Vuelta Ciclista a la Provincia de San Juan - Etapa 5



Português e antigo campeão do mundo dá a 1ª vitória em 2017 à equipa UAE Abu Dhabi e a Portugal, com uma subida brilhante ao Alto Colorado a bater inapelavelmente toda a concorrência, embora seja Bauke Mollema o novo líder da prova.


Ao 5º dia de corrida na Vuelta Ciclista a la Provincia de San Juan chegava finalmente a chegada em alto, a tão ansiada alta montanha, com a meta instalada no topo do Alto Colorado a mais de 2500 metros de altitude. Nessa dura subida de mais de 23 quilómetros a cerca de 4% de inclinação, o grupo dos favoritos foi-se gradualmente reduzindo com o aproximar do final mas sempre com nomes importantes como era o caso de Bauke Mollema (Trek - Segafredo), Vincenzo Nibali (Bahrain Merida Pro Cycling Team), Eduardo Sepúlveda (a correr pela selecção argentina), Rodolfo Torres (Androni Giocattoli - Sidermec), o veteraníssimo Oscar Sevilla (Medellin - Inder) que corre praticamente em casa dado os anos de circuito sul-americano que leva na carreira, e claro o "nosso" Rui Costa (UAE Abu Dhabi). No último quilómetro foi um duo que se desmarcou dos demais, Rui Costa e Rodolfo Torres, com o português a dar nos últimos 500 metros a machadada final na tirada com um ataque fortíssimo que deixou o colombiano sem resposta. No lugar mais baixo do pódio terminou o argentino Ricardo Escuela (Agrupacion Virgen de Fatima), mas era mais atrás que se definia a classificação geral da prova com Bauke Mollema a fechar a etapa no 5º posto (já com 12 segundos de atraso para Rui Costa) mas a arrebatar a liderança da corrida argentina; quanto ao vencedor da tirada, o poveiro subiu bastante na Geral Individual e é agora 5º classificado a 26 segundos do holandês. A etapa de amanhã, penúltima da prova, será novamente favorável aos sprinters na corrida com um percurso maioritariamente plano (ainda que tenha 2 contagens de montanha de 3ª categoria no meio) ao redor da localidade de Pocito.

 

De destacar, por fim, a boa subida final realizada pelo outro português em prova. Rafael Reis (Caja Rural - Seguros RGA) terminou a etapa na 23ª posição a mais de 2 minutos de Rui Costa, mas ainda assim ascendeu na Geral ao 14º posto a 2 minutos e 36 segundos de Bauke Mollema, o que é bastante positivo para o estreante do conjunto espanhol.