DoubleS Escreveu:
Olhar para o mapa desta etapa é deprimente. Entre Condeixa e Penela tinham hipótese de fazendo um pouco mais de quilómetros evitar a nacional e subir a Serra de Jeneanes que, embora não seja a coisa mais dura do mundo, do lado de Condeixa tem 1 troço a abrir de cerca de 1 ou 2 km perto dos 10% (as minhas pernas lembram-se da subida, eu já não me lembro dos números), e depois a encerrar volta a subir perto dos dígitos duplos de inclinação. Bónus do topo da subida ficar no acesso às Buracas de Casmilo que talvez seja a atração geológica mais interessante que a região tem para promover.
Alternativamente, entre Soure e Condeixa também podiam ter escapado às nacionais subindo a Serra de Degracias e indo pelo meio dessa "cordilheira", subindo depois a Serra de Jeneanes pela vertente oposta à mencionada acima antes de descerem para Condeixa. Opções que não retiravam nenhuma das metas volantes da etapa e tornavam o perfil menos plano.
Mesmo para o futuro seriam dois finais que até seria interessante de ter para trazer mais rotatividade. Um final na parte antiga de Penela após passagem na Serra de Jeneanes (cerca de 14 km de distância do topo da Serra até ao centro de Penela), ou um final em alto na Senhora do Círculo, no topo da Serra da Jeneanes.
E a Serra da Sicó também não fica loge das Degracias, podiam subir a Senhora da Estrela (freguesia da Redinha), por exemplo.