Informação PCM-Portugal

Está a começar a Liga Virtual 2024! O Draft World Tour já arrancou. Está atento a este tópico do nosso fórum!

Data/Hora: 20 Mai 2024, 19:19

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 165 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 28 Set 2022, 11:49 
Moderador
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 30 Mar 2009, 08:38
Mensagens: 17980
Localização: Rio Tinto, Gondomar
mister_ricardo Escreveu:
Thierry Henry Escreveu:
tozequio Escreveu:
E aproveitando este tópico, por onde posso começar a pesquisar informação e a saber mais sobre investimentos de forma a rentabilizar as poupanças? Já vi que o reddit tem um bom sub sobre literacia financeira, mas estou aberto a sugestões de como posso aprender um pouco mais sobre o tema, bem como forma de me iniciar neste mundo. Tenho neste momento uma quantia razoável em certificados do tesouro, mas obviamente as taxas de juro são extremamente baixas, e é mais uma forma de não deixar o dinheiro parado, do que estar propriamente a rentabiizá-lo.
> Os certificados de aforro/tesouro são decentes para quem é avesso ao risco e prefere ter o dinheiro mobilizável a curto prazo;
> Os PPRs (falam bem do Alves Ribeiro, nunca investiguei muito a fundo) que numa perspetiva de longo-prazo e com os benefícios fiscais em sede de IRS associados acaba por ser uma opção atrativa;
> Os ETFs são uma boa opção para investimentos a longo-prazo e com alguma exposição ao risco, ainda que a diversificação associada a este tipo de produtos acabe por o esbater. Tenho apenas IWDA, um ETF que pretende acompanhar a evolução do mercado global, e uso a Degiro;
> Ações de empresas têm mais risco e mais potencial de retorno do que os ETFs, no entanto nunca me dediquei a entrar por aqui porque não tenho considero ter conhecimento suficiente para bater o mercado, prefiro a gestão passiva dos ETFs;
> Crypto, o produto com mais risco de todos os que falei. Tenho BTC, ETH e ADA; fora estas e outras dentro das 10/15 maiores, o resto é demasiado risco para mim. Uso a Binance para as transações mas não mantenho os tokens lá.

Como já fui dizendo, aquilo aconselhável a cada um será sempre dependente de muitos fatores, nomeadamente a tolerância ao risco e quando esperas vir a utilizar o tal "dinheiro parado". Eu estou atualmente a concluir a compra de casa e portanto tenho a grande maioria do meu dinheiro "líquido", mas depois disso conto não ter muito mais que um fundo de emergência de meio ano disponível à ordem, meio ano em CA/CT e o resto dividido entre ETFs e crypto (70%/30%, com tendência a aumentar o peso em ETFs à medida que passa o tempo).


Para onde sacas os tokens?
ADA uso o Yoroi, BTC e ETH uso a Exodus.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 28 Set 2022, 12:00 
Jasperrrrrrr
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Ago 2007, 01:02
Mensagens: 20342
Localização: Viseu
Thierry Henry Escreveu:
mister_ricardo Escreveu:
Thierry Henry Escreveu:
> Os certificados de aforro/tesouro são decentes para quem é avesso ao risco e prefere ter o dinheiro mobilizável a curto prazo;
> Os PPRs (falam bem do Alves Ribeiro, nunca investiguei muito a fundo) que numa perspetiva de longo-prazo e com os benefícios fiscais em sede de IRS associados acaba por ser uma opção atrativa;
> Os ETFs são uma boa opção para investimentos a longo-prazo e com alguma exposição ao risco, ainda que a diversificação associada a este tipo de produtos acabe por o esbater. Tenho apenas IWDA, um ETF que pretende acompanhar a evolução do mercado global, e uso a Degiro;
> Ações de empresas têm mais risco e mais potencial de retorno do que os ETFs, no entanto nunca me dediquei a entrar por aqui porque não tenho considero ter conhecimento suficiente para bater o mercado, prefiro a gestão passiva dos ETFs;
> Crypto, o produto com mais risco de todos os que falei. Tenho BTC, ETH e ADA; fora estas e outras dentro das 10/15 maiores, o resto é demasiado risco para mim. Uso a Binance para as transações mas não mantenho os tokens lá.

Como já fui dizendo, aquilo aconselhável a cada um será sempre dependente de muitos fatores, nomeadamente a tolerância ao risco e quando esperas vir a utilizar o tal "dinheiro parado". Eu estou atualmente a concluir a compra de casa e portanto tenho a grande maioria do meu dinheiro "líquido", mas depois disso conto não ter muito mais que um fundo de emergência de meio ano disponível à ordem, meio ano em CA/CT e o resto dividido entre ETFs e crypto (70%/30%, com tendência a aumentar o peso em ETFs à medida que passa o tempo).


Para onde sacas os tokens?
ADA uso o Yoroi, BTC e ETH uso a Exodus.


Também uso a Yoroi para a ADA, mas até foi a unica que tirei das Exchanges pelo sentido da propria ideologia ser "POS". E na altura quando comecei tb fui enviando ADA para lá.
Exodus nunca usei. Fico sempre com a pulga atrás da orelha numa Wallet Online...

Quanto ao que o Marco disse, mercado Cripto só é como o "Placard" se não souberes fazer analise técnica (Que engloba muita coisa!) e gestão de risco.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 28 Set 2022, 12:07 
Moderador
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 30 Mar 2009, 08:38
Mensagens: 17980
Localização: Rio Tinto, Gondomar
mister_ricardo Escreveu:
Thierry Henry Escreveu:
mister_ricardo Escreveu:

Para onde sacas os tokens?
ADA uso o Yoroi, BTC e ETH uso a Exodus.


Também uso a Yoroi para a ADA, mas até foi a unica que tirei das Exchanges pelo sentido da propria ideologia ser "POS". E na altura quando comecei tb fui enviando ADA para lá.
Exodus nunca usei. Fico sempre com a pulga atrás da orelha numa Wallet Online...

Quanto ao que o Marco disse, mercado Cripto só é como o "Placard" se não souberes fazer analise técnica (Que engloba muita coisa!) e gestão de risco.
O que tenho em crypto é mesmo dinheiro que estou disposto a perder, não tenho lá nada que me faça tirar o sono. É mesmo só por ser um mercado em que quero estar investido e mesmo dentro do risco que é todo o mercado não saio dos projetos mais "safe". E a ideia será tirar de lá tudo assim que apanhe uma bull-run.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 28 Set 2022, 12:30 
Administrador
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Ago 2007, 10:21
Mensagens: 31594
Localização: Londres
E onde fazes essa análise técnica/que recursos usas para isso? É que eu já tentei fazer isso e não encontrei nada de jeito. Felizmente o que tenho de Crypto é um valor irrisório que foi posto lá mais por FOMO do que outra coisa e a lição foi aprendida.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 28 Set 2022, 12:41 
Jasperrrrrrr
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Ago 2007, 01:02
Mensagens: 20342
Localização: Viseu
MarcoAZB Escreveu:
E onde fazes essa análise técnica/que recursos usas para isso? É que eu já tentei fazer isso e não encontrei nada de jeito. Felizmente o que tenho de Crypto é um valor irrisório que foi posto lá mais por FOMO do que outra coisa e a lição foi aprendida.


TA é feita no gráfico, médias de preço e tendencias. A juntar a isso perceber que o mercado funciona por ondas.
Eu também entrei em Abril de 2021 pelo FOMO da altura, e também aprendi com as quedas dessa altura do ano, depois foi sempre a história dos 100.000$ BTC e o resto não imporatava. E um gajo volta a aprender, até que decidi olhar apenas para TA, ignorar as previsões em x meses. Levo um ano e meio a estudar, todos os dias, horas de ecrã e mexer para "viver" o que acontece.

Estou 80% vendido +- desde Abril 2022. Apenas recomprei uma parcela em Junho2022 e sigo uns 70% vendido (por exemplo USDT a render na Binance paga mais que euros a render num banco...).

Quando volto a recomprar? Ou quando me parecer que o fundo tanto das criptos quanto as ações no Global o façam, ou então só quando se voltar a uma tendencia clara de alta. E isto é quando? Quando o "preço" o disser, tanto me faz que seja amanhã ou daqui a 1 ano, com calma e tranquilidade ;)

É apenas uma partilha de experiência pessoal. Porque do que vejo, 95% das pessoas que conheço que têm Criptos não entendem nem sabem fazer TA.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 28 Set 2022, 12:46 
Administrador
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Ago 2007, 10:21
Mensagens: 31594
Localização: Londres
Mas isso que dizes pode ser aplicado a acções individuais também. Podes fazer uma análise da trend mas não é garantia que algo que esteja a subir continue a subir, ou que algo que esteja a descer continue a descer (ou que regresse à média). Essas coisas individuais tendem a ser mais irracionais do que a maioria da malta julga.

É um nível de risco que está acima do que eu estou disposto a aceitar apesar de saber que gastando o seu tempo nisso há potencial para bons ganhos.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 28 Set 2022, 14:10 
Jasperrrrrrr
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Ago 2007, 01:02
Mensagens: 20342
Localização: Viseu
Sim claro. Mas ações é mais "seca" comparado com o mercado cripto. Para os dois lados claro.

Por isso é que depois se chamam tendência. E procuras aquela(s) médias que te servem melhor. A realidade é que aplicando isso melhoras e muito os resultados tanto quando é para ganhar como é para não perder. Muita gente tenta é acertar topos e fundos e depois nem uma coisa nem outra.
Há os chamados fakeouts, claro que há, mas as vezes mais vale perder meia duzia de % e evitar -50% na carteira depois.

Mas o tempo dirá. Vou aprendendo todos os dias sobre o mercado (Tanto cripto como o global).

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 28 Set 2022, 15:55 
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Fev 2009, 13:03
Mensagens: 24784
mister_ricardo Escreveu:

É apenas uma partilha de experiência pessoal. Porque do que vejo, 95% das pessoas que conheço que têm Criptos não entendem nem sabem fazer TA.

O mister não gosta do Buy the Dip. :(

_________________
“No one should expect that any logical argument or any experience could ever shake the almost religious fervor of those who believe in salvation through spending and credit expansion.”


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 28 Set 2022, 17:25 
Jasperrrrrrr
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Ago 2007, 01:02
Mensagens: 20342
Localização: Viseu
Hugo Contador Escreveu:
mister_ricardo Escreveu:

É apenas uma partilha de experiência pessoal. Porque do que vejo, 95% das pessoas que conheço que têm Criptos não entendem nem sabem fazer TA.

O mister não gosta do Buy the Dip. :(


Qual Dip? O de Janeiro? O de Fevereiro? O de Março, ou o de que mês de 2022?! :mrgreen:

Num panorama de Bear Market não há Buy the Dip, há calma e muita paciência. (E já diz o ditado: "millionaire are made in blood street")

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 28 Set 2022, 21:34 
Membro do Mês
Membro do Mês
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Ago 2009, 20:37
Mensagens: 20626
mister_ricardo Escreveu:
Hugo Contador Escreveu:
mister_ricardo Escreveu:

É apenas uma partilha de experiência pessoal. Porque do que vejo, 95% das pessoas que conheço que têm Criptos não entendem nem sabem fazer TA.

O mister não gosta do Buy the Dip. :(


Qual Dip? O de Janeiro? O de Fevereiro? O de Março, ou o de que mês de 2022?! :mrgreen:

Num panorama de Bear Market não há Buy the Dip, há calma e muita paciência. (E já diz o ditado: "millionaire are made in blood street")


Por ser complicado de prever (isso em qualquer mercado) é que o aconselhável é homogeneizar o risco mantendo o mesmo padrão de compra não tentando adivinhar o pico ou a baixa. Time in the market vs timing the market.

Posto isto, em cripto só faço isto em BTC, e mesmo aí penso sempre muito antes de comprar mais. Quando comprei pela primeira vez acho que estava a 40000 ou coisa que valhe, entretanto já baixei o preço médio de compra do que tenho para 26000 e tal. Possivelmente ainda vou ver se consigo reduzir mais, assim que consiga quero tirar o que investi e deixar o lucro a ver no que dá. O mesmo com ETH.

Meti-me em 6 ou 7 alts na pior altura possível (janeiro), lixei-me com a LUNA, e agora só quero que eventualmente as outras cheguem ao breakeven para vender tudo. A ficar com alguma talvez só com ADA e XMR.

_________________
Imagem
Imagem Imagem Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Set 2022, 14:26 
Jasperrrrrrr
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Ago 2007, 01:02
Mensagens: 20342
Localização: Viseu
DoubleS Escreveu:
mister_ricardo Escreveu:
Hugo Contador Escreveu:
O mister não gosta do Buy the Dip. :(


Qual Dip? O de Janeiro? O de Fevereiro? O de Março, ou o de que mês de 2022?! :mrgreen:

Num panorama de Bear Market não há Buy the Dip, há calma e muita paciência. (E já diz o ditado: "millionaire are made in blood street")


Por ser complicado de prever (isso em qualquer mercado) é que o aconselhável é homogeneizar o risco mantendo o mesmo padrão de compra não tentando adivinhar o pico ou a baixa. Time in the market vs timing the market.

Posto isto, em cripto só faço isto em BTC, e mesmo aí penso sempre muito antes de comprar mais. Quando comprei pela primeira vez acho que estava a 40000 ou coisa que valhe, entretanto já baixei o preço médio de compra do que tenho para 26000 e tal. Possivelmente ainda vou ver se consigo reduzir mais, assim que consiga quero tirar o que investi e deixar o lucro a ver no que dá. O mesmo com ETH.

Meti-me em 6 ou 7 alts na pior altura possível (janeiro), lixei-me com a LUNA, e agora só quero que eventualmente as outras cheguem ao breakeven para vender tudo. A ficar com alguma talvez só com ADA e XMR.


Foi isso que eu disse. Não tentar adivinhar topos e fundos, mas andar na "onda" da tendência. Mas isto, só com o tempo é que se dá valor.

A LUNA chegou a ser a maior na minha carteira no inicio de 2022 (Cheguei a fazer X14 nela). E por um lado ainda bem que aconteceu, para uma pessoa saber que pode acontecer a qualquer momento, e que se a tendencia entra em baixa numa alt coin o melhor é sair e voltar se um dia a tendencia voltar. Não fiquei no prejuizo nela, mas claro que foi um rombo grande na "carteira".

E há muitas coisas neste mercado que só mesmo o tempo e a experiência te vão dar. Neste momento eu já tenho o meu set up e a minha maneira de operar sem precisar da indicação de ninguém e mesmo assim continuo todos os dias a "estudar" e a aprender. Era bem mais fácil meter o dinheiro num certeficado de aforro, mas não ia ser tão entusiasmante :mrgreen:

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 30 Set 2022, 21:35 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 09 Jul 2009, 02:55
Mensagens: 20356
A taxa Euribor vai subir para sempre ou há algum indicador que vai parar a certa altura ? 8-[


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 30 Set 2022, 21:47 
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Fev 2009, 13:03
Mensagens: 24784
Bernardo_ Escreveu:
A taxa Euribor vai subir para sempre ou há algum indicador que vai parar a certa altura ? 8-[

O Euro está a derreter é provável que subam até pelo menos conseguirem segurar o dólar.

_________________
“No one should expect that any logical argument or any experience could ever shake the almost religious fervor of those who believe in salvation through spending and credit expansion.”


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 01 Out 2022, 16:54 
Jasperrrrrrr
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Ago 2007, 01:02
Mensagens: 20342
Localização: Viseu
Bernardo_ Escreveu:
A taxa Euribor vai subir para sempre ou há algum indicador que vai parar a certa altura ? 8-[


Não vai subir para sempre. Mas de momento não há indicadores que mostrem que se pode parar com a subida. O principal é a inflação, que ainda esta semana em alguns paises da europa, continua a subir.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 12 Out 2022, 11:19 
Jasperrrrrrr
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Ago 2007, 01:02
Mensagens: 20342
Localização: Viseu
https://eco.sapo.pt/2022/10/10/ganhos-c ... 28-em-irs/

Faltava esta claro. Desde que não façam o mesmo que fizeram às apostas desportivas...

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 165 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal