PCM-Portugal - A Comunidade Lusófona de Ciclismo e Pro Cycling Manager https://www.pcm-portugal.com/forum/ |
|
NOVO MODELO LV: Preparação Temporada 2020 e discussão geral https://www.pcm-portugal.com/forum/viewtopic.php?f=354&t=13594 |
Página 1 de 5 |
Autor: | Davide [ 02 Mai 2019, 13:26 ] |
Assunto da Mensagem: | NOVO MODELO LV: Preparação Temporada 2020 e discussão geral |
NOVO MODELO LV 2020/2021 Antes de iniciarmos o período de transferências e substituições a organização da LV vem anunciar a nova estrutura para a LV, que começará a ter repercussões já no próximo ano, sendo que a sua aplicação plena apenas se verificará em 2021. Comecemos então por apresentar aquela que será a nova estrutura de planteís, sendo que com este modelo teremos o mesmo número de corredores por grupo (WT, Continental, Sub23 e PT) em ambas as divisões. Esta alteração visa trazer uma maior simplicidade ao jogo e também maior equilíbrio, e será também importante na forma como se processará o draft (como perceberão mais à frente). A estrutura é simples de entender e com base no modelo que já estão habituados, neste momento reside apenas uma dúvida que merece a consulta dos jogadores: Os corredores de WT devem estar em grupos de 4+5 ou 5+4? Relembrando que do primeiro grupo se manterá 1 corredor e dois do segundo grupo. E COMO VAI SER O DRAFT DAQUI PARA A FRENTE? Convém realçar que o draft da época de 2020 não sofrerá alterações em relação ao modelo atual, em 2021 entrará em vigor um modelo de draft (onde os resultados da época anterior terão reflexo na ordem de escolha, tirando um pouco do critério aleatoriedade, sorte e "matreirice" ao jogo) Inscrições: Os jogadores continuam a quando da inscrição de escolher um número do joker. Draft WT: Os novos participantes continuam a escolher primeiro, por ordem do número do joker. Os participantes do ano anterior vão escolher por ordem crescente de pontos, ou seja, as equipas da primeira e segunda divisão serão juntas e o pior pontuador drafta primeiro até ao melhor (ambas as divisões estão juntas). A ordem é invertida entre rondas como agora acontece. Restantes Drafts: Falta também definir se o critério das pontuações terá reflexo nos drafts restantes ou se utilizaremos o número do joker, algo em que agradecemos a vossa opinião. Nota Importante: Os pontos tidos em conta na hora do draft são os pontos totais dos corredores da equipa caso se tivessem inscrito em todas as provas (isto para evitar que por exemplo alguém que já tenha caído da primeira comece a não se inscrever para ficar com menos pontos e escolher mais cedo, entre outros casos que possam suceder) Desde já agradeço ao Mike por me ter passado a ideia embrionária deste modelo que já ele queria por em prática e agradecemos a que o máximo de utilizadores manifestem a sua opinião. Qualquer dúvida que surgir tentaremos esclarecer prontamente. |
Autor: | KopSimoniFan [ 02 Mai 2019, 16:07 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: NOVO MODELO LV: Preparação Temporada 2020 |
Só uma dúvida: para o draft WT, vão contar apenas os pontos obtidos por corredores WT? Ou basicamente vão inverter a geral das duas divisões juntas? Não se esqueçam dos bónus x2 dos CT na 1ª divisão. 4+5 parece-me bem, escolher 2 de 4 acho que será limitador. Ideias Ser possível manter a 2ª escolha do draft WT. A primeira ok, é discutível e devemos todos apanhar uma truta, mas na 2ª já poderá existir tendência de escolher um ciclista mais jovem e não o vamos ter mais que uma temporada. Porque não limitar as trocas entre jogadores apenas a ciclistas do mesmo escalão? Para evitar manutenções abusivas entre escalões no fim da temporada, e os packs por 1 ciclista. Ajustar as pontuações. Rever as provas WT novas, alinhar 5 monumentos, provas .2 serão mesmo importantes? Se sim, apenas Europeias neste molde? Criação de 1 joker para pontuar a dobrar a cada período? Por exemplo Jan-Abr, apenas possível utilizar em clássicas .HC ou .1. 1/2 wildcards para trocas durante o ano. Quando temos ciclistas suspensos, lesões de longo prazo... Apenas possível ir ao mercado dos ciclistas livres. Estou sempre disponível para ajudar com novas ideias, e acho que o futuro da LV passa por isto mesmo: maior equilíbrio entre as equipas (maior ênfase no draft) e mútua discussão entre os jogadores, para jogarmos num molde em que todos nos sentimos confortáveis. |
Autor: | Jardas [ 02 Mai 2019, 16:48 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: NOVO MODELO LV: Preparação Temporada 2020 |
Depois disto só falta poder fazer trocas a envolver picks do draft! Agora mais a sério, concordo com este novo modelo e acho que até pode trazer uma nova vida à LV. Respondendo directamente às perguntas que lançaram: 4+5 no pacote World Tour parece-me o mais sensato, até porque os 5+4 limitaria bastante as escolhas de manutenção; para os restantes drafts a coisa complica-se, até porque podemos estar perante a hipótese (em função das manutenções) de uma equipa escolher um dos melhores pontuadores do escalão WT e CT - e ao mesmo tempo manter os melhores ciclistas da sua equipa -, mas inverter completamente a ordem também não me parece justo... Talvez um modelo estilo WTCC (onde o 8º classificado da 1ª corrida é polesitter na 2ª corrida) não fosse mau, mas implicaria um pouco mais de trabalho por parte da organização. E já que se fala dos próximos tempos da LV, gostava que o calendário voltasse a ser o que foi até 2018. Penso que a entrada das provas .2 não tem um peso assim tão grande e só vem trazer mais trabalho à organização. A manterem-se, provavelmente teria de existir alguma reestruturação da coisa, quer a nível de pontuação, quer a nível das provas a pontuar (só as europeias não me parece o melhor molde). Ainda a nível de pontuações, porque não utilizar um esquema parecido ao do Ranking PCS? Na minha óptica faz mais sentido, por exemplo, pontuar os primeiros 10 numa etapa de uma PpE do que os primeiros 8 como fazemos. Isto também permitiria à organização ter mais algum controlo sobre os pontos que os ciclistas fazem, fazendo um paralelo entre o ranking da LV e o do PCS. KopSimoniFan Escreveu: 1/2 wildcards para trocas durante o ano. Quando temos ciclistas suspensos, lesões de longo prazo... Apenas possível ir ao mercado dos ciclistas livres. Isto também me parece uma excelente ideia, ainda que seja importante definir um período de tempo para a utilização destas "Trocas Extra", por exemplo ter direito a uma entre Janeiro e Maio (até ao Giro, p.e.) e outra de Maio até final do ano. EDIT: Outra coisa que seria interessante era a possibilidade de assegurar os direitos de "formação" dos ciclistas Sub-23, ou seja, existir uma espécie de cláusula que permitisse manter determinado ciclista (desde que ele tenha passado pela respectiva equipa, como Sub-23) durante X tempo, independentemente do slot que ocupa no plantel. Na minha equipa tens um caso prático, que draftei Bernal e Pogacar em anos consecutivos, sendo que vou ter de escolher entre eles nas manutenções do próximo ano. No fundo seria um contrato com cláusula de "team option", algo que beneficiava aqueles que acompanham mais de perto o ciclismo jovem e dava outro twist à competição. Obviamente que o objectivo não é manter esse ciclista durante os próximos 10 anos, mas poder usufruir das suas pontuações enquanto profissional, ainda para mais quando estes vão para o WT cada vez mais novos. |
Autor: | mister_ricardo [ 02 Mai 2019, 18:29 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: NOVO MODELO LV: Preparação Temporada 2020 |
Kops isso já vai acontecer. Ficando 4 ciclistas na primeira parte, entram no ano seguinte, - na primeira posição a escolha do primeiro bloco. - na segunda escolha a primeira pick do Draft - na terceira e quarta as duas manutenções do segundo bloco. Assim a segunda escolha do Draft já entra no segundo bloco. As pontuações das provas *.2 são as do CQRanking, mas podemos mudar se acharem necessário. Por mim para o ano podem entrar todas as provas *.2, já que vamos todos ter mais ciclistas CT na equipa. E os bonús dos CTs passam a ser iguais na primeira e segunda divisão. |
Autor: | Mike [ 02 Mai 2019, 20:16 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: NOVO MODELO LV: Preparação Temporada 2020 |
Bem, já que fui mencionado e tenho um bocadinho de tempo suponho que não custe nada dar os meus dois tostões (que o Davide já sabe da maioria há vários meses).
Edit: Após ler o que o mister disse:
|
Autor: | tozequio [ 02 Mai 2019, 22:13 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: NOVO MODELO LV: Preparação Temporada 2020 |
Eu tenho andado ausente, bem sei, mas tenho ideias para o futuro e gostava de as explorar assim que tiver um tempinho. Algo que me parece simples de implementar, e acho que seria interessante, era na altura dos estagiários (mais para Julho/Agosto) cada equipa ter a oportunidade de contratar um estagiário (independentemente do escalão), desde que obviamente não tivesse qualquer tipo de "vínculo" com outra equipa da LV. Seria também uma forma de dinamizar a Liga Virtual naquele período pós-Tour, em que já não há mais épocas de substituições. E quanto ao número de ciclistas sub-23 internacionais, parece-me que há mais do que espaço para todas as equipas terem 3 ciclistas. Há mais do que qualidade nos escalões jovens, e acho que a grande piada da LV é mesmo a "prospecção" nestas idades. Ainda para mais quando há muitos ciclistas com qualidade que nem acabam por ser escolhidos no draft. E consultar tópicos de drafts sub-23 de há algumas temporadas é bastante engraçado, diga-se. |
Autor: | mister_ricardo [ 03 Mai 2019, 10:15 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: NOVO MODELO LV: Preparação Temporada 2020 |
Por mim claro que podem acabar as *.2 internacionais, só me dão trabalho por meia dúzia de pontos Concordo com mais sub-23 nos planteis. |
Autor: | Pauleta [ 03 Mai 2019, 14:23 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: NOVO MODELO LV: Preparação Temporada 2020 |
Estive a ler todas as sugestões e aquela que não concordo mesmo tal como o Mike é a introdução de um Joker. Ia trazer um fator aleatório muito grande ao jogo e não acho que seja isso que se pretende. De resto concordo com tudo e acho que ia tornar o jogo mais interessante, e se calhar evitar a debamdada de gente que existiu este ano e talvez até fazer com que alguns dos desistentes que por cá se mantêm voltem a ter interesse pelo jogo que é sem dúvida um dos maiores dinamisadores do fórum. Quanto ao draft concordo em absoluto com aquilo que foi escrito, este ano benificiei bastante das falhas do sistema actual e consegui juntar a um ciclista na teoria top-3 em termos de pontos, aqueles que se previam no inicio da época como os ciclistas que mais iriam pontuar do ranking CT e PT. Claro que depois na prática não foi isto que aconteceu mas isso já são outros quinhentos. |
Autor: | pedrodiana [ 03 Mai 2019, 14:50 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: NOVO MODELO LV: Preparação Temporada 2020 |
Acho que alterações são bem vindas e mudar as dinâmicas de jogo tornam os mesmos mais interessantes. Eu acabava com o joker e definia a a ordem do draft pela inversa na classificação. Tornava o jogo mais equilibrado. |
Autor: | Pauleta [ 03 Mai 2019, 15:51 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: NOVO MODELO LV: Preparação Temporada 2020 |
Davide esclarece só este ponto: Os pontos tidos em conta na hora do draft são os pontos totais dos corredores da equipa caso se tivessem inscrito em todas as provas (isto para evitar que por exemplo alguém que já tenha caído da primeira comece a não se inscrever para ficar com menos pontos e escolher mais cedo, entre outros casos que possam suceder) Os pontos totais dos corredores da equipa antes ou após as manutenções? |
Autor: | Davide [ 03 Mai 2019, 16:24 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: NOVO MODELO LV: Preparação Temporada 2020 |
Eu estava a pensar antes, o valor da tua equipa quando acabou o ano. |
Autor: | vem_castro [ 03 Mai 2019, 22:48 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: NOVO MODELO LV: Preparação Temporada 2020 |
Sobre os temas em questão deixo aqui as minhas opiniões, fiz um apanho das ideias anteriormente sugeridas aqui no tópico. - Agrupamento de ciclistas WT - acho mais sensato a opção 4+5, permitirá em a manutenção da 2ª escolha WT, o que creio ser a melhor forma. - Draft - Concordo 100% com esta ideia da escolha do draft tendo em conta a inversão dos pontos de cada equipa, sendo que aqui terão de ser contabilizados o sumatório de todos os pontos realizados pelos corredores, independentemente da inscrição ou não da equipa nas provas. - Entre as rondas de um draft diria que devia ser usada a inversão da ordem das escolhas. - Entre drafts diria que seria interessante não fazer uma inversão total do inicio do draft anterior mais sim fazer um salto no draft. Assumindo 50 equipas a participar, 5 drafts (WT, CT, 23, 23PT, PT) acho que o ulitmo classificado deveria ser o 1º a escolher WT(depois dos novos jogadores), CT o 11º pior classificado, sub-23 o 21º pior classificado, sub-23PT o 31º pior classificado, PT o 41º pior calssificado. - Limitar as trocas entre jogadores apenas a ciclistas do mesmo escalão - se bem entendi, creio que esta regra iria limitar um bocado as trocas. No entanto, diria que os ciclistas trocados só seriam válidos se encaixassem no seu escalão, poderia ser interessante. -Corridas .2 - Tendo em conta o impacto até agora acho que não faz sentido se manterem, já para não falar do acrescento de trabalho que trazem. Se a opção for manter, diria que o que faz sentido é serem todas as provas .2 e não só as europeias. - Ajustar as pontuações - Acho que a pontuação dada no PCS ou no cqranking, deveria ser "copiada". Seria muito mais fácil comparar pontuações, e numa perpectiva de automatização de processos seria muito mais vantajoso.(os únicos temas são as provas nacionais, pois faz sentido serem "sobrevalorizadas" e o multiplicador) - Criação de 1 joker para pontuar a dobrar - Discordo. Apesar de perceber a ideia, e desta envolver alguma ciência na sua utilização, diria que iria desvirtuar. -1/2 wildcards para trocas durante o ano - Acho que seria uma excelente opção e diria que devia ser completamente livre a escolha dos ciclistas trocados (apenas ciclistas livres). -direitos de "formação" dos ciclistas Sub-23 - Percebo a ideia, mas acho que o interessante é mesmo a rotação de ciclistas e avaliar as boas/más opções. - As equipas deveriam ter 4+7 ciclistas ContinentalTour - Concordo na totalidade. - número de ciclistas Sub-23 para 3+1 (internacionais+tuga) - Concordo na totalidade. - limitação de manutenção de apenas 1 ciclista nacional - Concordo na totalidade. Algo que seria interessante no meu entender, seria a introdução das categorias de juniores e mulheres. Entre um aumento de provas .2 e a seleção das principais provas destes escalões creio ser mais interessante a via destas novas categorias. Permitiria a expansão do jogo para a categoria feminina e os juniores seria mais uma forma de "apanhar" algumas jovens pérolas. |
Autor: | Pauleta [ 04 Mai 2019, 00:54 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: NOVO MODELO LV: Preparação Temporada 2020 |
Davide Escreveu: Eu estava a pensar antes, o valor da tua equipa quando acabou o ano. Acho que isso não faz grande sentido, a melhor equipa no fim do ano pode ser uma equipa mediana após as manutenções porque não tinha um super pontuador e 4/5 que foram regulares. Além disso davas a flexibilidade de alguém largar o melhor ciclista caso quisesse arriscar e escolher mais acima, ou porque acreditava que no ano a seguir ele ia ter uma quebra. |
Autor: | Davide [ 04 Mai 2019, 02:25 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: NOVO MODELO LV: Preparação Temporada 2020 |
Pauleta Escreveu: Davide Escreveu: Eu estava a pensar antes, o valor da tua equipa quando acabou o ano. Acho que isso não faz grande sentido, a melhor equipa no fim do ano pode ser uma equipa mediana após as manutenções porque não tinha um super pontuador e 4/5 que foram regulares. Além disso davas a flexibilidade de alguém largar o melhor ciclista caso quisesse arriscar e escolher mais acima, ou porque acreditava que no ano a seguir ele ia ter uma quebra. Largas o melhor e já tens o teu benefício, escolhes mais acima. (Quem não mantiver um dos corredores do primeiro grupo de WT escolherá após os novos jogadores na primeira ronda, como sucede agora). Porque vamos fazer aqui um caso extremo mas até possível de acontecer, pegando nos plantéis deste ano. O Valverde chegava ao final do ano e anunciava que se retirava (atualmente já leva mais de 700 pontos LV). O tipo que o tem não o mantinha, logo escolhia a seguir aos novos inscritos e depois a pontuação da sua equipa para definir a ordem do draft ainda seria beneficiada em 700 pontos. Não acho que seja muito justo. |
Autor: | DoubleS [ 04 Mai 2019, 08:45 ] |
Assunto da Mensagem: | Re: NOVO MODELO LV: Preparação Temporada 2020 |
Não pensando muito sobre o assunto, à primeira vista também me inclinava para a ordem do draft ser pelos pontos dos ciclistas mantidos em vez de ser pela pontuação total da equipa na época anterior. Uma ideia que já me tinha passado pela cabeça à uns anos era de efetuar as manutenções não por posições mas por limite de pontos (do género uma equipa poder manter o máximo de 3000 ou 4000 pontos no total). Se bem que assim ia retirar do jogo a estratégia das trocas, que é algo que até aprecio. |
Página 1 de 5 | Os Horários são TMG [ DST ] |
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group https://www.phpbb.com/ |