Informação PCM-Portugal

Está a começar a Liga Virtual 2024! O Draft World Tour já arrancou. Está atento a este tópico do nosso fórum!

Data/Hora: 29 Abr 2024, 11:29

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 15083 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 1002, 1003, 1004, 1005, 1006  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Escolas e trabalho
MensagemEnviado: 21 Abr 2022, 18:31 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Ago 2009, 08:11
Mensagens: 10182
Localização: Sta. Maria da Feira
Então mas isso muda tudo. Eu pensei que era o contrário ao que disseste agora :P
Nesse caso, são os tais 60 dias.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Escolas e trabalho
MensagemEnviado: 21 Abr 2022, 20:00 
Sportingado
Moderador
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jun 2009, 19:50
Mensagens: 31935
Ok, 60 dias então. E se, mesmo tendo de dar os 60, só der 30? A consequência é só no que tenho a receber ou tenho de dar algo à empresa?


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Escolas e trabalho
MensagemEnviado: 21 Abr 2022, 20:28 
TEIKIRIZE?
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 06 Jun 2011, 12:07
Mensagens: 19781
Localização: Bastuço S. João - Barcelos
Filipee Escreveu:
Ok, 60 dias então. E se, mesmo tendo de dar os 60, só der 30? A consequência é só no que tenho a receber ou tenho de dar algo à empresa?

Cada dia de incumprimento a empresa pode te descontar por incumprimento de aviso prévio.

Mas agora tens de ver a questão de férias, porque pode dar-se o caso de dares 60 dias, mas partes desses gozares as férias e chegas ao fim e acabas por não trabalhar esses 60 dias (que me parece o teu objetivo)
Mas qualquer dúvida mais específica manda DM.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Escolas e trabalho
MensagemEnviado: 21 Abr 2022, 22:44 
CAMPEÓN, ALBERTO CAMPEÓN.
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Ago 2013, 17:48
Mensagens: 6545
Filipee Escreveu:
Ok, 60 dias então. E se, mesmo tendo de dar os 60, só der 30? A consequência é só no que tenho a receber ou tenho de dar algo à empresa?


Tens de indemnizar.

Artigo 401.º
Denúncia sem aviso prévio
O trabalhador que não cumpra, total ou parcialmente, o prazo de aviso prévio estabelecido no artigo anterior deve pagar ao empregador uma indemnização de valor igual à retribuição base e diuturnidades correspondentes ao período em falta, sem prejuízo de indemnização por danos causados pela inobservância do prazo de aviso prévio ou de obrigação assumida em pacto de permanência.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Escolas e trabalho
MensagemEnviado: 21 Abr 2022, 23:46 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Out 2008, 21:59
Mensagens: 13350
Localização: Corroios
Davide Escreveu:
Filipee Escreveu:
Ok, 60 dias então. E se, mesmo tendo de dar os 60, só der 30? A consequência é só no que tenho a receber ou tenho de dar algo à empresa?

Cada dia de incumprimento a empresa pode te descontar por incumprimento de aviso prévio.

Mas agora tens de ver a questão de férias, porque pode dar-se o caso de dares 60 dias, mas partes desses gozares as férias e chegas ao fim e acabas por não trabalhar esses 60 dias (que me parece o teu objetivo)
Mas qualquer dúvida mais específica manda DM.
Pegando na questão das férias, supondo que entrego a carta de demissão este mês e que trabalho na empresa há quase 1ano e que ainda não usufrui nenhum dia de férias este ano, tenho direito a usar algum dia de férias? Se sim, são 6 (Janeiro, Fevereiro e Março) ou 22 (o ano inteiro)?

_________________
You'll Never Walk Alone
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Escolas e trabalho
MensagemEnviado: 22 Abr 2022, 00:32 
Eu ganhei um jogo ao Alaska
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo
Avatar do Utilizador

Registado: 19 Mar 2009, 20:17
Mensagens: 6965
Localização: Trofa/Carrefour de l'Arbre
Aqui acho que tens direito a gozar os dias referentes aos meses que trabalhaste.

Já agora, outra coisa que muita gente esquece no momento de entregar a carta. É pedir o dinheiro das horas de formação. Salvo erro são 35 por ano.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Escolas e trabalho
MensagemEnviado: 22 Abr 2022, 06:25 
You´ll Never Walk Alone
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Ago 2009, 09:18
Mensagens: 7080
Localização: Queluz
gheto Escreveu:
Davide Escreveu:
Filipee Escreveu:
Ok, 60 dias então. E se, mesmo tendo de dar os 60, só der 30? A consequência é só no que tenho a receber ou tenho de dar algo à empresa?

Cada dia de incumprimento a empresa pode te descontar por incumprimento de aviso prévio.

Mas agora tens de ver a questão de férias, porque pode dar-se o caso de dares 60 dias, mas partes desses gozares as férias e chegas ao fim e acabas por não trabalhar esses 60 dias (que me parece o teu objetivo)
Mas qualquer dúvida mais específica manda DM.
Pegando na questão das férias, supondo que entrego a carta de demissão este mês e que trabalho na empresa há quase 1ano e que ainda não usufrui nenhum dia de férias este ano, tenho direito a usar algum dia de férias? Se sim, são 6 (Janeiro, Fevereiro e Março) ou 22 (o ano inteiro)?
Se tiveres à mais de 6 meses tens direito a 11 dias salvo erro.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

_________________
Acompanha a 8ª temporada das VACASÓLEU na LV


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Escolas e trabalho
MensagemEnviado: 22 Abr 2022, 07:18 
TEIKIRIZE?
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 06 Jun 2011, 12:07
Mensagens: 19781
Localização: Bastuço S. João - Barcelos
gheto Escreveu:
Davide Escreveu:
Filipee Escreveu:
Ok, 60 dias então. E se, mesmo tendo de dar os 60, só der 30? A consequência é só no que tenho a receber ou tenho de dar algo à empresa?

Cada dia de incumprimento a empresa pode te descontar por incumprimento de aviso prévio.

Mas agora tens de ver a questão de férias, porque pode dar-se o caso de dares 60 dias, mas partes desses gozares as férias e chegas ao fim e acabas por não trabalhar esses 60 dias (que me parece o teu objetivo)
Mas qualquer dúvida mais específica manda DM.
Pegando na questão das férias, supondo que entrego a carta de demissão este mês e que trabalho na empresa há quase 1ano e que ainda não usufrui nenhum dia de férias este ano, tenho direito a usar algum dia de férias? Se sim, são 6 (Janeiro, Fevereiro e Março) ou 22 (o ano inteiro)?

Pelo que entendi estás a falar que começaste em 2021, logo estás no subsequente ao admissão, tens de pegar desde começaste a trabalhar a fazer as contas a dois dias por mês.

Por exemplo se começaste em fevereiro do ano passado e vais sair no final de maio deste ano. Seriam 16 meses, logo 32 dias que terias de gozar desde início do teu contrato até ao momento da saída. Imagina que no ano passado tiveste 10 dias, este ano tens direito a 22.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Escolas e trabalho
MensagemEnviado: 22 Abr 2022, 09:26 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 09 Jul 2009, 02:55
Mensagens: 20319
Eu já estive numa situacão dessas. Consegui sair logo.
Pagaram-me as ferias que não gozei. E não dei 60 dias a casa. A valor que tiver de pagar por não o ter feito, foi muito baixo comparado com o valor das ferias que não gozei. Por isso compensava.
Diria que dará para ver estes valores ao detalhe com a equipa de recursos humanos.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Escolas e trabalho
MensagemEnviado: 25 Abr 2022, 10:40 
Administrador
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Ago 2007, 10:21
Mensagens: 31593
Localização: Londres
Essas coisas são sempre alvo de negociação, diria. Há sítios que não se importam que deixes de trabalhar mais cedo e gozes os dias que tens por tirar, e noutros fazem-te ficar (e pagam por isso) até ao último dia. O primeiro caso é o mais comum mas já conheci casos em que a empresa (ou a gestão da empresa) era torta e fizeram a pessoa ficar a trabalhar até ao último dia mesmo tendo 2 semanas por tirar.

É nessa situação que entra o outro loophole que é o de ser ainda mais torto e meter baixa médica, que foi o que a pessoa em questão fez.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Escolas e trabalho
MensagemEnviado: 09 Jun 2023, 18:12 
Administrador
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 21 Ago 2007, 02:49
Mensagens: 35085
Localização: Vila Nova de Gaia
Hoje tenho uma história para vos contar. 

Como alguns de vós sabem, sou médico e trabalho no SNS.

O trabalho na Unidade na qual trabalho exige muito frequentemente que nos desloquemos em serviço para reuniões (deslocações raramente superiores a 10 km). No entanto, muito raramente temos à nossa disposição uma viatura de serviço para as deslocações. Estas existem em todas as unidades de saúde familiar, ou seja, as que efetivamente prestam atividade clínica à população. No entanto, por incompetência e pouca vontade da Coordenadora da nossa Unidade, esta não exerce a pressão necessária para que o mesmo aconteça no local em que trabalhamos. 

Assim, fomos instruídos pela direção executiva do Agrupamento de Centros de Saúde em que trabalho a que, e passo a citar "na ausência de viatura de serviço, devem os profissionais recorrer ao meio de transporte que se afigure mais económico sendo o profissional ressarcido da respetiva importância através de Boletim Itinerário, a que devem juntar justificação do meio de transporte utilizado."

Ora, isto é absolutamente pouco claro, a meu ver. Naturalmente, questionei quem de direito sobre como poderemos determinar qual o meio de transporte mais económico, e como poderemos determinar isso quando a acessibilidade dos transportes depende naturalmente das zonas para as quais nos deslocamos, sendo que naturalmente não temos de ser conhecedores dos mais variados pormenores e detalhes da rede de transportes da área geográfica na qual trabalhamos. Ademais, o meio de transporte mais económico, estritamente falando, pode não ser necessariamente o mais económico do ponto de vista funcional, já que, a aliar ao custo direto do transporte, existe o custo indireto de estar a pagar a um profissional um salário para perder horas de trabalho em transportes públicos.

Naturalmente, e como já esperava, o silêncio foi a resposta à minha questão.

Ademais, não me parece minimamente legítimo obrigar a que, na prática, os profissionais tenham de pagar do seu próprio bolso para efetuar deslocações em serviço sendo que, eventualmente, e se validado superiormente como "o meio de transporte mais económico", serão ressarcidos do custo, sabe-se lá quando. Ou seja, os profissionais vão andar a pagar para trabalhar com uma perspectiva de ser reembolsados no futuro! E, obviamente, não creio que seja legítimo ter de utilizar os meus próprios recursos económicos para efetuar trabalho em nome do estado.

A outra alternativa seria utilizar a minha própria viatura sendo que, teoricamente, seria ressarcido pelos custos. No entanto, não estou disposto a usar o meu carro para deslocações em serviço. Não só por uma questão de princípio (o carro é meu e não está ao serviço do estado), mas também porque certamente não terei qualquer tipo de proteção em caso de acidente ou dano por roubo ou afins. Para além de certamente ser um meio muito pouco adequado em plena área metropolitana, na qual muitas vezes é totalmente impossível estacionar sem recurso a parques de estacionamento pagos ou parquímetros. 

Alguns profissionais irão recusar-se a efetuar atividades de prevenção da doença e promoção da saúde nestes moldes, o que poderá ter evidentes repercussões para a população da área geográfica na qual trabalho.

É assim que se encontra o nosso SNS, com cada vez menos recursos, tanto humanos como económicos, e profissionais cada vez mais desmotivados e a serem cada vez pior tratados pelas estruturas hierárquicas. 

_________________
Imagem
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Escolas e trabalho
MensagemEnviado: 10 Jun 2023, 22:14 
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual
Avatar do Utilizador

Registado: 26 Fev 2009, 13:03
Mensagens: 24745
tozequio Escreveu:
Hoje tenho uma história para vos contar. 

Como alguns de vós sabem, sou médico e trabalho no SNS.

O trabalho na Unidade na qual trabalho exige muito frequentemente que nos desloquemos em serviço para reuniões (deslocações raramente superiores a 10 km). No entanto, muito raramente temos à nossa disposição uma viatura de serviço para as deslocações. Estas existem em todas as unidades de saúde familiar, ou seja, as que efetivamente prestam atividade clínica à população. No entanto, por incompetência e pouca vontade da Coordenadora da nossa Unidade, esta não exerce a pressão necessária para que o mesmo aconteça no local em que trabalhamos. 

Assim, fomos instruídos pela direção executiva do Agrupamento de Centros de Saúde em que trabalho a que, e passo a citar "na ausência de viatura de serviço, devem os profissionais recorrer ao meio de transporte que se afigure mais económico sendo o profissional ressarcido da respetiva importância através de Boletim Itinerário, a que devem juntar justificação do meio de transporte utilizado."

Ora, isto é absolutamente pouco claro, a meu ver. Naturalmente, questionei quem de direito sobre como poderemos determinar qual o meio de transporte mais económico, e como poderemos determinar isso quando a acessibilidade dos transportes depende naturalmente das zonas para as quais nos deslocamos, sendo que naturalmente não temos de ser conhecedores dos mais variados pormenores e detalhes da rede de transportes da área geográfica na qual trabalhamos. Ademais, o meio de transporte mais económico, estritamente falando, pode não ser necessariamente o mais económico do ponto de vista funcional, já que, a aliar ao custo direto do transporte, existe o custo indireto de estar a pagar a um profissional um salário para perder horas de trabalho em transportes públicos.

Naturalmente, e como já esperava, o silêncio foi a resposta à minha questão.

Ademais, não me parece minimamente legítimo obrigar a que, na prática, os profissionais tenham de pagar do seu próprio bolso para efetuar deslocações em serviço sendo que, eventualmente, e se validado superiormente como "o meio de transporte mais económico", serão ressarcidos do custo, sabe-se lá quando. Ou seja, os profissionais vão andar a pagar para trabalhar com uma perspectiva de ser reembolsados no futuro! E, obviamente, não creio que seja legítimo ter de utilizar os meus próprios recursos económicos para efetuar trabalho em nome do estado.

A outra alternativa seria utilizar a minha própria viatura sendo que, teoricamente, seria ressarcido pelos custos. No entanto, não estou disposto a usar o meu carro para deslocações em serviço. Não só por uma questão de princípio (o carro é meu e não está ao serviço do estado), mas também porque certamente não terei qualquer tipo de proteção em caso de acidente ou dano por roubo ou afins. Para além de certamente ser um meio muito pouco adequado em plena área metropolitana, na qual muitas vezes é totalmente impossível estacionar sem recurso a parques de estacionamento pagos ou parquímetros. 

Alguns profissionais irão recusar-se a efetuar atividades de prevenção da doença e promoção da saúde nestes moldes, o que poderá ter evidentes repercussões para a população da área geográfica na qual trabalho.

É assim que se encontra o nosso SNS, com cada vez menos recursos, tanto humanos como económicos, e profissionais cada vez mais desmotivados e a serem cada vez pior tratados pelas estruturas hierárquicas. 

O carro avariou e não há €€€ ou a patroa é que fica com ele?
É que isso pode começar a ser a descentralização de competências a funcionar à socapa.
No CS aqui ao lado os AC's estiveram estragados por 2 Verões e teve que ser a Câmara a chegar-se à frente.

_________________
“No one should expect that any logical argument or any experience could ever shake the almost religious fervor of those who believe in salvation through spending and credit expansion.”


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Escolas e trabalho
MensagemEnviado: 11 Jun 2023, 17:29 
Administrador
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Ago 2007, 10:21
Mensagens: 31593
Localização: Londres
Acho que nesse caso tu e os restantes profissionais do serviço têm de pedir clareza em relação a essa situação e quanto muito pedir que haja a formalização de como funciona esse processo de deslocações e posterior reembolso (e tempo esperado para tal), e dizer (como o Hugo disse) que não há deslocações enquanto isso não for clarificado.

Já fiz barulho no passado em relação a políticas semelhantes (despesas e reembolsos) - e com algum sucesso - mas obviamente aí o prejuízo era única e exclusivamente para a minha carteira e não para a saúde de utentes.

De qualquer forma, no que diz respeito a serviços públicos, não há nada melhor que se juntarem uns quantos e meterem a comunicação social ao barulho e a coisa é logo escalada.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Escolas e trabalho
MensagemEnviado: 10 Jan 2024, 16:02 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 09 Jul 2009, 02:55
Mensagens: 20319
Boas malta,

Acabei de ser recusado num trabalho porque acho que pedi demais. Por isso, pergunto e como aqui penso que há muitos engenheiros que trabalham em Portugal. Epah, qual é o salário médio neste momento por especialidade e exemplos que tenham conhecimento em outras empresas da EDP até à consultora mais rasca. Posso dizer que fui recusado por pedir uns 1700 brutos + subsidio alimentação (Minha licenciatura é Electro). Dito isto até recebo mais que estes 1700 brutos base na empresa onde estou porque temos incentivos anuais engraçados.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Escolas e trabalho
MensagemEnviado: 10 Jan 2024, 16:24 
Sportingado
Moderador
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jun 2009, 19:50
Mensagens: 31935
Bernardo_ Escreveu:
Boas malta,

Acabei de ser recusado num trabalho porque acho que pedi demais. Por isso, pergunto e como aqui penso que há muitos engenheiros que trabalham em Portugal. Epah, qual é o salário médio neste momento por especialidade e exemplos que tenham conhecimento em outras empresas da EDP até à consultora mais rasca. Posso dizer que fui recusado por pedir uns 1700 brutos + subsidio alimentação (Minha licenciatura é Electro). Dito isto até recebo mais que estes 1700 brutos base na empresa onde estou porque temos incentivos anuais engraçados.

Os valores vão sempre depender do estofo da empresa e do cargo que vás ocupar. Em Portugal há muito pouca abertura de valores que as empresas pagam e que as pessoas recebem, por isso nunca vais saber um valor médio ao certo. Por isso o que pediste pode ser considerado demasiado ou ser abaixo da expectativa, é difícil de dizer. :P

Se puderes/sentires confortável a partilhar qual o cargo até te consigo dizer, do que sei, se está nivelado por cima ou por baixo.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 15083 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 1002, 1003, 1004, 1005, 1006  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal