Informação PCM-Portugal

Está a começar a Liga Virtual 2024! O Draft World Tour já arrancou. Está atento a este tópico do nosso fórum!

Data/Hora: 05 Mai 2024, 15:41

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

O que achaste da 84ª Volta a Portugal em Bicicleta?
Excelente 13%  13%  [ 3 ]
Boa 78%  78%  [ 18 ]
Razoável 9%  9%  [ 2 ]
Fraca 0%  0%  [ 0 ]
0%  0%  [ 0 ]
Total de votos : 23
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 20 Ago 2023, 21:35 
Administrador
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 21 Ago 2007, 02:49
Mensagens: 35091
Localização: Vila Nova de Gaia
Hora de fazer o balanço final desta 84ª Volta a Portugal em Bicicleta Continente.

O que achaste da prova?

_________________
Imagem
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 20 Ago 2023, 21:47 
Vencedor da Liga Virtual
Vencedor da Liga Virtual
Avatar do Utilizador

Registado: 20 Abr 2009, 21:25
Mensagens: 7517
Localização: Simoni Land, Oliveira de Azeméis
Gostei da Volta, foi bastante animada e com etapas muito interessantes. Especialmente porque antes de começar pensava que era uma Volta para a Glassdrive dominar e não via grande interesse (juntando a isso o facto da startlist ser pobre).
Ficou evidente que a gasolina não anda com octanas elevadas.

Algumas notas pessoais:
Equipas estrangeiras a fazerem frente e com 2 ciclistas no pódio, incrível. Especialmente tendo em conta que são equipas e ciclistas para mim de nível baixo.
Tavfer muito bem nos sprints.
Glassdrive tinha a Volta a perder e perdeu mesmo.
Henrique Casimiro fiquei com a ideia que tinha pernas para mais e não aproveitou. Talvez esteja habituado aos top-10s e faltou ambição.
Acho que se a Euskaltel tivesse a máquina melhor afinada podiam ter levado a geral.
Muito contente por ter visto a equipa de Oliveira de Azeméis a triunfar.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 20 Ago 2023, 21:52 
TEIKIRIZE?
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 06 Jun 2011, 12:07
Mensagens: 19782
Localização: Bastuço S. João - Barcelos
Volta boa, muito boa diria. Esta divisão mais Tour-style com dois blocos e o início para sprinters penso que poderia continuar, era importante dar um espaço aos homens rápidos na corrida mais importante do pelotão

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 20 Ago 2023, 22:03 
CAMPEÓN, ALBERTO CAMPEÓN.
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Ago 2013, 17:48
Mensagens: 6547
Votei boa. Para ser excelente diria que faltou uma maior animação nas etapas de montanha.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 20 Ago 2023, 23:51 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 31 Jul 2011, 20:42
Mensagens: 13753
Localização: Leiria
Melhor que no ano passado.

Corredor mais forte e regular: Colin Stussi
Corredor mais combativo: Luís Ángel Maté/James Whelan
Melhor contra relogista: Txomin Juaristi
Melhor trepador: Henrique Casimiro (embora não o tivesse mostrado)
Melhor sprinter: Leangel Linarez
Melhor jovem: Afonso Eulálio (não ganhou a juventude mas merecia)
Melhor gregário: Maurício Moreira/Pedro Pinto/Afonso Eulálio
Melhor etapa da Volta: Penamacor - Guarda


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 Ago 2023, 00:39 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Abr 2014, 12:27
Mensagens: 12069
Sem duvida a mais interessante dos ultimos anos a meu ver. Habituei-me a ver esta prova como um meme quase, este ano decorreu como uma prova normal, e honestamente acho que é pelo melhor.

_________________
Imagem
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 Ago 2023, 01:52 
História do Mês
História do Mês
Avatar do Utilizador

Registado: 06 Jun 2014, 20:56
Mensagens: 2291
Localização: Vila Nova de Gaia
Também gostei. Será que isto poderá levar a que mais equipas estrangeiras queiram participar no próximo ano? A verdade é que equipas como a Voralberg e a Euskaltel saem daqui com bastantes pontos UCI.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 Ago 2023, 06:52 
Dobradinha no Tour
Dobradinha no Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Nov 2007, 00:16
Mensagens: 2995
Localização: Carrazeda de Ansiães-Trás os Montes
Pengo Escreveu:
Melhor que no ano passado.

Corredor mais forte e regular: Colin Stussi
Corredor mais combativo: Luís Ángel Maté/James Whelan
Melhor contra relogista: Txomin Juaristi
Melhor trepador: Henrique Casimiro (embora não o tivesse mostrado)
Melhor sprinter: Leangel Linarez
Melhor jovem: Afonso Eulálio (não ganhou a juventude mas merecia)
Melhor gregário: Maurício Moreira/Pedro Pinto/Afonso Eulálio
Melhor etapa da Volta: Penamacor - Guarda

Não percebo a insistência do Casemiro ser o melhor trepador. Foi por ter feito um ataque no Barreiro? Ele perde para o Stussi em todas as etapas de montanha e na Torre por exemplo leva tempo importante. Não vejo outro cenário que não seja o Stussi como melhor trepador só se for no papel mas aí o Maurício também ia ganhar a volta


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 Ago 2023, 07:42 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 31 Jul 2011, 20:42
Mensagens: 13753
Localização: Leiria
luciano Escreveu:
Pengo Escreveu:
Melhor que no ano passado.

Corredor mais forte e regular: Colin Stussi
Corredor mais combativo: Luís Ángel Maté/James Whelan
Melhor contra relogista: Txomin Juaristi
Melhor trepador: Henrique Casimiro (embora não o tivesse mostrado)
Melhor sprinter: Leangel Linarez
Melhor jovem: Afonso Eulálio (não ganhou a juventude mas merecia)
Melhor gregário: Maurício Moreira/Pedro Pinto/Afonso Eulálio
Melhor etapa da Volta: Penamacor - Guarda

Não percebo a insistência do Casemiro ser o melhor trepador. Foi por ter feito um ataque no Barreiro? Ele perde para o Stussi em todas as etapas de montanha e na Torre por exemplo leva tempo importante. Não vejo outro cenário que não seja o Stussi como melhor trepador só se for no papel mas aí o Maurício também ia ganhar a volta


Se há alguém que criticou o Casimiro nesta Volta a Portugal esse alguém fui eu. Mas também sei admitir que mostrou boas sensações em todas as etapas de montanha, simplesmente acomodou-se ou preocupou-se mais com ciclistas das equipas nacionais (Figueiredo e Carvalho). Até hoje não percebo porque é que o Casimiro em Videmonte pára na roda do Figueiredo (com Stüssi lá atrás em dificuldade) quando na frente a fuga levava 2 Efapel e 2 Glassdrive.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 Ago 2023, 12:30 
Vencedor de Provas de 1 Semana
Vencedor de Provas de 1 Semana
Avatar do Utilizador

Registado: 05 Mai 2012, 10:06
Mensagens: 1173
Localização: Portugal
Foi boa.

Claro que uma pessoa quer sempre que ganhe um português. Mas por outro lado, acho que para o futuro da competição, é positivo os bons resultados que as equipas estrangeiras obteram. Verem que a gasolina acabou, acho que vai chamar mais equipas estrangeiras para o ano e, com isto, dar novamente alguma importância à competição no panorama internacional, acho que está na hora de tentar internacionalizar um pouco mais a competição e o ciclismo português em geral.

De qualquer das formas, acho que seria benéfico para a grandissíma mudar de posição no calendário. Na data atual, está completamente tapada por outras competições. A Volta falhou em se tornar a competição padrão de preparação para a Vuelta, como parecia à uns anos que se iria tornar. Esse posto foi tomado pela Volta a Burgos. Por uma questão de consumo interno, atualmente, já acho que não faça tanto sentido forçar de todas as formas possíveis que ela caia em agosto. Sendo também que a sua realização neste mês cada vez é mais difícil e atrai menos estrangeiros pelas questões relacionadas ao calor extremo, mais cedo ou mais tarde isto terá de ser pensado. Gostava de ver a volta posicionada algures em Outubro. É um mês com muito poucas competições e podia haver ciclistas a quererem "salvar" a época e que acabavam por vir aqui (ou não). Julho, ao mesmo tempo que o tour, também era um opção, é certo que iriamos ter apenas segundas linhas, mas é melhor segundas linhas do que as terceiras que temos atualmente.

Tentar subir de escalão para 2.Pro também seria uma mais valia. Quando a volta passou de 2.HC para 2.1, a questão dos pontos não era muito relevante para as equipas. Atualizado é diferente, os pontos são muito importantes para as equipas. Certamente que se a volta fosse 2.Pro iria atrair muito mais equipas independentemente da data no calendário em que fica-se.

Reduzir os dias de competição, sinceramente não vejo necessidade disso. Entendo os argumentos de quem defende isso, mas existem tão poucas provas por etapas com mais de 10 dias de competição e com dia de descanso pelo meio, acho que é uma característica carismática da volta, deveria era ser melhor aproveitada e a competição vendida como género de experiência de mini GT.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 Ago 2023, 12:54 
TEIKIRIZE?
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 06 Jun 2011, 12:07
Mensagens: 19782
Localização: Bastuço S. João - Barcelos
Pengo Escreveu:
luciano Escreveu:
Pengo Escreveu:
Melhor que no ano passado.

Corredor mais forte e regular: Colin Stussi
Corredor mais combativo: Luís Ángel Maté/James Whelan
Melhor contra relogista: Txomin Juaristi
Melhor trepador: Henrique Casimiro (embora não o tivesse mostrado)
Melhor sprinter: Leangel Linarez
Melhor jovem: Afonso Eulálio (não ganhou a juventude mas merecia)
Melhor gregário: Maurício Moreira/Pedro Pinto/Afonso Eulálio
Melhor etapa da Volta: Penamacor - Guarda

Não percebo a insistência do Casemiro ser o melhor trepador. Foi por ter feito um ataque no Barreiro? Ele perde para o Stussi em todas as etapas de montanha e na Torre por exemplo leva tempo importante. Não vejo outro cenário que não seja o Stussi como melhor trepador só se for no papel mas aí o Maurício também ia ganhar a volta


Se há alguém que criticou o Casimiro nesta Volta a Portugal esse alguém fui eu. Mas também sei admitir que mostrou boas sensações em todas as etapas de montanha, simplesmente acomodou-se ou preocupou-se mais com ciclistas das equipas nacionais (Figueiredo e Carvalho). Até hoje não percebo porque é que o Casimiro em Videmonte pára na roda do Figueiredo (com Stüssi lá atrás em dificuldade) quando na frente a fuga levava 2 Efapel e 2 Glassdrive.

Isso não justifica nada, o Stussi continua a ser o melhor trepador da Volta sem muita margem para dúvidas

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 Ago 2023, 13:18 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 31 Jul 2011, 20:42
Mensagens: 13753
Localização: Leiria
Davide Escreveu:
Pengo Escreveu:
luciano Escreveu:
Não percebo a insistência do Casemiro ser o melhor trepador. Foi por ter feito um ataque no Barreiro? Ele perde para o Stussi em todas as etapas de montanha e na Torre por exemplo leva tempo importante. Não vejo outro cenário que não seja o Stussi como melhor trepador só se for no papel mas aí o Maurício também ia ganhar a volta


Se há alguém que criticou o Casimiro nesta Volta a Portugal esse alguém fui eu. Mas também sei admitir que mostrou boas sensações em todas as etapas de montanha, simplesmente acomodou-se ou preocupou-se mais com ciclistas das equipas nacionais (Figueiredo e Carvalho). Até hoje não percebo porque é que o Casimiro em Videmonte pára na roda do Figueiredo (com Stüssi lá atrás em dificuldade) quando na frente a fuga levava 2 Efapel e 2 Glassdrive.

Isso não justifica nada, o Stussi continua a ser o melhor trepador da Volta sem muita margem para dúvidas


São opiniões e leituras de corrida. O Stüssi em Videmonte cedeu ficando com o Delio e com o Juaristi (este preso por arames) e na Senhora da Graça também cedeu ali uns metros aquando do ataque do Carvalho (com Casimiro na roda) que se naquele momento tivesse por ali o Ivo Pinheiro, a história poderia ser outra. Acho que se tivesse sido mais testado, as coisas poderiam ter ficado mais apertadas. A esta distância acho que ganhava na mesma a Volta e foi o mais consistente e regular, mas isso não significa que seja o melhor nisto ou naquilo.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 Ago 2023, 14:07 
Reflexo sem Nexo
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Jun 2012, 21:42
Mensagens: 11888
Localização: Lordelo
Pengo Escreveu:
Davide Escreveu:
Pengo Escreveu:

Se há alguém que criticou o Casimiro nesta Volta a Portugal esse alguém fui eu. Mas também sei admitir que mostrou boas sensações em todas as etapas de montanha, simplesmente acomodou-se ou preocupou-se mais com ciclistas das equipas nacionais (Figueiredo e Carvalho). Até hoje não percebo porque é que o Casimiro em Videmonte pára na roda do Figueiredo (com Stüssi lá atrás em dificuldade) quando na frente a fuga levava 2 Efapel e 2 Glassdrive.

Isso não justifica nada, o Stussi continua a ser o melhor trepador da Volta sem muita margem para dúvidas


São opiniões e leituras de corrida. O Stüssi em Videmonte cedeu ficando com o Delio e com o Juaristi (este preso por arames) e na Senhora da Graça também cedeu ali uns metros aquando do ataque do Carvalho (com Casimiro na roda) que se naquele momento tivesse por ali o Ivo Pinheiro, a história poderia ser outra. Acho que se tivesse sido mais testado, as coisas poderiam ter ficado mais apertadas. A esta distância acho que ganhava na mesma a Volta e foi o mais consistente e regular, mas isso não significa que seja o melhor nisto ou naquilo.

Se, se, se e mais se. Suposições portanto...

_________________
Imagem

It never gets easier, you just go faster.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 Ago 2023, 18:13 
Vencedor de Voltas Pro Tour
Vencedor de Voltas Pro Tour

Registado: 12 Jul 2011, 22:31
Mensagens: 1543
Localização: Vale de Cambra
Para quem se quiser rir um bocado que vá ver o post no Facebook da Glassdrive, veio tentar dar uma de humilde e pôs se atacar equipas com orçamentos supostamente maiores. Vê se claramente que foi escrito pelo Pereira (o homem não está mesmo nada bem da cabeça)


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 Ago 2023, 18:32 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Jun 2008, 16:41
Mensagens: 13343
Localização: Gondomar State of Mind
Gostei muito da volta e gostei muito do percurso. Aqui diz-se muitas vezes mal, mas se o sr.Joaquim Gomes ler o fórum, fica aqui uma apreciação positiva. :)


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal