Informação PCM-Portugal

Está a começar a Liga Virtual 2024! O Draft World Tour já arrancou. Está atento a este tópico do nosso fórum!

Data/Hora: 19 Abr 2024, 05:31

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 742 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 50  Próximo

Perguntas publicas ou privadas?
Votação encerrada em 12 Abr 2013, 23:42
Publicas 35%  35%  [ 13 ]
Privadas 65%  65%  [ 24 ]
Total de votos : 37
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 10 Abr 2013, 19:44 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 17 Jun 2010, 15:45
Mensagens: 19398
Localização: Queluz City.
Bem, como foi dito, ressurgimento do tópico, irei tentar entrevistar os membros em geral, tentarei entrevistar quase todos mas não irá depender de tempo de forum, para começar, um membro que "cresceu" nos últimos tempos, embora tivesse atitudes correctas anteriormente, tendo-se tornado num moderador de historias, estou a falar do aoegieiaisis (Helders). :mrgreen:

Enviem as vossas perguntas por MP, serão feitas 15 perguntas por isso peço que façam perguntas um pouco elaboradas, não de resposta muito curta nem muito longa, podem comentar neste tópico tanto as escolhas como a entrevista, tentarei fazer uma entrevista todas as semanas mas dependerá da disponibilidade dos entrevistados.

Entrevistas:
Helders:
Entrevista ao Helders

Bem, após muito tempo de ausência desta rubrica aqui no tasco, eis que um badameco qualquer a decide reanimar, e começa por entrevistar um membro que divide opiniões neste forum, ha quem diga que ele é fofo, quem diga que ele é um gordo de 144 quilos, há quem diga que ele é um mau estratega nos jogos, e que tem uma paixão secreta pelo Benfica, mas teve também uma belíssima evolução a nível de mentalidade apesar de nunca ter sido incorrecto, tem uma enorme paixão pela Estónia, e uma quantidade razoável de nicks estranhos desde que aqui entrou, estou a referir-me ao Helders aka Kronos!


Nome: Hugo Moreira
Idade: 16

Porquê esse Nick?
Óbvio que é em homenagem ao grande Matt Helders! Depois já fui Kronos, o Deus do tempo, claramente um nome bastante apropriado tendo em conta a importância do tempo no ciclismo.

Zona onde vives?
S. Romão, Leiria

Curso que frequentas ou pretendes frequentar?
Estou em Ciências no 11 ano (embora, como todos saibam, não muito contente com o curso) e gostava de trabalhar na área da informática aplicada às empresas, como acontece com a business intelligence ou em parte com a análise de dados.

Banda Favorita?
Não tenho uma que se destaque, embora passe muito por Arctic Monkeys e Sigur Rós. De estilos gosto de indie e post-rock, mas também ouço alguma música eletrónica (como trance), psicadélica e rap.


Porquê a Nanna e o Humbug?
A Nanna é super gira e canta bem. Que mais podes pedir? Para quem diz que ela feia, é só falta de gosto.
O Humbug é underrated por grande parte das pessoas. Para mim, temos de ouvir um álbum em completo silêncio, totalmente concentrados no que estamos a ouvir. Acho que só assim podemos tirar o maior partido do que ouvimos e, mais importante que tudo, tomar atenção aos pormenores. O Humbug é um álbum cheio de pequenas coisas que o tornam delicioso e sem dúvida o melhor dos Arctic Monkeys.

Qual é teu top-5 de músicas preferidas?
Isto é extremamente difícil. Estou tentar fazer um top neste momento mas surgem mais e mais bandas! Bem, vou tentar:

Arctic Monkeys - Pretty Visitors
65daysofstatic - Radio Protector
Sigur Rós - Untitled #8
Django Django - Hail Bop
Explosions In The Sky - Your Hand In Mine

Não necessariamente por esta ordem, claro. Se a pergunta fosse um videoclip a minha resposta seria sem dúvida a Brennisteinn dos Sigur Rós que é uma obra de arte.

O piano é muito difícil de aprender?
Um bocado. O mais difícil é mesmo juntar as mãos, e acrescento que sem aulas é muito complicado de começar. Um dos problemas de quem tenta pegar nele sozinho é que no piano quer-se tocar com um pulso "mole" e não rijo, que é a tendência que todos temos e algo muito difícil de corrigir e aperfeiçoar.

De onde surgiu essa paixão sobre o piano?
Comecei a ter aulas de piano desde os 8/9 anos. Foi uma escolha às cegas, mas foi sem dúvida uma boa decisão! O instrumento é simplesmente único e é uma honra poder tocar muita coisa diferente, de uma forma muito aceitável. Felizmente escolhi um instrumento harmonioso porque é algo que eu tenho descoberto que adoro, e junto o facto de ter tido um ótimo professor. O piano é um pouco underrated nas bandas de hoje, mas vejo com bons olhos o que alguns grupos fazem com ele

Que instrumentos sabes tocar? E quais gostarias de aprender?
Sei tocar piano, tendo o quinto grau feito nele, o que corresponde a um ciclo básico. Já me permite tocar umas coisas de um grau de dificuldade interessante e é o instrumento que toco melhor. Depois sei o básico de guitarra (acordes) e flauta de bisel (modéstia à parte, muito melhor que todos os alunos do básico que já ouvi ). Se me derem um instrumento de percussão também me consigo safar.
Não sei se gostava de aprender mais algum instrumento, talvez aprofundar um pouco na guitarra para conseguir uns solos básicos porque o tempo não me permite muito mais.

O que é que a música significa para ti?
Não vou dar aquela resposta do "significa tudo", porque isso não é verdade, embora tenha um papel bastante importante na minha vida. Ouço muita ao longo do dia, tenho o ritual de a ouvir antes dos testes (experimentem ouvir algo mexido, garanto que vão para lá com outra atitude!) e é algo que me pode animar imenso depois de um dia menos bom. É também ótimo chegar a casa, ir para o piano e tocar a Samskeyti, dá uma calma imensa a uma pessoa! Associo também a música a ter estudado durante 6 anos na mesma escola e ter feito imensas amizades, gozando do estatuto de tocar muito. As raparigas de lá são as mais giras (antes que alguém pergunte, não comi nenhuma)

Para ti, entre estas, qual foi a melhor década do rock britânico, a de 90 com Oasis, Blur, Verve, Pulp ou a de 2000 a 2010 com os Arctic Monkeys, Coldplay, Mumford and Sons entre outras?
Bem... deixa desde já ignorar Mumford que não faz sentido nenhum aí. Vou escolher a segunda porque me agrada mais, mas sem tirar crédito à primeira que é a base do que apareceu depois.

Quais são os músicos mais brilhantes que alguma vez existiram para ti? E na actualidade?
Na atualidade sem dúvida o Jónsi e o Alex Turner são as minhas inspirações, mas o "brilhantismo" é muito influenciado pelo nosso gosto pessoal, e acho que quem compõe música fixe é brilhante por si mesmo. Adoro também os solos do John Mayer, ou a forma como o Kjartan dos Sigur Rós toca (ou tocava) piano na banda. Do passado adoro o Paul McCartney, o Freddie Mercury e o Brian May (embora o primeiro e o último ainda estejam aí para as curvas!).

Sabias que se vieres para o ISEG vais aprender a beber comigo? Que tens a dizer sobre isso?
Primeiro que tudo, não sei se vou para o ISEG, embora seja uma das hipóteses. Depois (e isto também serve de resposta para o Filipee), não gosto de nenhuma bebida alcoólica, nenhuma mesmo. Vinho, cerveja, whisky, etc, nada me sabe bem, e não foi sem dúvida por falta de tentativas. Não me podes obrigar a fazer algo de que não gosto, Sican!

Como é que te vês daqui a 10 anos?
Espero nessa altura ser financeiramente independente, trabalhar no que gosto, e nunca me ter arrependido de nenhuma decisão que fiz nesta altura (principalmente a decisão do curso universitário, que com um ano e alguns meses ainda para essa altura começa a tornar-se um verdadeiro dilema). Espero também estar com o amor da minha vida, seja quem for a sortuda
Espero igualmente estar neste país porque é sinal de que as coisas melhoraram e ter feito um interrail.

Como é possível seres tão mau a total war?
Vou contar um segredo: apesar de gostar imenso de jogar, sou um péssimo jogador. Sou mau em tudo o que seja jogo, e os casos mais gritantes são sem dúvida o Total War e o FM. Falando mais da tua pergunta, talvez seja por causa das poucas horas de jogo, o facto de só ter começado a jogar online contigo e a falta de vontade de aprofundar tudo o que aquilo tem para oferecer. Mas o fator principal é sem dúvida a falta de prática.

De onde vem a tua alcunha de "gordinho"?
Tenho ideia de que foi criada no chat, ou pelo PedroPM ou pelo HF. Na brincadeira, começaram a dizer que eu pesava 160 quando na realidade pesava 60. Não sei porquê, mas pegou.

E acerca da Estónia? Com tanto país que há por aí...
Não sei explicar bem, mas existem duas razões - Taaramae e outra.
Prometi a mim mesmo que iria escolher um país qualquer e descobrir mais sobre ele. Porque não a Estónia, um país que até partilha algumas parecenças com Portugal? Depois veio uma das primeiras etapas que me lembro de ver no ciclismo, um ciclista a sofrer imenso em cima de uma bicicleta, estava quase a acabar a contagem de montanha, estava quase... Não sei porquê, essa imagem ficou-me presa no cérebro, e o Rein tornou-se nesse dia um símbolo de persistência e de não baixar os braços.

Será que algum dia vais ter como ídolo um ciclista de jeito?
Sou totalmente contra a teoria de que os nossos ídolos têm de ser os melhores. Um ídolo é um exemplo e eu não tenho de ver alguém que ganha tudo como um exemplo. Eu quero ganhar tudo na vida, ou ser influenciado por bons valores do trabalho duro que é recompensado com, por exemplo, uma vitória de outro?

Como é que organizas o teu tempo para estudar?
Pois... Para começar, deixa-me dizer que eu estudo de uma forma um bocado balda. Sempre a ouvir música ou no telemóvel a fazer outra coisa qualquer. Estudo normalmente depois de jantar porque quando chego a casa costumo ir para o PC, e no fim-de-semana costumo estudar de tarde, embora não seja porque acordo a más horas, é mais pela preguiça de estudar cedo.
Mas por acaso não costumo entrar em stress na véspera dos testes, nunca fui de nervosismos e sempre pensei que o que acontece é consequência dos meus atos. Se tiro uma má nota, foi porque não estudei que chegue, e isto aplica-se a muitas outras situações.

Quem é a tua maior influência?
Toda a gente. Todos me podem ensinar algo, todos podem ajudar-me a tornar-me uma pessoa melhor. Aliás, porque a mais pequena ação do outro pode ter um grande impacto na minha vida ou na de outra pessoa, e como tal todos acabamos por entrar numa teia/rede onde nos influenciamos uns aos outros.

O que aprendeste na vida?
Que devemos gostar do que temos. Que as gajas são difíceis de perceber. Que mostram conversas de MSN às amigas a perguntar se a outra pessoa gosta dela. Que há coisas que não são feitas para nós. Que às vezes o melhor é deixar de tentar. Que estudar compensa imenso e se não compensa é porque estamos a fazer alguma coisa de mal. Enfim, 1001 lições de vida, grande parte delas todos nós as conhecemos.

O que és hoje já nasceu contigo?
Claro que não! A sociedade molda-nos como quer e nós somos fruto dela. E como é óbvio tentei nos últimos tempos alterar alguns aspetos menos bons da minha personalidade, como a falta de humildade. Se fôssemos sempre como quando nascemos, não estaríamos lá muito bem uns para os outros.

Já desististe de algum sonho?
Os sonhos só são verdadeiros sonhos se forem praticamente inatingíveis. Por isso não me lembro de nenhum, sou um gajo realista e não meto "objetivos" que já sei que não consigo concretizar. Todos sonhamos com uma casa gigante, um carro do caraças, cagar dinheiro e ter uma gaja fixe, mas isso são coisas pelo que se luta toda a vida!

Como vão as coisas com a tua lady friend que dizes que só queres como amiga mas na realidade queres é dar-lhe forte?
Olha, estou a responder a estas perguntas em vez de estar a falar com ela no facebook... Já viram o que fazem? Agora a sério, ela tem metido muita conversa por lá e já a ajudei a encontrar umas bandas novas (obrigado ao Jardas pelo seu "trabalho invisível"). Lá vamos falando praticamente todos os dias.

Quando é que vais assumir o teu amor pelo Benfica?
Como é que me apanhaste? Agora a sério, o meu pai é adepto do Benfica e eu desde muito novo também o fui, apenas perdi algum interesse pela Liga Portuguesa no geral desde há algum tempo para cá e o Benfica parou de me interessar como antigamente. Mas dos 3 grandes é o que com que simpatizo mais, sem dúvida, apesar de não ser hater de nenhum dos outros grandes nem de outros clubes da Liga. O que eu adoro são underdogs como o Paços está a fazer esta época.

Se pudesses comprar um país, qual compravas e porquê?
Pensando que o ia comprar como está, e que não vou responder Estónia, talvez iria por um país nórdico como a Noruega, simplesmente devido à organização daquilo, principalmente na vertente social. Mas é uma resposta muito difícil e não é muito fácil pensar em todos os fatores que influenciariam essa escolha.

Caso pudesses tomar o lugar de qualquer pessoa na história para alterar algo, qual escolhias e o que mudavas?
Estás com vontade de fazer perguntas complicadas. Penso que em condições normais pensava em tomar o lugar de um ditador e evitar o genocídio que muitos fizeram (embora uns sejam mais conhecidos que outros). Tenho pensado algum tempo nesta questão e acho que substituía o D. João V e em vez de me dedicar ao luxo dedicava-me ao investimento no país. Tentando recordar-me das aulas de história, parece-me que foi por aí que Portugal se começou a atrasar, e depois tivemos o problema da Inquisição que deixou fugir muito conhecimento para países que depois nos passaram, principalmente os Países Baixos.

O que é que fazes aos Domingos à tarde que eu nunca te vejo nos jogos do Leiria? Achas bem não apoiares a equipa da tua cidade?
É verdade que o meu gosto pelo Leiria já foi maior, de facto... tenho muitas saudades do tempo em que estiveram na Liga de Honra e todas as semanas ouvia religiosamente o relato do jogo na 94, e nunca sofri tanto por um clube de futebol como quando o Beira-Mar marcou 2 golos de rajada. Um gajo no Domingo à tarde acaba por ficar a estudar ou no relax, se o meu gosto por futebol fosse grande ainda considerava

Sabemos que tens uma relação muito próxima com o Sagan e o Flores, conta coisas.
Foram os meus dois primeiros amigos aqui no fórum! Saudades das conversas diárias que tínhamos, pena o Sagan ter-se afastado do Mundo.

Se o fórum deixasse de existir, como seria a tua vida?
Bem, se isto deixasse de existir garanto que teria mais algum tempo livre! Mas, por outro lado, sentiria sem dúvida um vazio na minha vida. Até os meus amigos conhecem o fórum do tempo que eu passo lá com o telemóvel nos intervalos. Resumindo, a vida continuava mas perdia a minha fonte de tudo o que é relacionado com ciclismo e notícias em geral, perdia as fantásticas histórias que os membros do fórum têm para contar e perdia em termos de possibilidade de argumentar sobre os mais variados assuntos, algo que considero de extrema importância.

Qual é a tua secção preferida no fórum?
Talvez a secção de colaboradores, onde se combina tudo (ou quase tudo) antes de se avançar com algo. Dentro dessa, talvez a do Man-Game. Começar um jogo de raiz, apesar das bases que já tínhamos, não foi fácil, e chegar a um consenso geral sobre as coisas também não. Se soubessem o quanto eu fui contra os leilões... agora dou a mão à palmatória porque foi uma ótima ideia que o nosso caro untal teve (e por draft nunca conseguiria ter aquela equipa )
Se quisermos falar de zonas disponíveis para todos talvez escolheria a off-topic, apesar de não ser a razão pela qual eu entrei aqui agrada-me poder discutir todo o tipo de assuntos.

O que achas que podes dar a este forum além do que já dás actualmente?
Talvez possa participar mais na zona de ciclismo (como tenho notado o Polo a fazer ), mas fico um pouco restrito ao meu conhecimento que não é nada do outro mundo. De resto espero continuar a ajudar no Man-Game para que este jogo possa manter-se por várias épocas, continuar a esclarecer dúvidas dos membros e a vigiar as coisas na secção de histórias.

Num tom mais sério e concentrando um bocadinho no fórum, o que achas, tu que és relativamente novo, sobre este pessoal mais recente que tem entrado no fórum? Comparações com o que achas que eram as entradas na altura em que começaste a participar?
Ótima pergunta! Já passaram mais de 2 anos desde a minha entrada aqui e como é óbvio as coisas mudaram bastante.
O problema é mútuo. Por um lado, penso que quem já está cá tem menos paciência para aturar erros (algo que temos de melhorar), e por outro muito pessoal novo abusa. Têm de ter mais humildade e não começar a barafustar por tudo e por nada, com mais cuidado com o spam.
É sobretudo uma questão de personalidade. Gente problemática há todos os anos, a nossa forma de lidar com eles é que se alterou (e o número deles também).
Eu quando entrei tentei ser o mais correto possível. Posta-se num tópico, noutro... e deixamo-nos absorver pelo fórum. Mas os novos membros têm mais experiência de fóruns, desde cedo começaram a usar a Internet, e a abordagem deles é diferente do que foi por exemplo a minha. Entram mais em discussões e apesar de quererem mostrar serviço acabam por o fazer de forma incorreta.

Muito mudou de há dois anos para cá. Dantes entravam menos pessoas mas acho que se comportavam de forma mais correta, maioritariamente por ser gente mais velha do que agora e com outra maturidade. Tenho observado que cada vez menos pessoas que se registam nos dias de hoje acabam por se manter... É preciso tentar perceber a causa disto para podermos renovar o fórum, mais e mais, porque ter sempre os mesmos nas discussões tira muita da piada.
Para o pessoal mais novo por estas bandas: Somos todos uns porreiros e não queremos estragar a vossa vida, gostamos de vos ver contribuir para o crescer do fórum desde que o façam com correcção.


Forward:
Entrevista ao Forward!

Agora vem a segunda entrevista pcmpt, feita a um membro original, ha quem diga que ele gosta de uma espécie chamada raparigas, que gosta e sente uma grande atracção sexual por cromos e respectivas cadernetas, e que é um grande fã daquilo a que se chama doping virtual, o membro em questão é o Forward!

Nome: Ricardo Filipe
Idade: 26 anos

Tens algum ciclista preferido?
Do ciclismo actual e apesar de não seguir tão atentamente como antigamente tenho uns quantos ciclistas que gosto de ver, o caso do Cancellara, do Gilbert e como não poderia deixar de ser do nosso Rui Costa que já deu provas de ser um excelente ciclista.
Mas se fizer uma comparação entre o presente e o passado as escolhas recaem no 'Pirata', Marco Pantani, um ciclista que colava qualquer pessoa à televisão quando se aproximava a alta montanha. Mas não posso deixar de fazer referência também a Richard Virenque e a Miguel Indurain. Este último foi o que me puxou para ver ciclismo...quando eu era pequeno ao fim do dia pegava na bicicleta e ia para a rua fingir que era o Indurain num contra relógio.

Sabemos que és autor de grandes ideias, como a caderneta de cromos, liga armada, etc. De onde vem a inspiração?
Não se pode chamar grandes ideias, foram ideias diferentes das que estávamos habituados e infelizmente ambas terminaram prematuramente. Sendo que a caderneta ainda não está esquecida.
A inspiração é muito graças ao facto de me fartar rapidamente das coisas, da vontade de querer inovar o que já existe ou então de querer estar sempre a criar algo novo. Chateia-me a monotonia da vida...Não tenho nenhuma musa inspiradora, procuro ver o que existe por aí e começo a pensar no que falta e o que dava jeito.

O que faltou para a liga armada PCMPT ter sido um HIT!?
Faltou tempo e dedicação da minha parte (ponto)
Com uns ajustes na organização da liga e tendo em conta que éramos dois (eu e JB) acredito que hoje já estaríamos numa 3ª ou 4ª temporada da Liga Armada, com mais users do que os que começamos. Tenho muito a agradecer ao JB por me ter ajudado neste projecto.

Como te surgiu essa ideia da caderneta?
A caderneta surgiu por acaso, na verdade eu andava a pensar em criar uma fantasy league de ciclismo ao género das de futebol, nfl, nhl, etc... As que existiam na altura de ciclismo eram limitadas e apenas apareciam aquando das grandes voltas o que a meu ver perdia um pouco o interesse.
Comecei a fazê-la mas no meio de tanto teste de programação juntamente com arrumações que fazia cá por casa...uma vista de olhos nas cadernetas que coleccionava quando era pequeno, surgiu a ideia de fazer uma caderneta de cromos online.

Alguma vez pensaste que isto ia dar tanto sucesso? Tens alguns planos para o futuro, acerca da mesma?
Não pensei que ia ter tanto sucesso, é certo que ainda foi num grupo pequeno (apenas o forum) mas chegar ao fim do dia ler os elogios e ver o tópico sempre a crescer em termos de visitas como de comentários...sabe bem! Já rondava os 60 users (únicos) diários nesta comunidade e acredito que lá fora esses 60 se multiplicassem por 10 facilmente. Tenho planos para a mesma mas o impacto já não será o mesmo (pelo menos aqui) já que quanto mais tempo demorar a voltar a pôr de pé menos interesse as pessoas vão ter quando ela voltar. A ideia é terminar as alterações que estão pendentes, publicitar nas redes sociais e noutros forums e esperar....para ver no que dá.

Qual a tua opinião sobre o governo actual?
A verdade é que neste momento não têm muita margem de manobra mas o pouco que poderiam melhorar não o fazem e acabam enterrando-se ainda mais.
Portugal deveria de levar um tombo grande para que os políticos e os cidadãos abrissem os olhos...é preciso mudança e entendimento de quem está no topo. Um ministro de cada partido que estivesse na assembleia se calhar era uma boa mudança.

O que é que pretendes fazer da tua vida?
Trabalhar na minha área numa empresa do género da google (sem pensar no facto de ser uma grande empresa), que o seu foque seja o público em geral e não a nível empresarial. A vontade é maior quando tentamos ajudar as pessoas do que uma empresa :P
A nível pessoal...ter família feita, viver bem e com saúde.

Donde vem a paixão pelas corridas de cavalos?
É recente e tudo graças às apostas desportivas. Num dia não no futebol decidi virar para as corridas de cavalos, comecei a ver e a estudar tudo o que estava à volta de uma corrida (jockeys, treinadores, etc..) a assistir a corridas em directo (via streaming) e depois de ter conseguido sacar algum dinheiro e de ter parado com as apostas o vício permaneceu. Muito graças à emoção que os comentadores ingleses dão à corrida, à imprevisibilidade da mesma já que muitas vezes o favorito é mesmo só para inglês ver, e todos os dias há corridas...muitas corridas (non-stop). Isto tudo junta-se o facto de eu ser apaixonado por desporto.

Sabendo que és programador, qual foi o projeto mais interessante que tiveste de fazer no teu trabalho?
Hmm complicado, trabalho numa empresa pequena que vai sobrevivendo com três projectos e que raramente surgem novos. Bem que tento meter na cabeça do patrão que o futuro é fazer aplicações android ou virar para as pessoas mas o interesse dele é como quem muda de cuecas, tanto quer como não quer.
Voltando à pergunta, gostei de ter ajudado no último censos e de ter feito um para o INE praticamente sozinho para controle de estatísitca de importações e exportações do nosso país.

Qual era a coisa que tu mais gostavas de fazer em programação? (pode ser um jogo, programa, site, etc)
Quando era pequeno, como qualquer criança, era agarrada a jogos...desde pequeno que queria e quero fazer um jogo para computador que tenha sucesso, por isso vim para programação. Desde 2007 que não me saía da cabeça um jogo de NHL do género do FM (que certamente iria render muito)...demorei e apareceu um.

Sobre a tua vida pessoal, o que pensas fazer nos outros 5/10 anos?
Arranjar namorada e ir viver com ela, é o que me falta para dizer...estou bem.

Tens esperança de ver os Stars nos playoff antes de teres netos?
Tenho esperanças de ver os Stars numa final da Stanley, isso sim :P: Já não digo vencer mas chegar lá já é uma grande vitória tendo em conta a qualidade das equipas adversárias e o rumo que isto está a levar.


Se não fosses programador, que gostarias de ser?
Gostava de ser fotografo. Se tivesse dinheiro gostava de andar pelo mundo fora a tirar fotos. Era um dois em um, conhecer o país, a sua cultura e contar todas essas histórias por imagens. No final seria um sonho se as fotos acabassem no National Geographic (ou numa playboy :P)

Se emigrasses, seria para que país?
Hmm EUA, é grande e deve ter lá um espaço para mim. Poder ir ver um jogo de NHL ou de NFL ao vivo, as festas, e claro...querer confirmar se tudo o que se vê na televisão, de bom, é mesmo real.

Qual é o teu estilo musical?
Acho que é mais fácil responder qual não é o meu estilo musical, música popular portuguesa (aka pimba) e música brasileira, de resto oiço um pouco de tudo quando os ouvidos não se queixam. Na verdade não sou um fanático por música e devo ser das poucas pessoas que era capaz de passar um dia sem ouvir uma :P

O que te move para criar tantos jogos?
Nunca criei nenhum, as ideias estão cá e já que não consigo pôr todas em prática gostava de me sentar com um CEO de uma empresa de jogos para discutir as ideias e quem sabe (se fossem aceites) de as pôr em prática :P


Pingolin:
Entrevista ao Pingolin

De volta com a 3ª entrevista do Pcm Portugal, a um membro que não se destaca pela sua acentuada participação, mas sim por gostar de ter nicks a rosa e praticar um desporto estranho, Benfiquista ferrenho e incoerente ( :mrgreen: ), tem uma estranha atracção por raparigas, tal como maior parte dos outros membros, estou a falar do Pingolin!

Nome: Gonçalo Oliveira
Idade: 19 anos
Sem maquilhagem, no Alta Definição.

Como descobriste o hóquei subaquático? E o que te levou a querer praticar esta modalidade?
Foi o meu treinador de natação que me levou para lá. Ele já praticava hóquei e viu que eu nos treinos me esforçava e até nadava rápido e convidou-me para ir experimentar. Fui a um treino, o ambiente era muito bom, o desporto era apelativo e eu sempre gostei de desportos na piscina, foi amor à primeira vista.

Como tem sido a tua experiência no hóquei subaquático?
Tem sido muito positiva, proporcionou-me criar laços fortes com os meus colegas e a criar um novo grupo de amigos onde a entreajuda, o espírito de equipa e o sacrifício são as bases para nos sustentar, e só mesmo assim se consegue algo. Outra coisa que tem feito com que a experiência no hóquei ainda seja melhor é ver a evolução dos mais novos, principalmente ao nível mental, já que muitos deles entraram meio desmotivados e sem grande vontade para treinar e hoje em dia se for preciso são os primeiros a dar motivação aos outros para o fazerem.

O que tens a dizer sobre o desporto em questão para aqueles que não estão tão por dentro do assunto?
Para quem não está muito por dentro, à primeira vista parece um monte de marmanjos de cuecas à porrada de baixo de água! Foi exactamente isto que eu pensei a primeira vez que joguei. À medida que se vai ficando por dentro do jogo vamos tomando cada vez mais a noção de que afinal a primeira impressão que se tem não é de todo a mais correta. É um desporto complexo, pois temos que conciliar aspectos tácitos (como em qualquer outro desporto) com os momentos certos para respirar. É um desporto onde ter um bloco forte e com entrosamento vale muito mais do que ter um monte de estrelas. Como não há comunicação verbal, esta é feita muitas vezes por pequenos gestos que só depois de muitas horas a jogar com os colegas se conseguem entender. Ao contrário do que muitos possam pensar não é assim tão necessário estar muito tempo de baixo de água (10s muitas das vezes chegam perfeitamente), o importante é saber o momento certo para "gastar esses 10s de ar".
É um jogo muito emotivo, principalmente por ser jogado em apneia, o que reduz a capacidade de concentração e leva muitas vezes a que se expluda emocionalmente e até a pessoa mais calma do mundo "se pode passar da marmita", mas depois o ar volta a chegar ao cérebro e o ambiente nas competições é muito amigável, acho que quem tivesse a possibilidade de experimentar não a devia desperdiçar, nem que seja uma ou duas vezes.
Ah, e se quiserem apanhar uma moca sem gastar dinheiro em drogas, o hóquei é perfeito, tanto tempo sem o ar a chegar à cabeça às vezes faz mais maravilhas que um valente canhão :mrgreen:

Achas que o hóquei subaquático está em franco crescimento?
Ao nível de clubes e principalmente de atletas, nestes últimos anos têm-se verificado um aumento significativo, cada vez mais gente nova a jogar, caras novas em quase todas as provas do nacional o que é muito bom, o grande problema é mesmo ao nível da competitividade, continuam a haver 2 equipas a lutar pelo título o que acaba por ser muito pouco para um campeonato com praticamente 10 equipas. Este ano a maneira de combater este problema foi abrindo um campeonato “open”, onde equipas de fora do país podem participar não contando obviamente para o campeonato nacional, assim já temos a possibilidade de jogar com equipas espanholas, uma delas constituída maioritariamente pelos campeões do mundo de sub-23 o que é muito importante para a nossa evolução. O lado negativo disto é que só temos dois torneios durante a época a contar para o nacional. A nível internacional este crescimento também se tem verificado, com cada vez mais países a praticarem e a participarem nos torneios, se não me engano neste próximo mundial vão estar 3 novas selecções presentes na prova.

Achas que o hóquei subaquático pode vir a ter sucesso a nível mundial e apoio do comité olímpico?
Eu penso que tem quase tudo para ter muito sucesso, é um desporto diferente de todos os outros, é muito apelativo e já tem boas estruturas principalmente nos países mais influentes como os EUA, França, Austrália, Nova Zelândia ou Colômbia, o grande problema é a desorganização resultante de existirem 2 Federações Internacionais que em vez de colaborarem têm tentado combater uma contra a outra... já estivemos prestes a ser desporto Olímpico mas devido a esta divergência entre as federações a proposta apresentada acabou por ser rejeitada. Quando virem que isso é o único entrave para um maior desenvolvimento, porque parecendo que não um desporto sendo Olímpico ganha outro estatuto e outros apoios, o hóquei não tem “desculpa” para não ter um sucesso maior, até porque já existem empresas a trabalhar nas transmissões dos jogos para o público que aos jogos nas bancadas das piscinas, com câmaras subaquáticas de grande qualidade e com material digno de uma grande transmissão televisiva.

O que pretendes fazer da tua vida? O que pensas fazer nos próximos 5/10 anos na tua vida pessoal?
Eu gostava muito de fazer do desporto a minha vida, mas não gosto nada da parte teórica do desporto, logo só mesmo praticando, o problema é que é muito difícil viver só do desporto, por isso pretendo acabar o meu curso e caso não consiga mesmo viver só do desporto trabalhar na minha área (gestão). Depois é aquilo que penso que todos pretendemos, ter casa, carro, constituir família e viver com alegria e de preferência sem dificuldades financeiras, porque parecendo que não é uma boa ajuda para nos sentirmos mais tranquilos.

Quem é a tua maior influência?
Como passo muito tempo a treinar, a minha maior influência, ou neste caso influências, acabam por ser os meus colegas de equipa, cada um à sua maneira, para além claro da minha família.

Que tal o ISEG para ti?
Bem, eu não estou muito por dentro do espírito do ISEG, como não tive direito a praxes fui-me integrando na minha turma onde já tinha um grupo de amigos que vinha do secundário, como o meu grupo de amigos não era muito de ficar na faculdade comecei a habituar-me ao ritual de ir para a faculdade tinha as aulas e vinha embora. Este ano é que comecei a dar mais conta do ambiente de lá pois o meu horário "obriga-me" a passar lá tempos mortos, e com malta nova que presumo que tenha o espírito do ISEG que lhes foi passado pelos mais velhos, se assim foi fizeram um belo trabalho pois parece-me haver bastante entreajuda entre os estudantes o que é muito bom para todos.
PS: os pães com chouriço e as baguetes é que têm andado a perder qualidade...

Que tipo de musica tu ouves dia a dia?
Eu devo ser uma espécie de extra terrestre em relação à música já que por norma não costumo ouvir música. Mas quando oiço sou capaz de ouvir tudo um pouco, depende muito da disposição.

De onde veio o amor pelo Heinrich Haussler e pelo Carlos Sastre?
O amor pelo Sastre apareceu numa etapa da Vuelta 2006, se não estou em erro, quando dão imagens dele na cauda do grupo a perder terreno, o grupo principal começa a puxar, e 2 minutos depois lá está o maior Deus de todos ao ataque e a espalhar magia, foi aí que eu disse para mim mesmo "Este gajo é tão rei! É impossível agora não ser o meu ciclista favorito!" 8) O amor pelo Haussler veio no mesmo ano muito por culpa do PCM, a juntar às boas prestações dele para a altura foi o cocktail ideal para me apaixonar :P

Como te sentes pelos resultados fracos do Haussler?
Depois daquele grande ano de 2009 o rapaz começou a ter alguns azares que não têm ajudado muito na obtenção de resultados de muito relevo, mas acho que não têm sido tão fracos assim. Acredito que ele ainda vai ser capaz de se impor, este ano já tem tido resultados no top10 e à porta em provas importantes para ele, o que é bom sinal.

Não tens vergonha que os Boston Bruins sejam melhores que os Pittsburgh Penguins? Qual foi a sensação de ver o Zdeno Chara com a Stanley Cup a festejar à uns aninhos?
Se isso fosse mesmo verdade até tinha vergonha, mas como não é... e este ano vai-se provar isso :-" Definitivamente não foi a melhor sensação do mundo, mas como entre Boston e Vancouver, eu simpatizava ainda menos com Vancouver, foi menos mau. Mas espero não ter que passar por esse pesadelo tão cedo :mrgreen:

Porque razão é que ainda não foste connosco jogar uma futebolada? Tens medo de levar cuecas? Poderá ser possível alguma vez apanhar-te num convívio?
Eu por norma quando tenho as tardes livres treino até às 15, depois é muito complicado conseguir chegar a tempo, até porque nas alturas mais apertadas de treinos volto a treinar à noite. Por isso é que eu da outra vez referi que provavelmente na Cidade Universitária conseguia ir, porque deve ser mais rápida a viagem. Eu não tenho medo de levar cuecas de ninguém, até porque se a bola passar alguém tem que ficar para trás :mrgreen: Eu espero bem que sim, é só haver uma altura em que seja possível e claro que pretendo, finalmente, conhecer pessoalmente a malta.

Falando um bocadinho do forum, se bem que agora tens sido mais inactivo do que o que já foste no passado (algo de natural, penso eu), o que tens a realçar da tua experiência até hoje aqui dentro?
Foi uma boa descoberta o forum, ao início não era muito activo, só o utilizava mesmo para tirar algumas dúvidas sobre problemas que tinha com o PCM, mas depois quando me aventurei pelo resto do forum comecei a gostar dos temas debatidos e da interacção que havia entre os membros e foi isso que me prendeu. Depois aquelas jogatanas épicas que fazíamos de pista no PCM2009 acho que nos fizeram passar grandes serões a todos. Ultimamente não tenho tido tanto tempo para passar por cá, por isso quando posso aproveito e ando mais por tópicos específicos e não tanto pelo forum em geral como antigamente.

Como consideras a evolução do forum (conteúdo, membros, etc) do momento em que entraste até agora? Achas que o forum vai ter muitas mudanças daqui a 5 anos?
Penso que tem sido bastante positiva, com cada vez mais membros e membros participativos com capacidade de argumentação e novos pontos de vista que tornam as discussões dos vários assuntos, também eles cada vez mais diversificados dado que cada membro novo trás uma nova paixão e dá a conhecer novas coisas aos membros já existentes, mais interessantes e educativas para todos. Claro que por vezes aparecem aquelas personagens que de bom só trazem o humor dos disparates que fazem mas isto é mesmo assim em todo o lado. Se o forum vai ter muitas mudanças ou não só quando lá chegarmos o saberemos (é como diz o outro “ prognósticos só no fim” :P ) , mas que tem tudo para continuar a crescer e a tornar-se cada vez melhor tem pois há cada vez mais gente interessada em ciclismo e consequentemente no PCM.


Can:
Entrevista ao Can

A 4ª entrevista PCMPT com um membro que diz ter um grande amor pelo Sporting, que passou um dos maiores sustos da sua vida, a par do PCMPT, caso acompanhado como se fosse uma revista Jet7, e que pelos vistos, gosta de Francesinha, estou a falar do Can!

Nome: Filipe Montezo
Idade: 19 anos

De onde te surgiu o gosto pelo Arsenal?
O gosto pelo Arsenal surgiu por jogar PES (true story :mrgreen: ) com aquela equipa 'louca': Pires, Henry, Vieira, Cole, Ljungberg...com o passar da idade, fui acompanhando cada vez mais jogos, fiquei ainda mais cativado pelas sucessivas equipas jovens dos últimos anos, até a considerar a 'minha' equipa em Inglaterra.

És Sportinguistas porquê? Influência?
Não. Nunca. Aliás, todas as influências que tive foi para ser do Benfica, o meu pai sempre me deu liberdade para escolher, não fui feito sócio à nascença ou com 1/2/3/4 anos, por exemplo, tornei-mo apenas há dois anos (escusado será dizer que por vontade própria :mrgreen: ). Porquê o Sporting? Poderia dizer que pelo símbolo, o leão, ou pela cor, o verde, mas não sei. É simplesmente aquele clube em que me sinto bem, sinto que faço parte, e jamais, jamais, colocarei isso em causa. Mas atenção, apenas tomei esta decisão com 5/6 anos (já não me lembro bem).

Qual é o teu ciclista favorito?
Nos últimos 3/4 anos descolei um pouco do ciclismo. Ainda assim, aquela equipa da Columbia (2008?) em que militavam Cavendish, Ciolek, Lovkvist, Gerdemann, Ciolek, Tony Martin...juntando a estes Contador e Cancellara (origem do meu nick diga-se), bem, não sei, mas talvez o Ciolek, sempre preferi os sprinters. :)

Com que frequência vês ciclismo?
Tour, Vuelta, algumas clássicas, algumas etapas de provas WT, a nossa Volta, são as provas que costumo acompanhar. Já não é como antes, em que papava tudo o que dava na Eurosport. Não que já não goste tanto, mas simplesmente por vezes a disponibilidade não mo permite.

Praticas algum desporto?
Futebol <3. Futsal, regularmente, joguei nalguns clubes, mas desde que entrei para a faculdade, não é nada federado ou 'a sério'.

Como te sentiste quando viste o Ciolek a vencer a Milan San-Remo?
FRUSTRAÇÃO, estive a um bocadinho de meter 1 euro na betclic nele uns dias antes!! :mrgreen: Nem queria acreditar lol, foi algo surreal. Foi uma festa interior que nem sei. Mas ele merece, e esta mudança de equipa fez-lhe lindamente, eu sempre acreditei e continuarei a acreditar na qualidade dele.

Alguma vez o forúm irá ver-te a correr de vestido pela tua avenida abaixo por causa do Ciolek?
Sim, promessas são promessas, e se eu disse, vai acontecer! :P

Que momento te deixou mais feliz, ver o Linus de amarelo no tour, a vitória do Ciolek na MSR ou comer uma francesinha?
O comer a francesinha foi de facto um ponto alto para o meu sistema digestivo ( =P~ ), mas entre a amarela do Linus, e a vitória do Ciolek, vou ter que escolher a MSR, uma vitória num monumento é algo bem mais notável.

A extinção da Milram fez-te perder um pouco do interesse pelo ciclismo?
Sim, um pouco. Aliás, eu nunca fui muito fã desta facilidade que existe no ciclismo de se extinguirem equipas ou mudarem de nomes, etc...custa-me sempre um bocado a habituar, e no caso da Milram que desapareceu mesmo, e era aquela equipa pela qual simpatizava...sim, abalou um bocadinho a minha 'pica' para ver ciclismo.

Tens esperança de ver o Sporting a ser o "verdadeiro Sporting" antes de teres filhos? :mrgreen:
Sinceramente, não sei. Não pelo Sporting, mas sim pela minha virilidade. Pois se bem se lembram alguns dum certo post do ano sobre um certo assunto... Fora de brincadeiras, vou ver certamente! É uma má fase, muito má mesmo, mas tenho muita fé, principalmente com a eleição do BdC e com esta fornada de jogadores jovens, que se volte a traçar um caminho de sucesso, e se deixem para trás estes últimos anos negros do Futebol A do Sporting.

Obrigado, beijinhos, abraços, e muitos palhaços! :)


P3druh:
Entrevista ao P3druh.

Antes de mais nada desculpem a demora a postar a entrevista, esta semana a entrevista centra-se num membro... Portista, grande fã de desporto e com um nick um bocadinho para o coiso ( :mrgreen: ), bem fora de brincadeiras, talvez um dos membros mais respeitados aqui do tasco e com uma capacidade argumentativa muito elevada, estou a falar do P3druh!
Nome: Pedro
Idade: 24

Porquê esse nick todo pita?
É pá, esta é difícil. Sinceramente já foi há tanto tempo que nem me lembro bem mas deve ter sido por ser das escolhas mais óbvias. Em minha defesa, o meu primeiro nick era ainda pior e na altura que escolhi este o termo pitês ainda não tinha sido inventado. Não podia imaginar que seria motivo para questionarem a minha masculinidade.

Quem é o teu ciclista favorito?
Laurent Jalabert. Actualmente, Peter Sagan. Curiosamente são dois ciclistas que têm bastante em comum. Eu gosto de ciclistas que puxam a responsabilidade da prova para si, que se conseguem adaptar a diferentes situações de corrida e, acima de tudo, que conseguem ter uma palavra a dizer em diferentes tipos de prova. Quando se procura isto num ciclista, é difícil não ser fã do Jalabert. O Sagan é neste momento (e no futuro visível) o ciclista mais similar ao francês. Como ainda por cima tive a sorte de o sacar na Liga Virtual no seu primeiro ano nos profissionais quando 99% das pessoas (eu incluído) nunca tinham ouvido falar dele, acabei por ter uma razão para o ir conhecendo melhor, ver a sua evolução e acabei por criar alguma empatia com ele.


Qual achas que vai ser a equipa mais forte do Tour olhando ás potências, da Radioshack, Saxo Bank(rei) e Sky?
A Sky, sem dúvida. Uma equipa que leva um Froome fresco, que vai contar com um Porte, Siutsou, Lopez Garcia, Hagen descansados e a trabalharem a sua época com o Tour como objectivo e que tem ainda Wiggins, tem tudo para controlar uma prova com o percurso do Tour como quiserem. Têm workhorses excelentes para todos os terrenos e isso tira imenso a pressão do Froome ou do Wiggins, não precisam de ser largamente melhores do que um Andy ou um Contador para vencerem o Tour. Para mim, nenhuma equipa consegue chegar aos calcanhares da Sky.

Preferias o tempo em que havia mais ciclistas dopados nas provas, pelo espectáculo, ou que os ciclistas estejam mais limpos embora não haja tantos ataques?
Já houve alturas no ciclismo em que se podia dizer que os ciclistas estavam "limpos" e não foi por isso que as provas deixaram de ser atacadas agressivamente. A meu ver, o problema é que, mesmo partindo do princípio que de facto tem havido alguma mudança de mentalidade como os números indicam, isto é uma mudança que não acontece do dia para a noite. Envolve conhecer os novos limites e conceber a táctica da corrida com base em pressupostos que ainda não estão dominados acaba por levar a essa "passividade". Mas acredito que seja algo que se vá alterar com o tempo.

Achas que algum dia o problema do doping no desporto será resolvido com alguma eficácia?
Não. Há um desfasamento demasiado grande entre a introdução de um determinado medicamento ou tratamento no desporto e o aperfeiçoamento de um sistema ou teste eficaz. O desporto é uma indústria que gera milhares de milhões de euros anualmente e haverá sempre a nuvem do doping a pairar sobre ela. Tal como em todas as indústrias que gerem tanto dinheiro.

Acompanhas mais algum desporto fora o ciclismo e o futebol?
A fundo, NHL, Hóquei em Patins e Andebol, por esta ordem. Mas sou um bocado um apaixonado por desporto. Poucos são os desportos que eu não sou capaz de perder uma tarde a ver. Só não consigo gostar mesmo de basebol e futebol americano. E não é por falta de tentativas.

O que é que te chamou a atenção na NHL?
Desde miúdo que gostava dos jogos da NHL para a Mega Drive, Sega Saturn, PC e por aí fora. Perdi dias a jogar NHL 2002 com os comentários malucos e as cartas fantásticas. Mas acabava por ser uma coisa um bocado inconsequente porque não tinha mais nenhum contacto com o desporto. Entretanto ao começar a vasculhar a internet ia acompanhando os resultados e vendo os momentos históricos. Depois na altura do torneio de NHL 2009 o bichinho começou a morder, comecei a ver ainda mais vídeos (alguns aqui no fórum) de jogadas incríveis, hits estrondosos, defesas excelentes e comecei a acompanhar intensamente. Fui aprendendo com as regras da Liga e percebendo o sistema (o que me deu ainda mais vontade de acompanhar) e o resto é história. Tenho um fraquinho pela cidade de Chicago e acabo sempre por sentir uma grande simpatia pelas equipas da cidade. No primeiro ano em que posso dizer que acompanhei a sério os jogos da NHL fiquei fanático pelos Blackhawks e acabei por ter a sorte de ver a equipa matar o jejum de 49 anos. Uma festa incrível. Dessa época até hoje foram muitos os dias em que fiquei acordado até quase ao amanhecer para ver um jogo da regular season sem qualquer importância numa qualquer stream finlandesa ranhosa.


http://www.youtube.com/watch?v=QdUNrw3f ... yMm77QN_rw
O que sentiste quando sofreste este penalti?
Sinceramente, não senti nada de outro mundo. Eu sou péssimo a defender no FIFA e na altura devia fazer penaltis assim meia dúzia de vezes por dia. Se reveres o vídeo deves apanhar para aí umas três ou quatro jogadas parecidas que não dão penalty por milímetros

És um dos membros mais respeitados da comunidade, a que se deve este facto na tua óptica?
Eu não acho que seja dos membros mais respeitados. Acho é que no fórum tende a haver um maior respeito dos membros mais novos para com os membros mais velhos. Se se pensar em todos os membros com uma idade próxima da minha ou mais velhos, todos são respeitados no fórum. Acho que acaba por ser uma forma dos membros mais novos "valorizarem" a experiência que essas pessoas têm e tentar aprender um pouco com elas. Eu sei que quando tinha 16 ou 17 anos lia de outra forma aquilo que as pessoas de 20/30 anos escreviam do que aquilo que as pessoas da minha idade escreviam.

O que achas dos novos membros que têm entrado no forúm?
Acho sinceramente que tem acontecido algo que não acontecia há algum tempo. Muitos dos novos membros que entraram para o fórum tiveram a margem que foi precisa para se adaptarem ao que é o fórum e ao ambiente e agora grande parte deles são membros activos e que ainda por cima trazem muita coisa nova ao fórum. É algo que eu já escrevi muitas vezes e em que continuo a acreditar piamente: ninguém entra para um fórum com uma atitude perfeita mas se lhes derem tempo e os indicarem na direcção correcta, a esmagadora maioria transforma-se rapidamente em excelentes membros. Só é preciso é um bocado de paciência.

Achas que o MG aqui do forúm tem bom futuro e o que gostavas de ver no futuro no MG?
Não. O MG está condenado desde o início porque está a ser gerido por incompetentes. Estou surpreendido que tenha sequer chegado a Março! Agora a falar a sério, eu pude acompanhar todo o processo de "renascimento" do MG e não tenho dúvidas que o projecto não podia estar melhor entregue. Foi impressionante a maneira como eles se organizaram e reconstruíram do nada um projecto destes. O que num dia ninguém sabia fazer, no dia a seguir aparecia pronto. Mas acima de tudo o que impressionou foi a maneira como construíram o jogo a pensar no futuro, sem a "ganância" de querer fazer algo megalômano e perdendo horas de trabalho na parte mais ingrata e invisível do jogo para garantir que o projecto não morreria ao final de pouco tempo.

Quanto à segunda pergunta, não há muito a dizer. É ver como corre esta época e tirar conclusões a partir daí. Podia sugerir uma série de coisas novas mas não passaria disso mesmo, coisas novas, não seriam melhorias ao que já está em curso. E acho que isso é que deve ser a prioridade.

Economia é fixe ou é fogo de vista?
A economia é fixe. A maneira como é utilizada é fogo de vista. E é tudo culpa do sistema de ensino em Portugal que tem uma sociedade baseada por definição em economia quando 90% das pessoas dessa mesma sociedade nunca tiveram um mínimo de formação económica em 12 anos de escolaridade. Assim é fácil espalhar o medo ou as mentiras usando o estandarte de ser a economia. Depois ou não se faz nenhuma pergunta porque não se percebe o problema ou se questiona tudo e mais alguma coisa com pressupostos sem qualquer sentido porque não se percebe a diferença entre economia e política.

Que prespectivas tens de futuro, neste contexto atual do nosso país? Passa te pela cabeça emigrar?
Tudo o que vou dizer é mais ligado ao mundo que eu mais conheço, ou seja, pessoal com ensino superior. As minhas perspectivas são fracas. O mercado de trabalho é inexistente e está a ser cada vez mais trucidado. Não há espaço para carreiras, há espaço para biscates. E nada disto tem a ver com a crise, tem sim a ver com um aproveitamento ridículo que tem havido em Portugal. A crise é só um pretexto. E infelizmente o desespero é tanto que chegamos a um ponto em que empresas conseguem ter fornadas novas de meia dúzia de estagiários a entrar de x em x meses sem que lhes tenham de dar um cêntimo que seja. Eu durante muito tempo ouvia pessoas pouco mais velhas que eu a dizerem para eu nunca cometer o erro de trabalhar de borla, que não valia a pena, que isso só destrói o meu futuro e o mercado de trabalho. Achei sempre que estavam a exagerar mas infelizmente recentemente tive que o fazer por 6 meses e digo-vos que essas pessoas estavam eram a ser bastante moderadas. Ao fim de 6 meses ofereceram-me um contrato com uma posição incrível para quem está em início de carreira (seria director comercial e de marketing para perceberem que não estou a exagerar) e disse que não. Pura e simplesmente rejeitei porque tudo o que vivi durante os 6 meses anteriores e todo o trabalho de borla que fiz criaram em mim um ressentimento enorme. Se, exceptuando algumas grandes empresas, ninguém contrata sem ser por estágio profissional do iefp sem possibilidades de ficar na empresa no final do estágio ou para entrar numa empresa é preciso primeiro trabalhar de borla e criar-se um sentimento tão nocivo para com a empresa, fica muito difícil acreditar em oportunidades em Portugal. Mas mesmo assim, não, neste momento não penso emigrar. Não consigo virar as costas a este país e a tudo o que conheço. Sair daqui não iria mudar nada. E quando se tem dificuldade em largar, dificilmente se fica fora muito tempo. Uma boa parte das pessoas que conheço da vida académica tentou a sua sorte lá fora e não só retornaram ao fim de pouco tempo como dizem que não encontraram nada que os faça acreditar que a situação é diferente da portuguesa.

O que é que idealizas para a tua vida daqui por 10 anos?
Daqui por 10 anos? Acho que é aquilo que quase toda a gente quer da sua vida. Quero já ter passado a fase de temer constantemente pelo meu futuro profissional para que possa já nessa altura estar a cuidar da minha família. Nisso sou um gajo muito tradicional. Num mundo perfeito, aos 34 anos espero estar casado, com filhos e num emprego que me deixe viver para eles porque não sou um workaholic, não quero trabalhar para viver e a minha família estará sempre primeiro lugar. Até lá, viajar imenso.

Porquê o Porto?
Para o fim a pergunta mais fácil. É muito simples, o FC Porto porque é do Porto. Nunca fui empurrado por ninguém da minha família para nenhum clube e à medida que fui crescendo foi-se tornando óbvio. O Porto é uma cidade grande com tiques de cidade pequena. Tem história mas não ficou parada no tempo, tem ruas de arquitectura moderna incrível mas tem ruelas e ilhas onde ainda vem o padeiro trazer o pão na carrinha, tens doutorados galardoados mas que quando vão ao café são o Zé do Manel, se és de fora vão te tratar como se fosses de cá desde sempre mas Deus te acuda se disseres mal da cidade deles. O Porto é esta mistura de tudo e mais alguma coisa que ninguém consegue definir mas que toda a gente de cá sente. Quando entras no Estádio das Antas ou do Dragão e sentes o Porto naquelas bancadas, numa união mais forte do que fora delas, quando vês completos estranhos tratarem-se como irmãos, é impossível não te apaixonares por aquele clube. Lamechices à parte, é isto.

Uma pessoa dita comum acha que quem trabalha no marketing passa o tempo a pensar em campanhas publicitárias e criar slogans. É isso que se faz no dia-a-dia de um profissional da área?
Não, de todo. Há alguma desinformação em relação ao que é verdadeiramente o Marketing. Normalmente as pessoas acham que é apenas publicidade e criatividade ou então acham que é vendas. Na verdade, ambas fazem parte do Marketing mas são apenas uma pequena parte dele. O Marketing trata de toda a ligação entre a empresa e o mercado. Isso passa por coisas tão variadas como definir quais os melhores mercados para estar, como lá entrar, qual será a evolução do marketing-mix (produto, preço, comunicação e distribuição) nesse mercado ao longo do tempo dado diferentes cenários, como garantir que toda a empresa trabalha com o mesmo posicionamento em mente e que esse posicionamento é bem percebido pelo público, etc. Isto são as questões gerais com que o marketing lida e cada uma delas desambigua em mais uma sem número de questões mais operacionais. É normal que as pessoas achem que "quem trabalha no marketing passa o tempo a pensar em campanhas publicitárias e criar slogans" porque essa (a par de vendas) é a vertente mais visível para quem está por fora mas não é verdade. Aliás, cada vez mais toda a vertente mais ligada à criatividade tende a ser "externalizada" para agências. Ser criativo não é uma condição necessária para se ser um bom profissional de marketing. Hoje em dia, ser criativo já é uma profissão por si só nessas agências. Ao profissional de marketing compete ter a certeza que todos os clientes vêem a empresa da forma que eles querem que ela seja vista e que toda a empresa é coerente com esse posicionamento pretendido.

Como és um membro participativo no tópico de poltiquices é presumível que tenhas uma orientação política. Se não é indiscrição, e não precisas de dizer partidos nem nada do género, onde te situas politicamente?
Sinceramente, não tenho. E esforço-me para me manter sempre aquém dessa questão. Analiso caso a caso e formo a minha opinião com base nos meus conhecimentos. Já foi tempo de me deixar enganar por rótulos como capitalista ou comunista. A partir do momento em que se rejeitam ideias totalmente válidas por serem conotadas com ideologias políticas com as quais não se concordam, não vejo utilidade em colocar rótulos a nível de orientação política. Só serve para se criarem preconceitos (positivos ou negativos) acerca das opiniões dessa pessoa.


Roche:
Entrevista ao Roche

A entrevista desta semana será feita a um cepo junior, com a maior rotação de bandas preferidas que alguma vez vi, tem no nick o nome "Roche", o que o tornou alvo de bastante gozo, vai correr com os amigos, só come vegetais e gosta dos verdes da segunda circular, estou a falar do Roche!

Tendo em conta o teu gosto por ciclistas cepos, quais são os teus ciclistas portugueses favoritos?
Não tenho muitos ciclistas portugueses favoritos, até porque nem acompanho muito o nosso ciclismo quando comparado ao internacional, mas gosto muito do Rui Costa que tem uma grande inteligência, muito combativo e regular. Simpatizo com todos os internacionais, mas muito com o José Gonçalves é muito combativo, completo e mal posso esperar por vê-lo adaptado, simpatizo com o Hugo Sabido, António Carvalho e o Barbio, o primeiro muito por causa da Volta do ano passado e da entrega para manter a amarela e o António Carvalho porque é o futuro dos sprint's portugueses pelo que me parece a par do Fábio Silvestre.

Porque é que continuas a ser do Sporting quando o outro clube com um leão no emblema é superior?
Porque o Sporting é melhor que esse clube. 8-[
Continuo a ser do Sporting, porque sinto que o clube se levanta, nem me vejo a apoiar outro clube, mesmo com Newcastle's e afins não sinto um terço do que o que sinto pelo Sporting e o Maritimo sucka. :P

Qual foi o momento marcante que te fez idolatrar o Nicolas Roche?
Não foi um momento, foram vários, foi numa etapa do Tour, acho que até foi a que o Paulinho ganhou, o Roche estava a lutar pelo top 10, atacou a 20km e ganhou bastante tempo em tão pouco e com os comentadores a fazer dele um herói deixei me levar. Depois fez uma grande Vuelta, que me recordo, de na Bola Del Mundo, do grande esforço que ele fez para se manter na frente, descolava e entrava e ainda fechou nesse grupo com o Rodriguez e o Velits.

Quando é que chegas ao 10km seguidos a correr?
Pelo andar da coisa, lá para 2020 por ai, tenho pouca resistência tanto que só aguento 3km no máximo de seguida e tenho que ter tido 2/3 dias de descanso, a barriga pesa um bocadito e sou algo lento, mas até sou algo veloz comparado com as restantes capacidades fisicas, também só começei a correr á cerca de 3 semanas/ 1 mês e tive um intervalo por causa da chuva. Depois tenho alérgias, assim posso me desculpar. 8-[

Porquê é que ficaste fã do Roche?
Já falei noutra questão, era algo apoiante e quando entrei para o fórum, ninguém falava do rapaz e eu dizia que ele era suberestimado e que ele era capaz de fazer top-10 no Tour, começaram a dizer que eu era fanboy e começei a tornar-me. :mrgreen:

Melhores músicas dos Arctic para ti?
A melhor para mim é de longe a I Bet you look good on the dancefloor, porque foi a primeira música que ouvi deles e é mesmo a que mais gosto. Gosto de todas praticamente, a Fake Tales of San Francisco, Brianstorm, Balaclava, Crying Lightning, Cornerstone, Hellcat shalalala e a Black Treacle.


Se tivesses de escolher agora um curso para entrares, para onde ias?
Para o ano gostava de ir para Ciências Sócio-Económicas, que tem tudo haver comigo e com as disciplinas que gosto, história, Matemática, Geografia, interesso-me por economia por isso é algo que gostaria e quero seguir, se não der lá terei de ir para Ciências e Tecnológias mas sou limitado em fisica e quimica e em ciências, nem são temas que me interessam muito.


Quem é que raio adora o Roche ao ponto de o meter no nick? Qual é a sanidade disso?
A malta fixe adora o Roche e mete-lo nick é só ao alcance dos mais toines. 8)
Eu já tentei despegar o nick umas quantas vezes, mas ficaram habituados ao nick e desisti, eu pus o nick para o apoiar na Vuelta de 2011, ainda tinha pouco tempo de fórum e o meu nick era o meu nome e foi fácil de a malta se habituar.

No futuro, tens alguma ideia do que seguir em termos de ensino superior, e qual a cidade onde gostarias?
No futuro, no ensino superior, gostaria de seguir para económia ou gestão, economia porque acho um assunto muito interessante e parece-me que poderei ter estabilidade aqui, mas ainda tenho pouca noção. A cidade, gostaria de ir para Coimbra ou Lisboa, Coimbra porque se for para ciências e tecnológia, acho que não conseguirei ter uma média muito boa por isso há que jogar na defensiva. Lisboa porque me agrada e tenho lá familiares a estudar e dizem que é awesome. :mrgreen:
Gostaria de ir para Invicta mas não meto sequer em equação.

Quando vais correr, quantas vezes paras nos cafés para comeres? Quanto tempo aguentas sem parar?
Nenhuma, porque vamos correr para o campo, nem sequer fontes há para a malta ir beber água. Nunca contei o tempo, mas penso que aguento de 20 minutos para cima, mas é sempre por objetivo tentar correr até um pouco mais longe, mas há uma subida que me martiriza desde que comecei a correr, ainda a irei passar a correr! 8-[

Que raio te deu na cabeça para fazeres aquela troca maluca na LV?
Não sei, mas na altura pareceu-me razoável, porque o Le Mével é um excelente ciclista e penso que numa continental pro como a Cofidis ( que faz Tour-Vuelta), algo limitada, tem Taaramäe's, Coppel's e Navarro's mas ainda assim há liberdade para o Le Mevel, mais do que na Garmin onde fez excelentes épocas. E andava desesperado por trocar o Vanendert porque falhou na altura do pico de forma e é muito irregular. E o Mister escolheu o Appollonio de uns nomes que lhe tinha dado, acho um flop mas ele ainda é muito novo. Ah e veio o Serov que já me deu 5 pontos, neste momento estamos empatados. 8)


jORGE:
Entrevista ao jORGE

De volta uma semana depois para entrevistar um incompetente que ficou 1 semana para me responder as perguntas. :mrgreen: Bem, grande fã de Ciclismo, tem dois amores, que são as suas mãos a quem chama Sagan e Contador respectivamente, conhecido como um gajo ricalhaço e que viaja bastante, estou a falar do jORGE! :P

Que expectativas tens do que o Contador pode fazer no Tour?
Muito sinceramente, não consigo fazer uma previsão. Por um lado estou ansioso, mas por outro lado estou bastante receoso acerca do que se poderá suceder. Acredito que a sua capacidade não tenha ‘’desaparecido’’, mas ele depois da suspensão ainda não conseguiu estar ao seu verdadeiro nível. De qualquer maneira, diga-se que também foi normal ele não ter estado ao máximo na Vuelta e que este Tour 2013 vai ser a verdadeira prova de teste para ele, depois da suspensão. O que é certo é que ele está a demonstrar estar muito confiante nas suas capacidades e na sua preparação, logo, porque eu haveria de não estar igualmente confiante? Apesar disso, espero mesmo que ele consiga minimizar as perdas no contra-relógio, senão vai ser demasiado complicado, porque mesmo que eu acredite que ele possa ser o melhor na montanha, isso não vai ser suficiente, caso perca o tempo que perdeu para o Froome no Dauphiné. Bem, o Contador é o meu ídolo e eu vou acreditar na vitória dele até ao fim. :)

De onde surgiu esse ódio por gatos/extraterrestres?
Eu não lhe chamava ódio, mas sim, cada vez me atraírem menos. Tudo começou quando um primo meu recebeu um gato como prenda de anos. Era engraçado e eu até tentei começar a ‘’brincar’’ com ele, mas a única coisa que ele sabia fazer era morder-me, isto quando não fugia de mim. Normalmente só vinha ter comigo quando eu o provocava com alguma coisa, e mesmo assim era um castigo… Depois, no ano passado, quando fui para Londres, a minha família de lá tinha dois gatos. A história voltou-se a repetir. Um era já adulto e vinha sempre dormir para a minha cama, mas mal eu lhe tocava, ele zangava-se e ia-se embora. Foi sempre assim, todos os dias tinha a esperança de que ele começasse a gostar de mim mas sem resultado, não me ligava um chavo… O outro gato tinha um mês, mas a única coisa que ele queria era brincadeira, se não o fizesse, ele também não me ligava um chavo, eu era apenas usado como um objecto. E pronto, é mais ou menos isto que me faz não gostar deles, até porque depois existem aquelas animais fantásticos denominados de cães, que se tiveres uma hora com um qualquer, ele começa a gostar de ti e que se tiveres uns anos, ele até ‘’chora’’ por ti. :P

Qual é o verdadeiro nome da tua mão direita? Peter Sagan ou Alberto Contador?
Ficaria desiludido se essa pergunta não me fosse feita, confesso. :mrgreen: Peter Sagan é muita paixão e confesso que aquela maneira de ser me torna, cada vez mais, um fã incondicional dele, mas o Alberto Contador é aquela base, sempre foi e sempre será o meu ídolo, aconteça o que acontecer. Dito isto, a verdadeiro nome da minha mão é Alberto Contador! :mrgreen:

Como começou o teu gosto por ciclismo?
Antes de responder diretamente à pergunta, eu comecei por ver ciclismo nos tempos do Armstrong. Lembro-me mal disso, mas o suficiente para ter a noção de que ele e o McEwen eram os meus favoritos, se é que se lhes pode chamar isso. De qualquer maneira, o meu verdadeiro gosto pelo ciclismo nasceu em 2007, durante a Volta à França. Quem me fez despertar o gosto? Foi o Alberto Contador, como é óbvio. O que ele fez nesse Tour foi fantástico, aqueles múltiplos ataques que ele fez ao Rasmussen fizeram-me começar a vibrar, verdadeiramente, com a modalidade! Apesar disso, confesso que não foi aí que eu comecei a acompanhar regularmente a modalidade, e perdi novamente o interesse, principalmente pelo Contador não ter podido participar na Volta à França de 2008. Sim, para mim, o ciclismo começou por ser apenas a Volta à França. É escusado de dizer que voltei a vibrar com o ciclismo em 2009, com o Contador a voltar a participar no Tour! Com aquela exibição, fiquei, definitivamente, viciado na modalidade, começando a acompanhar todas as provas! :P

Porquê Sagan e principalmente Contador?
Pfff, respondi à parte do Contador na pergunta anterior. :mrgreen: Foi o que eu disse, o Tour07 e o Tour09 foram as duas primeiras provas que acompanhei de perto, e foi logo aí que nasceu o meu ''fanboyismo'' pelo Contador! :P Em relação ao Sagan, é impossível não gostar dele, e não é pelos resultados que ele tem obtido. Se ele não tivesse aquela personalidade, tenho muitas dúvidas de que gostasse tanto dele. Claro que uma pessoa vibra sempre muitos com as vitórias, mas o Sagan está para o ciclismo, como o Kimi Raikkonen ( 8) ) está para a F1, pelo menos no meu ponto de vista, pois ambos são figuras incontornáveis, figuras que nunca mais vão ser esquecidas, ainda que nenhum deles tenha um leque de vitórias muito vasto, até agora. Ah, e os festejos do Sagan são engraçados, ponto final, parágrafo! 8)

Como é o teu dia a dia durante o período escolar?
Se me fizesses essa pergunta à um ano atrás, eu diria que era um dia-a-dia enfastioso, mas sem grandes preocupações e responsabilidades. Hoje em dia, não deixo de achar os dias de aulas chatos, principalmente por causa de disciplinas como Português, Inglês, Filosofia e Biologia ( :vom: ), mas o meu sentido de responsabilidade cresceu, e assim tinha de o ser. Terminei o 10º com uma média de apenas 13.8 e este ano eu sabia que tal não se poderia suceder novamente. Estudo muito mais, estou mais concentrado nas aulas. O meu dia-a-dia escolar tornou-se pior, porque chego a casa cansado e ainda tenho de ir estudar, deixando de ter tempo para me divertir como gostaria e também para fazer exercício físico na quantidade que gostaria. De qualquer maneira, essa falta de tempo também tem uma parte de culpa própria, sou desorganizado e isso tira-me imenso tempo. Apesar destas falhas, eu não deixo de estar mais organizado em relação ao ano passado e isso reflecte-se na minha média, que vai ser quase de 16, este ano. :)


Ora boas

Jorge, estou a precisar de comprar um pc novo, queres ser o meu patrocinador?

Sendo um dos membros que mais jogas pcm e com uma história no forum, queria saber como se consegue ser tão mau.

Sim Polo, será um prazer patrocinar o teu computador novo, nem que seja para te ownar no pcm, visto que falas, falas, falas, mas ainda não te vi a fazer nada. :-" De qualquer maneira, eu, mesmo sendo um mau jogador, segundo a tua pessoa, vou-te ensinar a jogar quando comprares o novo pcm; não te preocupes, eu não te deixo ficar mal babe. ;)

De onde vem tamanha fortuna?
E que tal pagares a mensalidade do fórum?

Outra pergunta que não poderia deixar de ser feita. :mrgreen: Eu não sou rico, apenas vivo com o conforto necessário. Apesar disso, a vida está difícil para todos e tudo pode mudar, a qualquer momento. Tenho um orgulho enorme no que o meu pai faz, ele é um guerreiro nato e trabalha que nem um mouro, chego a ter pena dele, devia aproveitar melhor a vida. O que é certo é que ele não quer parar e tal como se costuma dizer, parar é morrer, portanto acaba por ser positivo ele ter tanta vontade de continuar a lutar. Só é pena ele estar no estrangeiro, mas eu compreendo, o meu destino pode, perfeitamente, passar por aí. Acabei por não responder diretamente a nenhuma das perguntas, mas penso que esse não era o objectivo. :mrgreen:

Porquê o Benfica?
Nem eu sei explicar, se queres que eu seja sincero. O meu pai é benfiquista e é por isso que eu o sou, muito sinceramente. :mrgreen: De qualquer maneira, confesso que eu vibro bastante mais com o ciclismo; mas também não é por isso que eu deixo de ver todos os jogos sempre que posso e também não deixo de vibrar imenso com os grandes jogos. Exemplos recentes disso foram o Chelsea e o Porto, em que acabei por chorar nos dois jogos, mas pronto, não digo mais nada, os benfiquistas compreendem-me! Ah, talvez eu gostasse mais do futebol se não vivesse em Portugal, não consigo compreender a forma como os portugueses lidam com o mesmo, não percebo o porquê de terem tanto gosto em espicaçarem-se uns aos outros, não percebo porque é que há adeptos de um clube a festejarem a derrota de outro quando isso não favorece em nada o seu. Enfim, são coisas que não entendendo, não quero entender, nem nunca irei entender, porque não sou assim.

Dos países que já visitaste, qual o que te agradou mais? E qual é que gostavas de viver?
Pergunta difícil, muito difícil. Sinceramente, nem sei bem o que responder, cada um tem as suas características e não é fácil dizer que prefiro um. De qualquer maneira, o que me agradou mais deve ter sido Barcelona. Primeiro que tudo, é uma cidade que eu considero bastante bonita, mais do que Madrid, na minha opinião. Depois, tem atracções turísticas (históricas) muito interessantes (só para não falar noutras atracções 8-[ ), pelo menos as que eu visitei. Juntando a isso o facto de ter boas praias e também bastante florestação, torna-se numa cidade perfeita para a minha pessoa! Só para não falar de que tem uma parte antiga, tal como o Porto tem, e eu gosto bastante dessas cidades com partes mais antigas, mas bem tratadas. Ah, também é uma cidade com zonas muito abertas (ou seja, não é só gente por todo o lado) e as pessoas pareceram-me simpáticas! Dito isto, era lá que eu gostava de viver. :) Bélgica e Alemanha também são dois países de que gostei muito, principalmente por serem muito bonitos, falando do que pude ver. :P


Pestinha:
Entrevista ao Peste
A entrevista desta semana é feita a um adepto do Barcelona, com grande amor pelos vários tipos de desportos e que por vezes não cria consenso entre os membros mais novos, estou a falar do Pestinha! :P

Porque é que nunca postas nos tópicos de ciclismo?Não gostas de ciclismo?
Eu posto, não posto é tanto como na zona de Off Topic, nem como postava há uns anos atrás. Isto porque a hipócrisia que há no ciclismo me tem feito perder o gosto pelo desporto, e também porque é nessa zona que há mais crianças a fazer criancices.

Nunca te vi dizer em que posição jogas futebol americano. Jogas alguma coisa de jeito ou é só pelo prazer de levar umas pancadas na cabeça?
Esta temporada joguei a Center.

Eu jogo porque adoro o desporto, adoro a minha equipa e adoro os meus colegas. Jogo para me divertir, apenas e só. Claro que o facto de dar umas valentes pancadas nos outros também é agradável e dá para aliviar o stress.

Passas a vida a elogiar Gaia, é a tua cidade de eleição?
É a minha cidade. Nasci aqui, vivi toda a minha vida aqui. Vi-a crescer como nunca pensei que fosse possível. Esta cidade tem dois problemas, um é não haver um clube nas divisões profissionais de futebol e o outro é que o Menezes vai ter de sair da Câmara.
Sendo um dos primeiros membros deste fórum, e tendo sido moderador durante bastante tempo, não tens vontade de voltar a assumir essa responsabilidade, sendo um dos membros mais activos?

Como te sentes após tantos fracassos em todos os jogos criados pelo fórum em que ficaste atrás do xanuh?
É na boa, tu és um gajo fixe, portanto não stresso muito por perder. Já que não ganhas no futebol, ao menos dou-te uma alegriazita.

O que é que fazes da vida? Estudas, roubas, trabalhas, etc?
Neste momento estou a trabalhar. Até quando não sei.

De onde surgiu essa paixão pelo desporto motorizado e pelo atletismo?
Ambos vêm de influência familiar. O meu pai foi co-piloto de ralis durante 20 ou 30 anos da vida dele, é um apaixonado por desportos motorizados e pegou-me o bixo desde pequeno. Ainda me lembro de certo dia ele e um amigo me terem ido buscar a meio da tarde ao infantário para me porem a andar de Kart. Dia Fantástico! Amei os karts deste o 1º minuto, depois participei em competições, e como gosto de perceber e saber sobre aquilo em que entro, comecei a interessar-me por corridas. O facto do meu 1º jogo para a PSOne ter sido o F1 95 também é capaz de ter ajudado a ganhar gosto. Aliás foi nesse jogo que tive o 1º ídolo, dá pelo nome de Jan Magnussen(não deve haver muitos que o conheçam). Depois comecei a ver ralis, e logo na altura do super Tommi Makinen com o seu Lancer Evo vermelho. Outro ídolo. Nessa mesma altura comecei a acompanhar as Motas, e pumba mais um ídolo, este mais conhecido e ídolo de quase toda a gente, Valentino Rossi. Mas não deve haver muitos que se lembrem de o ver lutar taco a taco com o Capirossi nas 250, foi aí que fiquei fã.

Em relação ao Atletismo, as minhas Tias e a minha Mãe foram atletas, sendo que uma das minhas Tias era mesmo elite em Portugal, na altura, portanto sempre que havia grandes competições eu via, porque elas viam. Nos jantares ouvia falar muito no Moses e no Lewis e um dia decidi informar-me sobre eles, amei. E decidi começar a ter mais atenção a este desporto fenomenal(Desporto rei da Competição mais importante do Mundo). Na altura que comecei a acompanhar(cerca de 99) havia dois Homens que eram autênticas máquinas, um é aquele que eu considero o melhor de todos os tempos, Michael Johnson e o outro era o mais divertido(até ao Bolt, talvez) e um dos melhores de sempre, Maurice Greene. Comecei a acompanhar cada vez mais para os ver, e acabei por ficar fã e “comer” tudo o que é Atletismo.

Como consegues estar pelo fórum há mais de 6 anos de forma quase ininterrupta?
Por causa da secção de Off-Topic, do xanuh, do polo, e das discussões que vai havendo de quando em vez nessa secção. Sou uma pessoa que adora discutir com pessoas que saibam argumentar, e neste fórum vai havendo bastantes.

Se isto fosse apenas um fórum de PCM ou Ciclismo, já há bastante tempo que teria saído, ou pelo menos, teria baixado a minha participação. Este fórum, para mim, é tudo menos um fórum de Ciclismo ou PCM. Eu só com a secção de Off Topic ficava satisfeito.

Guardiola ou Sacchi?
Rinus Michels

Para ti qual é o melhor treinador de sempre? E porque?
Rinus Michels, pelo que fez no Ajax e na Laranja Mecânica. Que regalo para os olhos ver aquelas equipas a jogar. Eu sei bem que ele não foi o inventor do chamado Futebol Total, mas foi ele que mostrou ao mundo que era possível ganhar com 10 jogadores a fazer 10 posições diferentes durante 90minutos. Grande parte do apreço que tenho pelo Guardiola, é por ter feito algo parecido. Numa altura que o futebol se estava a tornar mais defensivo, mais enganador(por causa do Mourinho), ele mostru que ainda era possível ganhar a jogar para ganhar e bonito.

Achas que o United vai manter a sua veia ganhadora dos últimos tempo agora com o Moyes?
Não sei, mas espero que sim. Eu adoro o Moyes, adoro o trabalho que ele fez no Everton. Não é um génio da tática(algum treinador do Reino Unido é?), mas é muito bom naquilo que faz. É um Ferguson em crescendo. Desejo-lhe toda a sorte do mundo.

Mourinho irá ser bem sucedido em Inglaterra?
Vai, até ao dia que o presidente se voltar a chatear com ele e o mandar para a rua. Mas não vai ganhar nenhuma Champions.

Como é que achas que estas épocas da Sky vão influenciar o ciclismo nos próximos anos?
Não sei, mas espero que seja uma influência positiva...

Achas que o ciclismo devia mudar a forma como trata as suas estrelas em relação ao doping?
Claro. Devia tratar toda a gente de igual maneira, e não perseguir aqueles que são mais mediáticos. Ou perseguem todos da mesma maneira, ou não perseguem ninguém. É por esta hipócrisia que eu ando a perder interesse no ciclismo.

Gostas de viajar. Qual a tua próxima viagem e porquê? Eras capaz de alinhar numa viajem de carro até ao Butão?
A minha próxima viagem é para o Gerês. Porque me convidaram a ir lá passar 3 dias. E depois Algarve em finais de Agosto. Este ano não há férias lá fora :(

Mas uma viagem que gostava de fazer, e espero conseguir antes de morrer, é andar pelos EUA de mala às costas, e visitar cidades como Boston, Seattle, Portland, Chicago e Estado da Pensilvania em geral. Fazer a Route 66, ir às Niagara Falls, passar pelo Estado do Futebol Americano, e ver um jogo dos Pittsburgh Steelers. Queria ir este ano a Wembley vê-los, mas tá complicado de dinheiro

Alinhava sim, desde que não fosse sozinho.

Por último o que dizem os teus olhos?
Que querem que tu te fodas. Raios parta a pergunta.

Sendo um dos primeiros membros deste fórum, e tendo sido moderador durante bastante tempo, não tens vontade de voltar a assumir essa responsabilidade, sendo um dos membros mais activos?
Não tenho vontade nenhuma de volta a assumir o cargo de moderador, porque não quero mudar a minha maneira de ser neste fórum por ter um cargo na moderação. Como se devia fazer. Eu apenas posso falar dos tópicos/secções que sigo, e pelo que vejo, para mim Moderadores perfeitos para este fórum, eram pessoas como o Kops, dberkie, Oliuj, xanuh e PMLF, infelizmente eles não têm tanto tempo como outros membros bem menos indicados para esses cargos, e portanto acabam por não ser premiados com essa nomeação em detrimento dos tais menos indicados, mas que estão cá todos os dias. Eu tenho muito respeito pela equipa que chefia este fórum, mas já o disse várias vezes, e volto a dizer, os moderadores deste fórum não são, sempre, bem escolhidos. Há pelo menos 1 moderador(assim sem pensar muito) que eu nunca na vida o punha a moderador, apesar de gostar bastante dele, e não o metia a moderador porque o comportamento dele é muito semelhante ao meu, e seu eu acho que o meu comportamento não dá para ser moderador, o dele também não dá. Acho que não preciso de dizer quem é.

PS-> Mas também é verdade, que houve membros a ser promovidos que aquando da sua promoção não eram membros com comportamento para ser moderador, mas depois tornaram-se excelentes, senão mesmo os melhores, moderadores que este fórum já teve.


PMLF:
Entrevista ao PMLF
Mais uma entrevista do pcmpt, desta feita a um membro bastante respeitado, com uma maneira correcta de participar no tasco e grande fã do desporto americano, e que gosta muito da zona Off-Topic, estou a falar do PMLF! :P


De onde nasceu este gosto pelos desportos americanos em geral?
Eu gosto bastante de seguir desporto em geral. No caso da ligas americanas aprecio em particular algumas coisas. O facto das equipas serem bastante niveladas. Claro que existem equipas mais pequenas, mas durante a sua existência quase todas as equipas já tiveram oportunidade de lutar por campeonatos. O draft e tudo o que o envolve (mock drafts, avaliação de rookies,etc). E melhor é mesmo o facto de estar longe dos EUA e não ter que ouvir as barbaridades que se ouvem em Portugal com o futebol. Claro que vejo debates e opiniões mas é diferente. Já agora a NBA é a liga americana que sigo desde mais novo. NFL, MLB e College Basketball e Football é coisa de 4/5 anos. A NHL vou vendo mas como calha muito em cima da NBA não é fácil seguir. Por fim, o que mais gosto nas ligas americanas é o facto de serem stats geeks (como eu) e de fazerem resumos de todos os jogos, o que torna muito mais fácil acompanhar uma liga já que no mundo real ninguém tem tempo de ver jogos todos os dias de madrugada, falando como europeu.
Já agora, o que as estatísticas têm de interessante é que eu posso "recriar" temporadas muito antigas de algumas ligas e saber quem foram os bons jogadores, pelo menos em números. Gosto muito de história e poder associar isso a desporto é ainda melhor.

Porque é que postas mais na zona de off-topic do que na zona de ciclismo?
A zona de off-topic é mais relaxada e as discussões com mais nível e argumentos. Não querendo ser mauzinho, no tópico de ciclismo postam muitos users de "ocasião" (só postam na altura das grandes voltas, tipo Tour, ou nas férias escolares) e isso torna a leitura um bocado desagradável. E como é um desporto em que tenho algumas ideias vincadas também não me quero meter em picardias. Mas costumo ler os posts que lá são feitos, até porque me ajudam a seguir muito mais a temporada de ciclismo e a aprender muito acerca do desporto e dos ciclistas. Existem users mais antigos que postam muito bem nessa zona.

O que faltou para o NBA MG ter sucesso? Há quem diga que uma fórmula vencedora passaria pelo sucesso dos Toronto Raptors, algo que lamentavelmente não se verificou...
Tempo e paciência. Um jogo era algo moroso a simular, pelo menos para mim (o Alaska era bastante mais rápido) e acabei por deixar de conseguir ajudar como devia e o projeto foi acabando. Simular uma liga como a NBA da maneira como fazíamos é complicado. O jogo era mesmo muito completo, a simulação também, mas na prática era complicado para jogo de fórum. Não me parece que dinossauros vencedores ajudassem a nossa causa. É que nem americanos são. :P

Porquê os Cowboys?
Os Dallas Cowboys são, a par dos Yankees, as equipas que realmente apoio e que me estragam o dia em que são eliminadas dos playoffs (ou em que deixam de ter essa possibilidade). Quanto à escolha foi mesmo algo natural.. Durante a minha primeira de temporada fui vendo jogos de NFL, fui aprendendo mais sobre o jogo, sobre a história da liga e algo fez o clique com eles.

Acreditas no Romo para levar Dallas ao SB? É este o ano da explosão dele?
O Romo é de pancas. Ele ou começa bem e vai tudo muito bem ou começa mal e o jogo está estragado. Esta temporada tive jogos que depois de ver as primeiras jogadas ofensivas vi logo o filme todo. O problema é que no pior ele é muito consistente, mas quando está bem, ainda assim, não costuma tomar boas decisões nas alturas críticas e isso não é algo que se aprenda assim do nada, ainda para mais não sendo ele propriamente um jovem. Ainda assim tenho esperança que a culpa não seja toda dele. Esta temporada o Callahan vai passar a ter mais peso nas decisões ofensivas e pode ser que as coisas melhorem. Ainda assim não acredito no SB. Não só por causa do Romo, mas sim, também por achar que ele não tem estofo para jogos grandes.

Pensas um dia ir a Le Mans para viver as 24h?
Gostava bastante. O ambiente daquela semana de Le Mans deve ser algo inexplicável de presenciar. É sem dúvida "o" evento desportivo (dos disputados anualmente) e a prova pela qual anseio mais durante o ano, ainda mais por ser algo que tem um formato bastante único. Tem uma mística descomunal mesmo vendo pela tv, por isso presenciar aquilo tudo seria algo gratificante, sem dúvida. Prevejo que seja lá mais para os meus trintas/quarentas uma possível ida. :P

Quem é o teu jogador da NFL de Eleição? E da NBA? Porquê?
Na NBA tenho três grandes referências. Uma que nunca vi jogar, o Bill Russell, outra que vi jogar mas que já se retirou, o Shaq e o jogador que mais me dá prazer ver jogar desde que entrou na liga, o LeBron. Em termos da NFL o meu jogador preferido no geral é o Dez Bryant. É estranho porque como pessoa ele não é fácil e tem atitudes que me fazem detestar jogadores. Mas o facto de já me ter dado muitas alegrias compensa isso. :P
De resto, de QBs gosto bastante do Brady, não me canso de o ver jogar e em termos defensivos sou fã do Watt por parecer ser uma excelente pessoa e dos jogadores mais explosivos. O Ware é escusado dizer. :)

Quem achas que é a grande candidata ao SB este ano?
Na NFL existem sempre muitos candidatos. Para mim os 5 maiores favoritos são os 49ers (se o Kaepernick durar a época toda, tenho as minhas dúvidas), os Seahawks (se entretanto não apanharem metade da defesa por PEDs), os Packers, os Broncos (Peyton tem que durar) e os Texans (equipa com tanto talento.. já mereciam).

Que achas das estórias do Domingos Piedade?
Essenciais para umas boas 24h de Le Mans pela tv. Ele dá sempre uma perspectiva de dentro da corrida muito interessante e cativante e a experiência que ele tem, bem como os "connects", ajudam. E a naturalidade com que ele fala é algo de descomunal. É como se ele nem percebesse que está a falar para milhares de pessoas, fala com uma descontração e parece que está ao telefone contigo naquele momento. Quando oiço que estão prestes a falar com ele é garantido que vem de lá coisa boa. =)

Gostas do estilo de tertúlia que a Eurosport PT faz nas 24h de Le Mans ou preferias algo mais sério e focado na corrida?
Prefiro bastante o estilo que eles têm de tertúlia. Seria complicado analisar uma corrida de endurance de 24h (com muito sc pelo meio) de maneira exaustiva e acho que se tornaria cansativo para os espectadores. Ainda assim existem altura em que se perdem um bocado, mas acho que têm estado melhores a cada edição que vejo. O facto de tentarem incluir ao máximo os espectadores na sua emissão também ajuda a tornar tudo mais interessante. Mas também sabe bem aqueles bocados em que se calam e podemos ouvir os carros em alturas mais paradas da corrida. :P

O que estás a a achar do teu curso e universidade? Dás alguma recomendação para quem quiser entrar no IST?
O curso ainda está numa fase muito generalizada, ainda não deu para perceber bem o que é mesmo. O IST é o que se diz por fora, mas mais soft em alguns aspectos. Tens imensos trabalhos para fazer o que disturba um bocado os planos de estudo e se torna um bocado chato. Acho que o mais importante mesmo é ir acompanhado ao longo do semestre as coisas (o que implica tirares um tempinho para estudares todos os dias) porque não tens propriamente grande teoria para marrar. São poucas as cadeiras em que pegas numa sebenta e só tens que empilhar aquilo. Fundamentalmente é estar ciente do que é estudar uma Engenharia, do quão frustrante pode ser às vezes, mas saber que com calma e paciência as coisas se vão fazendo.

Para os membros mais novos, quem és tu?
Um user inscrito desde 2009, que esteve um ano para começar a postar, que durante os primeiros tempos 90% dos meus posts eram sobre signs, que tenho uma tendência para arranjar joguinhos de simulação em excel, que gosto de debater desporto e mandar uns bitaites, que gosto de argumentar com factos coisas erradas que outros users apresentam e que me devo encaixar no perfil demográfico de 75% do fórum.

Qual a tua opinião sobre o futuro do ciclismo actual em relação ao doping?
Os dopados vão estar sempre um passo à frente do doping. Mas com o tempo as lendas vão cair.. e isso vai ter impacto no desporto, mais do que aqueles que são apanhados na altura. Também tenho perfeita noção de que no ciclismo isto acontece porque existem leis bastante apertadas, que deviam existir em outros desportos. Para mim, o que gostaria de ver acontecer, era definirem melhor as penas para casos de doping. Coisas idiotas, tipo o que aconteceu com os irmão Costa deviam ter penas mais leves. E coisas tipo Riccò, Vino, Di Luca, Rebellin e assim deviam levar penas bastante pesadas. Todos merecem segundas chances.. Ou seja, dois anos na primeira sanção grave e perpétua na segunda. Eu sei que o doping não faz heróis nem super-homens mas gosto da verdade e por isso acho que não se deveria compactuar com batoteiros. Era isso e existir uma organização com leis mais universais em termos de anti-doping. Que mandasse de facto.


Xanuh:
Entrevista ao Xanuh
A entrevista desta semana é feita a um membro Benfiquista ferrenho vindo de uma zona que ninguém conhece ou tenha interesse chamada Leiria, estou a falar do Xanuh! :P

Acreditas que o Froome leva o Tour por 5 minutos para todos?
Não. Acho que o Tour vai ser bastante renhido e não apenas entre Froome e Contador. Aliás, pelas primeiras etapas que vi, até me parece que a Saxo está mais forte que a Sky. Considero o Froome e o Contador os dois principais favoritos, mas acho que não se devem descuidar com alguns outsiders que, dependendo da forma e daquilo que conseguirem fazer, podem

causa alguns sustos a estes dois.

Tencionas algum dia emigrar?
Não, a não ser que seja obrigado a isso. Gosto muito de Portugal e, principalmente, da minha família e não consigo estar largos períodos de tempo afastado deles. Eu vim com 18 anos estudar para Lisboa e até estou habituado à distância, mas sei que estou a menos de 2h de poder estar com eles. As únicas alturas em que não me importo de estar fora é a viajar. Podia estar 2 ou 3 meses a viajar em turismo e aí não ia sentir tanto a falta. Agora emigrar, no sentido de estar lá vários anos a trabalhar no estrangeiro, é algo que não faz parte dos meus planos.

Melhor 11 do Benfica a que tiveste oportunidade de assistir?
O último ano em que fomos campeões, 2009/2010. Maxi, Luisão, David Luiz, Javi Garcia, Aimar, Saviola, Cardozo, Ramires e Di Maria. Foi a melhor equipa a jogar futebol em Portugal que vi até hoje. A prova está que, tirando aqueles que ainda estão no Benfica, temos os restantes em equipas como Chelsea, Real Madrid e City. Não é por acaso.
Agora em termos individuais, deram imenso prazer ver jogar Rui Costa, João Vieira Pinto, Poborsky, Valdo, Isaías, Mozer, Van Hoijdonk e Aimar.

Quando é que me dás o Pinot na LV?
Após ele vencer o seu primeiro Tour.

Para além do futebol e do ciclismo, que outros desportos gostas de ver?
Como disse ainda há dias num tópico que criaram, hóquei em patins e atletismo são os dois que se seguem. O primeiro pela sua história no nosso país e no meu clube. Acho que não devemos deixar morrer o tradicional gosto português pelo hóquei, e desde sempre o meu pai me "ensinou" a ver os grandes jogos de hóquei em patins e passou-me o vício. Quanto ao atletismo, é pela diversidade de modalidades existentes, que nos permite passar uma tarde inteira a assistir a provas sem entrarmos em monotonia.
Fora estes, vou acompanhando um pouco de vários outros desportos, mantendo-me sempre actualizado.

De quanto é o teu desconto em material Samsung?
É proporcional ao tamanho do "material" de cada empregado. Por isso digamos que tenho um desconto bastante grande. :mrgreen:

Quando é que me ofereces um Galaxy S4?
Daqui a um ano vendo-te o meu por 200€.

Porque é que insistes em dar nomes e nacionalidades esquisitas às tuas equipas na LV e Man Game?
Eu adoro os jogos relacionados com ciclismo que se fazem aqui no fórum. São uma das grandes razões que me fazem andar por aqui. Posso dizer que foi a LV que me fez ficar agarrado à TV ou ao PC a ver montes de provas que nunca pensei ver só para torcer pelos "meus" ciclistas. Posto isto, e como factor adicional, gosto de montar uma história por trás das minhas equipas. O Valco está presente porque é a empresa do meu pai, e é engraçado "vê-la" a patrocinar uma equipa, as nacionalidades esquisitas aparecem para dar uma dimensão diferente das outras equipas. E se repararem têm sempre algum significado. Primeiro o Burkina devido ao Leiria ter investido (com sucesso) em futebolistas desse país, e depois o Ruanda, pela causa em si, que me marcou bastante quando era miúdo.

Já tens bilhete para o Barça-Porto da final da Champions do próximo ano, no Estádio da Luz?
Tenciono ir ver essa final à Luz. Espero que o Porto não esteja presente e gostava imenso de ver lá o Benfica, embora saiba que é uma utopia no momento, sendo também que no futebol não há impossiveis. De qualquer forma, se for o Porto à final venderei o meu bilhete com todo o gosto a um portista cá do fórum.

O Off Topic é a melhor zona do fórum, porque...?
É das melhores zonas do fórum pelo "ambiente de café" que se cria. E todos sabemos como os portugueses gostam de ir para os cafés conversar sobre tudo e mais alguma coisa. É uma zona interessante, onde se discutem desde as coisas mais inuteis até às mais complexas. Pessoalmente gosto muito do sub topico de política porque ali posso discutir com pessoas que o sabem fazer, até porque não costumam ir para lá os patos bravos do costume mandar bitaites como noutros tópicos.

É este ano que vamos marcar um Encontro Nacional PCMPT? Quando começa a campanha?
Já estava na hora disso acontecer, uma cena à séria com almoço e futebolada, ou vice-versa! O pessoal do Sul já foi ao Porto umas quantas vezes, por isso acho que agora é a vez dessa malta se mexer. Até porque estou ansioso que chegue o dia de te dar umas nozadas no futebol, peste!

Aturar o Peste é do crl né?
Realmente não é fácil. Não faço a minima ideia porque é que ele não me larga passado tantos anos, sempre a chatear com merdas inuteis e das quais ninguem quer saber. Ainda por cima quando ja devia ter sido banido mais que uma vez!
Agora mais a sério, é um gajo boa onda e por isso vamo-nos dando bem.

Vamos fazer um exercício de pensamento, na próxima época se o Benfica tiver um começo como o de 2011 em que a 8º jornada já estava com o campeonato perdido, achas que a direcção devia ir a fundo com o treinador?
Obviamente que se chegarmos à 8ª jornada a 7 ou 8 pontos do 1º Lugar que o treinador não tem condições para ficar. Agora, eu fui a favor da continuação do JJ e acho que esse cenário catastrófico não vai acontecer. Agora também acho que, independentemente dos gostos de cada um, devemos apoiar o Benfica logo desde o ínicio, e vai ser mais dificil para todos se começarmos com criticas infundadas ao primeiro passe falhado no 1º jogo.

Amanha de manhã recebias um telefonema do LFV, és o novo olheiro do Benfica, quais eram os jovens jogadores que aconselhavas ao Orelhas? (Keep in mind que tem de ser jogadores de qualidade nada de gajos do Leiria)
Jovens jogadores de qualidade há muitos. O Neymar por exemplo é jovem. Convém ter a noção dos limites a que podia chegar. Tendo em conta todos os jogadores que já temos sob contracto, recomendava apenas um DE e um DC. Ia buscar o Toby Alderweireld ao Ajax (24 anos) e o Jetro Willems ao PSV (19 anos) ou o Ricardo Rodriguez ao Wolsfburg (20 anos).

Acontecia um evento terrível na interwebz, os únicos sites abertos eram o do Porto e sites de pornografia gay, qual estaria na tua barra de favoritos?
Tinha mesmo de os colocar nos favoritos porquê?!
Epa, depois de ter sido algumas vezes enrabado pelo Porto, acho que me doía menos ver sites de pornografia gay.


elyk:
- És conhecido principalmente por fazer grandes equipamentos para o PCM, mas fora isso quem és tu?

Então para quem não sabe, o meu nome é Miguel e tenho 19 anos.. sou da Margem Sul, Sportinguista e o meu nick teoricamente não é elyk mas sim kyle :mrgreen:
O meu desporto de eleição sempre foi o Futebol e sempre o pratiquei a nível federado mas, desde os meus 11/12 anos vejo ciclismo.
Comecei por seguir apenas as edições do Tour, ainda com o Lance a dominar mas na altura nem percebia bem o que se passava, fui conhecendo as regras e o panorama ano após ano.. apenas há uns 4 anos sigo a detalhadamente toda a época e PCM para mim, o primeiro contacto foi já em 2010, assim que saiu essa edição.

- Quando é que vais participar mais nas outras zonas do forum?

Isso é uma das coisas que eu sei que peco bastante, e pouco a pouco tenho tentado mudar isso mas, vamos ver.. prometo que vou estar mais empenhado noutras áreas :mrgreen:

- O talento para fazer shirts corre no sangue das pessoas?

Aha! Eu penso que não.. é apenas algo que faço com alguma facilidade por já ter uma boa experiência em trabalhar no Photoshop por outras razões sem ser o PCM. Desde novo (não é que seja velho) sempre trabalhei com o PS e a transição de conceitos para que é preciso na edição dos vários acessórios do PCM foi muito mais facilitada :D

- O que gostavas de ver de novo em futuras edições do PCM?

Não sei.. ainda não comprei o PCM 2013 sequer mas pelo que ouço e leio trouxe algumas mudanças, umas boas e outras más.. mas por exemplo uma das coisas que me lembro assim rápido seria a adição da camisola dos Pontos Combinados na Vuelta, o Dorsal do mais combativo no Tour, das metas volantes no Giro, coisas superficiais que penso que não existam mas que tornam o jogo mais real.

- O que te fez começar recentemente a criar todas essas shirts, às vezes várias por dia?

Penso que seja para manter o jogo sempre actualizado e o mais completo possível, se bem que por vezes é mais pelos pedidos que as pessoas vão fazendo, e uma vez que me dá gozo fazê-las, é óptimo poder adicionar esse prazer à ajuda que posso estar a dar não só à pessoa que me pediu como a outras que estejam com o mesmo pensamento.

- Como tens tantos conhecimentos sobre editores de imagens?

Bem, como já disse talvez seja por já trabalhar com o Photoshop há alguns anos e isso dá-me a oportunidade de já conhecer alguns dos truques que fazem com que a criação ou a edição sejam mais fáceis.

- Achas que um dia a Cyanide te contacta para incluir as tuas camisolas no PCM?

Pois, não faço a mínima ideia :mrgreen: Mas se contacta-se acho que só podia ser benéfico, tanto para mim, pelo reconhecimento do meu trabalho como também para o fórum.

- Quem é o ciclista que mais gosto te dá ver em cima de uma bicicleta?

Não sei, tenho vários.. até pode parecer um bocado cliché, mas cada vez mais gosto de ver o Rui, e não é por ser português.
De resto, penso que nomes como Betancur mais recentemente e o Alberto não tanto pelo que tem feito agora, mas pela entrega e pela classe que mostra em cima do triciclo :mrgreen:


zmiguel91:
Entrevista ao zmiguel91

Zé Miguel, 21 anos, poveiro e portista... 8)
Sou fã de desporto em geral e consequentemente fã de ciclismo, tenho por hábito tornar-me adepto de ciclistas em final de carreira pela experiência e classe que ostentam. Jogador de PCM à quase 10 anos, não passo de nível mediano e a cada ano que passa jogo pior. Membro da comunidade fez 5 anos à dias, apesar de apenas ter ficado reconhecido mais recentemente. Planos para o futuro não tenho grande coisa porque não sou de fazer planos, mas em relação ao fórum espero continuar a ser activo durante os próximos tempos. Os meus olhos podem dizer muita coisa, mas como ninguém perguntou também não digo. [-X

Como é que aprendeste tanto sobre BD's?
Como é esse conhecimento todo sobre o PCM?
Considero-te um craque quando se fala de pcm. Como consegues ter estes todos conhecimentos?

Eu ao princípio só queria saber como editar o básico, depois como sempre tive alguma curiosidade ao longo dos tempos fui lendo tutoriais e os tópicos de dúvidas sobre Bases de Dados e fui aprendendo cada vez mais sobre o assunto.

No geral penso que não é nada de muito complicado, os editores externos podem não ter um aspecto muito user-friendly, mas o necessário é aprender o conteúdo de cada tabela porque a estrutura das Bases de Dados é basicamente sempre a mesma, sendo apenas necessário actualizar os conhecimentos quando sai uma nova versão do jogo que tem algumas pequenas alterações.

Quanto a ser um craque, não concordo ... existem outros membros com tanto ou mais conhecimento do que eu sobre Bases de Dados, podem é não ser tão activos na ajuda nos tópicos do jogo ou até mesmo no fórum, mas no passado muitos foram os projectos fantásticos para o PCM realizados por membros aqui da comunidade.

De onde veio o bichinho de editar no PCM?
Nota-se que tens um conhecimento sobre as bases de dados para o PCM muito acima da média. Donde e desde quando vem este gosto pela edição de DB's?

Se existe algo de fantástico na série PCM é o facto de que diversos aspectos do jogo podem ser alterados através dos editores, de uma forma bastante prática e rápida, o que permite jogar com muito mais realismo em comparação com o produto original disponibilizado pela Cyanide.

Ao contrário do que pode parecer, apesar dos meus conhecimentos raramente perco tempo a editar dados em Bases de Dados, e das muitas vezes que entro no editor é mesmo para verificar alguma resposta que vou dar a algum membro no fórum.

O bichinho de editar já é antigo, por ex., falando de jogos de desporto, a série PES que até tem algumas semelhanças com a série PCM quanto à falta de licenças, eu lembro-me de editar os nomes dos jogadores e equipas nos tempos do PES2 na PS1. Mais tarde, os patches faziam isso por mim, mas eu gostava sempre de manter tudo actualizado. Algo que nestes últimos anos no FIFA sinto falta, apesar de saber que é possível editar vários aspectos do jogo, é muito pouco prático.

Porque começaste a participar tão tarde no fórum?
Bem, eu comecei a participar no dia em que me registei ... como jogador desde o Cycling Manager 4, mas sem conhecimentos de Bases de Dados e tudo o resto, encontrei um bom espaço para discutir sobre o PCM e também sobre ciclismo, mas obviamente que a actividade diária do fórum naquela altura não tem grande comparação com a actual. Por curiosidade e segundo os registos, sou o membro #333 e grande parte dos anteriores nunca (ou quase nunca) participou no fórum, apesar de já não me lembrar perfeitamente é normal que apenas existisse aquele núcleo principal de membros diários, muitos deles já se conheciam dos fóruns anteriores.

Foi talvez essa a principal razão por apenas participar espontaneamente no Verão e nunca ser muito participativo ao longo do ano.

O fórum cresceu nestes últimos anos, e hoje em dia é um dos espaços que visito diariamente. 8)

Porquê o interesse pela secção de PCM?
O meu interesse no fórum não é só pela zona do PCM, visito todos os dias as zonas ligadas ao ciclismo, posso é não ser tão participativo porque como é normal apenas da parte da noite ter mais tempo para ler os tópicos com atenção, por ex., no que toca às corridas tudo já foi dito ao longo da tarde e eu apenas leio os comentários e as opiniões de outros membros.

Por outro lado, na zona do PCM existem sempre dúvidas que são colocadas ao longo do dia e que ficam sem resposta e eu aproveito para ajudar, o que acaba por fazer de mim um membro mais participativo nessa zona.

Venceste o prémio de membro mais prestável do ano passado, com um excelente trabalho no esclarecimento de dúvidas a todos os membros. Sentes que por vezes fazes aquele trabalho um pouco ingrato de esclarecer dúvidas que são muito simples ou que estão sempre a ser perguntadas, e que por isso ninguém tem muita paciência para responder?
Não, eu não me importo de ajudar no esclarecimento de dúvidas aos novos jogadores, mesmo que as perguntas sejam simples ou repetidas. Como se costuma dizer ninguém nasce ensinado, por isso é normal para um novo jogador ter bastantes dúvidas quanto ao funcionamento do jogo. Eu próprio gosto de discutir os diversos aspectos do jogo por isso é algo que faço por gosto.

De resto, sem querer ser ofensivo mas é pena não existir mais discussões sobre o jogo na zona de PCM e se, como dizes, a maioria dos membros não tem paciência para responder às dúvidas é um bocado preocupante reparar nessa situação num fórum dedicado ao jogo, por outro lado é uma situação completamente normal e é sempre da maneira que eu tenho oportunidade de ser mais participativo. ;)

Qual a melhor carreira que fizeste com uma equipa no PCM?
As melhores e mais longas carreiras que me lembro de ter feito foram nos tempos do Cycling Manager 4 com o José Azivedo Lance Niilstrung & Co. na fantástica US Pystol. Também tinha um gosto especial pela AG2R, não me lembro bem da razão. Claro que naquela altura gostava de jogar com as grandes equipas, algo que hoje já não consigo.

Nos últimos anos não tenho feito carreiras muito longas, por isso é difícil ficarem gravadas na memória. Gosto de criar equipas personalizadas formadas por ciclistas livres para não afectar as restantes equipas. Algo ainda mais interessante e desafiador é mesmo criar uma equipa personalizada com apenas jovens gerados pelo jogo. Foi precisamente com uma dessas equipas personalizadas só com jovens gerados, que fiz no PCM2010 uma das carreiras que mais me agradou dos últimos anos. A primeira época apenas com portugueses não correu muito bem, para a segunda contratei alguns ciclistas do ranking sub-23, entre eles o nº1 o russo Nikita Boutcharov que tinha vencido todas as etapas planas do calendário sub-23. Na segunda temporada dominei tudo o que era sprint no ranking Continental.

Tens uma equipa muito atípica no ManGame, quase toda composta por trepadores. Porquê esta aposta, estamos perante o teu terreno preferido?
Claramente, eu sempre gostei de ver etapas de alta montanha no ciclismo, é mesmo o único tipo de terreno em que consigo seguir uma etapa ao longo de várias horas, por isso sempre tive uma grande admiração por quem se destaca nestes momentos. Ciclistas como o Richard Virenque ou mais tarde o Michael Rasmussen são dos meus favoritos de sempre. Outros como o Pantani infelizmente era ainda novo na altura para me lembrar bem das suas prestações. Gosto de seguir a luta pelos pontos nos topos das montanhas e acabo por dar mais importância à luta pela camisola da Montanha do que propriamente à luta dos Sprints.

Quanto ao ManGame, espero que o jogo tenha sucesso. Não sei se a aposta em trepadores foi a melhor (talvez não), mas a essência de uma equipa construida por mim tinha de ser em trepadores e, pelo menos, nas etapas de montanha os ciclistas da equipa Suricatas estão prontos para brilhar...

Que desportos segues para além do ciclismo?
Além do ciclismo, que outros desportos acompanhas?

O futebol é o desporto que acompanho com mais regularidade. Eu sempre gostei de desporto, e como telespectador assíduo da Eurosport acabo por ver de tudo um pouco do mundo do desporto. Fui praticante de natação durante uns 5 anos, sempre gostei de nadar mas não acompanho muitas provas, a última vez foi mesmo durante os Jogos Olímpicos.

Pergunta ao nosso entrevistado, que hobbies é que ele tem.
O normal para um rapaz da minha idade. Gosto de ler e participar em diversos fóruns. No desporto, futebol entre amigos, nadar e andar de bike. Nos videojogos, não sou grande jogador, apenas FIFA, FM e PCM ao longo do ano e no máximo completo um ou outro jogo ocasionalmente. Gosto de cinema, tudo o que seja aventura e ficção cientifica, mas também filmes de acção/crime. Dentro da música, tenho por hábito ouvir de tudo um pouco, mas prefiro rock e não tenho nenhuma banda preferida.

Quem é o zmiguel fora do fórum?
Que raio de pergunta, como respondo com letras? :-k Talvez seja um pouco dentro da imagem que passo no fórum, talvez não. Eu um dia participo num dos convívios para conhecer melhor o pessoal (e vice-versa).

Dormes para o lado esquerdo ou direito? Ou em pé?
Em pé. ;)


Hazard:
Entrevista ao Hazard
Boas, a entrevista desta semana é ao Hazard, fã do Lille e de um jogador fraquinho, e também de ciclismo. :P

Como é que te sentiste quando o Hazard saiu para o Chelsea?
Fiquei um pouco triste como é claro, mas ao mesmo tempo também fiquei contente por ele prosseguir a carreira num dos melhores clubes da Europa. De qualquer era impensável o Hazard continuar mais uma época no Lille, já ganhou tudo o que havia para ganhar em França e continuar lá só iria prejudicar o seu desenvolvimento.

Achas a equipa do Lille melhor este ano?
Então achas que quando o Lille for campeão novamente ainda vais estar vivo?

No que toca ao plantel, é pior, penso que isso é inquestionável. É preciso perceber que esta época começa uma nova era no clube, basicamente todas as peças fundamentais da grande equipa que fez a dobradinha há 3 anos foi-se embora, o próprio Rudi também foi-se embora, a estrutura para este ano é quase completamente nova. E por tanto espera-se uma época difícil de adaptação este ano, mas estou confiante no trabalho do Girard, são poucos os que conseguiriam tornar aquela equipa do Montpellier campeã. :P Quando à 2ª pergunta, pah eu espero que sim. Quando o Lille ganhou campeonato foi a 1ª vez em 40 e tal anos, portanto se forem precisos mais 40 e tal anos ainda estarei cá, espero eu. :mrgreen: Só o tempo o dirá.

Porquê esse enorme gosto pelo Lille? Além do Lille quais os outros clubes que tens como referência/preferência?
Muito por culpa do meu avô paterno. Ele nasceu numa pequena vila perto de Lille e emigrou para Portugal quando tinha uns 20 anos à procura de trabalho. Ele acabou por conhecer a minha avó e acabou por ficar a viver cá. Ele era um fanático pelo Lille (lembro-me de que quando ia a casa dele, a 1ª coisa que se via quando se entrava em casa era uma camisola do Lille dos anos 70/80 penso, já não tenho a certeza). Desde que eu era pequeno que sempre tentou pegou pegar a febre pelo clube, coisa que conseguiu com sucesso. Se me dessem a escolher entre ver ao vivo um jogo do Benfica ou um jogo do Lille, escolhia sem pensar duas vezes ver o Lille. O meu avô morreu há coisa de 2 anos com um AVC, e eu por vezes gosto de pensar que apoiar o Lille é a minha forma de estar mais perto dele, mesmo ele estando lá em cima a "ver-nos".

O que é que tens achado da malta que tem entrado para o forúm nos últimos tempos?
Algo que tenho notado nos novos membros é que muitos deles são participativos desde o dia em que se registam, isso advêm do facto de a juventude (eu incluído :P ) estar cada vez mais habituada ao mundo da Internet. e isso é algo de bom para o fórum, sem dúvida. Claro que alguns por vezes não têm as melhores atitudes, mas isso melhora-se grande parte das vezes com a maturidade que vão acumulando. Acima de tudo é preciso ter paciência, sobretudo com os membros mais difíceis, porque eu acredito que mais tarde ou mais cedo a sua atitude para com o fórum irá com certeza melhorar.

Como começaste a ser fã do Hazard?
Quando vi pela primeira vez a jogar, penso que um ano antes de sermos campeões, contra o St. Etienne. Ele fazia-me lembrar bastante o Ronaldo na altura (com as suas diferenças, óbvio), e a coisa foi evoluindo a partir daí.

Como é a tua rotina diária?
A minha rotina diária não é nada de interessante, deixa que te diga. :mrgreen: Há um ano jogava na equipa de basket do Gaeirense, mas acabei por abandonar uns meses depois. De resto não me lembro de mais nada assim interessante, pelo menos nos últimos tempos.

Como é morar nas Caldas da Rainha?
Muito bom! Confesso que quando vim viver para cá, não tinha grandes expectativas (para quem não sabe sou natural da Marinha Grande), mas a cada dia que passa ainda me surpreende. Culturalmente é uma cidade muito mais rica do que muitos pensam, muitos museus (incluindo o Museu do Ciclismo), o CCC é uma mais-valia para a cidade, realizam-se lá espectáculos muito interessantes. Até um centro comercial temos! (apesar de ser um bocado para o ranhoso 8-[ ) Se me dessem a escolher neste momento entre Caldas ou Marinha Grande, escolhia as Caldas sem pensar muito.

Como toda a gente sabe, és um dos melhores signmakers do fórum. Como surgiu o teu gosto pela manipulação de imagem? É algo que fazes apenas como hobbie, ou estás a pensar enveredar por designs e multimédia no futuro?
Tudo começou há coisa de 2 anos. Todos os dias passava pelo tópico das signs, via as signs do Dude, do Kazam, do Jolly e de outros e ficava maravilhado! Até que um dia saquei o Paint.Net e lá tentei fazer uma (http://img20.imageshack.us/img20/34/ruicostasign.jpg, ya eu dei-me ao trabalho de ir procurar a minha primeira sign :P). Desde então foi sempre treinar, treinar e treinar até chegar ao nível a que estou agora. Actualmente é um hobbie claro, mas Design é uma área que até gostaria de seguir quando fosse para a universidade. Logo se vê no futuro, ainda tenho tempo para pensar nisso.

Quem é para ti o membro mais ilustre e o mais controverso do fórum?
Escolher o membro mais ilustre seria complicado para mim, há tanta gente que merece ser referida (Marco, Tó, xanuh, Sican, entre muitos outros). Se tivesse mesmo de escolher alguém como membro mais ilustre, escolheria o p3druh e acredito que ele seja um "role model" para muita gente dentro do fórum. Membro mais controverso, honestamente não sei, também não quero ferir os sentimentos a ninguém :mrgreen:

Depois de tanto trabalho com as pontuações na LV, como é que te sentes por estares tão em baixo na geral?
Nem me lembres disso D: Pah, o trabalho com as pontuações da LV e também no MG é a minha forma de retribuir à comunidade o que me deram durante quase 3 anos desde que estou cá, e depois eu também tento ser sempre um gajo minimamente útil :P . Eu olho para os meus primeiros posts e penso "oops, eu era mesmo puto naquela altura". O forum ajudou-me a ganhar mais maturidade e mais capacidade de argumentação, e se não estivesse cá talvez estivesse no mesmo ponto de há 3 anos.

Tinhas um bilhete de avião para qualquer lugar no mundo, o bilhete era só de ida, para onde irias?
Eu sempre tive o sonho de ir um dia viver para Nova Iorque, sempre tive um fascínio pela cidade. Provavelmente seria para lá que iria.

Qual a tua equipa de ciclismo preferida?
Nunca tive um gosto especial por uma equipa de ciclismo, mas neste momento a equipa que aprecio mais é a FDJ, muito por culpa dos jovens valores que lá andam (Bouhanni, Demare, Pinot, Elissonde, Vichot...)


Jardas:
Entrevista ao Jardas

Bem aqui está a entrevista mais recente ao Jardas, amante de musica, participa numa banda e que tem como principais desportos favoritos o Basket, Ciclismo e Futebol. :P

Porquê a escolha do baixo e não da guitarrara como a grande maioria das pessoas?
Bem, a minha vida musical começou na guitarra, mas nunca tive aulas a sério, fui dando numa de auto-didacta pela internet e livros que o meu avô guardava para mim. Em 2009, pouco depois dessa primeira incurssão nesse mundo, fui ver o meu primeiro concerto ao vivo, a sério, no Rock in Rio, os Muse. A partir daí percebi que queria tocar baixo e tudo acabou por se compôr quando falei com 2 amigos meus, dois dos elementos da minha banda, e juntámos o meu baixo à guitarra de um deles e foi assim que tudo começou, resumidamente. :P
A partir daí, tudo se foi formando, comecei a ter aulas a sério, de baixo, e o meu gosto por aquele instrumento cresceu de tal maneira que hoje não me imagino a tocar guitarra ou derivados. Talvez para o ano experimente tocar contra-baixo, na tuna da FCUL, onde espero entrar.

Donde vem o teu bom gosto pela música?
As minhas principais influências foram-me apresentadas por amigos meus. Umas vezes eram eles que me mostravam a mim e outras vezes eu que lhes mostrava a eles, como foi o caso dos Arctic Monkeys, em 2009 também, se bem me recordo. Outras bandas mais antigas e clássicos foram legado do meu tio, que vocês devem conhecer, onde se incluem Led Zeppelin, Pink Floyd, Queen e muitas mais. :)

Jardas, já repensaste a tua posição em relação a qualidade da musica portuguesa?
É certo que eu nunca explorei a fundo muitas das bandas portuguesas, mas nos últimos tempos virei-me mais para o que se faz no nosso país e digamos que não me arrependi. De B Fachada a Diabo Na Cruz, passando por Linda Martini e Samuel Úria, há material muito bom e é urgente dar visibilidade a estas pessoas que só elevam o nome do nosso país, ainda que sejam desconhecidas para o maior público.

Achas que o baixo tem tantas capacidades como a guitarra para atrair o sexo oposto?
Sim, e posso provar-to. Fiz uma vez um teste às várias raparigas que têm um gosto musical semelhante ao meu e muitas delas responderam que os baixistas são os seus preferidos. Agora a questão reside no charme do baixista, que neste caso atinge níveis exorbitantes. :P

Já viste todo o tipo de concertos, o que gera duas perguntas, primeiro:
Preferes concertos em sala fechada ou festival?
Segundo qual o melhor concerto que viste até hoje?

Eu acho que ainda não vi todo o tipo de concertos, mas felizmente posso gabar-me de já ter visto muitas e grandes bandas ao vivo. Quanto à primeira questão, eu diria sala fechada; excepto Pavilhão Atlântico. Vi poucos concertos em salas fechadas, mas a qualidade e a intimidade da banda para com o público e vice-versa é brutal. Também vi grandes concertos em festivais, plenos de intimidade e interacção com o público, mas acredito que um concerto dessas mesmas bandas em salas fechadas e com um público que vai lá exclusivamente para os ver/ouvir seria ainda mais genial.
A segunda questão tornou-se difícil de responder desde Julho passado. Neste momento não consigo escolher entre Arcade Fire em 2011 e Queens Of The Stone Age em 2013, ambos no Super Bock Super Rock. No entanto, acho que ainda tenho muitos concertos e bandas para ver, espero que um dia alguém os supere e possa responder claramente a esta questão. :P

Tens algum desporto que especialmente gostes?
Os meus desportos favoritos são o ciclismo, o basquetebol e o futebol (cada vez mais em 3º plano). Diria que neste momento, o que eu mais gosto é o basquetebol, particularmente a NBA, como já é conhecimento de alguma gente aqui dentro. :P

Há algum membro que tenhas pena que tenha deixado de frequentado forum?
Definitivamente, o Mike. Era um exemplo para mim quando me tornei mais participativo aqui no tasco e tenho pena de o ver sair da maneira que saiu. O Mike é um rapaz 5 estrelas, tanto que me ajudou a integrar neste fórum e me auxiliou em todos os projectos que mantenho vivos aqui, agora sozinho, com muita pena minha. Espero que ele um dia volte a esta casa, faz falta.

O que achas da Vera Fernandes(tvi/cidade fm)?
Nunca tinha ouvido falar dessa senhora, mas pelo que pesquisei não me parece grande espingarda, sinceramente. Basicamente, há melhores.

O que esperas para o futuro da tua banda?
Eu não quero entrar em pormenores, mas brevemente poderão responder vocês a essa questão. Na minha opinião nós temos bastante potencial e gostava de actuar em grandes palcos e fazer disto vida, mas como em Portugal é muito difícil viver da música, para mim será sempre um plano alternativo e paralelo. Contudo espero que isto dure por muitos e bons anos e que, mesmo que não consigamos viver disto, que continuemos a tocar juntos, sempre são momentos divertidos e que nós os 4 gostamos. :)

A musica é a tua grande paixão?
Sim, é. Tornou-se algo indispensável na minha vida e do qual não me consigo abstrair, sinceramente. :P

Em poucas palavras, consegues defenir o que és como pessoa e contar um pouco do teu dia-a-dia?
Basicamente sou um rapaz normal, como todos os outros, gosto imenso da minha namorada, não a trocava por nada, não passo um dia sem ouvir as minhas bandas favoritas e gosto sempre de acabar o meu dia com os phones ligados ao amplificador e tocar baixo umas quantas horitas. Detesto discotecas e afins, mas adoro uma boa noite calma com os meus amigos, familiares e/ou namorada, é das melhores coisas da vida. :)

O teu primeiro nick foi se bem me recordo, Jardas_Seeldrayers. És um grande fâ do Kevin Seeldrayers?
É verdade, o meu primeiro nick foi realmente Jardas_Seeldrayers ou algo do género. E sim, nessa altura, quando me juntei ao fórum, era fã do Kevin Seeldrayers, quando ele ainda era uma promessa do ciclismo, depois acabei por ficar só com o Jardas, o nome pelo qual toda a gente no dia-a-dia me trata. :P

Como é que está a tua banda? Têm tido oportunidades para tocar?
A banda vai bem, neste momento em processo de criação e de pré-gravação de qualquer coisa que ainda não sabemos bem o que é. Como é sabido, numa fase de criação de novo material, são raros os concertos ao vivo e é nessa fase que nós estamos, pelo que tocar ao vivo está fora de questão por esta altura.

Palco onde gostarias de tocar?
Glastonbury. É o sonho de qualquer banda e o nosso só pode ser esse.

Tirando o Indie qual é o estilo de música que mais gostas?
Acho que uma boa rockalhada do Jimmy Page ou do Gilmour me contagia bastante, mas não descarto outras coisas mais relaxantes, p.e. Jack Johnson, então no Verão apetece muito. :P

Melhor sitio para relaxar?
Para relaxar, nada melhor que a casa dos meus avós, no Alentejo, aquilo é a personificação de calma e relax. Ainda quero ir lá passar uns dias antes de começar a vida a doer cá em Lisboa. :)

O que seria pior para ti, 1 mês sem puderes tocar ou 1 mês sem puderes ouvir música.
Sinceramente, não te sei responder. Qualquer delas ia ser dolorosa, mas acho que era menos mal 1 mês sem puder tocar, ao menos ainda ouvir qualquer coisa. :P

Se o teu baixo falasse, achas que ele se queixaria de ti? :mrgreen:
Acho que sim, muito! :mrgreen:
A prova disso é que ando a trocar de cordas com menos periodicidade do que devia e a estragar palhetas e input's, mas siga, este baixo há-de durar bastante! :P

Eu era produtor de uma grande editora, fazia-te a proposta de a tua banda editar um single e se bem sucedido um acordo para gravar um álbum, aceitavam tal proposta sabendo que haveria o risco de não ser bem sucedido?
Se houvesse uma aposta monetária também por parte da editora, não vejo porque não. Sou da opinião que quem arrisca, não petisca, e neste caso eu arriscava, se bem que não colocaria em causa a minha estabilidade monetária para isso, uma vez que, como já disse, a música na minha vida profissional ficará sempre num 2ª plano. :P


Sican:
Entrevista ao Sican

De volta com entrevista ao Sican, um dos membros mais activos e respeitados aqui do tasco.

Como tens visto a tua evolução no forum, desde membro activo na comunidade a ganhador do tão prestigiante prémio Robbie Contador a promoção a moderador?
Eu andei um aninho out disto. Registei-me, mas até tinha "medo" de dizer baboseiras e postava pouco. Depois, fui percebendo isto e tenho gostado da minha evolução. Como partilho a idade, posso-me considerar o "Markovic" do fórum. :mrgreen: Há membros bem mais importantes que eu, mas modéstia à parte, pensei que também ganhei um espaço importante aqui dentro e sou minimamente respeitado por todos. Fico contente por não ter grandes problemas com ninguém (mesmo o Dinli com quem tive muitas batalhas, já se rendeu ao meu encanto 8) ). Quando recebi o convite para mod, foi algo com que não contava e até foi o Pipo que me disse que se calhar também teria sido convidado, porque ele foi na mesma data que eu. Tenho que admitir que foi um orgulho para mim.

Estamos num forum de pcm, mas também num forum de eleição no que toca ao ciclismo, achas que se dá menos atenção ao pcm do que se devia?
Neste momento, creio que não. Eu não tenho acesso a estatísticas, mas noto em todos os fóruns ligados ao PCM, que o PCM está a ser mais um acessório, do que um tema principal. Basicamente, as pessoas estão a perder o interesse pelo PCM. Acho que a Cyanide falhou demasiadas vezes, para toda a gente manter a confiança e comprar o jogo. De qualquer das formas, da minha parte, eu tento ir dando uma olhada pela secção, sempre que tenho tempo, porque continua a ser um espaço importante. No fundo, os fóruns para sobreviveram dificilmente se aguentariam focando-se única e exclusivamente no PCM e por isso esta tal alteração de foco para o ciclismo em geral.

Saudades de membros que deixaram de ser activos na comunidade?
Alguns sim. O Alaska, o Mike e o Taki foram os principais, especialmente os 2 primeiros que me ajudaram a integrar de um modo fantástico. Eu continuo ligado a eles e vou falando de vez em quando, mas tenho imensa pena que não visitem o nosso espaço, porque fazem falta. O Taki era um membro também importante e apesar de ainda cá vir de vez em quando, faz falta a actividade dele. Admito que ainda me fez repensar a minha opção pelos Spurs, mas consegui manter-me são. :mrgreen:

Admite, quando foste promovido a moderador a 1º coisa que fizeste foi ver o que falavam de ti na vossa secção :mrgreen: .
É verdade, é verdade. :mrgreen: Tinha curiosidade em ver o que se passava naquela secção e li quase tudo o que havia para ler de alto a baixo ahah. Nem sabes o que dizem de ti, por lá! :-"

De onde veio o gosto pelos Trail Blazers?
Brandon Roy. Meu ídolo a seguir ao Iverson. Para mim, foi um jogador fantástico e por quem tenho um enorme respeito por ter tentado regressar à modalidade. Sinceramente, foi apenas e só ele. Depois o 2K ajudou também, mas a principal razão foi o B-Roy. Agora vou acompanhando atentamente e estou ansioso por ver o CJ McCollum off the bench.

No ciclismo cada vez vemos mais equipas acabar, poucos patrocinadores querendo apostar forte no ciclismo, achas que o modo como o ciclismo está a ser gerido está gasto?
Acho que não está a levar o rumo certo. Esta maneira do WT não ajuda em nada e isto tem que ser alterado. O ciclismo exige investimento alto, os escândalos de doping complicam e a crise também não ajuda, mas o esquema antigo era bem mais interessante que o actual. Assim acabou-se com a vida do ciclismo italiano, do ciclismo espanhol e do ciclismo alemão (felizmente esse parece ter jovens a despontar, mas tem o ciclismo local quase nas lonas).

Podíamos falar do Benfica a entrevista inteira, mas como já sabemos a tua opinião sobre o assunto, qual é o treinador que tu trarias para substituir o JJ?
Actualmente, Marco Silva ou Montanier. São as 2 opções realistas que mais me agradam. E sim, se pudesse despedi-lo, era já hoje que o faria. Está senil.

Quais destes nomes seria mais apropriado para um filho teu:
Kelvin, Jorge Nuno, Vale e Azevedo?

Ui, pergunta lixada! :mrgreen: Honestamente, podia ser Jorge Nuno, porque sempre dava para disfarçar. :mrgreen:

O que te diz o nome Luís Filipe Ferreira Vieira?
A pessoa mais nojenta dentro do Benfica, contando que o Carraça tenha saído. Uma pessoa que vive para enganar os outros e que mente com os dentes todos que tem na boca.

Porquê a fixação com os franceses? Não achas que o Uzbequistão tem um melhor leque de ciclistas?
Porque têm a geração com mais talento a aparecer no ciclismo. 8) O Lagutin no fundo, no fundo é quase francês, portanto o Uzbequistão tem quase um melhor leque de ciclistas e eu deixo passar essa.

O que achas dos moderadores do fórum?
Acho que se não fosse eu, o nível de homossexualidade naquela secção seria demasiado alto. Lá vou mantendo aquilo minimamente hetero, mas tem sido difícil sobreviver ali!
Agora a sério, são todos boas pessoas. Diferentes, mas boas pessoas. Eu gosto do leque de mods que temos e tento opinar sobre o que há para melhorar. Acho que há margem de crescimento como membros mesmo nos mods.

Para o shôr Moderador, quem é o membro do forúm que é mais panisga? :mrgreen:
Claramente o gheto!

O Pinot vai algum dia ganhar o Tour?
Se ultrapassar a tal fobia, quero acreditar que sim, apesar do Quintana ser claramente favorito a dominar o Tour nos próximos tempos a par do Froome. Ele tem muito para evoluir e este ano não duvido que andaria a rondar os 7/8 primeiros, se não fosse o problema da fobia.

Achas que o Froome anda a gasóleo?
Acho óbvio. Ele tem muito mérito e tal pelo crescimento, mas esta passagem de ciclista mediano sem potencial quase nenhum a melhor ciclista do mundo não me encaixa na cabeça. A treta dos melhores treinos e dos ganhos marginais e o crl epá... Se tivessem os melhores treinos, não duvido que os ciclistas quando saíssem da equipa fornecessem todos os dados possíveis. Eles até podem estar à frente das outras equipas, mas já teria havido o tal catching-up mais tarde ou mais cedo e isso não aconteceu. Agora a verdade é que a Sky não é a única...

És muitas vezes apontado como um "benfiquista negativo", o que pensas sobre isto?
Sou algo pessimista por natureza no que toca ao Benfica, porque as minhas expectativas foram defraudadas ano após ano, mas muitas vezes sou apenas realista. O Benfica tem falhas gravíssimas na estrutura que ao benfiquista menos atento passam despercebidas, mas são causadoras ano após ano de sucessivos fracassos. Com um líder dentro do clube, teríamos bem mais sucesso em todos os campos, por culpa do investimento que fazemos. E não me refiro apenas ao futebol. Temos vários exemplos como o andebol ou o hóquei em patins. Infelizmente, o típico tuga, refugia-se sempre na historieta das arbitragens e nunca corrigimos o que me faz um "benfiquista negativo". Ainda assim, apesar de todo o meu pessimismo, vivo ano após ano a acreditar que vou passar a ser o tal "benfiquista positivo" com esperança no futuro do clube do meu coração. :P

Quem foram os membros do fórum que mais te marcaram ao longo do tempo (como exemplo ou até extra fórum) e quem são aqueles que hoje em dia tens em melhor consideração (em termos de participação no fórum)?
O Mike e o Filipee. São os 2 membros que mais me marcaram ao longo do tempo. O Mike foi a 1ª pessoa com quem aqui falei e continuamos amigos fora do fórum, apesar de ele não visitar isto. Pá, podemos encontrar-nos poucas vezes, mas sei que posso contar com ele quando precisar de ajuda nalguma coisa. O Filipee conheci mais tarde (infelizmente, ainda não tive oportunidade de o conhecer pessoalmente, mas pronto) e apesar daquela paneleirice toda é uma pessoa excelente e ajudou-me imenso em certas fases da minha vida (recordo-me de ter estado a falar com ele até às tantas da manhã, na noite em que o meu avô faleceu). Os que tenho em melhor consideração, serão provavelmente os mesmos e adiciono o p3druh. É bem capaz de ser o membro que mais admiro aqui dentro e um exemplo para muitos.

Qual a tua maior ambição nesta fase da tua vida?
Acabar o curso sem problemas e arranjar um emprego o mais cedo possível. E é uma ambição lixada, especialmente a última. Podia cair no cliché de ser feliz ou de fazer os outros felizes, mas sinceramente se eu conseguir estabilizar a minha vida de vez, acredito que vou ser feliz e fazer as pessoas que gostam de mim ficarem felizes por mim. Acaba por ser isto.

Sican, post-rock que dizes? :mrgreen:
Uma palhaçada que o Kronos me mostrou um dia! 8-[
Ok, é fixe e costuma ser a minha companhia quando estou a estudar, porque se me ponho a ouvir algo que saiba cantar ou assim, distraio-me facilmente. Assim levo com uns Iú sás dos Sigur Ros ou umas boas músicas de Mogwai e tal e concentro-me. :mrgreen:

Que achas do caso Cardozo?
Um exemplo gritante da incompetência presente no meu clube. O Cardozo teria de ser transferido até ao final das férias e teríamos que ter cá o suposto substituto (que não é impossível de arranjar) também nessa altura. Num clube em condições isto teria sido feito, mas não aconteceu. Agora pôs-se em causa a autoridade do Jesus (que já era quase nula) e quero ver como vai ser com o próprio AA que foi criticado pelo Cardozo. Eu adoro o Cardozo, acho-o um jogador fantástico, mas não está acima do clube, como nenhum está. Do modo que isto foi feito, hipotecou-se a transferência e colocou-se o Jesus na posição mais delicada em que esteve (e ele já levou goleadas do Porto e perdeu tudo em 15 dias, portanto era difícil chegarmos a isto). Agora é rezar a todos os santinhos que aconteça o milagre de tudo correr bem e que o Cardozo faça mais uma época brutal em que marca mais golos que o Lima em menos 900 minutos.

Quando é que fazes os 21km?
Dia 6 de Outubro às 10h, acho eu. :mrgreen: Tenho treinado constantemente para isso e acho que se fosse amanhã já os conseguia fazer, mas pronto. O Kalado já me recomendou outra meia-maratona, mas essa ainda tenho de pensar. :P


Kazam:
Entrevista ao Kazam

Nome: Tiago Oliveira
Idade: 18

Como é que foste intitulado de cepo aqui no forúm?
Foi o menino Jolly, enquanto andávamos no primeiro torneio de HaxBall em que eu era claramente o melhor jogador, que se lembrou de me intitular de cepo porque não conseguia lidar com o facto de eu o encostar a um canto a qualquer hora em qualquer posição. Tanto que no jogo entre mim e o JB vs Borkas e Jolly nós devemos ter ganho uns 20-0 ou parecido. :mrgreen: Não, falando a sério, foi ele porque eu era um completo nabo a jogar aquilo, e eu adotei o nome e trouxe-o para o fórum.

Como é que te sentes quando te apercebes que o Roche poderá vir a destronar-te dessa posição? :mrgreen:
Esse nabo não me destrona de nada, o meu cepo tem muita história, ele está para mim como o Robin está para o Batman. Ele que se contente com o Cepo v2 :P

Para ti, quem são os ''novos membros'' que têm mais futuro no forúm?
Isso é um bocado difícil de responder, primeiro porque membros novos temos poucos activos, já que desde Janeiro até agora registaram-se cerca 5/6 membros com mais de 200 posts actualmente. Se alargarmos mais o prazo lembro-me assim de cabeça do elyk, Decas e JOAO11 como membros novos. Toda a gente já deve ter reparado que eu “defendo” sempre um bocado os membros novos, porque acredito que todos eles podem vir a dar um contributo positivo para o fórum, por isso não consigo apontar nomes em concreto, acho apenas que o fórum por vezes tende a ser mais intolerante com os membros novos que com os membros com mais história, o que não me faz sentido nenhum, já que os que já cá andam já deviam saber como se comportar e muitas vezes as pessoas (membros em geral, não me refiro só à equipa de moderação) deixam passar em branco, e quando aparece um membro novo a spammar cai o carmo e a trindade. E muitas vezes esses novos têm uma idade mais baixa que a média do fórum.

Kazam, o que esperas da vida universitária agora a começar?
Bem pelo que vi até agora espero conhecer muita gente nova, o pessoal do meu curso pareceu-me todo cinco estrelas, mas vai ser super difícil para mim conciliar estudos, treinos (bi-diários provavelmente), namorada e intervalos para lazer. Vou ter que ganhar ritmo de estudo que é uma coisa que nunca tive, mas acho que vai custar mais ao início, tenho bastantes expectativas para estes cinco anos.

Acabaste agora o secundário, chegou a altura das grandes decisões. Já decidiste se vais p'ro mcdonald's para me arranjares hamburguers à pala ou se vais p'ra trolha de modo a dares uso aos 30 de bicep que tens?
Acabaste de entrar em Engenharia Civil, o que tencionas fazer quando acabares o curso? Em que área gostavas mais de trabalhar?

Entre esses dois preferia ir para trolha, sempre é um ambiente mais saudável e aprendia uns piropos que deitavam qualquer mulher por terra :mrgreen:
Falando a sério, agora que vou para Civil primeiro quero sair do técnico em cinco anos, não quero ir parar a Dux nem ficar lá mais tempo do que o necessário. Depois vou ter que enveredar por uma área mais específica da Eng. Civil, sendo que neste momento as que me parecem mais interessantes são Construção, Estruturas e Urbanismo e Transportes. Depois de acabar o curso vou ter que me esfalfar para arranjar trabalho provavelmente, entrar nesta área tanto pode ser um golpe de mestre como um de cepo, porque a oferta vai diminuir drasticamente e daqui a uns dez anos o nº de Eng. Civis vai ser bastante menor por isso deve haver mais emprego para os que cá andam. Eu não queria sair de Portugal, mas se tiver que ser vou sem problema nenhum e depois volto e pago dez anos de quotas ao fórum :mrgreen:

Tu que moras na zona de Oeiras, o que achas do trabalho do Isaltino nessa cidade?
Para ser sincero não acompanho muito o trabalho dele, pelo que os meus pais me dizem apesar de ele ser um corrupto muita coisa mudou para melhor em Oeiras, e falando de iniciativas que vêm dele, existem várias colónias de férias feitas para jovens carenciados e dias em que ele se aproxima deles (já estive presente num) e lhes fala do que quer que lhe apeteça. Além disso dá dinheiro ao clube onde eu treino, por isso é um tipo porreiro com certeza!

Admite, tens um gosto especial por geometria descritiva, certo? É que isso é coisa de gaja.
Não, não tenho nenhum gosto especial, só acho a coisa mais básica de sempre, não tenho culpa que o Kronos não consiga perceber que se unires dois pontos tens uma reta e por isso diga que só as raparigas é que têm essa capacidade.

Já te viste algum dia nos jogos Olimpicos a representar a seleção Portuguesa de Judo?
Honestamente não, o mundo do judo é uma coisa muito difícil de escalar, e para ser bom a esse nível é preciso abdicar de muitas coisas das quais não estou disposto a abdicar. É claro que se as portas se começassem a abrir eu iria pensar sobre o assunto e quiçá começasse a ter outro estilo de vida para apontar aos JO, mas não faz parte dos meus sonhos/objetivos de vida.

O que significa o judo para ti?
O judo é meu “companheiro” desde que tenho 4 anos, e é uma coisa pela qual tenho uma paixão enorme. Vibro imenso com aquilo e acreditem que não há nada melhor para manter a paz de espírito e os problemas longe de nós que todos os dias ao fim da tarde andar à porrada com um monte de marmanjos até à exaustão. É talvez a parte mais essencial do meu quotidiano, quer pela união que há entre o grupo quer pelo desporto em si. E inserindo isto na pergunta anterior, vejo-o exatamente como um companheiro, e não como um objetivo, eu pratico porque tenho amor à modalidade, e claro que quero ser o melhor possível, mas não quero que isso seja o meu objetivo futuro, vai ser uma vida paralela e nunca mais que isso.

Para além do judo, há outro desporto que gostarias de fazer? E tens jeito para o mesmo?
Gostava mesmo de experimentar Muay Thai, porque adoro desportos de combate e esse sempre me apanhou o olho, acho que me dava lá bem, além disso gostava de envergar pelo MMA mas para isso precisava de imenso tempo para aprender as artes marciais todas, por isso fica para outra vida. Além disso gostava de praticar Wind Surf, já experimentei uma vez e adorei, mas é difícil para xuxu.

O que farias se ganhasses o Euro Milhões?
Provavelmente realizava um dos meus objetivos de vida, que é passar 1 ou 2 anos em viagem pelo mundo, passando pelo maior número de países possíveis. Daria provavelmente grande parte do dinheiro para caridade e de resto continuaria a viver uma vida normal, mas mais folgada obviamente. Mas não deixava o emprego nem nada disso, havia de continuar a trabalhar normalmente, a ser uma pessoa normal, morria de tédio se não tivesse nada para fazer.

Se tu pudesses escolher uma nova feature para o PCM 2014, qual seria?
Para ser sincero não acompanho o PCM desde o 2011 por isso não faço ideia das features que existem agora, mas acho que seria bastante interessante algo como o Be a Pro do Fifa, pegarmos no nosso ciclista e fazer o percurso desde os escalões menores até ao WT, existindo toda uma componente psicológica, emocional e de relações com os colegas/treinadores/etc. Era uma coisa que certamente me agarraria ao jogo.

Quais são os membros com quem mais te identificas aqui no fórum?
Em primeiro lugar, Jolly, desde que entrei no fórum que me identifico com o ele, por muito que me chague a cabeça sempre que pode, sempre gostei da postura dele como moderador/membro, acho que ainda ninguém aqui o tinha dado como referência mas acaba por ser a minha principal, maioritariamente pela maneira como entra nas discussões e como vê as pessoas aqui do tasco. Depois sempre tive o Filipee em boa conta, dentro e fora do fórum, para aí desde uma discussão que tivemos no tópico livre há imenso tempo. Depois são os óbvios, Alaska, p3druh e Taki pelas discussões que via deles.

Kazam como te defines como pessoa??
Sou uma pessoa calma, com bastante auto controlo. Tenho o cuidado de só discutir em temas em que me sinto confortável e acho fácil assumir erros. Sou todo pacífico, o Jolly agora chama-me Papa, e prefiro sempre conversar a desancar nas pessoas. Depois consigo ser um chato do caraças mas isso não acontece aqui no forum. Gosto de gozar com os AM e com o Jardas, o Kronos e o Jb. Sou um tipo porreiro, mas às vezes penso demais antes de fazer as coisas. Acho que é isso. :p


Scofield:
Entrevista ao Scofield
Mais uma entrevista feita, esta a um dos membros mais respeitados e "sociaveis" aqui do tasco, estou a falar do Scofield a.k.a Gheto!

O que pensas do teu futuro?
Eish meu, não faço ideia. Só espero que seja longo e que continue a levar a vida a sorrir, enquanto assim for sou um tipo feliz.

Os rumores de que és gay são reais? :mrgreen:
Nepia, dá um toque na prima do flores que ela logo te responde eheh

Para ti, qual foi o maior momento do forúm desde que estás registado?
Talvez quando soube da morte do Pedro Peixoto, 1/2anos antes dele falecer volta e meia jogávamos pcm juntos e falávamos com regularidade no msn. Foi um golpe que, apesar de nunca ter tido o prazer de o conhecer fisicamente, me abalou bastante. Não foi o maior momento, mas foi o que me marcou mais.

A nível pessoal, quando fui nomeado moderador foi o que mais me marcou, apesar de ao início ter estado um pouco indeciso se devia aceitar ou não a proposta, mas o Tó lá me encaminhou para o sítio certo :P Essa nomeação foi o culminar do trabalho contínuo que vinha fazendo em prol da comunidade.

Qual é a sensação de ver a superioridade de GRH face a Finanças o dia inteiro durante esta semana?
Sempre com piada este moço eheh

MÁGICO CURSO DE HISTÓRIAAAAAAAAA MÁGICO CURSO DE HISTÓRIA ALÉ ÓÓÓÓÓÓÓ

Qual era a maior maluqueira que eras capaz de cometer??
Ora aí está uma boa pergunta. Sóbrio? Nada de especial. Bezano? Ai minha nossa senhora, o que não era capaz de fazer xD Já tenho aí com cada episódio ahahah

Como é que descobriste este forum? Por causa do PCM/Ciclismo?
Este fórum foi através do antigo cym. Eu andava lá e era um membro activo, só que era um spammer de todo o tamanho, também era bem novito naquela altura por isso não se podia pedir muito mais. Entretanto aquilo acabou e acabei por deixar um pouco de lado o mundo do PCM e do ciclismo.

Passado uns tempos ressuscitaram o fórum a partir do zero, e o Pedro Peixoto foi-me chamar ao msn para me inscrever, e foi o que fiz. Umas semanas depois chegaram à conclusão que a existência daquele fórum não fazia muito sentido, e não fazia, e deu-se a junção dos 2 fóruns, sendo que eu fui um desses membros que veio para aqui e pronto, a partir dessa altura nunca mais larguei aqui o tasco!

Como moderador tens uma grande função aqui dentro, mas hoje em dia (tirando a função de moderador) vais ao forum para ver "coisas" sobre o PCM e ciclismo ou o forum já é mais do que isso?
Já não sou moderador, deixei muito recentemente a moderação do fórum. O quadro de pcm é uma zona em que praticamente não vou dado que tenho o jogo para aqui encostado a um canto e já não tenho muita pachorra para andar a ajudar o pessoal por esses lados, no de ciclismo passo regularmente apesar de não postar muito por aquela zona. A zona onde ando e posto com mais regularidade é na de off topic, que acaba por ser onde o pessoal anda mais descontraído e dá sempre para se ir aprendendo umas coisinhas e ter-se umas boas conversas.

O fórum para mim não passa de um fórum, mas a verdade é que é o único que visito sempre que posso. Já fiz aqui grandes amigos, e sempre que cá venho é com o propósito de ler coisas interessantes ou mandar uns bitaites aqui e ali.

Tipo... eu acho-te um bêbado, o que tu achas disso?
Estás no teu direito de achares o que quiseres xD Mas não sou nenhum bêbado, sou isso sim uma pessoa que gosta de se divertir e de levar a vida ao máximo (:

Quando é que percebeste que Engenharia Informática não era a tua cena? O que gostaste menos no tempo que frequentaste esse curso?
Ao fim de umas 2/3semanas, só que já não fui a tempo de me candidatar para a 3ªfase e por isso acabei por “perder” um ano.

Só lá fiquei 1semestre, depois desisti. Fiz algumas cadeiras (3 em 5), não sendo um número perfeito tinha tudo para passar de ano só que aquilo não era mesmo a minha cena. O que não gostei? Não curti muito da praxe, depois a maioria do pessoal do meu ano eram uns nerds do crlh e só falavam de jogos, jogos, pc’s, jogos e mais pc’s.. tinhas depois um outro grupo de 4/5pessoas que foi aqueles com quem acabei por andar mais, passavam os dias na teresa (é um café), só que é pessoal que vai ficar uns bons anos ali na fct a tirar o curso, supondo que o acabam. Não consegui arranjar ali um meio termo, e isso também pesou um pouco na balança.

Mas não me arrependo em nada de ter saído de lá, antes pelo contrário. É das merdas que mais me orgulho, foi das melhores decisões que tomei até hoje! O mais complicado foi depois os meus pais.. mas lá dei a volta à situação.

És uma daquelas pessoas que é capaz de ler centenas de páginas em fóruns para tomar a decisão certa (ou pelo menos para ajudar). Até que ponto é que isso influenciou a escolha do ISCTE e do teu curso?
Centenas se calhar é favor. Li todos os tópicos na íntegra que havia no exames.org sobre economia e gestão, e mais uns quantos que andavam para lá perdidos. Bem como os tópicos específicos das instituições que ponderei (ISCTE, ISEG, Coimbra, Covilhã, Aveiro, Algarve, Católica, etc etc). Chateei muita gente através de pm’s com dúvidas, mas no fim felizmente tomei uma decisão acertadíssima, Finanças e Contabilidade no grandioso ISCTE!

Qual era a viagem que mais gostarias de fazer na tua vida?
Ir a praias paradisíacas com a namorada/mulher. Ou.. agarrar no carro, meter a bike lá dentro, e ir com mais 1 ou 2amigos subir algumas das montanhas mais emblemáticas da europa, alpe d’huez, mont ventoux, monte zoncolan, etc Era cá uma viagem!

Para quando hostas uma partidinha de PCM?
Meh, agora vai ser complicado. Talvez nas férias, quando o pessoal largar a oops do LoL, isto supondo que um dia vão largar essa oops.

Qual o melhor convívio do fórum, de que te lembras?
Todos eles à sua maneira foram sempre porreiros. Mas o melhor convívio ainda está por realizar, mas esse só vai acontecer quando agarrarmos no pessoal, irmos para um café qualquer e começarmos a beber. Ou então ia-se para o bairro alto por exemplo, mas já vi que o pessoal aqui é todo muito caseiro de modo que isso muito provavelmente nunca se irá realizar com muita pena minha.

Saíste da moderação á pouco tempo, o que achaste da experiência de seres moderador aqui do tasco?
É uma experiência gratificante e que te faz crescer enquanto pessoa. Tens mais responsabilidades, passas a ver o fórum de outra maneira. Tens de te moderar mais, dado que tens de dar o exemplo, daí eu praticamente não ir ao tópico de futebol porque com tanta barbaridade que se escreve para lá mais cedo ou mais tarde ia disparatar a quente porque estou longe de ter a paciência do santo p3druh.

A que se deveu a tua saída, falta de tempo?
Sim e não. Tempo arranja-se sempre e seria hipócrita se dissesse o contrário, nem que seja só ali 5minutinhos ao final do dia, agora resta saber se o queres usar para moderar o fórum. A minha paciência já não é a mesma para andar a ler praticamente todos os tópicos só para ver o que se anda a passar, bem como estar ajudar o pessoal quando precisa nos diversos quadros do tasco. E para além disso, a verdade é que já não tenho a mesma disponibilidade de outros tempos, ora numa semana venho cá os dias todos, como noutra não ponho aqui os pés.. fico a leste do que se passa, e isso não pode ser. Foi um requisito que impus a mim próprio para estar na moderação, ser uma pessoa activa e sempre presente. Como já não cumpro esse requisito decidi que estava na hora de abandonar e dar lugar a alguém que consiga dinamizar e que dê outro ânimo ao fórum.

Podia continuar como moderador durante mais anos que ninguém me diria nada, mas senti que já não conseguia dar o que é necessário dar para se estar nesta posição. Digamos que a minha consciência não deixou.


JorgeMiguel:
Finalmente aqui fica a entrevista ao JorgeMiguel, um dos nossos mais famosos ciclistas do tasco e claramente um dos membros mais conhecedores dos mais diversos meandros da modalidade. O o seu know-how e as mais variadas "connections" a nível nacional trazem-nos uma relevante mais valia para esta comunidade. :)


Como descobriste o ciclismo e o amor pela bicicleta?
Devo muito aqueles meus colegas porque se não fossem aquelas voltas na altura provavelmente nunca tinha sequer passado daquele nível e ainda hoje dava uma volta de 20km e chegava a casa morto, indo ao foco da pergunta é difícil explicar isso mas eu costumo dizer que quem anda sabe o porquê de gostar tanto disto, quer seja pelas paisagens, pelos momentos de superação própria ou mesmo pelo convívio e novas amizades que fazes, muitas das vezes é isso que te faz querer mais e não desistir mesmo quando vais a sofrer e só te apetece desmontar da bicicleta e atirá-la para qualquer lado mas lembras-te que não estás sozinho e que com força de vontade vais superar o objectivo que definiste por mais complicado que ele seja.

Quando é que te começaste a dedicar ao ciclismo?
Tinha ido para o 10ºano e conheci alguns colegas novos que iam andar para o monte e estrada mas nada demais, aquelas voltas pequenas só para passar o tempo ainda nem bicicleta de estrada tinha. Contudo a partir dali as coisas foram evoluindo, cada vez aquelas voltas iam sendo maiores só que começava a desanimar por causa da bicicleta (já tinha vários problemas e os meus colegas já tinham adquirido de estrada), no início do 11ºano e como o meu pai viu que gostava daquilo decidiu dar-me a bicicleta que tenho hoje e posso afirmar que foi a partir daí que começou mais a sério, as distâncias foram evoluindo, mais voltas em grupos que já tinham outro ritmo e foi basicamente assim que tudo começou.

De que forma entraste no ciclismo de formação?
Foi mais por vontade própria e para ver no que dava, tinha curiosidade em experimentar e acho que ia sempre ficar com aquele peso na consciência se nunca tivesse entrado, a partir daí foi ver a equipa mais perto da minha zona e foi assim que tudo começou.

Quão caro fazer ciclismo? Achas que isso é algo que impede malta mais desfavorecida de praticar, ao oposto do que acontece por exemplo com o futebol?
É um desporto que sai caro é verdade, basta teres algum azar e podes gastar logo bom dinheiro quer seja em rodas e para não ir tão longe só para teres já o essencial quer a nível de equipamento que é preciso já gastas um bom dinheiro desde vestuário a capacete e etc. Quanto ao segundo lado da questão por um lado até que concordo mas por outro acho que não, fico ali no meio e sinceramente não te sei responder com certeza, o ciclismo é caro e impede provavelmente algum pessoal de praticar que até gostava mas também não vejo isso motivo para se refugiar no futebol, algumas equipas acho que mesmo a maior parte emprestam bicicletas para treinar e correr, o grande problema a meu ver é a falta de divulgação do ciclismo o que invalida muita gente a tentar pelo menos a sua sorte, acho que também existe uma grande falta de procura em relação a escolas de formação por parte de jovens/familiares, um pai se nascer um rapaz a não ser que já tenha ligação ao ciclismo, nunca vai dizer que o puto tem de ser o craque das duas rodas mas sim que quer que seja o craque da bola.

Que tipo de dieta levas?
Não sou de comer pouco nem muito, simplesmente evito fritos e ao contrário de muita gente não gosto de McDonalds, como bastantes vezes ao dia e claro que durante este ano aprendi bastante ao nível da alimentação, antes ainda das refeições sou adepto da sopa e para mim é tudo uma questão de hábito, também não vou muito em refrigerantes e bebo sempre água durante e fora das refeições. Um ciclista por norma em determinada altura pode “passar fome” mas também não o é o ano todo, apenas evita o que faz mais mal e come muito há base de comidas não calóricas.

Alguma vez pensaste em levar o ciclismo mais a sério no futuro?
Até ao momento em que não tinha passado ao nível da formação não, mas a partir daí senti-me triste por nunca ter tentado mais cedo, podia não ser um corredor de topo ou até mesmo nem dar nada mesmo que tivesse começado mais cedo mas acho que com força de vontade e dedicação podia ter chegado a Sub23 e a partir daí via mais a sério como ia evoluindo, agora apenas entrando com 18anos na modalidade nunca me iludi e sabia que não chegaria a profissional.

Qual foi a principal razão de saíres da equipa no final da época?
Este ano já não iria ser júnior mas sim Sub23-J, não valia a pena andar a fazer uma época que em nada tinha interesse para mim, era algo que me ocupava muito tempo quer a nível de treinos e provas e decidi que não valia a pena andar praticamente um ano nesta situação.

Já te aconteceu algo caricato/embaraçoso em treinos ou corridas?
Que me lembre não, a única situação mais fora do normal que nem é nada demais foi num dos treinos pré-volta que quando olhei para as pernas numa paragem que tivemos estavam repletas de óleo, nada que não aconteça mas também não me recordo de nada assim mais estranho.

Quais são as tuas primeiras memórias do ciclismo enquanto espectador?
No início apenas via a Volta esporadicamente, esta passava muito pela minha terra e ia quase sempre ver e acompanhava depois as restantes etapas na televisão, acompanhava provas como o GP Rota dos Móveis e outras que como referi também acabavam ou passavam aqui na zona mas via sem aquele entusiasmo era mesmo para passar o tempo nada mais. O despoletar provavelmente foi na etapa do Tour de 2007 na vitória do Contador em Plateau de Beille, até aqui foi sempre algo sem grande interesse mas quer pelo ambiente no Tour de adeptos e pela diferença em relação ao nível da corrida comecei a acompanhar mais, mas fiquei-me pelo ver só começando a experimentar em idade bem mais avançada.

Que ciclista mais admiras? Qual é o melhor conselho que tens para dar a quem está agora a começar?
O ciclista que mais admiro de todos é o Contador, foi por ele que comecei a ver ciclismo e sem dúvida é o meu ídolo, diria mesmo que é um modelo para mim, mais recentemente também comecei a admirar o Esteban Chaves pelo que fez e acho que também pode chegar ainda mais longe o colombiano. Para os iniciantes essencialmente é para não desistirem ao primeiro obstáculo ou falhanço que vão ter, eu próprio já os tive (como toda a gente) e sei que custa, a evolução vai ser longa e dura mas no fim gratificante, o ciclismo é duro e muitas vezes desistir pode parecer o caminho mais fácil mas para quem desiste fica sempre aquele pensamento de falhanço e fracasso.

Qual é para ti o ciclista português mais promissor?
A nível dos Sub23 destaco três, o Rui Carvalho, Rúben Guerreiro e Joaquim Silva, acho que são os melhores naquele escalão e terão um futuro risonho, dos que correram comigo destaco outros três novamente, André Carvalho, João Almeida e Jorge Magalhães, muita qualidade caso a evolução deles não estagne e acho que isso não vai acontecer.

O que achas do acompanhamento que é feito ao ciclismo nacional, especialmente ao ciclismo jovem, que é feito aqui no Fórum?
Acho que o ciclismo jovem podia ter mais enfâse mas também é normal porque pouca gente acompanha mas acho que se este fosse mais explorado aqui pelo fórum era uma mais-valia, quanto ao resto apenas tenho de dar os parabéns ao fórum pela forma como divulgam e pelas excelentes iniciativas tomadas no que respeita ao ciclismo nacional e internacional.

O que achas dos membros do fórum PCM relativamente à prática de ciclismo?
São todos muito preguiçosos (risos), temos poucos que praticam regularmente e um que está a começar (Tó), era capaz de esperar mais adesão visto se tratar de um fórum de ciclismo mas nem todos podemos ter os mesmos hobbies, ainda por cima sabendo que o ciclismo não é nada fácil e mais pessoal até já pode ter experimentado dar umas voltas mas depois de chegar a casa empenados já não querem ver mais a bicicleta à frente.

Estás a pensar participar em grandfondos em 2016?
Este ano devo ir ao Douro portanto vejam se estão em forma, contudo não vou ao grandfondo mas sim ao mediofondo.

Achas que o admin aqui do tasco consegue escapar do último lugar no minifondo do Douro em 2016?
Estou confiante numa boa prestação do admin, basta começares a ir treinar mais vezes para a Assunção que ficas como o aço.

Obrigado e é um prazer ter sido escolhido para esta entrevista, votos de um bom 2016 ao fórum!
“It never gets easier you just go faster”


Pag41*


Editado pela última vez por Resende em 16 Dez 2015, 15:02, num total de 26 vezes.

Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Entrevistas PCMPT V2.0
MensagemEnviado: 10 Abr 2013, 19:46 
"I appear missing now"
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Jun 2011, 20:27
Mensagens: 13392
Localização: Cucujães, Aveiro/Lisboa
Já tive uma ideia pelo menos para uma pergunta. Btw, boa iniciativa aqui Wheels.

_________________
Imagem
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Entrevistas PCMPT V2.0
MensagemEnviado: 10 Abr 2013, 19:48 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 17 Jun 2010, 15:45
Mensagens: 19398
Localização: Queluz City.
Miguel98 Escreveu:
Já tive uma ideia pelo menos para uma pergunta. Btw, boa iniciativa aqui Wheels.

Obrigado, a ideia original é do Gheto e ele é que tinha uma iniciativa destas, achei por bem, tendo em conta desde lá a quantidade de membros que apareceram, que fosse feito um ressurgimento do tópico. :mrgreen:


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Entrevistas PCMPT V2.0
MensagemEnviado: 10 Abr 2013, 20:05 
If I quit this season, I still be the greatest
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Jul 2009, 18:39
Mensagens: 15865
Localização: Asilo
Acho que era mais positivo não haver limite de perguntas no geral, apenas limite de perguntas dos users poeque se só vais mandar 15 perguntas para ele, há muita gente que vai ficar sem resposta tipo eu de certeza :mrgreen:

_________________
Imagem
Imagem
Sign e outros --> devianART


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Entrevistas PCMPT V2.0
MensagemEnviado: 10 Abr 2013, 20:07 
Power to the local dreamer
Moderador
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 06 Set 2010, 12:56
Mensagens: 13519
Podem fazer muitas perguntas, eu respondo a todas 8)


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Entrevistas PCMPT V2.0
MensagemEnviado: 10 Abr 2013, 20:08 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 17 Jun 2010, 15:45
Mensagens: 19398
Localização: Queluz City.
Também posso retirar o limite e tentar seleccionar as perguntas de todos os membros, mas não todas. :P


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Entrevistas PCMPT V2.0
MensagemEnviado: 10 Abr 2013, 20:10 
Brevemente a curar os "dementes" diagnosticados pelo Dinli
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 16 Ago 2009, 20:53
Mensagens: 10589
Localização: Está a ver a rotunda? Então você segue, segue, segue, segue...
Wheels Escreveu:
Também posso retirar o limite e tentar seleccionar as perguntas de todos os membros, mas não todas. :P


Faz isso. :P

_________________
Nunca serás esquecido, Pedro Peixoto aka Robbie Contador (1992-2011)!!


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Entrevistas PCMPT V2.0
MensagemEnviado: 10 Abr 2013, 20:11 
If I quit this season, I still be the greatest
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Jul 2009, 18:39
Mensagens: 15865
Localização: Asilo
Wheels Escreveu:
Também posso retirar o limite e tentar seleccionar as perguntas de todos os membros, mas não todas. :P


Isso só te vai dar trabalho, era continuar com 1 ou 2 perguntas por membro mais aceitar todos as perguntas não estar a seleccionar.

Ou então faz o que te der na gana és tu que estás a fazer p projecto :mrgreen:

_________________
Imagem
Imagem
Sign e outros --> devianART


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Entrevistas PCMPT V2.0
MensagemEnviado: 10 Abr 2013, 20:59 
Cicco
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Fev 2009, 19:26
Mensagens: 27694
Localização: باريرو
Pode dar spam, mas eu postava aqui mesmo as perguntas. Cada um fazia as suas e assim tentava-se não repetir. Eu tenho imensas perguntas parvas para ele.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Entrevistas PCMPT V2.0
MensagemEnviado: 10 Abr 2013, 21:02 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 17 Jun 2010, 15:45
Mensagens: 19398
Localização: Queluz City.
Sican Escreveu:
Pode dar spam, mas eu postava aqui mesmo as perguntas. Cada um fazia as suas e assim tentava-se não repetir. Eu tenho imensas perguntas parvas para ele.

Se mais pessoal concordar por mim tudo bem. :P


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Entrevistas PCMPT V2.0
MensagemEnviado: 10 Abr 2013, 21:10 
Power to the local dreamer
Moderador
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 06 Set 2010, 12:56
Mensagens: 13519
Tranquilo!


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Entrevistas PCMPT V2.0
MensagemEnviado: 10 Abr 2013, 21:29 
Cicco
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Fev 2009, 19:26
Mensagens: 27694
Localização: باريرو
Posso começar? (sim, é pergunta! :mrgreen: )
Porquê a Nanna e o Humbug?
Qual é teu top-5 de músicas preferidas?
O piano é muito difícil de aprender?
Sabias que se vieres para o ISEG vais aprender a beber comigo? Que tens a dizer sobre isso?
Como é que te vês daqui a 10 anos?
Vou-me ficar por aqui. Caso veja que há pessoal que não abordou algumas coisas eu acrescento. :mrgreen:


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Entrevistas PCMPT V2.0
MensagemEnviado: 10 Abr 2013, 21:32 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 17 Jun 2010, 15:45
Mensagens: 19398
Localização: Queluz City.
Well, então aqueles que me mandaram as perguntas por MP, que as metam aqui sff. :P


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Entrevistas PCMPT V2.0
MensagemEnviado: 10 Abr 2013, 21:32 
Brevemente a curar os "dementes" diagnosticados pelo Dinli
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 16 Ago 2009, 20:53
Mensagens: 10589
Localização: Está a ver a rotunda? Então você segue, segue, segue, segue...
Como é possível seres tão mau a total war?
Conta-me sobre os elevados padrões do Post-Rock.
Sabemos que tens uma relação muito próxima com o Sagan e o Flores, conta coisas.
E gajas?
Sabias que se fores para a UBI vais ter um Grão-mestre bué da fixe, que te ensina a beber e arranjar gajas?

_________________
Nunca serás esquecido, Pedro Peixoto aka Robbie Contador (1992-2011)!!


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Entrevistas PCMPT V2.0
MensagemEnviado: 10 Abr 2013, 21:38 
Sportingado
Moderador
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Jun 2009, 19:50
Mensagens: 31913
Kronos, não lhes ligues. Vai para a FEUP e ainda acabas o curso 1º que eu. :mrgreen:


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 742 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 50  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal