Informação PCM-Portugal

A Liga Virtual PCM-Portugal 2026 está a chegar! Podes aceder a toda a informação sobre mais uma edição nesta secção do nosso fórum!

Data/Hora: 20 Abr 2026, 16:59

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 311 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 ... 21  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Playlist de...
MensagemEnviado: 23 Fev 2014, 20:40 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 19 Jul 2008, 21:43
Depois do Marco toda a gente se vai sentir pressionada a fazer playlists gigantes com montes de descrições e histórias :P Não sendo especial fã de várias músicas que puseste, tenho de te dar os parabéns por toda a envolvente e história da playlist em si, muito bom!

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 23 Fev 2014, 20:41 
Administrador
Administrador

Registado: 24 Ago 2007, 10:21
Sican Escreveu:
Oh Marco estás a deixar a fasquia demasiado alta para quem vier a seguir! :P
Razorlight é realmente algo muito bom. Conheci-os no Verão passado (o Spotify ajuda imenso a conhecer cenas novas) e a Before I Fall to Pieces faz parte de quase todas as minhas playlists para ouvir no carro ou nas viagens de barco.

Quando me referiste a iniciativa, mostraste-me aquela no CM-PT com descrição das músicas. Não tenho culpa de falar pelos cotovelos. :P

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 23 Fev 2014, 20:46 
Cicco
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual

Registado: 01 Fev 2009, 19:26
Miguel Escreveu:
Depois do Marco toda a gente se vai sentir pressionada a fazer playlists gigantes com montes de descrições e histórias :P Não sendo especial fã de várias músicas que puseste, tenho de te dar os parabéns por toda a envolvente e história da playlist em si, muito bom!

O pessoal está à vontade de fazer à sua maneira. Só lhes peço que pelo menos expliquem as escolhas em si, para tornar o post algo agradável. O Marco é que está a fazer uns excelentes posts. :P
MarcoAZB Escreveu:
Sican Escreveu:
Oh Marco estás a deixar a fasquia demasiado alta para quem vier a seguir! :P
Razorlight é realmente algo muito bom. Conheci-os no Verão passado (o Spotify ajuda imenso a conhecer cenas novas) e a Before I Fall to Pieces faz parte de quase todas as minhas playlists para ouvir no carro ou nas viagens de barco.

Quando me referiste a iniciativa, mostraste-me aquela no CM-PT com descrição das músicas. Não tenho culpa de falar pelos cotovelos. :P

Pois, aquela também estava muito boa. :P

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 23 Fev 2014, 20:48 
Mestre Pinheiro
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 30 Jul 2009, 19:45
Vi Audioslave na lista do Marco, sinto-me concretizado. 8)

«O George Carlin dizia que o mundo era um circo de aberrações e que viver nos Estados Unidos era ter um bilhete para a fila da frente. Eu acrescento que ter acesso à Internet é ter acesso à tribuna VIP e ao backstage desse circo.»

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 23 Fev 2014, 20:49 
Jensie
Dobradinha no Tour
Dobradinha no Tour

Registado: 26 Ago 2010, 21:42
Até agora está excelente Marco, temos um gosto musical parecido.
Meteste aí Muse, que é a minha banda favorita, e meteste uma das músicas mais marcantes deles para mim além da Blackout e da Thoughts of A Dying Atheist.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 23 Fev 2014, 21:05 
História do Mês
História do Mês

Registado: 30 Jul 2010, 21:50
Muito bom até agora, muito bom mesmo! Nem digo isto por o teu gosto ter algumas semelhanças com o meu, mas sim porque realmente dá gosto ler o que tens vindo a escrever! Btw, New year's day é mesmo muito amor, menos uma para eu meter caso alguma vez venha a ser escolhido. :mrgreen: Também fiquei especialmente agradado por ver aí Coldplay, Muse e Reamonn! Keep going! 8)

Mapei-Bianchi
viewtopic.php?f=270&t=11209

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 23 Fev 2014, 21:37 
Administrador
Administrador

josel Escreveu:
Até agora está excelente Marco, temos um gosto musical parecido.
Meteste aí Muse, que é a minha banda favorita, e meteste uma das músicas mais marcantes deles para mim além da Blackout e da Thoughts of A Dying Atheist.

Obrigado a todos. Mas ainda falta bastante. :P A Thoughts of a Dying Atheist por pouco não esteve ali naquelas recomendações. Também gosto bastante dela.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 24 Fev 2014, 02:52 
Administrador
Administrador

Parte 3 - Filmes, Séries e Associados

2010 e 2011 seriam anos que viriam a representar a minha grande escassez de tempo livre face a anos anteriores. A faculdade começava a apertar.
Ainda assim, tentava ver todas as séries e filmes que pudesse. Em relação aos filmes, um amigo do meu pai costumava gravar-lhe bastantes DVD's, baratos e com bastante qualidade. No entanto, a dada altura deixou de haver disponibilidade financeira para isso.
Pensei que era preferível sacá-los. Por uns tempos, ainda os gravava e por aí fora, mas passou a ser um desperdício de tempo. Comprei um disco externo e passei a juntá-los lá como repositório. Até aí tudo bem.

Sempre gostei de filmes com uma boa banda sonora, e já conheci muito boa música à pala de diversos filmes e séries. Nesta 3ª parte, deixo alguns exemplos disso.

The Black Keys - Little Black Submarines

Conheci Black Keys através do genérico da série Hung (I'll Be Your Man). Série com um conceito engraçado e potencial, que acabou por ficar um bocado aquém e ser cancelada após duas seasons. Mas tinha uma banda sonora excelente, onde se encontravam, por exemplo, Cake, The Vaccines, etc.
Acabaram por se tornar uma das minhas bandas preferidas, sobretudo depois da obra-prima que é o Brothers, e do El Camino, de onde destaco a Little Black Submarines. Espero vê-los ao vivo, também, em breve.
Recomendo particularmente a Your Touch, Howlin' For You, Next Girl e She's Long Gone. E claro, I Got Mine.
A Little Black Submarines em particular é incrível quando entram as guitarras eléctricas.

Na altura, sai também o primeiro álbum dos Vaccines. Gostava de uma ou outra música, mas não liguei muito na altura. Foi preciso o season finale da segunda season de New Girl, com a I Always Knew, para me convencer do contrário.

The Vaccines - All In White

Pouco tempo depois, ouvi esta. Melodia fantástica (sobretudo o baixo).

"Break me on the 37th hour"

Mas agora, coisas mais a sério. Call of Duty: Black Ops. Missão em que um gajo andava com um Hovercraft num rio e tinha de destruir todo. O jogo passava-se na altura da Guerra Fria, Vietname e por aí fora. E a banda sonora da missão era a Sympathy for The Devil, dos Rolling Stones.
Tornou-se uma das minhas músicas preferidas e outra das capazes de alterar a minha disposição para melhor em qualquer situação. Isto levou-me a conhecer outras músicas dos Stones, como esta:

The Rolling Stones - Gimme Shelter

"War, children, is just a shot away"

Penso que dispensa apresentações para muitos. O que podem não saber é que está presente em 5 filmes diferentes do Martin Scorcese.
A Guerra do Vietname tem algum significado cultural para mim derivado da quantidade de grandes músicas que saíram nessa época, onde esta se inclui. Fortunate Son, dos CCR, é outro exemplo, assim como a All Along the Watchtower, a Paint it, Black (também dos Stones). Muitos dos filmes que retratam a época usam e abusam delas, e bem, como o Full Metal Jacket, o Apocalypse Now, etc.
Outras músicas dos Stones de que gosto são Angie, Under My Thumb, Street Fighting Man e Undercover (of the Night).

Ainda nessa onda, outro dos exemplos de músicas dessa era consta no Apocalypse Now: The Doors - The End.
No entanto, destaco outra música, pelo riff fantástico.

The Doors - Break on Through (To The Other Side)

Podia também destacar a People Are Strange (daquelas que ficam na cabeça ao ponto de um gajo a assobiar constantemente), Riders on the Storm, Light My Fire, Love Me Two Times ou Love Her Madly.

Os Muse tocam a Feeling Good porque era a música preferida da mãe do Matt. Desde cedo que ouvi Nina Simone a ser apelidada de uma referência para muitos, e desde cedo aprendi a gostar também.

Nina Simone - Sinnerman

Esta, em particular, é perfeita. A música ideal para quando se está prestes a fazer grandes coisas ou se precisa de motivação. Instant mood changer.
Foi usada no The Thomas Crown Affair, e também num dos primeiros episódios (salvo erro o 6) de Person of Interest, num dos melhores até agora da série.
Além da própria Feeling Good, a Don't Let Me Be Misunderstood é uma boa escolha para ouvir. Ou a Ne Me Quittes Pas (também ouvi em Person of Interest), uma excelente e tocante cover do Jacques Brel.

The Clash - Guns of Brixton

"When they kick at your front door
How you gonna come?
With your hands on your head
Or on the trigger of your gun"

Uma das melhores basslines de sempre, sem espinhas. É inegável o contributo dos The Clash para a história da música (as músicas deles são sampladas por muitos e utilizadas numa série de situações) e para o contexto sócio-político britânico dos 80's.
Rockalhadas incríveis de intervenção, algumas a puxar para o reggae, com mensagens incríveis. Deixo aqui a Guns of Brixton, porque adoro a bassline e o riff é dos que mais quero aprender na guitarra, mas podia ser uma série delas, desde a Bankrobber (banda sonora do Rock'N'Rolla, música fantástica), I Fought The Law (penso que dispensa apresentações, embora seja uma cover), Straight to Hell (também na temática do Vietname) ou Train in Vain (banda sonora do 500 Days of Summer, de que já vou falar mais à frente).

E por falar em basslines, outra do top.

Joy Division - Shadowplay

Para quem não viu o Control (filme sobre a vida do Ian Curtis e dos Joy Division, aconselho). Uma cover muito boa da mesma é feita pelos Killers para o filme, embora eu prefira a original.
Dentro de outras músicas deles, a que se destaca para mim é a Love Will Tear Us Apart. Inicialmente nem gostava dela, mas mudei completamente de opinião de há uns dois anos para cá.

E continuando na onda do baixo.

Fleetwood Mac - The Chain

Música fantástica - como outras dos Fleetwood Mac. Mas esta tem um solo incrível de baixo e guitarra aos 3 minutos. Essa parte da música era usada na intro das transmissões de F1 da BBC em finais dos anos 80.
Foi recentemente recuperada como tal há um ou dois anos, e associo-a aos desportos motorizados e à paixão que tenho por eles. Além de que me relembra a capacidade fantástica das cadeias de televisão britânicas para escolher a banda sonora para o que quer que seja (basta olhar para o Top Gear, por exemplo).
Acredito que os britânicos são malta que desde bem mais cedo que nós absorve toda uma cultura musical superior à nossa, e é um dos factores pelos quais eu via-me a viver no UK.

Cake - Short Skirt/Long Jacket

Não sei como conheci Cake. Provavelmente depois de ouvir a cover deles da War Pigs dos Black Sabbath numa playlist qualquer e procurando por mais cenas deles.
Esta e a The Distance cativaram-me desde a primeira vez que as ouvi. Só muito tempo depois viria a saber que era a música do genérico de Chuck (e só bem depois comecei a ver a série, e fiquei a meio da 3ª temporada. Série com excelente banda sonora também.).
Recomendo também a Long Line of Cars, Confort Eagle e Frank Sinatra (que aparece nos Sopranos também). Além da cover fantástica de I Will Survive.

Lee Fields & The Expressions - Wish You Were Here

Suits é das minhas séries preferidas. Pura awesomeness e uma banda sonora tremenda (com blues, Black Keys, Yeah Yeah Yeahs!, etc.). Introduziu-me a outra das minhas músicas preferidas (The Heavy - Short Change Hero) e contribuiu para melhorar um bocado o meu gosto musical.
No entanto, escolhi esta música por um motivo. Na série, ela é usada de uma das melhores formas que já vi em televisão, quando o Harvey visita a campa do pai no cemitério. De certa forma, esta música faz-me lembrar uma pessoa que significou bastante para mim, à semelhança do que o pai da personagem foi para ele: a minha avó.
A alma com que a música é cantada (já para não falar do instrumental) faz com que mereça ser conhecida por mais pessoas.

Ennio Morricone - Sixty Seconds to What

O gosto pelo cinema acabou por ser algo também herdado do meu pai. Meteu-me desde cedo a ver clássicos como A Ponte do Rio Kwai, etc. No entanto, algumas coisas escaparam, como a trilogia do Sergio Leone.
De há uns anos para cá, tenho recuperado o tempo perdido e dedicado algum do meu tempo a ver os clássicos.
Desde que vi pela primeira vez "A Missão" fiquei apaixonado pelas bandas sonoras do Ennio Morricone. Ao ver a trilogia, ainda se percebe mais porquê. Todo o dramatismo que a música acrescenta às cenas, bem como a emoção, são inexplicáveis.
The Man With the Harmonica também é outra das minhas faixas preferidas da autoria desse grande senhor, e uma das que quase toco na totalidade na guitarra (e é tocada por Muse na intro da Knights of Cydonia de uma forma incrível).
Ecstasy of Gold, usada pela malta do Sporting no estádio, é também usada pelos Metallica há 30 anos antes de iniciarem um concerto.

Massive Attack - Live With Me

Outra música que conheci em Person of Interest, e outra absolutamente formidável e com uma mensagem e sonoridade incríveis.
Massive Attack fez parte da banda sonora de muitas séries que tenho como referência, como House, Person of Interest, e exaustivamente em diversos episódios do Top Gear. Nada contra.

Mas tenho de acabar esta parte com A música.
Algures em 2010, estava eu numa viagem de comboio em direcção ao Porto, quando reparo que ao meu lado está uma menina de Informática da Universidade de Aveiro. Eu, sendo de Informática, olho diversas vezes para o PC dela para ver o que ela anda a fazer e tal.
Reparo que ela está a ouvir a banda sonora do 500 Days of Summer. Já tinha ouvido falar do filme, mas nunca o tinha visto. Quando cheguei ao Porto, meti o filme a sacar e vi-o passado uns dias.

Adorei o filme, e a cena do elevador onde falam sobre esta música é dos momentos mais adoráveis que já vi num filme.

The Smiths - There is a Light That Never Goes Out

"And if a double-decker bus
Crashes into us
To die by your side
Is such a heavenly way to die
And if a ten-ton truck
Kills the both of us
To die by your side
Well, the pleasure - the privilege is mine"

Uma música de esperança interminável e alguma depressão (aliás, grande parte das músicas dos Smiths são depressivas, mas geralmente com riffs bastante bem dispostos).
Morrissey era um génio lírico, e Marr um génio da guitarra.

Mais tarde viria a aperceber-me que esta música em particular é o hino de toda uma geração britânica, e assistir a uma performance dela em festivais deve ser algo de absolutamente fantástico.
Os Smiths estão também associados a outro dos meus filmes preferidos, Perks of Being a Wallflower. Estes gajos faziam o amor não correspondido fazer bonito, e têm músicas completamente imortais.
Algumas das minhas preferidas deles, além desta, são How Soon Is Now, I Know It's Over, Asleep, 'Please, Please, Please Let Me Get What I Want', Handsome Devil, What Difference Does it Make?, Half a Person e Some Girls Are Bigger Than Others.
Existem também covers tremendas de músicas deles. Da There Is a Light... é fácil encontrar boas covers (Noel Gallagher, por exemplo), mas outra cover muito boa é a da Half a Person, do Greg Laswell.

Final da Parte 3

Amanhã devo colocar a última parte, um pouco mais extensa, relativa ao que eu ando a ouvir de momento, e descobertas recentes (ou não tão recentes assim).

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 24 Fev 2014, 03:04 
Cicco
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual

Registado: 01 Fev 2009, 19:26
Recomendo vivamente o Control, por acaso. Excelente filme e foi a partir daí que ganhei um gosto enorme pelos Joy Division. Também me identifico noutras coisas, mas a cena do elevador do 500 Days with Summer é genial mesmo. A Zooey faz aquilo tudo ser mais fofo, mas a música é fantástica mesmo. Eu já ouvi uma performance da mesma, interpretada pelo Marr no SBSR, mas não gostei muito do público. Deve é ser genial em festivais britânicos, como aqui:

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 24 Fev 2014, 03:05 
Administrador
Administrador

Era precisamente a esse vídeo que eu me referia como "deve ser absolutamente fantástico". Ver pessoal de todas as gerações a cantar a música é qualquer coisa.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 24 Fev 2014, 03:11 
If I quit this season, I still be the greatest
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 13 Jul 2009, 18:39
Gimme Shelter é das melhores coisas que os meus ouvidos já tiverem a oportunidade de ouvir.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 24 Fev 2014, 03:22 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 19 Jul 2008, 21:43
MarcoAZB Escreveu:
Acredito que os britânicos são malta que desde bem mais cedo que nós absorve toda uma cultura musical superior à nossa

O que queres dizer com isto?

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 24 Fev 2014, 03:36 
Administrador
Administrador

Que desde mais cedo conhecem música de qualidade superior. Para já porque é música nacional para eles, e porque toda a indústria musical lá é feita com base nisso também.

É claro que cenas como o Spotify e afins vêm agora esbater essa tendência, mas tu lá vês miúdas de 14, 15 e 16 a conhecerem de trás para a frente AM, Vaccines, Strokes, etc, e cá não é qualquer pessoa que ouve isso. O processo de amadurecimento musical demora mais, na minha opinião. E tenho consciência que o meu demorou mais que o de muitos de vocês.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 24 Fev 2014, 03:38 
If I quit this season, I still be the greatest
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 13 Jul 2009, 18:39
MarcoAZB Escreveu:
Que desde mais cedo conhecem música de qualidade superior. Para já porque é música nacional para eles, e porque toda a indústria musical lá é feita com base nisso também.

É claro que cenas como o Spotify e afins vêm agora esbater essa tendência, mas tu lá vês miúdas de 14, 15 e 16 a conhecerem de trás para a frente AM, Vaccines, Strokes, etc, e cá não é qualquer pessoa que ouve isso. O processo de amadurecimento musical demora mais, na minha opinião. E tenho consciência que o meu demorou mais que o de muitos de vocês.

O trabalho também tem que ser feito pelas gerações mais velhas e eu ando a fazer o meu que a minha irmã já canta comigo as musica dos am de trás para a frente

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 24 Fev 2014, 03:41 
Administrador
Administrador

Tudo bem. Mas eu em relação a isso (não só musicalmente) tenho outra teoria. Em caso de haver irmãos, acontece uma de duas situações, na minha opinião:

1 - O irmão mais novo amadurece mais rápido por convivência com irmão mais velho, grupos de amigos, etc.
2 - O irmão mais velho acomoda-se e condiciona o seu amadurecimento por influência do irmão mais novo.

Isto é algo que já tenho na cabeça após alguns anos de observação de pessoas próximas de mim.

O teu caso corresponde ao 1, o que é bom, sobretudo para a tua irmã, mas onde quero chegar é mesmo quem não tem esse tipo de influências externas. O percurso pessoal e individual para se chegar lá, vá.

Resposta com citações  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 311 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 ... 21  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal