Informação PCM-Portugal

Está a começar a Liga Virtual 2024! O Draft World Tour já arrancou. Está atento a este tópico do nosso fórum!

Data/Hora: 18 Abr 2024, 02:26

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Como se fala em bom português?
MensagemEnviado: 15 Jul 2010, 20:39 
Ciclista sub-23
Ciclista sub-23
Avatar do Utilizador

Registado: 20 Mar 2010, 19:51
Mensagens: 600
Boas,

Como eu e a maior parte do pessoal do fórum costuma dar muitas calinadas na lingua portuguesa eu pensei em criar este tópico para nós tirarmos as nossas duvidas que temos.

A minha primeira é:

A palavra "drogado" Lê-se "drógado" ou "drogado"?

Os meus colegas estão sempre a dizer drógado e a dar o assunto no "o" porque droga lê-se com o "o" aberto, mas eu acho que a palavra drogado lê-se com o "o" fechado, qual é a vossa opinião?


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Jul 2010, 20:42 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Out 2008, 21:59
Mensagens: 13345
Localização: Corroios
JCosta Escreveu:
Boas,

Como eu e a maior parte do pessoal do fórum costuma dar muitas calinadas na língua portuguesa eu pensei em criar este tópico para nós tirarmos as nossas dúvidas que temos.

A minha primeira é:

A palavra "drogado" Lê-se "drógado" ou "drogado"?

Os meus colegas estão sempre a dizer drógado e a dar o assunto no "o" porque droga lê-se com o "o" aberto, mas eu acho que a palavra drogado lê-se com o "o" fechado, qual é a vossa opinião?

:P

Drogado.

_________________
You'll Never Walk Alone
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Jul 2010, 20:43 
Ciclista sub-23
Ciclista sub-23
Avatar do Utilizador

Registado: 20 Mar 2010, 19:51
Mensagens: 600
mas então droga abre-se o "o" por causa da pronuncia?


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Jul 2010, 20:43 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Dez 2007, 16:11
Mensagens: 10779
Como tu e a maior parte das pessoas mandam calinadas a escrever, resolves abrir um tópico onde perguntas como se algo? :-s


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Jul 2010, 20:45 
Ciclista sub-23
Ciclista sub-23
Avatar do Utilizador

Registado: 20 Mar 2010, 19:51
Mensagens: 600
Ler, escrever.

Duvidas que tenhamos sobre português. :D


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Jul 2010, 20:55 
Bibó FLORA
Vencedor do Tour
Vencedor do Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 25 Jun 2009, 23:32
Mensagens: 2442
Uma calinada também pode ser através de fala. Embora com estamos num forum isso não é normal porque só se escreve

_________________
Imagem
Imagem

Tumblr | OGustavoTV - YouTube


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Jul 2010, 20:55 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 27 Ago 2007, 19:45
Mensagens: 11526
Localização: Leça da Palmeira
Let's all go skype !

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Jul 2010, 20:58 
Ciclista sub-23
Ciclista sub-23
Avatar do Utilizador

Registado: 20 Mar 2010, 19:51
Mensagens: 600
Team Speak é melhor ;)


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Jul 2010, 21:07 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Ago 2007, 14:18
Mensagens: 20995
Na maioria dos casos não vais estar a falar "errado". A pronúncia na língua portuguesa varia imenso de cidade para cidade e às vezes dentro de uma mesma. Não são erros; são sotaques.
O português tem imensa flexibilidade nas vogais portanto desde que sigas a acentuação e que stresses a sílaba tónica não estarás a errar. Um linguista não retrógrado com conhecimento da evolução da língua em diferentes circunstâncias geográficas irá dizer o mesmo.


Drogado em diferentes sítios de Portugal diz-se Drógado, Drôgado e até Drugado (e agora fica tudo :o mas é verdade). Nenhuma está errada, embora o estivesse se alguém resolvesse dizer por exemplo Drógâdo.


A escrita é normativa por isso aí a história é outra. :P


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Jul 2010, 21:10 
Sérgio Paulinho _O_ EU VI!
Moderador
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Ago 2008, 21:08
Mensagens: 1792
Alaska Escreveu:
Na maioria dos casos não vais estar a falar "errado". A pronúncia na língua portuguesa varia imenso de cidade para cidade e às vezes dentro de uma mesma. Não são erros; são sotaques.
O português tem imensa flexibilidade nas vogais portanto desde que sigas a acentuação e que stresses a sílaba tónica não estarás a errar. Um linguista não retrógrado com conhecimento da evolução da língua em diferentes circunstâncias geográficas irá dizer o mesmo.


Drogado em diferentes sítios de Portugal diz-se Drógado, Drôgado e até Drugado (e agora fica tudo :o mas é verdade). Nenhuma está errada, embora o estivesse se alguém resolvesse dizer por exemplo Drógâdo.


A escrita é normativa por isso aí a história é outra. :P



Oh Alaska, o que queres dizer com "stressar" a silaba tónica?

_________________
Imagem

"Somos raros. Gostamos e seguimos um desporto em que se luta pela transparência." by Rui Quinta

“O ciclismo é mais limpo que os outros porque luta como nenhum e para mim isso é indesmentível”. by Daniel Sanchez


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Jul 2010, 21:15 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Ago 2007, 14:18
Mensagens: 20995
Não podem existir sílabas mais abertas e fortes que a sílaba tónica. Em inglês chama-se "stress". Em português não me lembro e por isso fiz aquela tradução a martelo. :mrgreen:

Imagino que quando vos ensinaram a escrever na brutal seca da primária vos realçavam sempre a sílaba tónica nas palavras lendo-a devagar por sílabas e vendo em qual delas "soava bem" a palavra certo? Isto geralmente é feito pelos professores primários (e se não o fazem deviam apesar de ser seca) para ajudar os alunos a perceber onde fica a sílaba tónica. Esse ênfase tem de ser dado sempre na tónica.

Por exemplo. Ba TOOOOOO ta. Soa bem (parvo mas bem). BAAAAAAA tota soa estranho. BatoTAAAAAAAAAAA idem. O stress tem de ser mantido em To. :P


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Jul 2010, 21:19 
Sérgio Paulinho _O_ EU VI!
Moderador
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Ago 2008, 21:08
Mensagens: 1792
Alaska Escreveu:
Não podem existir sílabas mais abertas e fortes que a sílaba tónica. Em inglês chama-se "stress". Em português não me lembro e por isso fiz aquela tradução a martelo. :mrgreen:

Imagino que quando vos ensinaram a escrever na brutal seca da primária vos realçavam sempre a sílaba tónica nas palavras lendo-a devagar por sílabas e vendo em qual delas "soava bem" a palavra certo? Isto geralmente é feito pelos professores primários (e se não o fazem deviam apesar de ser seca) para ajudar os alunos a perceber onde fica a sílaba tónica. Esse ênfase tem de ser dado sempre na tónica.

Por exemplo. Ba TOOOOOO ta. Soa bem (parvo mas bem). BAAAAAAA tota soa estranho. BatoTAAAAAAAAAAA idem. O stress tem de ser mantido em To. :P



Ah já sei o que é. De vez em quando ainda uso isso para saber a silaba tónica. Agora nunca perguntam, mas ainda no 10º ou 9º perguntavam e eu fazia iso mentalmente. Falava mentalmente(não me perguntem como, vocês percebem do que eu falo :mrgreen: ) e então depois sabia-a. E já era automaticamente que acentuava a certa. Só que tinha de fazer esse exercício para ter a certeza que era aquela. :P

Só que nunca tinha ouvido essa do "stressar" :mrgreen:

_________________
Imagem

"Somos raros. Gostamos e seguimos um desporto em que se luta pela transparência." by Rui Quinta

“O ciclismo é mais limpo que os outros porque luta como nenhum e para mim isso é indesmentível”. by Daniel Sanchez


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Jul 2010, 21:31 
HF
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Jun 2009, 22:45
Mensagens: 7987
Localização: Benfica
Alaska Escreveu:
Por exemplo. Ba TOOOOOO ta. Soa bem (parvo mas bem). BAAAAAAA tota soa estranho. BatoTAAAAAAAAAAA idem. O stress tem de ser mantido em To. :P

Acho que esse é o melhor exemplo. Sempre tenho algum teste ou qualquer coisa parecida, eu faço sempre isso em voz baixa. Resulta sempre! :P

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Jul 2010, 22:36 
Ciclista sub-23
Ciclista sub-23
Avatar do Utilizador

Registado: 20 Mar 2010, 19:51
Mensagens: 600
Eu por exemplo quando tenho essa duvida faço sempre mentalmente como o Robbie e assim escuso de estar a dizer a palavra alto.

Eu também tenho grandes duvidas, umas mesmo básicas mas fazem-me sempre grande confusão.

Tenho muitas duvidas em quando devo meter hifen mais "te"

Por exemplo:

É fizeste ou fizes-te?

É fizeste-me ou fizes-te-me?

Eu acho que é como está escrito da primeira maneira mas por exemplo.

Em amas-me é com hifen e não amasme, e por isto tenho alguma confusão mas com os correctores automáticos safo-me sempre, mas queria saber a explicação para isto.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Jul 2010, 22:42 
Penta no Tour
Penta no Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 16 Jul 2009, 10:21
Mensagens: 6066
Localização: Amadora
JCosta Escreveu:
É fizeste ou fizes-te?
É fizeste-me ou fizes-te-me?


Estas duas palavras não existem. Pelo menos, eu não as conheço e o word também não.

_________________
Sometimes you need to be crazy to do all this. Tell yourself and you promise yourself that tomorrow you not going to do this again, you not going hurt your body again. Next day...just attacking" - Frank Schleck


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal