Informação PCM-Portugal

Está a começar a Liga Virtual 2024! O Draft World Tour já arrancou. Está atento a este tópico do nosso fórum!

Data/Hora: 16 Abr 2024, 18:42

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 471 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Atividade Física
MensagemEnviado: 23 Jul 2015, 02:28 
Vencedor do Tour
Vencedor do Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Jul 2009, 13:28
Mensagens: 2461
Petey Escreveu:
Como assim alongar faz crescer o musculo? Ficamos maiores? 8-[
Eu só alongo depois do treino e é por que sou obrigado.

De forma algo "gráfica" e simplificada imagina o músculo como uma mola. Ao correres, por exemplo, o músculo contrai de forma concêntrica ( a mola encurta) e depois tem uma contracção excêntrica ( a mola estende). A contracção concêntrica é mais solicitada na corrida e com isso o músculo fica mais "encurtado", a "área" do músculo diminui um pouco (depende de várias condicionantes, não é algo constante e concreto). Ao alongares estas a "esticar" a mola de modo a que ela volte ao tamanho dito "normal". Muitas vezes, com pouco repouso e muita carga, ou até com alguma falta de "técnica", o músculo fica em contracção concêntrica mesmo quando supostamente estás em repouso. Isto acontece por exemplo muito nas costas, com as pessoas que trabalham muito nos computadores, mal sentados e "inclinados" para a frente e depois têm dores de costas em virtude de um trabalho constante ( e normalmente sempre em contracção concêntrica) dos músculos da zona cervical ,dorsal e lombar.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Atividade Física
MensagemEnviado: 23 Jul 2015, 02:40 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 09 Jul 2009, 02:55
Mensagens: 20291
chaves_andre Escreveu:
Eu com 21 anos, com 1,81m e 72 klg continuo a correr(odeio correr e quando corro normalmente é a jogar futebol e a andar 2 ou 3 vezes de bike por semana) e mete-me impressão pensar em algo que não devo comer ou beber para me manter "bem".


Para manter bem basta não exagerar no que faz mal. Agora se queres aumentar o teu nível físico ou ter uma vida mais saudável, a alimentação é mais importante do que o exercício físico.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Atividade Física
MensagemEnviado: 23 Jul 2015, 02:41 
Alezz Rolland!!
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Dez 2010, 00:25
Mensagens: 16447
Localização: Ponte de Sôr
Leonardsky Escreveu:
Petey Escreveu:
Como assim alongar faz crescer o musculo? Ficamos maiores? 8-[
Eu só alongo depois do treino e é por que sou obrigado.

De forma algo "gráfica" e simplificada imagina o músculo como uma mola. Ao correres, por exemplo, o músculo contrai de forma concêntrica ( a mola encurta) e depois tem uma contracção excêntrica ( a mola estende). A contracção concêntrica é mais solicitada na corrida e com isso o músculo fica mais "encurtado", a "área" do músculo diminui um pouco (depende de várias condicionantes, não é algo constante e concreto). Ao alongares estas a "esticar" a mola de modo a que ela volte ao tamanho dito "normal". Muitas vezes, com pouco repouso e muita carga, ou até com alguma falta de "técnica", o músculo fica em contracção concêntrica mesmo quando supostamente estás em repouso. Isto acontece por exemplo muito nas costas, com as pessoas que trabalham muito nos computadores, mal sentados e "inclinados" para a frente e depois têm dores de costas em virtude de um trabalho constante ( e normalmente sempre em contracção concêntrica) dos músculos da zona cervical ,dorsal e lombar.

Obrigado, então se calhar e altura de começar a alongar. 8-[ :P
Já agora, quando é que se deve alongar as costas?

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Atividade Física
MensagemEnviado: 23 Jul 2015, 02:56 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Ago 2008, 14:28
Mensagens: 8613
Localização: Bobadela/Loures
Já vi que vocês percebem disto, vocês podem dar-me uma opinião do que posso fazer.

Fui operado recentemente a uma rotura de ligamentos e ao menisco do joelho(o joelho estava feito num oito completamente), mas já não é a minha 1ª lesão grave. No meu pé esquerdo, tenho uma lesão que nunca mais consegui curar, o meu joelho direito que foi operado já tinha tido outras lesões antes(não foi preciso operar), o meu joelho esquerdo também já andei várias vezes de muletas á conta dele.
O que estou a pensar é deixar completamente de lado o desporto e cagar completamente. Eu agora estou em fase de recuperação da operação e já estou a começar a perder o peso que ganhei neste ano devido ao joelho(cerca de 15/18 kilos). Agora sei perfeitamente que tenho os joelhos feitos em papa(com 22 anos), pois comecei a jogar futebol muito cedo(nunca dei nada) e já passei por alguns desportos(todos eles puxados). Estou a pensar seriamente em deixar de fazer desporto á conta das lesões, mas sei que sentiria falta de o fazer. Mas tendo em conta o meu historial, não é fácil. O meu avô, o meu pai, o meu tio e o meu padrinho todos desistiram do futebol(também não deram nada), por lesões no joelho.

_________________
Imagem
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Atividade Física
MensagemEnviado: 23 Jul 2015, 02:58 
Vencedor do Tour
Vencedor do Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Jul 2009, 13:28
Mensagens: 2461
Petey Escreveu:
Leonardsky Escreveu:
Petey Escreveu:
Como assim alongar faz crescer o musculo? Ficamos maiores? 8-[
Eu só alongo depois do treino e é por que sou obrigado.

De forma algo "gráfica" e simplificada imagina o músculo como uma mola. Ao correres, por exemplo, o músculo contrai de forma concêntrica ( a mola encurta) e depois tem uma contracção excêntrica ( a mola estende). A contracção concêntrica é mais solicitada na corrida e com isso o músculo fica mais "encurtado", a "área" do músculo diminui um pouco (depende de várias condicionantes, não é algo constante e concreto). Ao alongares estas a "esticar" a mola de modo a que ela volte ao tamanho dito "normal". Muitas vezes, com pouco repouso e muita carga, ou até com alguma falta de "técnica", o músculo fica em contracção concêntrica mesmo quando supostamente estás em repouso. Isto acontece por exemplo muito nas costas, com as pessoas que trabalham muito nos computadores, mal sentados e "inclinados" para a frente e depois têm dores de costas em virtude de um trabalho constante ( e normalmente sempre em contracção concêntrica) dos músculos da zona cervical ,dorsal e lombar.

Obrigado, então se calhar e altura de começar a alongar. 8-[ :P
Já agora, quando é que se deve alongar as costas?

Existem uns exercícios com os quais me sentia muito bem que é uma metodologia chamada "Global active stretching". O problema disto é a falta de informação. Se encontrares algo sobre isso e perceberes bem (convém ser rigoroso na execução), normalmente ajuda a melhorar a postura e atenua as dores. Eu costumava fazer isto cerca de 10/15 min após o exercício.
Depois vai muito de metodologias e formas de pensar. Eu não costumo (nem o fazia com os meus jogadores) alongar após um treinos com elevadas velocidades de execução e onde se pretende movimentos rápidos e explosivos. Após treinos ligeiros (normalmente os chamados treinos de recuperação) costumo dar mais importância e investir mais tempo nos alongamentos. Mas lá está, os próprios estudos sobre o assunto acabam por ser muito divergentes. Tens que ver como te sentes e ir adaptando, isso acaba por ser o mais importante. Uma das coisas que faço quase sempre são os chamados alongamentos dinâmicos.


Neste vídeo tens alguns básicos que te dão a entender no que consistem. Isto feito como forma de aquecimento tem benefícios na preparação das estruturas para o exercício.
Ainda assim tem sempre cuidado com o que vês na net porque o que não falta, ligado ao desporto, é informação duvidosa. Até porque nem todas as pessoas estão preparadas para fazer todo o tipo de exercícios e aguentar todas as "cargas". Como o meu professor costumava dizer é muito importante o "treino" para "treinar".


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Atividade Física
MensagemEnviado: 23 Jul 2015, 03:05 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Ago 2010, 12:32
Mensagens: 9197
Dino_7 Escreveu:
Já vi que vocês percebem disto, vocês podem dar-me uma opinião do que posso fazer.

Fui operado recentemente a uma rotura de ligamentos e ao menisco do joelho(o joelho estava feito num oito completamente), mas já não é a minha 1ª lesão grave. No meu pé esquerdo, tenho uma lesão que nunca mais consegui curar, o meu joelho direito que foi operado já tinha tido outras lesões antes(não foi preciso operar), o meu joelho esquerdo também já andei várias vezes de muletas á conta dele.
O que estou a pensar é deixar completamente de lado o desporto e cagar completamente. Eu agora estou em fase de recuperação da operação e já estou a começar a perder o peso que ganhei neste ano devido ao joelho(cerca de 15/18 kilos). Agora sei perfeitamente que tenho os joelhos feitos em papa(com 22 anos), pois comecei a jogar futebol muito cedo(nunca dei nada) e já passei por alguns desportos(todos eles puxados). Estou a pensar seriamente em deixar de fazer desporto á conta das lesões, mas sei que sentiria falta de o fazer. Mas tendo em conta o meu historial, não é fácil. O meu avô, o meu pai, o meu tio e o meu padrinho todos desistiram do futebol(também não deram nada), por lesões no joelho.

Bodybuilding parece ser o melhor, visto que correr não deve ser bom para os joelhos. Não me ocorre nada melhor. Na minha opinião, dieta saudável e musculação (não pelo lado estético mas pelo lado saudável) é o melhor que tens a fazer, para não engordares ou entrares em hipotrofia. E mesmo que não possas fazer exercícios de musculação que puxem pelos joelhos, uma boa dieta elimina-te esses kilos que ganhaste e até mais ainda.

_________________
MUBI


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Atividade Física
MensagemEnviado: 23 Jul 2015, 03:11 
Vencedor do Tour
Vencedor do Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Jul 2009, 13:28
Mensagens: 2461
Dino_7 Escreveu:
Já vi que vocês percebem disto, vocês podem dar-me uma opinião do que posso fazer.

Fui operado recentemente a uma rotura de ligamentos e ao menisco do joelho(o joelho estava feito num oito completamente), mas já não é a minha 1ª lesão grave. No meu pé esquerdo, tenho uma lesão que nunca mais consegui curar, o meu joelho direito que foi operado já tinha tido outras lesões antes(não foi preciso operar), o meu joelho esquerdo também já andei várias vezes de muletas á conta dele.
O que estou a pensar é deixar completamente de lado o desporto e cagar completamente. Eu agora estou em fase de recuperação da operação e já estou a começar a perder o peso que ganhei neste ano devido ao joelho(cerca de 15/18 kilos). Agora sei perfeitamente que tenho os joelhos feitos em papa(com 22 anos), pois comecei a jogar futebol muito cedo(nunca dei nada) e já passei por alguns desportos(todos eles puxados). Estou a pensar seriamente em deixar de fazer desporto á conta das lesões, mas sei que sentiria falta de o fazer. Mas tendo em conta o meu historial, não é fácil. O meu avô, o meu pai, o meu tio e o meu padrinho todos desistiram do futebol(também não deram nada), por lesões no joelho.


Pois, à distância é sempre complicado perceber a dimensão da lesão. O que te aconselho é começares por procurar um médico ligado à medicina desportiva de modo a que te possa elucidar sobre a melhor maneira de retomar o exercício após a fisioterapia (corrida, natação, bicicleta etc). Obviamente tendo sempre em conta a fisioterapia para reforçares a zona debilitada e eliminares (o máximo possível) os desequilíbrios musculares (quer entre os músculos de uma perna e outra, quer entre os músculos da mesma perna, os que trabalham em conjunto, ou seja quando um grupo contrai o outro "estende" e se o desequilíbrio entre os grupos for grande a probabilidade de ter lesões aumenta muito, ver por exemplo a quantidade de lesões que no futebol surgem na parte posterior da "coxa"). Após isso, numa fase em que comeces a retomar o exercício físico sem grandes restrições tenta começar a dar importância a exercícios proprioceptivos (basicamente exercícios de fortalecimento ligamentar, realizados em desequilíbrio e com alguma instabilidade). Do tipo dos que estão neste vídeo (obviamente que depois há imensas maneiras de realizar isto sem serem necessários aqueles materiais)


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Atividade Física
MensagemEnviado: 23 Jul 2015, 03:51 
HF
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Jun 2009, 22:45
Mensagens: 7987
Localização: Benfica
Fuji Escreveu:
Eu não por norma não alongo antes de começar a correr (só por vezes alongo as costas quando estão mais doridas) e no fim de correr e antes de começar o treino propriamente dito só alongamentos dinâmicos.

Alongamentos fixos só no fim do treino e quando não os faço sinto as diferenças nas pernas de um dia para o outro.

Na conversa anterior dos alongamentos, eu concordo inteiramente com o Double. Eu faço Alongamentos dinâmicos antes do treino, para realizar a activação motora dos vários músculos que trabalho para estarem bem preparados para o impacto do treino, e depois alongamentos fixos no final do treino só para relaxar os músculos.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Atividade Física
MensagemEnviado: 23 Jul 2015, 11:43 
Ciclista Profissional
Ciclista Profissional
Avatar do Utilizador

Registado: 27 Ago 2009, 16:15
Mensagens: 733
Localização: Berço da Nação - Guimarães
Eu nunca liguei muito aos alongamentos, penso que onde fazia mais vezes alongamentos era nas aulas de Educação Física na escola, e isso já foi à uns anos. Desde aí, até um tempo atrás, quando jogava futebol ou corria raramente fazia alongamentos (antes e depois). Não me preocupava em fazer, achava que era perder tempo, ou como estava tão cansado não me apetecia fazer por preguiça. As dores que sentia no dia seguinte encarava isso como normal.
Depois começaram aparecer lesões (principalmente entorse(s) (3x) nos tornozelos, tive outra na parte de trás o joelho (mas acho que era os tendões) que nunca percebi bem o que era, cheguei a fazer raio-x, ecografias e nada, e recentemente ando com dores no músculo de trás da perna esquerda), e as idas à fisioterapeuta que me chamava atenção para a importância dos alongamentos. Apartir daí comecei a levar mais a sério os alongamentos, mas mesmo assim, acho que os que faço não chegam. Só aquele alongamento de chegar com os dedos da mão à biqueira dos pés é complicado, as minhas pernas começam logo a tremer por todo lado. As costas é um outro problema. Ir a um festival/concerto e passado algum tempo começar a doer as costas por estar à demasiado tempo a pé é algo que me acontece muito. Já me aconselharam a ir para piscina, mas como nadar não está no meu currículo :oops: é lixado.
Vou tentar aumentar o tempo nos alongamentos, principalmente no final do exercício físico.

Dude Escreveu:
Duvido que não engordes, a fat percentage ilude toda a gente, especialmente se tens 1,76 m e 73 kg.
Eu diria que tens de perder peso, e sobretudo, massa gorda.


Recentemente fiz um teste (não me recordo do nome) e a percentagem de massa gorda no corpo era baixa, segunda a pessoa que me fez o teste. Eu diria que nos últimos 6/8 anos o meu peso varia entre os 68kg e os 73kg, sendo que como já referi, nunca me preocupei com a alimentação, como de tudo o que gosto e a quantidade que me apetecer na altura. E isso é algo que me custa a mudar, não consigo mudar a dieta na alimentação. Eu queria melhorar os resultados mas sem ter que alterar a minha alimentação, talvez mudando os treinos.

Já agora para quem estiver interessado neste site http://darebee.com/, pode encontrar exercícios muito porreiros para fazer.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Atividade Física
MensagemEnviado: 28 Dez 2015, 00:40 
Eu ganhei um jogo ao Alaska
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo
Avatar do Utilizador

Registado: 19 Mar 2009, 20:17
Mensagens: 6965
Localização: Trofa/Carrefour de l'Arbre
Olá, hoje fiz a minha primeira corrida de São Silvestre no Porto. Gostei bastante. Demorei 1h12m a fazer a corrida de 10km, sendo que os primeiros 3km foi com muita gente, era difícil de correr. Já não corria a algum tempo, mas procurei desfrutar da corrida, não levar o corpo muito ao limite, deu para ver a cidade, passei por sítios onde nunca tinha ido antes. Resultado disso consegui fazer o ultimo quilómetro a top, desde o túnel de Ceuta até a meta, acabei a corrida algo cansado mas nada por aí fora. Tinha bastante gente, foi uma corrida de gostei bastante e aconselho toda a gente a fazer. Para o ano estou lá :P


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Atividade Física
MensagemEnviado: 28 Dez 2015, 01:26 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 23 Jul 2009, 18:34
Mensagens: 7846
Eu ia fazer pelo grupo de corridas da empresa mas o tipo (i)responsável esqueceu se e depois estava esgotado. Tinha treinado para fazer à volta de 45 mins, fica para a próxima.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Atividade Física
MensagemEnviado: 28 Dez 2015, 12:10 
Tetra no Tour
Tetra no Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Ago 2010, 17:14
Mensagens: 4966
Localização: Gondomar
Aquele momento em que estás a correr a São Silvestre e o joelho decide dar o berro :( Devo ter feito 1/3 da corrida quase a mancar :lol: . A frustração foi enorme, corro quase diariamente e nunca me deu nada do género.

Ia para os 40-43 mins, com a "lesão" fui parar aos 50 e pouco. Mas fazer o túnel a ouvir AC/DC :prayer:

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Atividade Física
MensagemEnviado: 28 Dez 2015, 14:36 
Eu ganhei um jogo ao Alaska
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo
Avatar do Utilizador

Registado: 19 Mar 2009, 20:17
Mensagens: 6965
Localização: Trofa/Carrefour de l'Arbre
Também fostes Kunha? A parte do túnel estava muito boa, música, luzes. Foi a melhor corrida que já fiz. Outra parte que gostei também foi quando passamos a beira de um grupo de pessoas que estava a tocar tambores e outra coisa que não faltou durante a corrida toda foi gente a apoiar, fantástico.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Atividade Física
MensagemEnviado: 02 Fev 2016, 16:52 
Eu ganhei um jogo ao Alaska
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo
Avatar do Utilizador

Registado: 19 Mar 2009, 20:17
Mensagens: 6965
Localização: Trofa/Carrefour de l'Arbre
Aquele povo que vai para trails, com corta-vento, mochilas e etc. É mesmo preciso isso tudo, ou é tudo show off?


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Atividade Física
MensagemEnviado: 02 Fev 2016, 16:54 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 14 Jul 2009, 21:07
Mensagens: 13328
João Cancellara Escreveu:
Aquele povo que vai para trails, com corta-vento, mochilas e etc. É mesmo preciso isso tudo, ou é tudo show off?


Costuma estar nos regulamentos. Mas como nunca fui a nenhum não sei se eles vêm todos os atletas ou não. :P


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 471 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal