Hugo Contador Escreveu:
O problema é que o bonzinho nos GT's não dá para mais que um top-10 rasca e será que estamos a ter esta discussão para concluir que o Rui pode ser assim a assim nos Gt's ou para concluir que ele vai se dedicar aos Gt's e retirar grande retorno de perfomances de lá?
A discussão nunca foi sobre quão bom o Rui Costa ia ser em GT's, foi sobre a) algumas pessoas acharem que a doença não era razão para estar tão mal, assunto arrumado agora que ele desistiu e b) tu achares que ele devia ir a um Giro ou Vuelta para se testar, que continuo a achar não fazer sentido, porque ele pode testar-se num Tour.
Hugo Contador Escreveu:
Epah, sabes que mais? É que o mais bestial disto tudo é que o Rui tendo já participado 6 Tours ainda não sabemos se podemos esperar dele uma grande performance no futuro em GT's e secalhar nem ele próprio... e depois ainda dizes-me que não vale a pena ir a um Giro e a uma Vuelta?
Ele nunca foi chefe de fila portanto é normal não sabermos muito bem o que esperar. Eu esperava top 10 e acho que faz sentido esperar isso. Continuo a achar que o iria conseguir em condições normais, como de resto tu também pareces achar pelo que dizes abaixo:
Hugo Contador Escreveu:
O provável é o Rui no próximo ano voltar a fazer o mesmo e vir do Tour com um 6º,7º ou 8º, e achas mesmo que valerá mesmo a pena tendo ele provas dadas já francamente melhores nas Provas de 1 dia e de 1 semana.
Se ele nunca tentar nunca sabe. Ele tem já um muito bom palmarés em provas de 1 semana, em clássicas mais ou menos. Pela maneira como ele se adapta mal a subidas curtas e explosivas (em todo o lado, incluindo na Volta à Suíça), acho que dedicar-se a clássicas estilo ardenas não é a melhor opção.
Hugo Contador Escreveu:
Realista? Como é que alguém pode classificar-se como realista em acreditar num top-10 seguro no Rui quando ele nunca fez um top-10 sequer num GT?
Assim oh: "O provável é o Rui no próximo ano voltar a fazer o mesmo e vir do Tour com um 6º,7º ou 8º [...]" - Hugo Contador. Nunca disse que era seguro, disse que acreditava que ele o faria em condições normais.
Hugo Contador Escreveu:
Estás é a acreditar que as prestações na Suíça podem traduzir-se em capacidade para fazer algo de sólido no Tour.
E para mim é ingenuidade acreditar que ganhando a Volta á Suíça conseguia fazer top-10 com relativa normalidade e se olhares para os vencedores da Volta á Suíça e ver as performances posteriores no Tour é relativamente raro ver quem fizesse uma performance em conformidade com aquilo que se esperava.
Olhando para os vencedores da Volta à Suíça, desde 2000 tens 12 vencedores, 2 dos quais vencedores do Tour e 1 vencedor da Vuelta, outros 4 que fizeram pódio no Tour e 1 top 5 no Tour. Dos outros 3 um é o Karpets que fez top 10 no Giro e na Vuelta e 11º no Tour, o Cancellara e o Camezind, ambos em anos com percursos relativamente mais "soft".
O facto de o Rui ter ganho não quer dizer que vai fazer top 5 no Tour, mas tendo ganho 3 vezes acho que podemos acreditar que é sinal que pode fazer uns bons resultados no Tour (bons resultados não quer dizer obrigatoriamente top 5).
Hugo Contador Escreveu:
E sim não acreditava muito no top-10 porque acreditava que malta como o Zubeldia e o Konig pudessem tomar de assalto o top-10 na última semana ou nas últimas etapas de montanha e o Rui pudesse quebrar. Achei as subidas á Planche e a Chamrousse boazitas por parte do Rui e até comentei que se o Rui se segurasse as diferenças em Risoul como fez na Chamrousse até poderia segurar o top-10 dado que as etapas que se seguiam não pediam tanta resistência mas foi o que se viu...
Acho tão ou mais válido acreditar que o Rui fizesse top 10 do que o Zubeldia ou o Konig, mas falar em retrospectiva é sempre fácil.
Hugo Contador Escreveu:
Portanto fizesse o que fizesse neste Tour não abalaria a confiança que tenho nele. Ao contrário dos daqueles que acreditam cegamente nele e os fanboys em que na sua mente o facto de o Rui não ter feito um top-3 e top-5 deveu-se á bronquite. lol
Espero que não me estejas a incluir nesse grupo. Eu perguntei-te se não acreditavas que ele fazia top 10 neste Tour em condições normais, que é no que eu acredito.
Hugo Contador Escreveu:
Ao ter uma postura crítica perante os resultados do Rui só faz que não tenha expectativas estúpidas e fantasiosas acerca de coisas que duvido que ele possa fazer e já quando ele corresponde e supera as expectativas em provas onde esperava que ele fizesse algo fico satisfeito,simples. Não preciso de me andar a babar para tudo o que ele faz nem estar-lhe a meter asas para prestações futuras e ás quais duvido seriamente da sua concretização, e sim não via com facilidade um top-10 no Tour.
Eu não tenho expectativas estupidas em relação ao Rui, já justifiquei todas as expectativas que tenho em relação a ele.
Hugo Contador Escreveu:
Se estás a dizer que o Rui bateu ciclistas de Tour-5 na Montanha da Suíça então é porque estás a achar que ele está ao nível dos melhores do mundo porque nem todos podem dizer que fizeram top-5 num Tour sem serem dos melhores a subir do mundo, isto é raciocínio lógico básico.
Ah, e também não considero o Rui de 2ª linha porque de 1ª meto o Contador,Froome e o Quintana, e metendo malta como o Rodriguez,Nibali ou Pinot numa 2ª...
Eu disse que o Rui bateu ciclistas que lutam pelo top 5 no Tour, o que é facto. Eu não disse que ele bateu os melhores trepadores do mundo, disse que ele já mostrou ser capaz de acompanhar uma segunda linha de trepadores, abaixo de Froome, Contador, Nibali, Quintana e mais um ou dois. Não te ponhas a projectar o que eu acho ou não acho e não, isso não é raciocínio lógico básico. Basta ver a tua segunda frase para verificar quão ilógico é, a menos que aches que o Peraud ou o Bardet estão ao mesmo nível de Rodriguez e Nibali.
Hugo Contador Escreveu:
Só veria uma especialização nos GT's rentável desde que ele conseguisse disputar a vitória em algum GT coisa que actualmente duvido muito, mesmo se quisesse aplicar-se a fundo e tornar-se apto para disputar a vitórias em GT tendo em conta as provas dadas noutro tipo de provas não faria com que o custo de oportunidade não fosse demasiado elevado? Ou então continuamos a brincar durante mais uns anitos ás tentativas de top-10 num Tour coisa que lhe acrescentaria muito pouco ao palmarés.
Eu acho que Rui, bem que podia esquecer-se da ideia de ser um Agostinho v2 e tornar-se nele próprio como fez o Acácio da Silva.
Se calhar o problema é que eu acho que se o Rui conseguir 1 ou 2 top 5 no Tour é rentável tentar, enquanto tu só achas que vale a pena se for para disputar a vitória, algo que parece tão provável neste momento como ir disputar vitórias nas Ardenas ou Lombardia. Se calhar tu é que tens expectativas irrealistas em relação a ele.