2.13 que temos em Portugal. Nem que fossem pontuações mais marginais e para um número reduzido de ciclistas, penso que era uma boa ideia. Assim propunha pontuações para os 5 primeiros nas classificação final, 25,15,10,5,2 respectivamente, e 5 pontos para o vencedor da etapa e líder a ter 2 pontos nos dias que envergasse a amarela. Para uma não duplicação de bónus estas provas não acumulariam pontos para os jokers nem na regra das nações caso uma equipa tivesse a sua sede em Portugal.

_________________
www.bikefantasy.com
Junta-te a este fantasy de ciclismo. Experimenta.


Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 18 Nov 2014, 14:47 
Cicco
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Fev 2009, 19:26
Mensagens: 27694
Localização: باريرو
Essa situação das provas nacionais parece-me uma boa ideia!


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 24 Nov 2014, 22:50 
Membro do Mês
Membro do Mês
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Ago 2009, 20:37
Mensagens: 20590
Sican Escreveu:
1) Eu posso ir actualizando a lista dos ciclistas ao longo do ano, se assim quiseres. Não é um trabalho que desgaste muito.

2) -Não podemos escolher corredores que tenham 100 pontos CQ feitos esta temporada, é isso?

3) -As 5 maiores nações do CQ não são obrigatoriamente as que dão mais pontos para as provas continentais, estou certo? :P

4) Eu concordo com o facto de obrigar a ter 3 corredores do país de raiz, mas para simplificar não duplicaria os pontos dentro do seu país.

5)Discordo do 3º ponto. Essa equipa já teve o prémio de ter muitos pontos naquela semana, não acho que faça sentido terem ainda esse bónus. Seria acentuar mais as diferenças naquela semana.

6) Em relação ao 4º ponto, isso implicaria ter alguém para gerir essa banca e controlá-la, pelo menos a nível mensal. Parece-me interessante, mas ajudava que os jogadores tivessem mais participação no jogo.


1- Agradecia (tal como a todos os restantes que demonstraram interesse em ajudar num draft.
2 e 4- A ideia era poderem, mas tinham que ter esse número de ciclistas com menos de 100 pontos para depois pontuarem a duplicar dentro do país, para evitar que alguém com o Colbrelli ou assim conseguisse uma grande diferença.
3- A ideia de limitar os países era para evitar que fossem todos para um país como a Bélgica ou a França com muitas provas, mas com o limite de 100 pontos, pensando bem talvez equilibrasse e beneficiasse quem procurasse outros países na altura em que determinado país estivessa saturado.
5- Como há várias opiniões negativas, acho que é melhor então abandonarmos esta ideia
6- Dentro da exigência de manutenção penso que não seja a que ocupe mais tempo. Julgo ser necessário apenas contar tudo no Excel e aproveitando que se verifica sempre se há ou não jokers é coisa para demorar mais 1 ou 2 minutos.

"Na minha opinião uma coisa que se devia mudar era as provas nacionais. Mesmo sabendo da premissa do jogo, provas .HC, .1, .2, .U, nacionais e competições de seleções acho que devíamos olhar mais para as nossas provas e pontuar as clássicas e provas 2.12 e 2.13 que temos em Portugal. Nem que fossem pontuações mais marginais e para um número reduzido de ciclistas, penso que era uma boa ideia. Assim propunha pontuações para os 5 primeiros nas classificação final, 25,15,10,5,2 respectivamente, e 5 pontos para o vencedor da etapa e líder a ter 2 pontos nos dias que envergasse a amarela. Para uma não duplicação de bónus estas provas não acumulariam pontos para os jokers nem na regra das nações caso uma equipa tivesse a sua sede em Portugal."

Não tenho nada contra a ideia e se a opinião geral for de a introduzir não há problema nenhum, mas por um lado vai contra a ideia original do jogo de seguir apenas o calendário continental da UCI. Mas ressalvo novamente que se introduz se for da vontade de todos.

_________________
Imagem
Imagem Imagem Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 07 Dez 2014, 20:29 
Membro do Mês
Membro do Mês
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Ago 2009, 20:37
Mensagens: 20590
É com imensa pena que me vejo a escrever este post, mas sinto-me na obrigação de o fazer para não iniciar algo que não consiga concluir.

Chegou o dia de me afastar deste projecto. Tentei arranjar motivação para continuar para o próximo ano e tentei adiar isto o mais possível mas de momento é para mim impossível continuar à frente disto. Poderia dizer que a principal razão para o meu afastamento é a minha falta de disponibilidade (e em grande parte o é) mas não vou ser hipócrita ao ponto de não dizer também que em termos psicológicos a motivação é cada vez menos e dou por mim cada vez com menos interesse no ciclismo e a pretender ocupar o meu tempo com outros hobbies e desportos que de momento me dão mais entusiasmo que a bicicleta. Sempre gostei de contabilizar as provas e as classificações e não é por aí que me afasto, mas sim porque vejo que não tenho condições, agora que voltei a dedicar-me em força ao desporto e que se aproxima o fim do semestre e uma época de exames em que tenho obrigatoriamente de ter bons resultados, de organizar convenientemente toda uma fase de renovações, novas inscrições, quatro drafts, novas listas e de coordenar isto tudo, etc. É por isso que mais vale tomar esta decisão agora do que num acto irreflectido avançar e chegar a Março ou Abril e deixar tudo a meio. Peço desculpa a todos os interessados e um obrigado por terem continuado num jogo que reconheço passou por fases de extrema desorganização.

Não quero que obrigatoriamente o jogo tenha que terminar com a minha saída, por isso se alguém pretender pegar nisto, que fale comigo que lhe entregarei todos os ficheiros relativos à organização do jogo.

Posto isto, resta-me agradecer a todos pela sua contribuição ao jogo e pedir desculpa mais uma vez pela minha saída.

_________________
Imagem
Imagem Imagem Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 07 Dez 2014, 21:25 
Cicco
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Fev 2009, 19:26
Mensagens: 27694
Localização: باريرو
Não vou esconder que esperava este fim. Uma só pessoa a arcar com tamanho trabalho é quase impossível. Quando foram introduzidos os moderadores aqui, eu esperava pelo menos que houvesse contribuição, mas não sei porque razão, só ajudaram nos drafts e daí em diante largaram completamente o trabalho disto.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 07 Dez 2014, 22:09 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 19 Jun 2012, 20:31
Mensagens: 13844
Localização: Viseu
Exato. Aceitaram a moderação só para dizerem que têm cargos aqui ou ali.
Mas wtv, estou de absoluto acordo com o DoubleS... seria impensável ser apenas uma pessoa a tratar de tudo isto. Ainda por cima uma liga que inclui todas as provas UCI fora as WT (que são as mais fáceis de contabilizar e saber os resultados).


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 07 Dez 2014, 22:19 
Dobradinha no Tour
Dobradinha no Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 29 Set 2011, 21:04
Mensagens: 2894
Localização: VN Gaia
Um obrigado por tudo Doubles, sempre tiveste imenso trabalho!

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 33 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal