Informação PCM-Portugal

Está a começar a Liga Virtual 2024! O Draft World Tour já arrancou. Está atento a este tópico do nosso fórum!

Data/Hora: 18 Abr 2024, 16:29

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 41598 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 2702, 2703, 2704, 2705, 2706, 2707, 2708 ... 2774  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Tópico Livre
MensagemEnviado: 26 Fev 2019, 15:44 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Ago 2007, 14:18
Mensagens: 20995
MarcoAZB Escreveu:
Na verdade também realisticamente irias sempre para uma vila nos arredores de um centro urbano. Porque morar no centro é caríssimo, e porque o teu salário para alguém que se acabou de mudar para fora não vai ser assim tão alto. :P

Isso é muito frequente por exemplo na Alemanha (pelo menos na Baviera) - se bem que Munique com um bocado de sorte até arranjas algo no centro. Maioria da malta vive naquelas vilas dos arredores porque além de ser mais barato, o S-Bahn (comboio suburbano) funciona quase como metro e tens uma commute de 20/30 minutos.

Estocolmo, Oslo, Malmo, não fogem muito disso também. Na Holanda também não, embora com uma dimensão diferente. Haarlem, Delft, Leiden, Utrecht já têm uma dimensão considerável (100k-300k), são cidades muito ricas em termos de história e cultura, a 20-30 minutos de Amesterdão (no caso de Delft isto aplica-se mais a distância de Roterdão ou Haia).

10k-20k não é uma dimensão demasiado pequena, no entanto? Para mim é, pelo menos. Em perspectiva, a Azambuja passa os 20k e é a parvalheira total. :mrgreen:


Podes viver no centro em qualquer lado sempre e quando tenhas um mínimo de income. Eu vivi no centro tanto em Oslo como em Dublin e em Oslo era estagiário. Agora cada pessoa tem um nível diferente de luxos/exigências de comodidade etc... E cada um tem de saber o que lhe faz falta. Eu vivi sempre nessas situações em sítios muito pequenos mesmo para garantir que estava no centro porque o que não gosto é de estar longe daquilo que posso querer fazer.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tópico Livre
MensagemEnviado: 26 Fev 2019, 18:45 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Out 2008, 20:45
Mensagens: 16792
Localização: Buenos Aires, Argentina
MarcoAZB Escreveu:
Na verdade também realisticamente irias sempre para uma vila nos arredores de um centro urbano. Porque morar no centro é caríssimo, e porque o teu salário para alguém que se acabou de mudar para fora não vai ser assim tão alto. :P

Isso é muito frequente por exemplo na Alemanha (pelo menos na Baviera) - se bem que Munique com um bocado de sorte até arranjas algo no centro. Maioria da malta vive naquelas vilas dos arredores porque além de ser mais barato, o S-Bahn (comboio suburbano) funciona quase como metro e tens uma commute de 20/30 minutos.

Estocolmo, Oslo, Malmo, não fogem muito disso também. Na Holanda também não, embora com uma dimensão diferente. Haarlem, Delft, Leiden, Utrecht já têm uma dimensão considerável (100k-300k), são cidades muito ricas em termos de história e cultura, a 20-30 minutos de Amesterdão (no caso de Delft isto aplica-se mais a distância de Roterdão ou Haia).

10k-20k não é uma dimensão demasiado pequena, no entanto? Para mim é, pelo menos. Em perspectiva, a Azambuja passa os 20k e é a parvalheira total. :mrgreen:


Eu tenho um bocado essa sensação de "vila nos arredores", mas acho que estás a exagerar. Não são vilas assim tão pequenas, nem chega a haver de perto ou de longe o conceito de comunidade. Tipo, em 2016 a final do Euro foi em Saint Denis, que é um cidade a 10kms de Paris com quase 100k habitantes. No entanto dali ao centro de Paris não deve haver um palmo de campo. Já ouvi descrições parecidas sobre Londres. Em Lisboa é porque temos a margem Sul e disfarça, porque mesmo deste lado há Odivelas, há Oeiras, há toda aquela confusão que é a zona de Sintra...

