Informação PCM-Portugal

O Pro Cycling Manager 2018 já está disponível! Podes acompanhar todas as novidades sobre o novo jogo da saga PCM nesta secção!

Data/Hora: 22 nov 2018, 12:13

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MensagemEnviado: 11 jun 2008, 22:38 
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Tao como querem fazer?Dividimos?


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MensagemEnviado: 11 jun 2008, 22:39 
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Agora que dizes isso, se não me engano até já me tinhas dito isso, embora eu não tenha ligado muito a isso porque na altura não tinha disponibilidade para traduzir isso. :D

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MensagemEnviado: 11 jun 2008, 22:39 
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issoisso Escreveu:
Lembrem-se que estão a falar com o rei da procrastinação. cheguei a faltar a exames e chumbar a cadeiras. porque não me apetecia ficar na faculdade mais duas horas naquele dia

(sim, é meio triste :P)


Eu no 1º ano cheguei também a faltar a um exame (que era de recurso!) porque foi no verão e estava demasiado calor para eu me ir meter lá e não indo entrava em férias mais cedo porque era o último.

Vim-me a arrepender brutalmente dessa decisão, porque comecei a acumular cada vez mais cadeiras nos segundos semestres, porque aquilo ficou com efeito bola de neve. Lá acabei por conseguir acabar, mas se voltasse a trás não fazia igual.


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MensagemEnviado: 11 jun 2008, 22:40 
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MarcoAZB Escreveu:
Agora que dizes isso, se não me engano até já me tinhas dito isso, embora eu não tenha ligado muito a isso porque na altura não tinha disponibilidade para traduzir isso. :D

Isso é muito estúpido :P


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MensagemEnviado: 11 jun 2008, 22:45 
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eu comecei a traduzir pelo início. alguém que comece pelo fim e me encontre a meio :P


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MensagemEnviado: 11 jun 2008, 22:46 
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Eu já nem tenho aqui isso. Vou ligar o disco externo.

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MensagemEnviado: 11 jun 2008, 22:47 
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Pronto ok..qualquer coisa apitem :wink:


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MensagemEnviado: 11 jun 2008, 23:23 
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A tradução foi à pressão. Resultado, está bem traduzido, mas o palavreado foi um pouco alterado. essnecialmente onde eu achava que não era claro do que ele estava a falar, tornei um pouco mais claro.

As primeiras duas páginas (o Marco está a traduzir a terceira e a conclusão)
Citar:
Introdução

Estamos todos á espera de 19 de Junho, o dia em que é lançado o Pro Cycling Manager 2008 na maioria dos países. Entrevistas e comunicados oficiais deram-nos bastante informação sobre o jogo, e a cada bocado, vamos ansiosamente esperando mais. Ontem, foi-me finalmente dada a oportunidade de jogar o jogo completo, acabado, o que vai estar nas lojas daqui a 20 dias - e decidi gastar o tempo de espera pela etapa de hoje do Giro a escrever esta primeira revisão do Pro Cycling Manager 2008.

Interface- Apresentação do Jogo

Quando se selecciona o logotipo do PCM08 pela primeira vez, vêem-se as funcionalidades do costume, "Jogar o jogo", "Website", etc.
No entanto, como foi dito num comunicado há alguns meses atrás, um editor de Bases de Dados será lançado com o jogo e poderão encontrá-lo no menu de início rápido. É um editor algo simples, mas essa também é a intenção: tornar possível que qualquer um faça alterações. Funciona muito bem, e podem-se alterar coisas básicas, como nomes, atributos, datas de nascimento, equipa, idade de declínio e potencial de corredores. Também se podem mudar nomes, directores e país, de uma equipa, bem como informações básicas sobre uma etapa. Não é possível mudar orçamentos, mas há uma explicação natural para isto, que vou mencionar mais adiante.

Depois de o jogo carregar, encontra-se um menu amarelado ao estilo "Tour de France". Infelizmente, o resto do design não se encontra desta maneira, é só o menu principal. Mas isto leva-me a uma das novas "funcionalidades". A Cyanide teve a gentileza de criar no menu de opções uma pequena ferramenta que torna possível escolher o design da tua própria interface de uma forma muito simples. Basicamente, torna possível mudar as cores do menu para as que se quiserem.
Estas também se podem exportar para ficheiro, por isso podes partilhar a tua interface com outros. É uma pequena funcionalidade, mas até é bastante útil.
Por falar em opções, a Cyanide também implementou algumas novas opções. Agora é possível limitar as animações e escolher não ter repetições (replays). Ambas limitam o uso de RAM, fazendo com que o jogo corra de forma mais sauve se se decidir desligar estas opções. Outra opção interessante é que agora é possível escolher forma aleatória para cada corredor no modo de corrida única (quando não se está a jogar uma carreira)

Além disto, não há muito mais alterações à interface que valham a pena mencionar. Os menus são iguais aos do PCM07, se bem que a Cyanide juntou uma espécie de "Memória" dos menus que visitaram antes no modo de carreira, tornando fácil voltar-se atrás a algo que se estava a ver antes [pensem no botão "retroceder" do internet explorer ou do firefox]. Mas em termos de interface, é isso.


Equipas e corredores

Não vou entrar em muito detalhe com isto, mas resumidamente, há licenças para todas as equipas e corredores do ProTour excluindo o Thomas Dekker. Várias das maiores equipas Continentais também estão licenciadas (Barloworld, CSF-Navigare, Tinkoff, Diquigiovanni, etc.). Além disso, a "Team Ergomo" está presente [uma equipa imaginária que aparece todos os anos no jogo]. Tenham em mente que um editor de Bases de Dados vem com o jogo, logo é muito fácil mudarem os nomes vocês. Também, sem dúvida que alguém vai fazer uma base de dados com nomes reais antes até de o jogo ser lançado [todos os anos, trabalhadores da cyanide fazem uma e lançam-na no próprio dia do jogo].

Também prometi mencionar algo sobre os orçamentos: É dado a cada equipa um orçamento quando se começa uma carreira, o qual é decidido por alguns factores, incluíndo salários dos corredores. Portanto, este orçamento não é directamente editável com o editor de DBs.


Modo Carreira

E agora que já vou no modo de carreira, fiquemos aqui durante algum tempo. Não vou dizer que a Cyanide revolucionou o modo de carreira do PCM07 para o PCM08 - nada disso, de facto. Os aspectos principais são os mesmos, mas por trás do belo exterior há sem dúvida algumas funcionalidades que valem a pena mencionar. Uma das primeiras que se notam é a barra de "selecção nacional". Como em todos os anteriores PCMs, controla-se uma equipa nacional, mas pela primeira vez pode-se agora escolher os corredores que irão participar nos campeonatos do Mundo. Os corredores que se escolherem podem recusar--se a ir, mas pelo menos agora sentimo-nos como o treinador oficial da equipa. A equipa que se controla pode também variar agora. Pode-se escolher entre a selecção do país que escolhemos como nacionalidade ao iniciar a carreira, ou a selecção do país de onde é a equipa que controlamos actualmente na carreira, portanto no meu caso que sou treinador da Lampre, posso escolher entre a dinamarca (a minha nacionalidade) e a itália (a lampre é italiana). Uma funcionalidade interessante que tem vindo a ser pedida pela comunidade há já anos.

O sistema de olheiros e jovens também mudou bastante. Isto também foi mencionado como uma das alterações chave na entrevista que a PCM Assistance fez com o Eyolfur, um empregado da Cyanide. Os olheiros agora têm atributos, mostrando o que são bons a encontrar. Por exemplo, um olheiro pode ter 8 a contra-relógio, significando que é bastante bom a encontrar talentos no contra-relógio. Estes atributos são, claro, menores quanto pior for a reputação do olheiro. Também convém mencionar que já não se mandam os olheiros para determinado local durante determinado tempo. Enviam-se para locais, mas eles ficam lá a ganhar maior conhecimento da àrea até serem chamados de volta. Enquanto lá estivere, enviarão relatórios apontando os corredores que poderão ser interessantes. Enquanto o conhecimento deles é baixo, os relatórios não vão ser muito fiáveis, mas quando conhecerem a àrea bem, pode-se confiar completamente neles.
Para conseguir mais informação sobre os corredores, é necessário observá-los durante um período de tempo. Isto também é função do olheiro. À medida que ele vai conhecendo o corredor melhor, vais podendo ver os atributos do corredor. Também convém ter em atenção as corridas de sub-23 (todas simuladas) e os rankings mundiais de sub-23, já que estes podem indicar em que se deve estar de olho no futuro.

Em geral, este novo sistema de olheiros é uma muito boa adição ao jogo, e certamente torna muito mais interessante observar corredores jovens ao invés de simplesmente "roubar" os das outras equipas. Também se incita mais agora a contractar olheiros "míticos" do que nas versões anteriores, o que mais uma vez complica o orçamento.

Outra das maiores alterações é o sistema de forma dos corredores. De certa forma, foi mudado de volta para o velho sistema de picos de forma, se em que aogra é mais avançado. Pode-se atribuir um plano de treino a cada corredor [estamos a falar de treino para melhorar a forma, não os atributos], e assim pode-se planear em que corridas o corredor deve estar em que forma. Existem vários planos de treino pré-feitos que já vêm com o jogo, mas podem-se criar novos em que se especifica o treino dos atletas. Isto também faz com que seja mais fácil que os atletas estejam preparados para mais do que só 1 ou 2 meses por ano. Por exemplo, tive o Cunego em forma razoável para o Giro, em forma pefeita para o Tour e perfeita para os campeonatos do mundo. Pelo meio, dei-lhe alguns períodos de descanso em que ele é completamente inútil.
Na minha opinião, é um compromisso perfeito entre aqueles que adoram planear tudo até ao mais ínfimo pormenor e aqueles que só querem jogar sem dar muita atenção ao treino.

Fora isso, é o mesmo bom velho PCM. As transferências foram "acertadas", o que significa que equipas e corredores são ambos agora mais orientados à nacionalidade. Equipas francesas contratarão sobretudo franceses. No entanto, as equipas também vão dar ênfase à nacionalidade do líder da equipa. Por exemplo, é mais provável que a Rabobank tente contractar russos por causa do Menchov. É interessante, e é bem melhor que as versões anteriores que pareciam completamente aleatórias.


Gráficos

Como visto nas imagens, os gráficos foram melhorados. isto também resultou em requisitos mínimos mais altos, e já agora posso admitir que nunca joguei PCM07 nem PCM08 nos detalhes máximos - o meu portátil simplesmente não chega para isso. Também tive de baixar os gráficos quando comparado com o PCM07, mas é importante dizer que - mesmo com os gráficos mais baixos - estou a jogar com gráficos melhores no PCM08 do que fazia no PCM07. Tem óptimo aspecto, e ainda melhor que no PCM07, portanto estou mesmo bastante satisfeito.

A juntar a isto, a Cyanide subiu bastante a parada no que toca a animações dos corredores. Algumas das imagens que já viram mostram-no, e eu só o posso confirmar: Imensas novas animações foram adicionadas, e todas têm óptimo aspecto. No início da etapa, vêem-se corredores a esticarem-se, preparando-se para a corrida. As quedas parecem bastante mais realistas, já que os corredores não estão simplesmente colados às bicicletas, e as celebrações também foram alteradas.

E como se tudo isso não bastasse, o cenário mudou, e está melhor que nunca. A Cyanide conseguiu, em última análise, melhorar bastante o jogo. Só tenho pena que não possa jogar com os gráficos no máximo.

Jogabilidade
Verdadeiramente, a primeira mudança na “jogabilidade” está presente no loading das etapas. Para a maioria das provas mais longas, é quase inexistente, ou mesmo nenhum o tempo de carregamento das etapas. Isto porque a Cyanide decidiu fazer uma espécie de ficheiros com etapas “pré-carregadas”, que puseram no DVD. Os ficheiros são bastante grandes, e com certeza têm um grande impacto no tamanho total do jogo, mas também diminui bastante o tempo que uma etapa demora a carregar. Como referido, estes ficheiros não estão feitos para todas as corridas. Porém, o jogo cria um automaticamente após o primeiro carregamento caso não exista já um. Logo, quando se joga uma etapa pela segunda vez, a etapa vai carregar muito mais rapidamente. Se possuíres muito espaço em disco, esta é realmente uma grande inovação.

As principais mudanças do jogo estão na jogabilidade. As três “barras” foram mudadas, e isso tem um enorme efeito no desenrolar das corridas. Por exemplo, os ataques decorrem agora muito mais frequentemente e em momentos inesperados. Um dos principais problemas dos jogos anteriores era o facto de ser demasiado previsível como uma etapa iria decorrer, mas com este novo sistema de ataques e de energia, não é o caso. Quando se faz parte de uma fuga, não se pode simplesmente ir no grupo e descansar. Alguns corredores podem tentar dividir o grupo, o que significa que se terá de ter atenção a todo o momento, para contra-atacar.
Outra nova funcionalidade é o facto de os ciclistas agora se deslocarem ao carro de equipa para recolher garrafas. Começa-se com duas garrafas, mas durante o decorrer da etapa podemos pedir a um gregário que recue no pelotão para recolher água para o resto da equipa. De seguida, ele irá percorrer os seus colegas de equipa e distribuir as bebidas. Isto dá outro aspecto táctico ao jogo pois poderás perder um ciclista caso a ordem seja dada quando o pelotão roda a grande velocidade, ou na aproximação a uma descida, etc. E também não se pode obter mais bebidas a partir da marca dos 20kms para a meta, por isso quem se esquecer desse pequeno detalhe está seriamente comprometido, e provavelmente não irá ganhar. E ainda caso não queiramos corredores muito fatigados nas etapas seguintes, teremos de gerir os nossos corredores que ficaram para trás. Isto dá-nos uma sensação mais forte de “manager” dado que não podemos apenas concentrar-nos no nosso líder, mas também tomar conta do resto da equipa.

Juntamente com este sistema de garrafas, há também um tipo de “barra de energia”. Não tem um impacto enorme, mas tanto quanto sei, é suposto ser capaz de possibilitar ataques mais longos e por sua vez perfeitos quando o objectivo é livrar-nos dos outros favoritos numa subida, por exemplo.

Falando de subidas, adorei jogar o Tour de France. As etapas de montanha foram fantásticas. Muitos ataques, e ainda vi os famosos “ataques à distância” funcionarem. Vi o líder da corrida, Alberto Contador, cair, enquanto a Caisse d’Epargne respondia imediatamente colocando todos os seus homens na frente a impor o ritmo, acabando com qualquer hipótese de vitória para Contador. Vi os ciclistas chegarem em grupos pequenos, etc. Foi uma óptima sensação jogar aquela prova em particular, e as novas barras de energia mudam realmente a jogabilidade para melhor.

As principais opções dos jogos anteriores foram mantidas. Contudo, o sistema de protecção foi mudado.
Agora, apenas um ciclista pode proteger o líder. Na verdade, isto é mais do mesmo relativamente ao PCM07, dado que ter mais de 2 corredores a proteger o líder não tinha efeito nenhum extra. Porém, tem o efeito de se poder controlar todos os corredores de uma vez. No PCM07, podia-se meter todos os nosso ciclistas a proteger o líder, e eles iriam seguir todos os seus movimentos. Isso é impossível neste jogo, o que mais uma vez dificulta a tarefa de manter o panorama geral da equipa debaixo de olho, tornando obviamente o jogo mais difícil. Na minha opinião, isso é bom.
A forma diária e o sistema de observação continuam iguais. Ao contrário de muitos, sempre fui um adepto do sistema de forma diária, embora seja completamente aleatório. No PCM08 continua assim, embora a Cyanide tenha alterado a frequência com que os +5’s ocorriam. Devido a tudo isso, a forma diária não deve nestes casos ter um impacto enorme sobre os resultados.

Modo de pista

Não é muito comum a Cyanide decidir fazer um modo de jogo completamente novo mas, obviamente, estamos com sorte este ano. Mesmo antes da primeira informação oficial já corriam rumores de que a Cyanide estava a fazer um modo de pista e, na entrevista com Clément Pinget publicada no PCM.daily, foi confirmado que teríamos este novo modo de jogo. Deixem-me por o caso nestes termos: é mesmo muito divertido, principalmente online. Não sou um especialista em ciclismo de pista, por isso não vou julgar se o comportamento dos ciclistas é realista ou não – existem 3 modos diferentes de corrida: Sprint, Keirin e Corrida de Eliminação. O Sprint é entre 2 corredores durante 3 voltas. Podem decidir entre jogar várias rondas disto (1-5), e aquele que ganhar mais rondas, ganha a corrida. Keirin é parecido com o Sprint mas com 6 corredores. Corrida de Eliminação é uma “batalha” entre 16 corredores. A cada duas rondas, o corredor que passar a linha da meta em último é eliminado. Isto é muito apropriado para corridas com vários jogadores, embora não seja divertido se formos os primeiros a ser eliminados.
Podem escolher entre 16 bem conhecidos corredores de pista que têm, cada um, 3 “qualidades”: Sprint, Acelaração e Resistência. O único senão é que os “corredores de sprint” como Theo Bos, também participam nas corridas de eliminação. Também, os nomes dos corredores de pista estão errados (ex: Theo Bis).

Conclusão

Apesar de não transmitir uma enorme revolução, o Pro Cycling Manager 2008 é “um passo gigantesco para a Humanidade”. Levou horas a escrever esta análise, tantas eram as novas funcionalidades que queria referir. Com o PCM08, o jogo é agora mais polido, e uma série de coisas que fomos pedindo ao longo dos anos foram finalmente implementadas. Parece óptimo, e é óptimo. Definitivamente o melhor PCM que joguei (e joguei-os todos).

Prós:
+ Óptimos gráficos
+ Ciclismo de pista
+ O novo sistema de prospecção
+ O novo sistema de forma
+ Animações in-race
Contras:
- Requisitos mínimos muito altos
- Ausência de licenças para algumas equipas.
- Ainda alguns aspectos por trabalhar (o jornal, por exemplo)

Notas:
Gráficos: 9/10

Como mencionado na análise, o meu computador não consegue correr o jogo ao máximo, mas pelas imagens já reveladas o jogo parece absolutamente bombástico. As animações são muito boas, e mesmo com opções gráficas mais baixas do que no PCM07, o jogo parece fantástico no meu computador.
Jogabilidade: 9/10
As novas barras de energia acrescentam algumas boas mudanças na jogabilidade. Muitos ataques e alguma imprevisibilidade – o que é óptimo. Acrescentando a isso o novo modo de pista, é quase perfeito.
Modo Carreira: 8.5/10
Com os novos sistemas de forma e descoberta de novos talentos, estou mais do que impressionado. São ambos grandes novidades no modo carreira. Apesar disso, ainda não é como o Football Manager ;)
Longevidade: 9.5/10
As mudanças na jogabilidade melhoraram definitivamente a longevidade do jogo. Com o modo pista, temos ainda horas e horas de diversão online, e com a imprevisibilidade presente nas corridas tradicionais vale a pena jogar por muito tempo.
Veredicto Final: 9/10
É um dos melhores CyM/PCM – senão o melhor. A impressão geral do jogo é melhor do que nos jogos anteriores, e com o PCM08, definitivamente sei o que fazer passados os meus exames na Segunda. ;)

Agradecimentos a CrueTrue




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MensagemEnviado: 12 jun 2008, 00:15 
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Adicionadas a minha parte e a do Gabriel (não consegui traduzir a página toda, é um texto monstruoso)... :wink:

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MensagemEnviado: 12 jun 2008, 00:31 
O deus Baco
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Eu posso ajudar...

Jolly Escreveu:
Mas eu tenho 16 porque não existe ninguém mais preguiçoso que eu :roll: A minha stora anda sempre a dizer que eu devia ter 20 se me esforçasse e trabalha-se um bacadinho :?


Se calhar temos a mesma prof... :lol:


EDIT: Já o fizeram... :?

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Editado pela última vez por stuntlucas em 12 jun 2008, 12:08, num total de 1 vez.

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MensagemEnviado: 12 jun 2008, 11:05 
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issoisso Escreveu:
Lembrem-se que estão a falar com o rei da procrastinação. cheguei a faltar a exames e chumbar a cadeiras. porque não me apetecia ficar na faculdade mais duas horas naquele dia

(sim, é meio triste :P)


Eu espero não me vir a arrepender mas também faltei a um exame ontem porque não me apeteceu ir para Lisboa visto que depois não tinha tempo para ver o jogo em Leiria com os amigos..

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MensagemEnviado: 15 jun 2008, 11:48 
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Juntei todas as imagens no primeiro post....


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MensagemEnviado: 11 jul 2008, 23:12 
Shut up and enjoy the music!
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O jogo dá para fazer só uma etapa escolhendo uma equipa?

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MensagemEnviado: 11 jul 2008, 23:14 
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billb Escreveu:
O jogo dá para fazer só uma etapa escolhendo uma equipa?


Individual...Etapa...Seguinte...Escolhes a equipa e voilá! :wink:

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