MarcoAZB Escreveu:
Não aprende nem vai aprender no futuro.
Queimaram uma série de pilotos talentosos do programa (incluindo o próprio Hartley há 10 anos atrás) com as escolhas deles, para depois serem forçados a
irem buscar o Hartley para o desenrasca e agora irem desencantar o Kvyat novamente. É pena que o Hartley não se tenha dado bem na F1, porque andou dez anos a batalhar pela hipótese de voltar à F1 (quando é dos melhores pilotos de resistência que por aí anda agora) e a F1 foi ingrata com ele na mesma, porque serviu de cobaia para os motores Honda - em que o importante não era acelerar, mas sim fazer o carro chegar ao final.
Com isto, tens os 3 primeiros do GP2 a passarem para a F1, o que já não tinhas a acontecer desde 2009. O que não é necessariamente por talento (os três têm-no), mas parece que é mais pelo sentido de oportunidade do que outra coisa. Quando tu vês a quantidade de talentos insanos e dominadores que já foram queimados (o Vandoorne então é um caso gritante) só porque foram rushed para a F1 ou postos a conduzir um pedaço de cocó e tens gajos na F1 actualmente que foram medíocres no GP2 e andaram lá 4 e 5 anos, não deixa de ser curioso que depois venhas a ter um ano em que os 3 primeiros do GP2 passem para cima.
O que significa muito provavelmente que a alguém calhará a fava para o ano, ou daqui a dois. É mais por aí o meu 'meh'.
Agora faz o seguinte exercício mental:
- Mick Schumacher acabou de ser confirmado na Prema na GP2 para o ano.
- Maioria dos contratos da malta existente são até ao fim de 2020.
Quem vês a sair em 2020 para o Ticktum entrar? Eu só vejo as seguintes hipóteses à priori: Kvyat (a ser queimado novamente) ou Albon, ou alguém da Haas (Grosjean) a sair e abrir um lugar para o Giovinazzi, o que abria um lugar na Sauber. Ou o dinheiro do Perez acabar, sei lá.
Agora imagina que o Mick Schumacher é campeão no ano de rookie no GP2 (o que verdade seja dita, não é difícil de acontecer. Com a saída dos 3 primeiros, ficas com o Ticktum - ambos rookies - e eventualmente o De Vries como eventual competição). Qual é a equipa de F1 - tirando as grandes - que não vai dar 'o cu e cinco tostões' para o ter na equipa? Só em termos de marketing e PR seria gigantesco.
Eu percebo, e concordo com o teu ponto.
E aliás, vai ficar bem pior para além disso - com o escandâlo da Renault/Nissan, a Renault F1 só existe por causa do gajo que levou oust da Renault. Por isso, não me surpreenderia se em 2021 a Renault deixasse de existir.
O problema da quantidade de talento que anda a ficar de fora da F1 é que só há 20 lugares. Tu olhas para a IndyCar, e para o ano vão haver cerca de 26 entries por corrida (iirc), mais os 33 em Indy. Isto podia facilmente ser resolvido com um budget cap, mas enquanto as equipas continuarem a votar (coisa que os novos donos ainda não conseguiram quebrar), não vai haver novas entradas pelo menos até 2021. E com a possivel saída da Renault, podemos ficar com 9 equipas só para 2021.
Em relação ao último ponto, o Kimi deve retirar-se no final de 2019 se tudo correr bem, o que vai abrir um lugar na Sauber quase de certeza. O Grosjean deve de ficar até 2020 (acho que tanto ele como o Magnussen tem contracto até 2020 assinado este ano), o que acho que vai impossibilitar qualquer piloto da Sauber a subir para a Haas. Isto é, se os rumores do Sauber de 2019 ser o 4º melhor carro que por aí andam não forem verdade - porque se forem, vai ser muito engraçado ver como a hierarquia nas equipas com motor Ferrari vai passar a funcionar.
O Hamilton vai ficar até bater os recordes todos (que, infelizmente, vai acontecer), e o Bottas espero bem que vá embora no final de 2019. Eu sei que ele foi contracto para ser a "bitch" do Hamilton, mas esta segunda parte da época foi horrível, depois de até Baku ter sido muito provavelmente o melhor piloto das equipas de topo. Mas isto é um problema não de agora - já na Williams, quando a confiança dele descia, ele passava só a fazer oops. Mas como é a bitch do Hamilton, não sei se o Ocon vai ser promovido para 2019.
Em relação ao Ticktum e ao Mick, o Ticktum quase de certeza vai ter lugar em 2020 e um dos Toro Rossos's vai ficar sem lugar (quase de certeza o Kvyat). O Mick Schumacher antes da segunda parte deste ano só tinha o nome dele a favor - ele nunca mostrou assim tanto potencial, e a segunda parte dele do ano na F3 foi qualquer coisa de incrível. E ele vai chegar à F1 muito pelo nome quase de certeza, e vejo-o no Sauber em 2020/2021 (com o Ericsson a fazer um aninho ali para colmatar a saída do Kimi). O De Vries, neste momento, só tem dinheiro - ele queimou a reputação toda desde que subiu para as 3.5 em 2015. Ele tem backing da KFC Indonesia, mas se nem mesmo assim a Williams o foi buscar.... Não o vejo a chegar à F1.