Informação PCM-Portugal

Está a começar a Liga Virtual 2024! O Draft World Tour já arrancou. Está atento a este tópico do nosso fórum!

Data/Hora: 15 Mai 2024, 02:42

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1363 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 87, 88, 89, 90, 91
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Meteorologia
MensagemEnviado: 01 Dez 2023, 10:44 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 25 Ago 2007, 23:41
Mensagens: 14904
Localização: Leiria
Bernardo_ Escreveu:
Seca extrema.


Entao?


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Meteorologia
MensagemEnviado: 01 Dez 2023, 11:19 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 09 Jul 2009, 02:55
Mensagens: 20350
Era uma piada. Mas pelo menos no Algarve é grave como não há infraestruturas para reter água que cai. Este ano tenho a sensação que choveu mais que o normal e é a seca mais grave de sempre no Algarve.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Meteorologia
MensagemEnviado: 01 Dez 2023, 11:54 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 17 Jun 2010, 15:45
Mensagens: 19421
Localização: Queluz City.
Bernardo_ Escreveu:
Era uma piada. Mas pelo menos no Algarve é grave como não há infraestruturas para reter água que cai. Este ano tenho a sensação que choveu mais que o normal e é a seca mais grave de sempre no Algarve.

A coisa resolvia-se sem grande dificuldade, construía-se um sistema que transportasse água do Norte para o Sul.

Mas obviamente que isto é pedir muito.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Meteorologia
MensagemEnviado: 01 Dez 2023, 15:38 
Administrador
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 21 Ago 2007, 02:49
Mensagens: 35106
Localização: Vila Nova de Gaia
Bernardo_ Escreveu:
Era uma piada. Mas pelo menos no Algarve é grave como não há infraestruturas para reter água que cai. Este ano tenho a sensação que choveu mais que o normal e é a seca mais grave de sempre no Algarve.
Não sei até que ponto se o problema neste momento no Algarve, comparativamente com outros anos, é que ñao se anda a gastar muito mais água do que anteriormente.

_________________
Imagem
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Meteorologia
MensagemEnviado: 01 Dez 2023, 19:59 
Administrador
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 21 Ago 2007, 02:49
Mensagens: 35106
Localização: Vila Nova de Gaia
Não tem diretamente a ver com meteorologia, mas de qualquer forma este tópico acaba por ser o mais apropriado. Seria algo incrível se fosse possível observar uma aurora boreal aqui.
https://www.publico.pt/2023/11/30/cienc ... al-2072153

_________________
Imagem
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Meteorologia
MensagemEnviado: 01 Dez 2023, 20:02 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 17 Jun 2010, 15:45
Mensagens: 19421
Localização: Queluz City.
tozequio Escreveu:
Não tem diretamente a ver com meteorologia, mas de qualquer forma este tópico acaba por ser o mais apropriado. Seria algo incrível se fosse possível observar uma aurora boreal aqui.
https://www.publico.pt/2023/11/30/cienc ... al-2072153
Oh, supostamente já passou a hora prevista.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Meteorologia
MensagemEnviado: 01 Dez 2023, 21:02 
Vencedor do Tour
Vencedor do Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Set 2012, 16:32
Mensagens: 2444
Bernardo_ Escreveu:
Era uma piada. Mas pelo menos no Algarve é grave como não há infraestruturas para reter água que cai. Este ano tenho a sensação que choveu mais que o normal e é a seca mais grave de sempre no Algarve.

Também tenho a noção de neste ano ter chovido mais até este ponto, pelo menos nos últimos 10/15 anos (sotavento). Se bem que a barragem de Odeleite até não costuma estar num estado extremamente gravoso, o barlavento tem estado constantemente num estado mais crítico. Com as chuvas habituais de março/abril, este até deve ser um ano positivo nesse quesito.

Mas é urgente pensar em centrais de dessalinização. É um dos meus principais argumentos a favor da regionalização, a região tem este problema enorme e o estado central parece ou não saber, ou não querer saber.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Meteorologia
MensagemEnviado: 01 Dez 2023, 21:29 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 23 Jul 2009, 18:34
Mensagens: 7866
Resende Escreveu:
Bernardo_ Escreveu:
Era uma piada. Mas pelo menos no Algarve é grave como não há infraestruturas para reter água que cai. Este ano tenho a sensação que choveu mais que o normal e é a seca mais grave de sempre no Algarve.

A coisa resolvia-se sem grande dificuldade, construía-se um sistema que transportasse água do Norte para o Sul.

Mas obviamente que isto é pedir muito.



Pensar no futuro do país a longo prazo? Tu és maluco. Isto tem de ser legislatura a legislatura, mais que isso não dá. Vai se aguentando e depois vê-se, como habitual.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Meteorologia
MensagemEnviado: 02 Dez 2023, 15:21 
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Fev 2009, 13:03
Mensagens: 24771
H21PT Escreveu:
Bernardo_ Escreveu:
Era uma piada. Mas pelo menos no Algarve é grave como não há infraestruturas para reter água que cai. Este ano tenho a sensação que choveu mais que o normal e é a seca mais grave de sempre no Algarve.

Também tenho a noção de neste ano ter chovido mais até este ponto, pelo menos nos últimos 10/15 anos (sotavento). Se bem que a barragem de Odeleite até não costuma estar num estado extremamente gravoso, o barlavento tem estado constantemente num estado mais crítico. Com as chuvas habituais de março/abril, este até deve ser um ano positivo nesse quesito.

Mas é urgente pensar em centrais de dessalinização. É um dos meus principais argumentos a favor da regionalização, a região tem este problema enorme e o estado central parece ou não saber, ou não querer saber.

Só não vão buscar água ao Guadiana porque não querem nem me parece que fosse preciso muito mais.

_________________
“No one should expect that any logical argument or any experience could ever shake the almost religious fervor of those who believe in salvation through spending and credit expansion.”


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Meteorologia
MensagemEnviado: 02 Dez 2023, 16:36 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Out 2008, 20:45
Mensagens: 16818
Localização: Buenos Aires, Argentina
Eu não sei como está o Guadiana lá em baixo, mas o Alqueva cá em cima não está grande coisa.
O regadio aumenta de maneira enorme de ano para ano.

Em Lisboa chove dia sim dia não, mas não resto do país não é assim. No último mês pouco choveu no Alentejo. Os impactos são evidentes, por exemplo entre a azeitona que é apanhada hoje e a que foi apanhada há um mês o rendimento pouco varia. Depois é difícil que o preço do azeite baixe.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Meteorologia
MensagemEnviado: 03 Dez 2023, 10:50 
Vencedor do Tour
Vencedor do Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Set 2012, 16:32
Mensagens: 2444
zeduarte 10 Escreveu:
Eu não sei como está o Guadiana lá em baixo, mas o Alqueva cá em cima não está grande coisa.
O regadio aumenta de maneira enorme de ano para ano.

Em Lisboa chove dia sim dia não, mas não resto do país não é assim. No último mês pouco choveu no Alentejo. Os impactos são evidentes, por exemplo entre a azeitona que é apanhada hoje e a que foi apanhada há um mês o rendimento pouco varia. Depois é difícil que o preço do azeite baixe.

O caudal não me parece propriamente grande o suficiente para extrair água, fora que a margem é demasiado acidentada para construir grandes infraestruturas. E, como disse, a zona onde a falta de água é mais grave no Algarve é o Barlavento (oeste do concelho de Loulé), por isso, mesmo que ir buscar água ao Guadiana fosse possível, tinhas outro problema que era mandar toda essa água 80 a 150km para oeste, por terreno acidentado. Talvez esta parte de bombar a água até seja simples e eu é que sou um leigo na matéria.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Meteorologia
MensagemEnviado: 04 Dez 2023, 21:08 
Administrador
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 21 Ago 2007, 02:49
Mensagens: 35106
Localização: Vila Nova de Gaia
zeduarte 10 Escreveu:
Em Lisboa chove dia sim dia não, mas não resto do país não é assim.
Exato. No norte chove dia sim dia sim. :P

_________________
Imagem
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Meteorologia
MensagemEnviado: 04 Dez 2023, 21:22 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Jun 2008, 16:41
Mensagens: 13347
Localização: Gondomar State of Mind
Bernardo_ Escreveu:
Era uma piada. Mas pelo menos no Algarve é grave como não há infraestruturas para reter água que cai. Este ano tenho a sensação que choveu mais que o normal e é a seca mais grave de sempre no Algarve.

Normalmente problemas destes têm várias causas. Não haverem infraestruturas é gravíssimo e sintomático. Mas certamente não será o único problema. Este, do vídeo (que recomendo vivamente), é outro. E outros haverão.



Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1363 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 87, 88, 89, 90, 91

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal