Alaska Escreveu:
Não têm etapas de dificuldade suficiente? Ainda há o Mortirolo e o Passo Gavia, duas montanhas de topo das que se sobem no ciclismo europeu. Ainda se podem fazer diferenças significativas. Mas claro, é preciso que os corredores façam por isso. Pessoalmente, ainda acho que o vencedor do Giro vai ser Basso/Evans, embora ficasse feliz da vida se ganhasse o pequenito Arroyo.
Não duvido que se possam fazer diferenças significativas nas duas etapas de alta montanha restantes, mas creio que não são o suficiente para o Basso chegar à rosa. Tudo bem que ainda há o Mortirolo e o Passo di Gavia, mas nenhuma das duas será a subida final, e tendo em conta que a Liquigas tem um estilo de corrida que eu chamaria conservador, não me parece que vão arriscar tentar decidir as etapas na penúltima subida. Somando isso ao facto de o Basso precisar de uma situação de corrida igual à que aconteceu no Zoncolan para conseguir ganhar tempo aos seus rivais, acho que vai ser bem difícil fazer descolar um Arroyo, que para além da sua qualidade como trepador se encontra na situação mais vantajosa da sua carreira, em subidas não tão longas e não tão íngremes como outras que já vimos ou vamos ver ainda neste Giro. O que me parece é que o Arroyo tem boas condições para vencer este Giro porque só o vejo a perder terreno com um ataque explosivo, tendo em conta os perfis das subidas finais das etapas que faltam percorrer, coisa de que o Basso é incapaz e o Evans (relembrando que já venceu a Flèche e ainda tem um TdF pela frente) não vai ser capaz de fazer.
De qualquer das maneiras a situação de corrida está interessantíssima e como já foi provado ao longo da corrida tudo pode acontecer. Quiçá mesmo o Basso a levantar-se do selim

. Para além disso a Liquigas pode ter uma atitude mais arrojada do que o esperado e utilizar outras táticas para chegar à Rosa. Possibilidades aqui vejo imensas, certezas é que não encontro nenhumas. É a beleza do Giro.