Se calhar 20k é curto, certo. Mas na minha cabeça mais que 50k já é confusão a mais :P Além disso, neste cenário não iria sair necessariamente para a zona de uma capital Europeia. Não me parece que nos outros países haja tanta centralização como aqui. E agora nem falo de litoral vs interior, falo mesmo de Lisboa vs Porto/Coimbra/Aveiro/Faro.

btw, andei há uns tempos por Aveiro e adorei aquilo


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tópico Livre
MensagemEnviado: 26 Fev 2019, 20:36 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Ago 2007, 14:18
Mensagens: 20995
zeduarte 10 Escreveu:
MarcoAZB Escreveu:
Na verdade também realisticamente irias sempre para uma vila nos arredores de um centro urbano. Porque morar no centro é caríssimo, e porque o teu salário para alguém que se acabou de mudar para fora não vai ser assim tão alto. :P

Isso é muito frequente por exemplo na Alemanha (pelo menos na Baviera) - se bem que Munique com um bocado de sorte até arranjas algo no centro. Maioria da malta vive naquelas vilas dos arredores porque além de ser mais barato, o S-Bahn (comboio suburbano) funciona quase como metro e tens uma commute de 20/30 minutos.

Estocolmo, Oslo, Malmo, não fogem muito disso também. Na Holanda também não, embora com uma dimensão diferente. Haarlem, Delft, Leiden, Utrecht já têm uma dimensão considerável (100k-300k), são cidades muito ricas em termos de história e cultura, a 20-30 minutos de Amesterdão (no caso de Delft isto aplica-se mais a distância de Roterdão ou Haia).

10k-20k não é uma dimensão demasiado pequena, no entanto? Para mim é, pelo menos. Em perspectiva, a Azambuja passa os 20k e é a parvalheira total. :mrgreen:


Eu tenho um bocado essa sensação de "vila nos arredores", mas acho que estás a exagerar. Não são vilas assim tão pequenas, nem chega a haver de perto ou de longe o conceito de comunidade. Tipo, em 2016 a final do Euro foi em Saint Denis, que é um cidade a 10kms de Paris com quase 100k habitantes. No entanto dali ao centro de Paris não deve haver um palmo de campo. Já ouvi descrições parecidas sobre Londres. Em Lisboa é porque temos a margem Sul e disfarça, porque mesmo deste lado há Odivelas, há Oeiras, há toda aquela confusão que é a zona de Sintra...

Se calhar 20k é curto, certo. Mas na minha cabeça mais que 50k já é confusão a mais :P Além disso, neste cenário não iria sair necessariamente para a zona de uma capital Europeia. Não me parece que nos outros países haja tanta centralização como aqui. E agora nem falo de litoral vs interior, falo mesmo de Lisboa vs Porto/Coimbra/Aveiro/Faro.

btw, andei há uns tempos por Aveiro e adorei aquilo


Entao tem em conta que Aveiro tem muito mais gente do que o que pediste. :P

PS: Para mim Aveiro é bonito mas tem confusao a menos.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tópico Livre
MensagemEnviado: 26 Fev 2019, 22:28 
Administrador
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Ago 2007, 10:21
Mensagens: 31588
Localização: Londres
zeduarte 10 Escreveu:
MarcoAZB Escreveu:
Na verdade também realisticamente irias sempre para uma vila nos arredores de um centro urbano. Porque morar no centro é caríssimo, e porque o teu salário para alguém que se acabou de mudar para fora não vai ser assim tão alto. :P

Isso é muito frequente por exemplo na Alemanha (pelo menos na Baviera) - se bem que Munique com um bocado de sorte até arranjas algo no centro. Maioria da malta vive naquelas vilas dos arredores porque além de ser mais barato, o S-Bahn (comboio suburbano) funciona quase como metro e tens uma commute de 20/30 minutos.

Estocolmo, Oslo, Malmo, não fogem muito disso também. Na Holanda também não, embora com uma dimensão diferente. Haarlem, Delft, Leiden, Utrecht já têm uma dimensão considerável (100k-300k), são cidades muito ricas em termos de história e cultura, a 20-30 minutos de Amesterdão (no caso de Delft isto aplica-se mais a distância de Roterdão ou Haia).

10k-20k não é uma dimensão demasiado pequena, no entanto? Para mim é, pelo menos. Em perspectiva, a Azambuja passa os 20k e é a parvalheira total. :mrgreen:


Eu tenho um bocado essa sensação de "vila nos arredores", mas acho que estás a exagerar. Não são vilas assim tão pequenas, nem chega a haver de perto ou de longe o conceito de comunidade. Tipo, em 2016 a final do Euro foi em Saint Denis, que é um cidade a 10kms de Paris com quase 100k habitantes. No entanto dali ao centro de Paris não deve haver um palmo de campo. Já ouvi descrições parecidas sobre Londres. Em Lisboa é porque temos a margem Sul e disfarça, porque mesmo deste lado há Odivelas, há Oeiras, há toda aquela confusão que é a zona de Sintra...

Se calhar 20k é curto, certo. Mas na minha cabeça mais que 50k já é confusão a mais :P Além disso, neste cenário não iria sair necessariamente para a zona de uma capital Europeia. Não me parece que nos outros países haja tanta centralização como aqui. E agora nem falo de litoral vs interior, falo mesmo de Lisboa vs Porto/Coimbra/Aveiro/Faro.

btw, andei há uns tempos por Aveiro e adorei aquilo



Deste provavelmente os dois exemplos mais extremos (Paris e Londres) que são de uma dimensão completamente diferente, e as áreas metropolitanas tugas feitas à Pai Natal.
Londres é um aglomerado de pequenas vilas que entretanto cresceram e formaram o que isto é actualmente. Em Paris, viver dentro da Périferique é completamente inacessível para as pessoas das classes mais baixas, de modo que as vilas à volta são autênticas cidades (Clichy, Saint-Denis, Créteil, etc) porque é onde boa parte das gentes que para lá se mudaram há 40 anos (de dentro ou de fora do país) conseguiam viver.

Em Portugal tudo à volta de Lisboa e Porto funcionou um pouco da mesma forma. As cidades da periferia (Amadora, Sintra, Oeiras, Loures, Gaia - que não é mais do que um aglomerado de terriolas, Maia - igual, Matosinhos, etc.) cresceu de tal forma que foi até aos limites da própria cidade.

As cidades que referi apesar da dimensão que têm, não têm isso. Utrecht e Amesterdão, por exemplo. Entre as duas acredita que vês campo (antes de chegares à Arena de Amesterdão e ao aeroporto). E apanhas um suburbano em qualquer uma outra direcção a partir de Utrecht e garanto-te que passados 45 segundos estás a ver a horta de alguém pela janela.

Com planeamento urbano decente, consegues arranjar cidades com 500k/1M que não sentes que são 'cheias' de gente. E a vantagem de já teres essa dimensão é que a partir de certa altura já começas a ter eventos culturais/desportivos de toda a espécie. A Alemanha é um bom sítio para isso, na minha opinião...não tivessem eles de ter reconstruído as cidades há 70 anos atrás.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tópico Livre
MensagemEnviado: 26 Fev 2019, 23:19 
Membro do Mês
Membro do Mês
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Ago 2009, 20:37
Mensagens: 20611
Imiscuindo-me na conversa, só para dizer que me apaixonei por Antuérpia.

Das 7 cidades que visitei na Bélgica no Natal foi aquela que me deu mais bichinho para me mudar para lá e embora parecendo estúpido já que estive lá apenas 1 dia e 1 noite, ainda me dá vontade de voltar para lá. Não sei se foi pela mistura entre o clássico e o moderno, por me parecer ter uma oferta cultural muito interessante ou por ter ficado impressionado pela facilidade em me deslocar por toda a cidade rapidamente (utilizei sempre o serviço de bicicletas partilhado, muito eficiente e prático), mas tenho que lá voltar um dia e de vez em quando ainda tento apanhar algumas ofertas que se adequem o meu perfil profissional.

_________________
Imagem
Imagem Imagem Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tópico Livre
MensagemEnviado: 27 Fev 2019, 09:55 
Administrador
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Ago 2007, 10:21
Mensagens: 31588
Localização: Londres
Antuérpia é das poucas da Bélgica que me faltou visitar, mas conheço quem esteja por lá e adora. O que disseste, digo facilmente sobre Ghent. Via-me facilmente a viver lá.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tópico Livre
MensagemEnviado: 27 Fev 2019, 11:20 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Out 2008, 20:45
Mensagens: 16792
Localização: Buenos Aires, Argentina
Pois, tamos noutro comprimento de onda. Eu tentei ir para cidades e quê, mas se vamos pelo que mais nos impressionou... do que vi até hoje o sítio onde mais me imaginava a viver era mesmo Almograve :P


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tópico Livre
MensagemEnviado: 27 Fev 2019, 11:36 
Membro do Mês
Membro do Mês
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Ago 2009, 20:37
Mensagens: 20611
Gent por acaso não gostei muito, talvez por ter sido a última que visitei e já estar um pouco cansado de andar de um lado para o outro. Mas embora a parte histórica seja bonita, achei demasiado caótica e uma mistura muito confusa entre o histórico e o moderno.

Outra que gostei bastante em termos de ambiente foi Leuven, embora não sei se para viver no centro seria algo que escolheria.

_________________
Imagem
Imagem Imagem Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tópico Livre
MensagemEnviado: 27 Fev 2019, 11:50 
Administrador
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Ago 2007, 10:21
Mensagens: 31588
Localização: Londres
A cena de Leuven segundo consta é que ao fim-de-semana aquilo é desértico. É uma cidade de estudantes e essa malta aos fins-de-semana vai a casa.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tópico Livre
MensagemEnviado: 05 Mar 2019, 19:12 
Alezz Rolland!!
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Dez 2010, 00:25
Mensagens: 16448
Localização: Ponte de Sôr

Hoje comprei esta incrível relíquia em Coimbra, bazei apressadamente para casa para ir jogar e no fim descobri que o meu portátil não tem driver de leitor ou o crl que queiram chamar aquilo. Portanto fiquei na mesma como a lesma. :lol:

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tópico Livre
MensagemEnviado: 05 Mar 2019, 20:48 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Out 2008, 20:45
Mensagens: 16792
Localização: Buenos Aires, Argentina
Foi o PCM a que mais joguei e durante o tempo que joguei todos os que iam saindo (2007-2011) acho que foi o que teve maior evolução relativamente ao anterior. 10 aninhos


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tópico Livre
MensagemEnviado: 05 Mar 2019, 22:13 
Membro do Mês
Membro do Mês
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Ago 2009, 20:37
Mensagens: 20611
Onde é que encontraste isso? :mrgreen:

zeduarte 10 Escreveu:
Foi o PCM a que mais joguei e durante o tempo que joguei todos os que iam saindo (2007-2011) acho que foi o que teve maior evolução relativamente ao anterior. 10 aninhos


Por acaso acho que a maior evolução foi do 2006 para o 2007. Pelo menos a nível gráfico. E penso que em termos de modo carreira também. Mas não trocava o 2006 pelo 2007. Ou o Cym4 por algum desses.

_________________
Imagem
Imagem Imagem Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tópico Livre
MensagemEnviado: 05 Mar 2019, 22:19 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Ago 2007, 14:18
Mensagens: 20995
O PCM 2009 foi de longe o meu preferido para os meus gostos pessoais.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tópico Livre
MensagemEnviado: 05 Mar 2019, 22:33 
Alezz Rolland!!
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Dez 2010, 00:25
Mensagens: 16448
Localização: Ponte de Sôr
DoubleS Escreveu:
Onde é que encontraste isso? :mrgreen:

zeduarte 10 Escreveu:
Foi o PCM a que mais joguei e durante o tempo que joguei todos os que iam saindo (2007-2011) acho que foi o que teve maior evolução relativamente ao anterior. 10 aninhos


Por acaso acho que a maior evolução foi do 2006 para o 2007. Pelo menos a nível gráfico. E penso que em termos de modo carreira também. Mas não trocava o 2006 pelo 2007. Ou o Cym4 por algum desses.

No Alma, no piso do Jumbo está lá uma loja com artigos em 2ª mão e lembrei-me "fds, se há sítio em que há a porra de um PCM antigo é aqui e pimbas." :mrgreen:
Também havia lá o 11 acho eu.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tópico Livre
MensagemEnviado: 06 Mar 2019, 10:36 
Moderador
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 30 Mar 2009, 08:38
Mensagens: 17942
Localização: Rio Tinto, Gondomar
O 2008 em termos de jogabilidade não é grande espingarda mas também deve ser dos que mais me recordações me traz. O 2009, 2011 e 2013 devem ter sido os que mais joguei.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 41598 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 2702, 2703, 2704, 2705, 2706, 2707, 2708 ... 2774  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal