Romeirense Escreveu:
Estava agora a ver a volta à Polónia e pus-me a pensar, porque é que uma prova daquelas, com apenas duas etapas de montanha que mal ultrapassa os 1100 metros de altura está repleta de equipas ProTour, onde está também a melhor equipa polaca (CCC Polsat, penso que única a esse nível), com mais duas ou três equipas do segundo escalão do ProTour (Skil-Shimano, De Rosa) e mais a selecção nacional polaca, e a nossa Volta a Portugal, que este ano está muito bem composta em termos de montanha e com etapas de sprint e CR (acho que está muito completa para uma prova de 10 dias) tem apenas uma equipa ProTour (Lampre), 2 ou 3 equipas continetais profissionais (CajaGranada, Caja Rural, Farnese Vini) e o resto só equipas "fraquinhas"? Será só do orçamento disponível? porque raio se investe milhões e milhões em futebol (e atenção sou grande adepto e praticante) e nem um tusto para o ciclismo? Se um dos problemas é as datas, que mude as datas! A prova que deveria ser a "rainha", apenas conta praticamente para as nossa equipas que infelizmente estão reduzidas a quatro mais a selecção nacional, ficando bastante atrás da volta ao Algarve! Fico indignado com isso. Também gostaria de ver uma etapa da volta no Algarve (por exemplo no alto do malhão) ou uma etapa ao sprint no Alentejo! E pior, acho que os nossos melhores ciclistas também tem o dever de promover o nosso ciclismo. Mesmo nos campeonatos nacionais, apenas o Bruno Pires e o Nélson Oliveira cá estiveram porquê? A preparar a volta a França? Também o Contador, Schleck´s, Rojas, Sorensen´s, Thomas, Voeckler, Chavanel, Cancellara etc, etc, etc. lá estiveram e ninguém falhou os nacionais! Isto é que me chateia. Nem os nossos dão valor a nós próprios. Claro que a culpa não é apenas deles, muitos dos dirigentes não tem os melhores comportamentos, isso é óbvio. Mas acho que não há maior orgulho que envergar as cores de campeão do seu país. E foi por muito pouco que o campeão não foi um corredor (de grande valor diga-se) de escalão amador. Mostrar a bandeira portuguesa no pelotão internacional era muito bom, mas pronto acho que também assenta bem ao Cabreira e que ele a vai dignificar na nossa Volta.
A Volta a Polónia é uma prova ProTour, é normal que lá estejam as equipas ProTour quase todas. E o principal problema da Volta claro que é o calendário, mas também não há outra hipótese senão estar nestas datas. E acredita que este ano a falta de mais corredores nem é tanto pela data da nossa Volta é mais pela antecipação da Vuelta, que impossibilita fazer uma preparação com tanta montanha e tantos dias de competição.
E a Volta a Portugal subir de escalão também não é solução, só fazias as equipas portuguesas deixarem de participar.