Eu tenho a minha teoria de que os corredores deviam ter "reputação". Já digo isto há muito tempo e continuo a achar que faz sentido.
dberkie Escreveu:
Quero deixar aqui a minha sugestão para o(s) próximo(s) PCM's. Já o venho dito há vários anos, no cym-portugal, no fórum da cyanide e noutros sitios também.
A IA do jogo desenvolve-se através das características dos corredores e da sua forma. Por exemplo, numa chegada ao sprint a IA assume como os favoritos os corredores com melhores valores (de sprint, aceleração, plano, resistência, etc..) conjugados com a sua forma actual. Ou seja, isso permite que um sprinter de 78 em excelente forma possa vencer sem grandes problemas um top-sprinter de 80/81/82 apenas em boa forma, certo?
A minha ideia é introduzir nos corredores a característica
reputação para baralhar ainda mais as contas e tornar a IA e o jogo mais realista. Para exemplificar, lembro o caso de Jose Rujano no Giro de 2005. Deixaram-no sair em fuga em várias etapas de montanha, nunca lhe ligaram nenhuma porque era um desconhecido. Afinal de contas foi o melhor trepador do Giro e provou-no na penúltima etapa, na qual não se meteu na fuga e se manteve com os favoritos Simoni, Di Luca e Savoldelli. No final da etapa, com chegada ao alto, venceu obviamente com facilidade.
No PCM este cenário seria impossível, porque se os valores dos corredores e a forma tivessem correctos, Rujano seria tratado como favorito e nunca o deixariam sair numa fuga, quanto mais em fugas durante várias etapas seguidas!
Com o Soler foi a mesma coisa, em 2007 era um desconhecido e podia fazer a corrida que quisesse. O ano passado, depois de ganhar reputação e visibilidade, tinha as atenções dos dd's em cima dele também. Já o Valverde, que tem muita fama e pouco proveito, nunca na vida o deixariam ir para uma fuga na primeira etapa de montanha.
Quanto a mim, se os corredores no PCM tivessem reputação e a IA fizesse jus a isso, o jogo ia dar um enorme salto em termos de jogabilidade e realidade.
PS1: Desculpem o testamento, apenas queria explicar bem a minha sugestão
PS2: O Valverde é o meu corredor preferido..

Osmodeos Escreveu:
Tens razão, mas eu penso que ele estaria a referir-se mais a uma coisa tipo FM. Ou seja, mesmo que o ciclista seja bom, se não forem conhecidas as capacidades dele, ele não é considerado favorito nem por o jogador nem pela IA.
Por exemplo, neste PCM, o Pardilla desenvolve-se extremamente bem de uma época para a outra, mas enquanto na 1º época não tem muito destaque (isto se for na BD do Daily, nas outras ele está livre, pelo menos na maioria), na segunda já está a lutar pelo Tour, e é considerado favorito. Isto é irreal.
Pessoalmente, em vez de só um atributo de reputação (e tal como o FM devia também existir reputação local, ciclistas desconhecidos em Portugal, podem ser conhecidos noutros paises), os stats dos completamente desconhecidos deviam ser escondidos, e aumentados consoante o grau de reputação. E mesmo os ciclistas conhecidos, não deviamos ver a progressão do ciclista, só quando ele a demonstra em provas (aquelas em que participamos, HC e PT).
Espero que esteja perceptível.

dberkie Escreveu:
Eu percebo o que queres dizer em relação ao Rujano e à forma como as bd's devem ser bem feitas. Mas eu não me refiro à forma como um corredor é mais forte que outro, eu estou a falar da forma como a IA os trata em termos de favoritismo.
Imagina dois corredores com stats iguais. Um deles é o Michael Rogers ou o Menchov, outro é um colombiano qualquer de uma equipa bielorussa do qual não conheces nada. Na vida real, o Rogers seria tratado como favorito, ou como alguém a ter em conta, enquanto que o colombiano teria liberdade para se mexer à vontade.
No PCM se eles tiverem capacidades iguais, ou stats iguais e momento de forma semelhante, a IA trata-os da mesma forma. Se existisse uma forma de colocar a reputação dos corredores nisto, só tornava o jogo mais realista e apelativo a meu ver. Seria possível fazer algumas surpresas com equipas mais fracas e seria mais difícil controlar as equipas com estrelas. No próximo Tour provavelmente vão estar corredores mais fortes do que o Armstrong mas com muito mais liberdade.
É óbvio que a reputação seria algo que se desenvolvia consoante os resultados obtidos, as presenças em fugas nas grandes competições, etc..