Portugueses pelo Mundo - Janeiro 2019



O ano ciclístico de 2019 já começou e promete muita acção e emoção. Austrália e Argentina são os destinos dos portugueses este mês!


Em Janeiro serão vários os ciclistas lusos a darem início à sua temporada, tentando desde já ganhar ritmo competitivo e, se possível, alcançar lugares de destaque nos percursos que terão pela frente nos primeiros quilómetros pedalados em 2019.

 

 

Daniela Reis – A campeã nacional de contra-relógio e de fundo vai ser a primeira a entrar em acção. A portuguesa da equipa belga Doltcini - Van Eyck Sport estrear-se-á na Austrália, onde vai alinhar à partida do Santos Tour Down Under feminino, prova por etapas com quatro dias de competição e que conta com algumas das melhores ciclistas da actualidade. Ainda no país dos cangurus, Daniela Reis tem também prevista a presença na edição feminina da Cadel Evans Great Ocean Road Race, corrida de um dia que acontece em Geelong, no sul da Austrália.

 

 

Ivo Oliveira – Uma das promessas portuguesas chega ao World Tour e inicia a sua nova temporada num dos palcos de referência para os adeptos da modalidade. Ivo fará a sua estreia com a camisola da UAE-Team Emirates no Santos Tour Down Under, onde deverá ter um papel de apoio ao líder da equipa dos Emirados, o italiano Diego Ulissi. O ‘sete’ da Emirates volta à estrada para competir na Cadel Evans Great Ocean Road Race mais uma prova do escalão máximo do ciclismo mundial, a disputar no dia 21.

 

 

Rúben Guerreiro – O jovem ciclista luso vai estrear-se pela Katusha-Alpecin mas nem assim quebrará a tradição de iniciar a sua temporada em terras australianas. Depois de um 18º lugar em 2017 e do 9º lugar do ano passado, Ruben Guerreiro parte para o Santos Tour Down Under de 2019 com legítimas aspirações a mais uma boa prestação. O calendário da Katusha-Alpecin passa também pela Cadel Evans Great Ocean Road Race, corrida que o luso terminou entre os 20 melhores no ano passado. Ao que tudo indica, será, a par de Nathan Haas, uma das setas da equipa de José Azevedo apontadas à classificação geral final de ambas as corridas australianas.

 

 

Domingos Gonçalves – O actual campeão nacional vai regressar ao escalão profissional continental e ao convívio dos responsáveis da Caja Rural – Seguros RGA, equipa que já tinha representado em 2016. Apesar da experiência na altura não ter corrido pelo melhor, o barcelense regressa mais maduro para tentar voltar aos grandes palcos internacionais e planeia começar a sua temporada na Argentina, na Vuelta a San Juan Internacional, disputada entre 27 de Janeiro e 3 de Fevereiro.

 

 

Sporting/Tavira – Os leões serão a primeira equipa portuguesa a correr fora de portas em 2019. A turma de Vidal Fitas tem viagem marcada para a Argentina, onde participará na Vuelta a San Juan. Esta prova poderá marcar a estreia dos reforços leoninos Tiago Machado e José Mendes, ciclistas habituados a este nível de competição.

 

 

*Informação à data de 10/1. Faltam ainda fechar as listas de participantes de algumas provas nas quais existe a possibilidade de correrem portugueses.

 

(Fotografia: Trek-Segafredo)



Comentários: