Informação PCM-Portugal

Está a começar a Liga Virtual 2024! O Draft World Tour já arrancou. Está atento a este tópico do nosso fórum!

Data/Hora: 19 Abr 2024, 04:07

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 44 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Rádios no Ciclismo?
Sim 61%  61%  [ 49 ]
Não 20%  20%  [ 16 ]
Em Certas Ocasiões 19%  19%  [ 15 ]
Total de votos : 80
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Rádios no Ciclismo?
MensagemEnviado: 14 Jul 2009, 14:39 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Out 2008, 20:45
Mensagens: 16793
Localização: Buenos Aires, Argentina
Citar:
Equipas contra proibição de comunicações via rádio

Johan Bruyneel, diretor desportivo da Astana, revelou este sábado que entregou aos responsáveis do Tour uma petição em protesto com a decisão de impedir a utilização das comunicações via rádio com os ciclistas durante as etapas previstas para dia 14 (10.ª) e 17 (13.ª).

No final da 8.ª etapa, em Saint-Girons, Bruyneel adiantou ainda que 14 das 20 equipas presentes no Tour já assinaram a referida petição. O responsável da Astana aponta razões de segurança para justificar a oposição a um regresso ao passado.


Parece está tudo contra a "abolição" dos rádios no ciclismo. Pelo menos os corredores e o DD's estão.

Muitas das Equipas estavam preparadas para ignorar as ordens da ASO quando estes afirmaram que não se deeriam utilizar rádios no Tour. Depois aparece a UCI a dizer que equem não cumprir leva penalizações. De imediato tudo acatou.


Bruyneel Escreveu:
"Chegamos a acordo com a maioria das equipas para dizer que somos contra a estas duas tiradas sem comunicação rádio",

O Tour é demasiado grande, conta com um enorme número de carros com convidados, motos, fotógrafos. É completamente injustificável e inaceitável que, no maior evento do ano, façamos uma experiência destas para ver o que vai acontecer



Contador Escreveu:
Não entendo. É igual à limitação que nos fazem ao proibir a utilização de GPS no carro. Não quero que nos obriguem a tirar os rádios, porque se acontecer um acidente ou um furo com o ciclista mais forte do pelotão, ele poderá perder o Tour devido a essa decisão. Não entendo e não concordo nada com isso.

Teremos oportunidade de nos sentar à mesma mesa e conversar sobre isto para tomar medidas logo que o Tour termine.




Esta foi engraçada:

Record - Declarações de PreudHomme Escreveu:
O diretor do Tour, Christian Prudhomme, comentou este domingo a petição assinada pela maioria das equipas a manifestar-se contra as duas etapas sem utilização de comunicações via rádio com os ciclistas e mostrou-se "surpreendido" com a posição assumida, salientando que a última palavra pertence à União Ciclista Internacional.

O responsável máximo da prova francesa lembrou que os representantes das equipas foram informados das alterações a 3 de junho, durante uma reunião de trabalho, após pedido feito junto da UCI. "Nada se passou entre 19 de junho e hoje", frisou Prudhomme, referindo-se à data em que a UCI autorizou a experiência de correr sem a comunicação rádio nas etapas de dia 14 (10.ª) e 17 (13.ª).

Quanto a uma eventual mudança na sequência da oposição da maior parte das equipas à ideia, Christian Prudhomme está convencido que isso não será possível de acontecer. "Não acredito que a UCI não faça aplicar uma decisão do seu comité diretivo", concluiu.





Vocês, que pensam sobre isto?


Editado pela última vez por zeduarte 10 em 14 Jul 2009, 14:43, num total de 1 vez.

Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Rádios no Ciclismo?
MensagemEnviado: 14 Jul 2009, 14:41 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 19 Jul 2008, 21:43
Mensagens: 11623
Localização: Lisboa
Eu sou a favor dos rádios, apesar de achar que não os usar também tem vantagens.

_________________
http://www.comunidadeculturaearte.com/


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Rádios no Ciclismo?
MensagemEnviado: 14 Jul 2009, 14:43 
Eu perdi um jogo na equipa do Alaska
Tetra no Tour
Tetra no Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Jul 2009, 00:49
Mensagens: 4534
Localização: Porto
Desculpa, mas acho que a votação está um bocado incompleta. Repara que as pessoas como eu, que são a favor de certas etapas serem com, e outras sem. Em que voto eu?

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Rádios no Ciclismo?
MensagemEnviado: 14 Jul 2009, 14:44 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Out 2008, 20:45
Mensagens: 16793
Localização: Buenos Aires, Argentina
Já está.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Rádios no Ciclismo?
MensagemEnviado: 14 Jul 2009, 14:47 
Novato
Novato

Registado: 03 Jul 2008, 16:05
Mensagens: 44
como diz um jornalista do record:

"Se as novas tecnologias fizeram das diferentes modalidades espectáculos mais atraentes e que cativam ainda mais seguidores, porque razão decidiram os organismos competentes que tutelam o ciclismo mundial dar a volta ao texto e retroceder, dando à modalidade laivos de antiguidade, onde rádio e GPS são monstros de sete cabeças? Imaginem o ténis sem "olho de falcão", a natação sem os fatos especiais ou futebol americano sem repetições... Já nos basta a forma "mumificada" como a FIFA olha para o futuro tecnológico." JOÃO SEIXAS


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Rádios no Ciclismo?
MensagemEnviado: 14 Jul 2009, 14:50 
Eu perdi um jogo na equipa do Alaska
Tetra no Tour
Tetra no Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Jul 2009, 00:49
Mensagens: 4534
Localização: Porto
Agora sim :D .
E parabéns pela iniciativa, vem mesmo a calhar, e a propósito.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Rádios no Ciclismo?
MensagemEnviado: 14 Jul 2009, 15:00 
alcool é o meu doping
Vencedor de Voltas Pro Tour
Vencedor de Voltas Pro Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 27 Mai 2008, 11:28
Mensagens: 1627
Eu não entendo tanta falta de ignorância da parte dos comentadores da Eurosport, que depois ainda lêem os mails que ignorantes mandam para lá.

A Associação de Ciclistas Professionais (CPA) fez no ano passado uma votação entre os ciclistas e o resultado foi 50-50. Não entendo como se pode dizer que só a ASO está contra os auriculares. Eu defendo que apenas um ou dois ciclistas por equipa deveriam ter o dito cujo.

Ninguém se lembra da vitória do Gamito na Volta a Portugal? Da imagem dele a retirar o auricular do ouvido logo depois do ataque? Para que precisava ele de auricular se "apenas" tinha que dar tudo até lá cima?
Se os ciclistas têm dois anos de cadetes sem auriculares, dois de juniores sem auriculares e agora têm 4 de sub-23 sem auriculares, porque precisam deles quando passam a profissionais?
Uma das melhores corridas que já houve este ano em Portugal foi o nacional de juniores, em que um outsider atacou e ganhou, numa vitória que seria impossível com auriculares. Ganhou aquele que teve mais tomates, enquanto os outros ficaram a olhar uns para os outros. Isto não teria acontecido se os favoritos estivessem de 5 em 5 segundos a ouvir as diferenças, que é aquilo que acontece no Tour e em todas as provas com cobertura televisiva.

Então e aquelas etapas planas? «Calma, os da frente têm 42,3 segundos, o vento está a 2,3 m/s e vem de SE, ainda faltam 7,23 km, venham a 49,7 km/h» Há necessidade disto?

Outro argumento que usam os defensores dos auriculares é que as inovações são para utilizar. Então e o doping não é uma inovação?

_________________
Imagem
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Rádios no Ciclismo?
MensagemEnviado: 14 Jul 2009, 15:04 
Novato
Novato

Registado: 03 Jul 2008, 16:05
Mensagens: 44
"Outro argumento que usam os defensores dos auriculares é que as inovações são para utilizar. Então e o doping não é uma inovação?"

esse argumento não tem qualquer comparação..


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Rádios no Ciclismo?
MensagemEnviado: 14 Jul 2009, 16:07 
"Oh Doce, era onde fosse"
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Set 2007, 19:45
Mensagens: 24811
Localização: Vilar de Andorinho, Gaia
Espero que não deixem de usar os rádios, principalmente nas etapas de montanha

_________________
Imagem

"Nem daqui a cem anos uma equipa portuguesa será bicampeã europeia e o Benfica jamais ganhará uma Taça dos Campeões sem mim." - Béla Guttmann


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Rádios no Ciclismo?
MensagemEnviado: 14 Jul 2009, 18:32 
Sérgio Paulinho _O_ EU VI!
Moderador
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Ago 2008, 21:08
Mensagens: 1792
Eu neste assunto vejo as duas frentes. Ambos os casos têm vantagens e a sua "razão"...

Por um lado, se acontece algum azar a um ciclista o homem está tramado para chamar a equipa... Também é uma forma de inutilizar muito um director desportivo durante as etapas. Mas por outro lado eles podem vir ao carro receber instruções. Demoram é mais tempo...
Quanto aos tempos eles são dados pelas motas e os ciclistas vão vendo(nos nacionais havia essa informação de tempo aos ciclistas).

Com os rádios, os directores desportivos podem informar o ciclista em provas por etapas de a quanto está este e aquele e o ciclista ter uma noção do que tem por ali. Por outro lado sem isso haveria muito mais espetáculo.

Claro que é sempre dificil para quem vai no carro. Já fui em carros com e sem rádios. Para quem está cá atrás, com o rádio, torna tudo muito mais simples e ter informações de como vai o ciclista, avisar de certos perigos e etc. Sem rádio quase não se pode fazer nada ali e por vezes é frustrante ver um ataque e os nossos corredores não responderem e o pessoal cá atrás sem poder fazer nada.

Mas por outro lado, sem os rádios, os directores desportivos podem na mesma fazer a sua parte. Avisar de como é a etapa, quais são os principais perigos e o que fazer. Se a situação tiver mudança sempre podem ir aos seus ciclistas avisar do que fazer, nem que seja ao dar o abastecimento. Com as informações dos DD's antes da etapa e do que fazer, depois são os ciclistas que têm de adaptar tudo isso à sua forma de correr. Os treinadores de futebol também falam com os jogadores durante o jogo, mas não lhes dizem todos os passes e movimentações que têm de fazer, por exemplo, quando têm a bola.

Quando fui ver os nacionais de estrada, estive eu e o meu irmão a falar com o Pedro Silva (treinador do Mortágua de sub23). Ele tinha vencido o nacional com o Vasco Pereira. Quem não sabe ou não está lembrado ele venceu quando atacou a 3 voltas do final, algo impensável, ir assim sozinho durante tanto tempo, naquela equipa. O DD pensou que ele iria estragar tudo e já estava furioso dentro do carro. Mas o Vasco venceu. Deu mais espetáculo à corrida pois desfragmentou tudo e colocou alguma confusão cá trás. Se tivesse seguido as ordens do DD será que teria vencido?


OS DD devem fazer a sua parte e dizer o importante antes da corrida. Mas depois situações alteram-se mas ficam com mais espetáculo. Porque os DD's jogam sempre defensivamente. Têm sempre medo do desgaste do corredor e não se apercebem por vezes da força que eles podem ter.

As corridas que tenho acompanhado agora têm assim, sem dúvida mais ataques e espetáculo. Às vezes dantes, nas corridas que acompanhava até havia aquela coisa de cá de trás se poder ver um ataque e avsiar logo. No Tour certamente acontece o mesmo caso estejam a ver avisam logo e no geral, a corrida fica uma corrida muito mecanizada como foi referido pelo pfannberger naquela situação do tempo e do vento e etc.

Os DD's devem fazer o seu trabalho. Mas não se pode exagerar.

Aliás quando o Benfica tinha equipa de sub23 não me lembro de uma fuga que tenha resultado pois diziam os ciclistas que o Gonçalo Amorirm lá dentro fazia dessas coisas. "Aumentai para tantos KM/h e agora descansa este e vai aquele perseguir porque eles têm uma vantagem de X e assim são apanhados ao Km Y". Bolas, é táctico demais.

Deixem os ciclistas pensar por si que também faz falta. Se no final algum erro tiver sido cometido, os DD's falam com eles e rectificam, colocando os ciclistas a aprender.

Depois disto até posso concluir que defendo a não utilização dos rádios, sem bem que eles trazem vantagens. Ou talvez como referiu Pfannberger, um ou outro com o rádio.

_________________
Imagem

"Somos raros. Gostamos e seguimos um desporto em que se luta pela transparência." by Rui Quinta

“O ciclismo é mais limpo que os outros porque luta como nenhum e para mim isso é indesmentível”. by Daniel Sanchez


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Rádios no Ciclismo?
MensagemEnviado: 14 Jul 2009, 20:06 
Penta no Tour
Penta no Tour

Registado: 27 Set 2008, 16:11
Mensagens: 6071
O que eu não sou a favor é destes protestos em que a etapa é uma ''seca'', eu acho bem que protestei, mas assim não, os municípios que pagarão para o tour passar por esses locais o tour, os patrocinadores que investem dinheiro, as pessoas que vão ver ás ruas são quase que ''desrespeitados''. Eu acho que se eles entendem que deve protestar que protestei à vontade mas que não protestei durante quase toda a etapa. Faziam como no Giro em que partiram mais tarde ou uma coisa parecida.

Quanto à utilização ou não de rádios ainda não tenho bem uma opinião formada mas penso que só se devem utilizar rádios em algumas etapas, por exemplo, numa etapa plana em que os carros que estão atrás podem ver um ciclista importante mal colocado e a equipa pode tentar fazer corte no pelotão e isso favorece o espectáculo. Nas etapas de montanha, sinceramente não sei porque ainda não vi uma etapa de alta montanha sem rádios.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Rádios no Ciclismo?
MensagemEnviado: 14 Jul 2009, 20:08 
alcool é o meu doping
Vencedor de Voltas Pro Tour
Vencedor de Voltas Pro Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 27 Mai 2008, 11:28
Mensagens: 1627
Sastre: "el primer día sin ‘pinganillo’ desde hace mucho tiempo en el pelotón profesional. Para mí ha sido francamente un día bonito y tranquilo, en el que he tenido tiempo a ver muchas cosas, a poder hablar con muchos compañeros que de otra forma no sería posible, y bueno, hemos visto que al final la velocidad media siempre es la misma
(...)
Para mí ha sido un día especial. Ahora comprendo por qué los corredores de la época de Bahamontes duraban tanto tiempo."

Acho que é fácil de entender, mas realço o "tive tempo para ver muitas coisas, poder falar com muitos companheiros que de outra forma não seria possível", "vimos que a velocidade média é sempre a mesma" e "agora compreendo porque os corredores da época de Bahamontes duravam tanto tempo".

Um ciclista de ataque a falar.

_________________
Imagem
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Rádios no Ciclismo?
MensagemEnviado: 14 Jul 2009, 20:47 
Ganhei uma discussão com o Alaska \o/
Moderador
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 27 Out 2007, 21:31
Mensagens: 23580
Localização: Almada
Nem é preciso ir muito longe para ver um exemplo de uma corrida sem rádios: GP Ouest France - Plouay. Uma corrida Pro-Tour que pelo menos o ano passado não utilizou auriculares e resulta sempre num excelente espectáculo. Sem auriculares os favoritos não têm outro remédio se não atacar para controlar os seus adversários directos em vez de andarem a controlar distâncias e tempos.

Acreditem numa coisa. Esta ultima semana do Tour, sem auriculares iria ser uma coisa espectacular. Acabava-se a Astana a controlar o pelotão porque ao primeiro ataque de alguém bem posicionado tudo respondia, tudo se atacava uns aos outros e a Astana acabaria por morrer.

E já agora, espero que a etapa 13 dê em alguma coisa visto ter umas montanhas interessantes e sem o rádio vai ser intrigante a ultima subida.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Rádios no Ciclismo?
MensagemEnviado: 14 Jul 2009, 20:49 
Penta no Tour
Penta no Tour

Registado: 27 Set 2008, 16:11
Mensagens: 6071
Eu penso que deve haver rádio nas etapas planas para ser mais fácil haver bordures


Editado pela última vez por RPB em 14 Jul 2009, 20:59, num total de 1 vez.

Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Rádios no Ciclismo?
MensagemEnviado: 14 Jul 2009, 20:53 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 25 Ago 2007, 23:41
Mensagens: 14875
Localização: Leiria
Eu, e isto é uma opinião pessoal, acho que o vento favorece mais as bordures do que os rádios, e como não gosto muito de ver bordures, penso que a UCI devia propôr que não se fizessem etapas em dias com vento. :mrgreen:


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 44 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal