Pengo Escreveu:
Sim, sim, eu percebi o sentido da pergunta porque a equipa iria terminar e ele tinha acabado de ganhar uma etapa em Portugal, ainda para mais sendo ele galego e existir essa proximidade com Portugal. O que não sabia é se a mesma tinha sido feita com conhecimento que o ciclista se tinha tornado profissional precisamente em Portugal. Obrigado por teres desfeito essa dúvida. Em relação ao Veloso, ainda hoje em Espanha consideram que este ciclista não foi devidamente aproveitado em termos da qualidade e potencial que apresentava enquanto correu em equipas espanholas e foi isso que aqui se conseguiu fazer.
Em relação a alguns nomes que nao foram mencionados, Vítor Gamito e Fabian Jeker estariam no meu Top 10, porque as suas exibições na Volta entre os anos de 2000 e 2003 e até pela qualidade e carisma que tinham, superam por exemplo um ciclista como o Alejandro Marque que no seu melhor momento de carreira não era superior a estes dois.
O Gamito não incluimos porque o auge dele pertence muito mais aos 90 do que ao séc. XXI (apesar da vitória ter sido em 2000, que tecnicamente ainda é séc XX), já o Jeker, apesar de ter vencido a Volta tem uma curta, apesar de ter vencido uma Volta, desses tempos da Maia o Moller e o Bernanbeu são mais representativos. E o critério escolhido não foi exclusivamente desportivo, há uma questão de representatividade na corrida, e o Marque tendo uma Volta e sendo o corredor com mais participações em atividade faz todo o sentido para mim, mas claro que isto é sempre relativo e cada um tem uns critérios que considera mais relevantes que outros. Já agora podes também deixar o teu top-10.
Pois daí eu achar que a escolha do Joaquim Andrade é mais por ser o recordista de participações, pois o seu auge na Volta foi claramente na parte inicial da década de 90 (entre 1990 e 1996), simplesmente entre 2000 e 2009 os seus resultados não justificam essa escolha, mas entendi pelo tal número de participações.