Informação PCM-Portugal

Está a começar a Liga Virtual 2024! O Draft World Tour já arrancou. Está atento a este tópico do nosso fórum!

Data/Hora: 28 Mar 2024, 09:53

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 84 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Tutorial: Tudo sobre Etapas
MensagemEnviado: 14 Out 2012, 18:59 
Ciclista Juvenil
Ciclista Juvenil

Registado: 13 Ago 2009, 11:37
Mensagens: 214
Decidi que seria boa ideia juntar num sítio todas as informações relativas a trabalhar com etapas (desde tópicos sobre o editor de etapas até adicionar etapas na BD). Assim, fica para já o meu pequeno contributo e espero pela vossa colaboração para fazer este tópico crescer em conteúdo.

Editar Etapas
Já existem inúmeros tutoriais para explicar como editar etapas, por isso acho que não vale a pena repeti-los. Fica uma lista (eu sigo o que é feito no tutorial espanhol) e algumas dicas.
Francês:
http://ftp.cyanide-studio.com/pcm2011/P ... ign_VF.pdf
Inglês:
http://files.pcmdaily.com/articles/Part1-TheBasics.pdf
Espanhol:
http://www.pcmspain.net/t373-crear-perf ... kat-elhoir
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=r50Iur4t9tA
http://www.youtube.com/watch?v=R_JHpN701O4
http://www.youtube.com/watch?v=5N0iteinmrI

Dicas

3D
Mudar a câmera – Usar o botão do meio do rato
Andar depressa – Pressionar shift ao mesmo tempo que se desloca

Top View e Profile View
Movimentar depressa – Usar o botão do meio do rato e arrastar
Movimentar devagar – Usar as teclas de direcção

Determinar a dificuldade do Paralelo
Para fazer isto ir a Camera -> Spline Camera. Depois é só escolher a secção de paralelo a alterar e mudar o nome e a dificuldade.
Imagem


Formato Ficheiros
Existem 3 formatos de ficheiros:

.ZCTS

O ficheiro .zcts serve para trabalhar a etapa com o Editor de etapas, ou seja, se se estiver a trabalhar uma etapa e se gravar o formato do ficheiro é .zcts. Só com este ficheiro é possível depois editar uma etapa.

.CDS e .ZCES

Estes ficheiros são o resultado da exportação de uma etapa. São precisos estes ficheiros para correr as etapas no jogo. O ficheiro .cds permite ter os dados da etapa (distância, tipo de terreno, etc.) e o ficheiro .zces é para ter a etapa em si. Podemos constatar isso pela diferença de tamanhos dos ficheiros. O .cds anda nas casa dos KB e o .zces na casa dos MB.

Também existem os ficheiros .CDX, que pelo que me parece vêm com o jogo e servem para jogar as etapas, mas não sei ao certo como funcionam. Talvez sejam uma mistura de .zces e .cds, estando tudo junto num ficheiro.

Nome do Ficheiro
Como já devem ter reparado o nome do ficheiro tem um formato específico. Vamos pegar nos dois exemplos seguintes:

t2_gpefapel_01_2012
c2_salgarvio_2014

Como podem ver um começa por t2 e outro por c2. Ter um ‘t’ significa que faz parte de uma prova por etapas (tour) enquanto que o ‘c’ significa clássica. O ‘2’ é o o nível da prova.

Categoria Nome_Prova_por_Etapas Nome_Clássica
WTtoptopclas
.HCt0c0
.1t1c2
.2t2c2

A seguir, vem o nome da prova. Nos casos dados seria o GP Efapel-Glassdrive e no outro a Clássica do Sotavento Algarvio.
Relativamente ao nome do ficheiro, o que escrevi até agora é acessório, mas uso desta forma porque me permite identificar e definir as provas rapidamente. No próximo capítulo vou-vos explicar a razão de esta 1ª parte ser acessória. No entanto, o que vem a seguir no nome do ficheiro não o é.
Depois vem o número da etapa. No caso da clássica como é só um dia não se põe o número da etapa (já se sabe que é apenas uma).
No fim, coloca-se a “versão” da prova. Neste caso eu pus os anos, mas pode-se colocar o criador das etapas, por ex. Em vez de estar 2012 podia estar Luigi que o jogo assumiria que esta é a versão Luigi do GP Efapel-Glassdrive. A título de exemplo podem abrir no modo de volta e vão ver as várias versões que existem da Volta à França (como demonstra a imagem abaixo).
Imagem

Adicionar Etapas à Base de Dados
Esta parte do tutorial foi baseada na dica Adding Races and Stages do lluuiiggii do PCM Daily. Eu vou-me limitar a colocar fotos e a traduzir para português (possivelmente com uma ou outra explicação minha, como seguimento deste tutorial).
Para esta parte do tutorial vou usar o PCM Fast Editor e vou usar como exemplo o troféu Joaquim Agostinho.

  1. Acabamos de exportar as etapas com o nome adequado (capítulo anterior) e temos os ficheiros .cds e .zces.

  2. Abrir a base de dados a alterar com um editor (não o oficial) e abrir a tabela STA_race. Adicionar uma nova linha com um id não utilizado e preencher as colunas:
    Imagem
    gene_sz_race_name: Nome da corrida.
    gene_sz_race_name_nolicence: O mesmo que acima
    fkIDcountry: O país da corrida. Em caso de outro editor que não o PCM ver a tabela STA_Country para saber o id.
    gene_sz_race_abbreviation: Abreviatura do nome da corrida que vai aparecer no calendário + Planeador da Temporada (não convém ser grande, verificar outras abreviatura para saber o tamanho adequado – cerca de 6/7 palavras)
    fkIDseason_class: 0
    First and last stage: Os id’s da primeira e última etapa (se for uma clássica é o mesmo). O ID da etapa deve ser ID da Corrida + 100*número da etapa.
    No caso do PCM Fast Editorfaz-se de outra maneira. Deixa-se em branco enquanto se cria a corrida. Ao se criar as etapas existe um campo chamado CONSTANT. Isso vai servir para identificar a etapa nestes campos. Neste exemplo, nas etapas usei JAgostinho1, JAgostinho2, JAgostinho3 e JAgostinho4. Assim, a 1ª etapa é JAgostinho1 e a última JAgostinho4.
    gene_f_popularity: Nível de popularidade da corrida (vai de 0 a 100).
    gene_i_number_stages: Número de etapas de uma corrida. Se for uma clássica é 1 etapa.
    game_b_isactive: Certifiquem-se que está seleccionado/que tem valor 1.
    gene_sz_filename: o prefixo do nome da etapa. No capítulo anterior referi que a 1ª parte do nome dos ficheiros era acessório, lembram-se? Pois é acessório, porque aqui é onde se define o prefixo do nome do ficheiro. Ou seja, eu defini como t2_jagostinho e assim os ficheiros seguem o formato t2_jagostinho_[nºetapa]_[versao]. Se eu quissesse, podia ter definido este campo como JoaquimAgostinho. Dessa forma, as etapas teriam que seguir o formato JoaquimAgostinho_[nºetapa]_[versao].
    Imagem
    fkIDnewUCIclass: Escolher a categoria da corrida (WT, 1.HC, etc.). Ver tabela STA_UCI_class para os IDs.
    gene_sz_mail_organisateur: Email da organização. Colocar o que quiserem.
    gene_ilist_fkID_team: Lista de equipas que aparecem quando jogas em modo single play e escolhes ‘Equipas Reais’
    fkIDLastRaceLeader: 0
    constant: O que quiserem. Isto define o nome do logo da corrida se tiveres algum (o logo da corrida deve ser colocado na pasta Program Files/Cyanide/PCM11/Gui/race_logo).
    local_temp_count: 0
    gene_sz_classification_xml: O ficheiro que define os bonus(pontos dos sprints/montanha, etc.). Geralmente, cada categoria já tem um ficheiro xml para isso e as grandes corridas têm os seus próprios ficheiros.
    fkIDtype_tour: Serve para descrever que tipo de corrida é (pequena volta com colinas e sem CR, clássica plana, etc.). Para ver o id ir à tabela STA_type_tour.
    gene_f_organisateur_coeff: 0
    gene_b_aso: Corrida organizada pela ASO ou não.
    gene_b_ForceProTour: Se seleccionado (1 em vez de 0) as equipas ProTour são forçadas a participar.

  3. Agora vamos à tabela STA_stage
    Imagem
    IDstage: Fazer a conta: IDrace + 1000*stage_number. Como podem ver o ID da corrida é 519.
    fkIDrace: Escolher da combobox a corrida que acabamos de criar. Noutros editores tem que se colocar o ID da corrida.
    fkIDregion: Seleccionar a região da combobox. Noutros editors é preciso ver o ID (consultar a tabela STA_region).
    Gene_i_day and month: Dia e mês da corrida.
    gene_i_stage_number: Número da etapa na corrida. Se for clássica é 1.
    gene_b_selected: Seleccionado/1.
    CONSTANT: Como podem ver escrevi o nome que represente as etapas para depois na tabela STA_race identificar a 1ª e última etapas. Noutros editores não deverá ser preciso preencher este campo.
    fkIDclimat: O clima da etapa. Para ver o ID ver a tabela STA_climat.
    All others: zero ou nada no caso das colunas Constant e gene_sz_variant.

  4. Colocar as etapas (ficheiro .zces e .cds) em Program Files/Cyanide/PCM12/CM_Stages (um caminho diferente para a principal pasta do PCM se se tiver a versão Steam, mas em qualquer caso dever ser pasta PCM/CM_Stages).
    Nota: Se leram em qualquer lado que as etapas deviam ir para My Documents/PCM12/Mod/Stages, isso foi o primeiro plano da Cyanide que nunca colocou isso a funcionar.

  5. Exportar a Base de Dados, colocá-la em My Docs/PCM12/Mod/Database e escolhe-la no jogo.


Adicionar Dias de Descanso

Este pequeno extra fui buscá-lo a um tópico do PCM 11, que explica como acrescentar dias de descanso a uma prova por etapas. Créditos ao Rayden, que foi o autor deste tutorial.

Rayden Escreveu:
Excelente trabalho, só é pena que até agora nenhum dos criadores de dbs ou a cyanide se tenha dado ao trabalho de inserir esta Volta como deve ser, ou seja com um dia de descanso a meio da Volta. Mas isto não é só de agora, já noutras versões aconteceu o mesmo. Espero que a db do PCM-Portugal leve isso em conta. Quanto a mim não será problema visto que é isso mesmo que eu faço quando encontro esse problema, e é isso que vou deixar aqui mais em pormenor, explicando a quem quiser fazer o mesmo, tipo "DIY", e para esta Volta do serif e para DB da PCMDaily, mas que basicamente se aplica a qualquer outra db.
As alterações são feitas basicamente numa só tabela, a "STA_stage". Usando o editor do Lachi, façam clique na coluna fkIDregion para ordena-la tal como na imagem abaixo, para que as etapas da volta fiquem todas por ordem. Caso estejam a utilizar uma outra db sem este pack do serif, terão que seguir primeiro as instruções em ele explica como instalar esta Volta na db. Reparem nas colunas "gene_i_day" e "gene_i_month", nelas terão de indicar o dia e o mês em que cada etapa é corrida. Como vêm, a etapa 6 salta do dia 9 para a etapa 7 no dia 11, ficando a faltar o dia 10 que será o dia de descanso. Só por si deveria chegar para ordenar as etapas de maneira correta, mas não, há que levar em conta que a Cyanide, criou uma outra coluna, para que fosse possível colocar duas etapas no mesmo dia, como em algumas corridas acontece, e para isso é que serve a coluna "gene_i_computed_date". Essa coluna trabalha com segundos, e equivale ao numero de segundos de um dado dia do ano, que são contabilizados a partir das 0 horas do dia 1 de Janeiro 1970, mais conhecido por UNIX Time. Nesse caso vamos lá fazer umas contas, como por exemplo o dia 4 de Agosto, dia da primeira etapa. Cada dia tem 86400 segundos, (24Hx60Mx60S). Ora sendo o dia 4 de Agosto, o 15190 dia do ano desde 1/1/1970, vezes 86400 segundos vai dar o valor de 1312416000 + 43200 (12horas) = 1312459200, o que quer dizer que a etapa 1 começa ao meio dia do dia 4 de Agosto de 2011. Mas para facilitar estas contas, nada como usar este conversor - link - é só colocar o mês, dia, ano e horas, e voilá.
A partir daqui é fácil alterar a etapa 7 e restantes usando o conversor, ou adicionando 86400 a cada valor consecutivamente. No caso da etapa 6 para a 7, teremos de adicionar 86400 x 2 ao valor do dia 9 para obtermos o tal dia de intervalo.

Espero ter ajudado de alguma maneira, se quiserem utilizar este post como uma espécie de tutorial, e muda-lo para outro lado mais apropriado, na boa. :D

_________________
Imagem


Editado pela última vez por Luigi em 21 Set 2013, 11:18, num total de 2 vezes.

Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tutorial: Tudo sobre Etapas
MensagemEnviado: 14 Out 2012, 20:36 
Administrador
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 21 Ago 2007, 02:49
Mensagens: 35040
Localização: Vila Nova de Gaia
Trabalho fantástico Luigi! Sem dúvida uma excelente ajuda para quem se quer iniciar neste mundo e mesmo para aqueles que, apesar de já terem criado etapas em edições anteriores, estão um pouco enferrujados. Portanto, vai-me ser bastante útil também. :P
Promovido a tópico fixo.

_________________
Imagem
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tutorial: Tudo sobre Etapas
MensagemEnviado: 23 Mar 2013, 19:38 
Ciclista Juvenil
Ciclista Juvenil

Registado: 13 Ago 2009, 11:37
Mensagens: 214
Adicionado algo novo ao tópico inicial: Isolated Buildings.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tutorial: Tudo sobre Etapas
MensagemEnviado: 04 Jul 2013, 10:47 
Ciclista Iniciado
Ciclista Iniciado
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Dez 2012, 23:06
Mensagens: 77
Eu tenho uma duvida :/
Eu fiz o download das etapas para adicionar ao PCM 2012 (viewtopic.php?f=161&t=6197), por exemplo GP Efapel, e agora para meter a dar no jogo é preciso só mudar o nome e meter aquelas coisas ou temos que fazer mais alguma coisa?!

Cumprimentos . . .


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tutorial: Tudo sobre Etapas
MensagemEnviado: 04 Jul 2013, 11:37 
Ciclista Iniciado
Ciclista Iniciado
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Dez 2012, 23:06
Mensagens: 77
Viva! Ja consegui meter a dar obrigado, so que agora ha um erro, quando aparece o mapa da corrida em plena corrida e enqunanto faz loading nao aperece o mapa que aparece antes de selecionar a "Volta" que queremos

Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tutorial: Tudo sobre Etapas
MensagemEnviado: 04 Jul 2013, 12:00 
Vencedor do Tour
Vencedor do Tour

Registado: 09 Jul 2008, 13:06
Mensagens: 2392
Localização: Póvoa de Varzim
DanielCarvalho Escreveu:
Viva! Ja consegui meter a dar obrigado, so que agora ha um erro, quando aparece o mapa da corrida em plena corrida e enqunanto faz loading nao aperece o mapa que aparece antes de selecionar a "Volta" que queremos

O nome dos ficheiros das etapas em CM_stages não é igual em gene_sz_filename na DB.

Tens a Daily DB instalada? Porque não instalas o TugaUpdate que já tem adicionadas todas as corridas do Luigi?


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tutorial: Tudo sobre Etapas
MensagemEnviado: 04 Jul 2013, 13:02 
Ciclista Iniciado
Ciclista Iniciado
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Dez 2012, 23:06
Mensagens: 77
zmiguel91 Escreveu:
DanielCarvalho Escreveu:
Viva! Ja consegui meter a dar obrigado, so que agora ha um erro, quando aparece o mapa da corrida em plena corrida e enqunanto faz loading nao aperece o mapa que aparece antes de selecionar a "Volta" que queremos

O nome dos ficheiros das etapas em CM_stages não é igual em gene_sz_filename na DB.

Tens a Daily DB instalada? Porque não instalas o TugaUpdate que já tem adicionadas todas as corridas do Luigi?


Entao onde possso encontrar o Tugaupdate?

"O nome dos ficheiros das etapas em CM_stages não é igual em gene_sz_filename na DB." e pode explicar melhor isto?


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tutorial: Tudo sobre Etapas
MensagemEnviado: 04 Jul 2013, 14:17 
Vencedor do Tour
Vencedor do Tour

Registado: 09 Jul 2008, 13:06
Mensagens: 2392
Localização: Póvoa de Varzim
DanielCarvalho Escreveu:
Entao onde possso encontrar o Tugaupdate?

"O nome dos ficheiros das etapas em CM_stages não é igual em gene_sz_filename na DB." e pode explicar melhor isto?

Na zona das Bases de Dados. http://www.pcm-portugal.com/forum/viewtopic.php?f=159&t=7593

Quanto aos nomes dos ficheiros, no tutorial explica bem como fazer. Por ex., se se chama "t1_efapel" na DB, na pasta CM_stages tem de ter os ficheiros .cds e.zces "t1_efapel_01_2012", "t1_efapel_02_2012" e "t1_efapel_03_2012".


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tutorial: Tudo sobre Etapas
MensagemEnviado: 05 Jul 2013, 13:59 
Ciclista Iniciado
Ciclista Iniciado
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Dez 2012, 23:06
Mensagens: 77
zmiguel91 Escreveu:
DanielCarvalho Escreveu:
Entao onde possso encontrar o Tugaupdate?

"O nome dos ficheiros das etapas em CM_stages não é igual em gene_sz_filename na DB." e pode explicar melhor isto?

Na zona das Bases de Dados. http://www.pcm-portugal.com/forum/viewtopic.php?f=159&t=7593

Quanto aos nomes dos ficheiros, no tutorial explica bem como fazer. Por ex., se se chama "t1_efapel" na DB, na pasta CM_stages tem de ter os ficheiros .cds e.zces "t1_efapel_01_2012", "t1_efapel_02_2012" e "t1_efapel_03_2012".


E TugaUpdate funciona com outras datebase? É que eu tenho instalado outra


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tutorial: Tudo sobre Etapas
MensagemEnviado: 05 Jul 2013, 14:10 
Vencedor do Tour
Vencedor do Tour

Registado: 09 Jul 2008, 13:06
Mensagens: 2392
Localização: Póvoa de Varzim
DanielCarvalho Escreveu:
E TugaUpdate funciona com outras datebase? É que eu tenho instalado outra

Lê o tópico do TugaUpdate, tens lá toda a informação, basicamente é um add-on para a Daily DB que inclui as etapas do Luigi entre outras coisas.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tutorial: Tudo sobre Etapas
MensagemEnviado: 01 Ago 2013, 01:36 
Ciclista Juvenil
Ciclista Juvenil

Registado: 20 Jul 2009, 15:26
Mensagens: 209
Duas dúvidas e peço desculpa se no primeiro post informa mas eu sou um pouco leigo nestes assuntos. :mrgreen:

- Dá para criar etapas de raiz?

- As etapas do Tuga Update dão para usar no 2013?


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tutorial: Tudo sobre Etapas
MensagemEnviado: 01 Ago 2013, 12:40 
Vencedor do Tour
Vencedor do Tour

Registado: 09 Jul 2008, 13:06
Mensagens: 2392
Localização: Póvoa de Varzim
jotadani Escreveu:
Duas dúvidas e peço desculpa se no primeiro post informa mas eu sou um pouco leigo nestes assuntos. :mrgreen:

- Dá para criar etapas de raiz?

- As etapas do Tuga Update dão para usar no 2013?

- Sim, podes criar etapas de raiz, entra no editor clica em File » New e selecciona uma das 3 opções, para aprender recomendo que escolhas nothing.

- Não, as etapas no TugaUpdate estão no formato PCM2012. O que podes fazer é o download dessas etapas do luigi no tópico de etapas do PCM2012, e depois abrir no editor do PCM2013 os diversos ficheiros .zcts das etapas e guardar tudo no formato PCM2013. Depois tens de adicionar as corridas na DB para jogar.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tutorial: Tudo sobre Etapas
MensagemEnviado: 01 Ago 2013, 21:14 
Ciclista Juvenil
Ciclista Juvenil

Registado: 20 Jul 2009, 15:26
Mensagens: 209
Obrigado, zmiguel91. :D


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tutorial: Tudo sobre Etapas
MensagemEnviado: 02 Ago 2013, 03:45 
Ciclista Juvenil
Ciclista Juvenil

Registado: 20 Jul 2009, 15:26
Mensagens: 209
Desculpem o double-post mas as etapas da database do Luigi estão em .zces. Renomeio para .zcts, abro com o Editor de Etapas e ao gravar, renomeio novamente para .zces?


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Tutorial: Tudo sobre Etapas
MensagemEnviado: 02 Ago 2013, 14:19 
Vencedor do Tour
Vencedor do Tour

Registado: 09 Jul 2008, 13:06
Mensagens: 2392
Localização: Póvoa de Varzim
jotadani Escreveu:
Desculpem o double-post mas as etapas da database do Luigi estão em .zces. Renomeio para .zcts, abro com o Editor de Etapas e ao gravar, renomeio novamente para .zces?

Não, são ficheiros diferentes. Os ficheiros .cds e .zces são os necessários para a etapa funcionar no jogo. O que precisas é do ficheiro .zcts que contém todas as informações sobre a etapa, precisas de abrir esse ficheiro no editor do PCM2013 e gravar no novo formato. Agora esse ficheiro normalmente não é disponibilizado pelo stage maker já que não é necessário. Neste caso, só o luigi deve ter os ficheiros que pretendes, mas ele já disse no outro dia que já está a converter as etapas do PCM2012 para o PCM2013, por isso o melhor é aguardar...


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 84 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal