Informação PCM-Portugal

A Liga Virtual PCM-Portugal 2026 está a chegar! Podes aceder a toda a informação sobre mais uma edição nesta secção do nosso fórum!

Data/Hora: 19 Abr 2026, 22:16

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 185 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 9, 10, 11, 12, 13  Próximo

Quem vai vencer a 14ª etapa do Tour de France?
Votação encerrada em 20 Jul 2014, 11:54
Vincenzo Nibali 46%  46%  [ 6 ]
Alejandro Valverde 8%  8%  [ 1 ]
Thibaut Pinot 8%  8%  [ 1 ]
Romain Bardet 0%  0%  [ 0 ]
Joaquin Rodriguez 31%  31%  [ 4 ]
Leopold Konig 0%  0%  [ 0 ]
Rafal Majka 8%  8%  [ 1 ]
Tejay Van Garderen 0%  0%  [ 0 ]
Mikel Nieve 0%  0%  [ 0 ]
Total de votos : 13
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 20 Jul 2014, 15:19 
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual

Registado: 26 Fev 2009, 13:03
Bernalve Escreveu:
Hugo Contador Escreveu:
Bernalve Escreveu:

Subida mais inclinadas exigem menos potência, mas sim mais variações de ritmo sucessivas. Mais inclinadas é pior para o Rui que gosta de subir a um ritmo certo e não em repelões sucessivos. O Tour continua a ser a melhor GT para o Rui pelas características das suas montanhas.

É ao contrário,penso eu. :P

Epah não sei. É que subidas inclinadas é para ciclistas mais leves. O Pozzovivo num Tour provavelmente não faria grande coisa apesar de ser dos melhores trepadores que andam para aí.

Nesse caso o pior problema do Pozzovivo seriam os acessos ás subidas a alta velocidade e não tanto as subidas em si.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 20 Jul 2014, 18:11 
Ciclista Iniciado
Ciclista Iniciado

Registado: 06 Ago 2011, 01:41
tiago__14 Escreveu:
Não é pelas vitórias na suiça, que faz logo dele um top-5 facil no tour.

Acho que ninguém disse que o faria.

Hugo Contador Escreveu:
A Volta á Suíça não serve de grande termo de comparação porque aquilo que se exige para um GT é resistência e recuperação coisas que o Rui nunca me pareceu ter aperfeiçoado porque simplesmente como já tinha referido antes deste Tour, ele nunca fez um Giro ou uma Vuelta para se testar na Geral preferiu ir ao Tour mesmo sabendo que podia dar fail.
Tugas a engolir em seco á pala do histerismo anti Valverde e Unzue no ano passado?

Mas alguém precisa de fazer Giros e Vueltas para saber se pode apostar na geral do Tour? E que tal fazer o Tour... para saber se pode apostar na geral do Tour? Imensos ciclistas focaram-se no Tour sem nunca terem apostado na GC de outros GTs anteriormente e muitos ganharam outros GTs e nunca tiveram muito sucesso no Tour. Focar-se num Giro ou Vuelta para saber se vale a pena focar-se no Tour é fútil.

Hugo Contador Escreveu:
O Rui é o típico caso de um corredor com um grande motor mas com um tanque muuuuuuuuito fraquito até esperava que conseguisse minimizar as perdas porque já esperava um dia difícil mas nem sequer chegou com malta como o Gadret ou o Rogers.

Voltamos à questão da bronquite. Se o Vichot desiste por ter bronquite o Rui Costa não pode perder 4 minutos para um dos melhores trepadores do mundo por ter a mesma bronquite? O Horner que inicialmente se aguentou melhor que o Rui com a mesma bronquite não perdeu 10 minutos ontem também? Porque é que toda a gente elogiou o Rui quando ele perdeu tempo mas subiu lugares em Chamrrouse apesar de ter bronquite e agora já dizem que a bronquite não é desculpa, quando perdeu tempo e perdeu lugares?

Hugo Contador Escreveu:
Mas terá que perder parte do seu Puncher em terreno acidentado, é uma decisão difícil a fazer.

Acho que o Rui tem mais futuro em montanha do que em terreno acidentado, sinceramente.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 20 Jul 2014, 18:35 
Vencedor de Clássicas
Vencedor de Clássicas

Registado: 12 Jun 2009, 16:24
pelo que falaste, pareceu-me que sim.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 20 Jul 2014, 19:33 
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual

Morganho Escreveu:

Mas alguém precisa de fazer Giros e Vueltas para saber se pode apostar na geral do Tour? E que tal fazer o Tour... para saber se pode apostar na geral do Tour? Imensos ciclistas focaram-se no Tour sem nunca terem apostado na GC de outros GTs anteriormente e muitos ganharam outros GTs e nunca tiveram muito sucesso no Tour. Focar-se num Giro ou Vuelta para saber se vale a pena focar-se no Tour é fútil.

Lista desses ciclistas? lol

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 20 Jul 2014, 19:47 
Ciclista Iniciado
Ciclista Iniciado

tiago__14 Escreveu:

Disse que achava que ele acabaria este Tour no top 5 ou perto disso se não tivesse quaisquer azares, se contássemos com Contador e Froome então acabaria em 7º/8º. Acho que não é irrealista acreditar que o Rui tinha perdido talvez metade do tempo nas etapas de montanha do que perdeu e não teria perdido os 1:36 na etapa 11. Fazendo contas rápidas:

Etapa 8: Perdeu 43 segundos para o Contador depois de a corrente saltar no início da subida. O VdB descolou ao mesmo tempo e perdeu 36 segundos para o Rui. Em condições normais penso que chegaria ali ao pé do Van Garderen e Valverde. Menos 20-23 segundos.

Etapa 10: Perdeu 1:06. Por esta altura já tinha bronquite, acho que chegaria ali à frente do Konig. Menos 20 segundos.

Etapa 11: Nunca perderia tempo se não tivesse bronquite. Menos 1:36.

Etapa 13: Acho que chegaria pelo menos no grupo do Peraud e Mollema. Menos 52 segundos.

Etapa 14: Quebrou cedo, acho perfeitamente razoável que apenas perdesse 2:00. Praticamente todo o resto do top 10 chegou a menos de 1 minuto e meio. Menos 2:46.

Se isto tivesse sido assim estava a 7:46 do Nibali, no 7º posto, a menos de 2 minutos do top 5. Claro que isto está tudo cheio de "ses", mas não é irrealista pensar assim, estou apenas a pô-lo num nível ainda um bocado abaixo de corredores que ele próprio já demonstrou que pode bater em várias corridas. É tão ou menos irrealista como o Bardet estar em 3º neste momento.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 20 Jul 2014, 19:57 
Ciclista Iniciado
Ciclista Iniciado

Hugo Contador Escreveu:
Morganho Escreveu:

Ciclistas que se focaram no Tour sem nunca terem apostado na GC de outros GTs anteriormente - Ullrich, Beloki, Indurain, Lemond, Wiggins, Kreuziger, Kwiatkowski, Contador, Virenque, Pinot, Bardet e podia continuar aqui mais uma hora.

Ciclistas que ganharam outros GTs e nunca tiveram muito sucesso no Tour:
Savoldelli, Cunego, Simoni, Di Luca, Garzelli, Horner, Cobo, Aitor Gonzalez, Jalabert só nos ultimos 20 anos.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 20 Jul 2014, 20:25 
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual

Morganho Escreveu:
Hugo Contador Escreveu:
Morganho Escreveu:

Ciclistas que se focaram no Tour sem nunca terem apostado na GC de outros GTs anteriormente - Ullrich, Beloki, Indurain, Lemond, Wiggins, Kreuziger, Kwiatkowski, Contador, Virenque, Pinot, Bardet e podia continuar aqui mais uma hora.

Ciclistas que ganharam outros GTs e nunca tiveram muito sucesso no Tour:
Savoldelli, Cunego, Simoni, Di Luca, Garzelli, Horner, Cobo, Aitor Gonzalez, Jalabert só nos ultimos 20 anos.

Então podes continuar essa lista por mais uma hora porque o normal na preparação de um corredor iniciante em disputas GT's para se fazer um Tour é nos anos anteriores fazerem uma Vuelta ou um Giro para se adaptarem e não aparecerem logo num Tour com ambição se fazer o que quer seja. Nem sequer pode-se falar-se em apostar porque muito deles vão a esses GT's como adaptação. Ainda sinceramente nao vejo a futilidade sendo que aliás é o comum entre os corredores de GT's.

E desses que tu disseste tenho a certeza que antes dos 5 Tours pelo menos o Indurain fez 2º numa Vuelta e participou á saída em pelo menos 7 Vuelta antes das 5 vitórias e o Kreuziger sei que também correu uma antes de lutar pela branca com o Andy.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 20 Jul 2014, 20:47 
Ciclista Iniciado
Ciclista Iniciado

Hugo Contador Escreveu:
Então podes continuar essa lista por mais uma hora porque o normal na preparação de um corredor iniciante em disputas GT's para se fazer um Tour é nos anos anteriores fazerem uma Vuelta ou um Giro para se adaptarem e não aparecerem logo num Tour com ambição se fazer o que quer seja.

O "normal" vale o que vale. Acabei de dar vários exemplos de corredores cujo primeiro GT que correram a apostar na GC foi o Tour, nos quais se inserem grandes campeões e alguns que lutam pelo top 5 este ano.

Hugo Contador Escreveu:
Nem sequer pode-se falar-se em apostar porque muito deles vão a esses GT's como adaptação. Ainda sinceramente nao vejo a futilidade sendo que aliás é o comum entre os corredores de GT's.

Então o que interessa nem é preciso tentar apostar na geral em outros GT's, é apenas corre-los como adaptação. Bem nesse caso o Rui já correu 5 Tour's tendo acabado 4 deles, portanto acho que já se adaptou razoavelmente às 3 semanas. Ou o Rui para se adaptar mesmo bem tem que correr outro GT, mas sem apostar na geral, só para se "adaptar"? Ou correr e apostar na geral? Desculpa já está a ficar muito confuso para mim.

Obviamente que não é fútil um corredor fazer a Vuelta ou o Giro para ganhar experiência. Mas fazê-lo aos 27 anos quando já correu 5 Tour's, ganhou 3 Voltas à Suíça e é campeão do mundo, é.

Hugo Contador Escreveu:
E desses que tu disseste tenho a certeza que antes dos 5 Tours pelo menos o Indurain fez 2º numa Vuelta e participou á saída em pelo menos 7 Vuelta antes das 5 vitórias e o Kreuziger sei que também correu uma antes de lutar pela branca com o Andy.

O primeiro top 10 do Indurain num GT é... no Tour, em 90. Meses depois foi 7º na Vuelta. Portanto acho que o primeiro GT que ele correu a apostar na GC foi mesmo o Tour de 90 ou o de 89, em que foi 17º. O 2º na Vuelta veio apenas depois de ganhar o Tour pela primeira vez, no ano seguinte. [EDIT: A Vuelta era corrida antes do Tour, realmente o 2º veio antes de ganhar o Tour.] E o Indurain participou realmente em 6 Vueltas antes de ganhar o Tour além da que já referi. Desistiu em 4, foi 84º numa e 92º noutra.

O Kreuziger correu a Vuelta antes de ser 12º no Tour e lutar com o Schleck pela branca, no ano anterior, e foi 21º.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 20 Jul 2014, 22:04 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 09 Jul 2009, 02:55
Morganho Escreveu:
tiago__14 Escreveu:

Disse que achava que ele acabaria este Tour no top 5 ou perto disso se não tivesse quaisquer azares, se contássemos com Contador e Froome então acabaria em 7º/8º. Acho que não é irrealista acreditar que o Rui tinha perdido talvez metade do tempo nas etapas de montanha do que perdeu e não teria perdido os 1:36 na etapa 11. Fazendo contas rápidas:

Etapa 8: Perdeu 43 segundos para o Contador depois de a corrente saltar no início da subida. O VdB descolou ao mesmo tempo e perdeu 36 segundos para o Rui. Em condições normais penso que chegaria ali ao pé do Van Garderen e Valverde. Menos 20-23 segundos.

Etapa 10: Perdeu 1:06. Por esta altura já tinha bronquite, acho que chegaria ali à frente do Konig. Menos 20 segundos.

Etapa 11: Nunca perderia tempo se não tivesse bronquite. Menos 1:36.

Etapa 13: Acho que chegaria pelo menos no grupo do Peraud e Mollema. Menos 52 segundos.

Etapa 14: Quebrou cedo, acho perfeitamente razoável que apenas perdesse 2:00. Praticamente todo o resto do top 10 chegou a menos de 1 minuto e meio. Menos 2:46.

Se isto tivesse sido assim estava a 7:46 do Nibali, no 7º posto, a menos de 2 minutos do top 5. Claro que isto está tudo cheio de "ses", mas não é irrealista pensar assim, estou apenas a pô-lo num nível ainda um bocado abaixo de corredores que ele próprio já demonstrou que pode bater em várias corridas. É tão ou menos irrealista como o Bardet estar em 3º neste momento.

Só se´s como disseste. A verdade é que o Rui já perdeu imenso tempo e a principal razão para mim é não ter preparado muito bem o Tour para andar a top durante as 3 semanas, mas não é tão mau porque ganhou a volta a Suíça. Imagina que não tivesse ganho na Suíça e agora andava aqui na mesma situação a tentar um top10 meio arrancado a ferros que não interessa a ninguém, só aos portugueses. O Rui até podia ter ganho na Suíça e andar bem aqui, mas a verdade é que não está andar bem aqui e o seu corpo está a falhar fisicamente.

E estas doenças todas acontecem também a outros ciclistas em outras circunstâncias e em outros Gt´s, o que não falta são exemplos. O caso mais recente é do Quintana que supostamente andou doente no Giro e acabou por ganhar. O Contador em 2011 andou como joelho inchado e com um Giro em cima e terminou facilmente no top10. O Contador em 2008 não se preparou lá muito bem para o Giro, disse que estava lesionado a certa altura, e ganhou. Com isto quero dizer, mesmo que os ciclistas apanhem estas doenças que incomodam, mas não impedem de ir para a estrada, se tiverem razoavelmente preparados e com capacidade o rendimento não desce assim tanto. Os ciclistas gostam sempre muito de arranjar desculpas para o fraco rendimento quase nunca admitindo que é falta de capacidade ou uma má preparação, faz parte do ciclismo tentar arranjar estas desculpas, nem que seja só para se auto-motivarem que vão melhorar e que não podem desistir já.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 20 Jul 2014, 22:22 
Ciclista Iniciado
Ciclista Iniciado

Bernalve Escreveu:
Só se´s como disseste. A verdade é que o Rui já perdeu imenso tempo e a principal razão para mim é não ter preparado muito bem o Tour para andar a top durante as 3 semanas, mas não é tão mau porque ganhou a volta a Suíça. Imagina que não tivesse ganho na Suíça e agora andava aqui na mesma situação a tentar um top10 meio arrancado a ferros que não interessa a ninguém, só aos portugueses. O Rui até podia ter ganho na Suíça e andar bem aqui, mas a verdade é que não está andar bem aqui e o seu corpo está a falhar fisicamente.

Se ele preparou ou não o Tour da melhor forma é outro "se", mas a realidade é que o preparou de maneira diferente da maior parte dos outros candidatos a top 10. Dos 12 ciclistas à frente dele mais Froome, Contador e Talansky, apenas o Peraud e o Rolland é que têm mais dias de corrida antes de entrar no Tour, sendo que este último correu mesmo o Giro, senão não estaria com tantos. O Nibali correu o mesmo número de dias, mas o Rui esteve na luta pela maioria das corridas que fez enquanto o Nibali esteve apenas para ganhar ritmo, logo tem menos fadiga acumulada. No entanto não acho isso errado quando este Tour foi apenas para verificar se valia a pena ou não dedicar-se a sério a um Tour, talvez se achar que correu bem dentro das circunstâncias leve uma preparação mais leve para estar aqui no seu topo.

Bernalve Escreveu:
E estas doenças todas acontecem também a outros ciclistas em outras circunstâncias e em outros Gt´s, o que não falta são exemplos. O caso mais recente é do Quintana que supostamente andou doente no Giro e acabou por ganhar. O Contador em 2011 andou como joelho inchado e com um Giro em cima e terminou facilmente no top10. O Contador em 2008 não se preparou lá muito bem para o Giro, disse que estava lesionado a certa altura, e ganhou.

Sim, mas esses dois são foras-de-série com os quais o Rui não tem comparação como corredor de GC.

Bernalve Escreveu:
Com isto quero dizer, mesmo que os ciclistas apanhem estas doenças que incomodam, mas não impedem de ir para a estrada, se tiverem razoavelmente preparados e com capacidade o rendimento não desce assim tanto. Os ciclistas gostam sempre muito de arranjar desculpas para o fraco rendimento quase nunca admitindo que é falta de capacidade ou uma má preparação, faz parte do ciclismo tentar arranjar estas desculpas, nem que seja só para se auto-motivarem que vão melhorar e que não podem desistir já.

E se julgarmos bem o Rui não desceu assim tanto de rendimento. Perdeu talvez 5 minutos que não teria perdido, que nos 12 e picos que perdeu não é nenhuma loucura. Eu bem sei que sempre que alguma coisa corre mal a maior parte dos ciclistas arranja rapidamente uma desculpa, ou foram as mudanças ou a corrente ou a doença ou etc, mas a realidade é que, por exemplo, o Vichot não estava assim tão mal e acabou por desistir devido à bronquite, portanto é um factor a ter em conta. Dizer que o Rui estaria a lutar com o Nibali se não fosse a doença é ridículo, mas dizer que estaria a lutar pelo top 5 não me parece irrealista.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 20 Jul 2014, 23:04 
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual

Morganho Escreveu:
Hugo Contador Escreveu:
Então podes continuar essa lista por mais uma hora porque o normal na preparação de um corredor iniciante em disputas GT's para se fazer um Tour é nos anos anteriores fazerem uma Vuelta ou um Giro para se adaptarem e não aparecerem logo num Tour com ambição se fazer o que quer seja.

O "normal" vale o que vale. Acabei de dar vários exemplos de corredores cujo primeiro GT que correram a apostar na GC foi o Tour, nos quais se inserem grandes campeões e alguns que lutam pelo top 5 este ano.

Hugo Contador Escreveu:
Nem sequer pode-se falar-se em apostar porque muito deles vão a esses GT's como adaptação. Ainda sinceramente nao vejo a futilidade sendo que aliás é o comum entre os corredores de GT's.

Então o que interessa nem é preciso tentar apostar na geral em outros GT's, é apenas corre-los como adaptação. Bem nesse caso o Rui já correu 5 Tour's tendo acabado 4 deles, portanto acho que já se adaptou razoavelmente às 3 semanas. Ou o Rui para se adaptar mesmo bem tem que correr outro GT, mas sem apostar na geral, só para se "adaptar"? Ou correr e apostar na geral? Desculpa já está a ficar muito confuso para mim.

Obviamente que não é fútil um corredor fazer a Vuelta ou o Giro para ganhar experiência. Mas fazê-lo aos 27 anos quando já correu 5 Tour's, ganhou 3 Voltas à Suíça e é campeão do mundo, é.

Hugo Contador Escreveu:

O primeiro top 10 do Indurain num GT é... no Tour, em 90. Meses depois foi 7º na Vuelta. Portanto acho que o primeiro GT que ele correu a apostar na GC foi mesmo o Tour de 90 ou o de 89, em que foi 17º. O 2º na Vuelta veio apenas depois de ganhar o Tour pela primeira vez, no ano seguinte. [EDIT: A Vuelta era corrida antes do Tour, realmente o 2º veio antes de ganhar o Tour.] E o Indurain participou realmente em 6 Vueltas antes de ganhar o Tour além da que já referi. Desistiu em 4, foi 84º numa e 92º noutra.

O Kreuziger correu a Vuelta antes de ser 12º no Tour e lutar com o Schleck pela branca, no ano anterior, e foi 21º.

Epah, então a preparação do Rui em Gt's foi assim tão boa que o homem não sabe que não tem resistência para aguentar uma sucessão de subidas e foi preciso chegar ao seu 5º Tour para o descobrir e levar rodada de flop de quem o está a ver.
Em termos de preparação e habituação á concorrência típica nos Gt's só lhe fazia bem ter ido a um Giro ou a uma Vuelta mesmo que não fosse só para conhecer o corpo e conhecer debilidades ao longo das 3 semanas.

Porque apesar de tudo não é por ter ganho 3 etapas em etapas com alguma montanha é que isso o torna apto para fazer top-10 ao contrário do que muita gente pensa.
E por muito que não queiramos há muita gente que nunca ganhará 3 Voltas a Suíça ou outras Voltas no calendário WT mas que está mais apta para um GT que o Rui e por isso é que sempre achei que ele devia focar-se em Volta de 1 Semana e nas Clássicas porque se alguma que gostaria de ver era ve-lo a ganhar uma Lombardia ou San Sebastian ele simplesmente tem demasiado a perder ao focar-se nos GT's isto assumindo que ele quer ser excepcional a algo porque se quiser ser bom a tudo e a mais alguma basta seguir como tem feito.
A bronquite pode ser justificativa para ter dificuldades em termos de pulsações máximas mas muito dificilmente isso implicaria uma implosão como aquela que se viu na alta montanha.

A Volta a Espanha em 90 ainda era em Abril portanto não foi depois. =;

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 20 Jul 2014, 23:57 
Ciclista Iniciado
Ciclista Iniciado

Hugo Contador Escreveu:
Epah, então a preparação do Rui em Gt's foi assim tão boa que o homem não sabe que não tem resistência para aguentar uma sucessão de subidas e foi preciso chegar ao seu 5º Tour para o descobrir e levar rodada de flop de quem o está a ver. Em termos de preparação e habituação á concorrência típica nos Gt's só lhe fazia bem ter ido a um Giro ou a uma Vuelta mesmo que não fosse só para conhecer o corpo e conhecer debilidades ao longo das 3 semanas.

Desculpa lá mas continuo sem perceber como é que ir ao Giro ou à Vuelta lhe dá mais experiência do que aqui. Ele conhece as debilidades aqui tanto como as iria conhecer na Vuelta ou Giro, a diferença é que lá provavelmente acabaria melhor colocado, se bem que as subidas do Giro e da Vuelta são menos ao estilo dele do que as do Tour.

Hugo Contador Escreveu:
Porque apesar de tudo não é por ter ganho 3 etapas em etapas com alguma montanha é que isso o torna apto para fazer top-10 ao contrário do que muita gente pensa.
E por muito que não queiramos há muita gente que nunca ganhará 3 Voltas a Suíça ou outras Voltas no calendário WT mas que está mais apta para um GT que o Rui e por isso é que sempre achei que ele devia focar-se em Volta de 1 Semana e nas Clássicas porque se alguma que gostaria de ver era ve-lo a ganhar uma Lombardia ou San Sebastian ele simplesmente tem demasiado a perder ao focar-se nos GT's isto assumindo que ele quer ser excepcional a algo porque se quiser ser bom a tudo e a mais alguma basta seguir como tem feito.

O homem que "não tem resistência para aguentar uma sucessão de subidas" está mais apto para clássicas do que para a montanha. Tá beeem. Nem sei de onde vem essa ideia que ele não aguenta uma sucessão de subidas. E continuam a haver muitos poucos argumentos para o Rui ser melhor em clássicas do que em GT's. Só tem um top 10 em 14 clássicas das Ardenas, zero em San Sebastián e Lombardia, resultados bons no Canadá onde a concorrência é fraca. A única prova de um dia que ganhou a grandes nomes foram os campeonatos do mundo, em que os 5 mais fortes eram ele, Purito, Valverde, Nibali e Urán, todos trepadores, o que significa que era um circuito mais duro que o normal em clássicas. Comparando isso a ganhar Voltas à Suíça a Mollema, Leipheimer, Pinot, Kreuziger, etc, parece-me óbvio que o valor dele está em provas por etapas.

"Ah mas são provas de uma semana!"
Não interessa. Os corredores que são bons em 1 semana e maus em 3 são-no quase exclusivamente porque são fracos na alta montanha. O Rui bate ciclistas de top 5 no Tour na alta montanha da Suíça. Se calhar não recupera tão bem como eles sim, e então? Sabes quem costuma quebrar um bocado na terceira semana? O Froome.

Hugo Contador Escreveu:
A bronquite pode ser justificativa para ter dificuldades em termos de pulsações máximas mas muito dificilmente isso implicaria uma implosão como aquela que se viu na alta montanha.

"implosão" = perder 8 minutos para um dos melhores trepadores do mundo em 3 etapas, ~ mais 4 minutos que perderia habitualmente e chegar no top 15 em duas etapas e em 24º noutra. Acho que estás a exagerar.

Hugo Contador Escreveu:

Já me corrigi. Mas provavelmente o objectivo do Indurain era o Tour e tenho a certeza que o Indurain ganhou tanta ou mais experiência nos Tours que fez nos anos 80 do que nas Vueltas.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 22 Jul 2014, 13:37 
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual

Morganho Escreveu:
Hugo Contador Escreveu:
Epah, então a preparação do Rui em Gt's foi assim tão boa que o homem não sabe que não tem resistência para aguentar uma sucessão de subidas e foi preciso chegar ao seu 5º Tour para o descobrir e levar rodada de flop de quem o está a ver. Em termos de preparação e habituação á concorrência típica nos Gt's só lhe fazia bem ter ido a um Giro ou a uma Vuelta mesmo que não fosse só para conhecer o corpo e conhecer debilidades ao longo das 3 semanas.

Desculpa lá mas continuo sem perceber como é que ir ao Giro ou à Vuelta lhe dá mais experiência do que aqui. Ele conhece as debilidades aqui tanto como as iria conhecer na Vuelta ou Giro, a diferença é que lá provavelmente acabaria melhor colocado, se bem que as subidas do Giro e da Vuelta são menos ao estilo dele do que as do Tour.

Hugo Contador Escreveu:

O homem que "não tem resistência para aguentar uma sucessão de subidas" está mais apto para clássicas do que para a montanha. Tá beeem. Nem sei de onde vem essa ideia que ele não aguenta uma sucessão de subidas. E continuam a haver muitos poucos argumentos para o Rui ser melhor em clássicas do que em GT's. Só tem um top 10 em 14 clássicas das Ardenas, zero em San Sebastián e Lombardia, resultados bons no Canadá onde a concorrência é fraca. A única prova de um dia que ganhou a grandes nomes foram os campeonatos do mundo, em que os 5 mais fortes eram ele, Purito, Valverde, Nibali e Urán, todos trepadores, o que significa que era um circuito mais duro que o normal em clássicas. Comparando isso a ganhar Voltas à Suíça a Mollema, Leipheimer, Pinot, Kreuziger, etc, parece-me óbvio que o valor dele está em provas por etapas.

"Ah mas são provas de uma semana!"
Não interessa. Os corredores que são bons em 1 semana e maus em 3 são-no quase exclusivamente porque são fracos na alta montanha. O Rui bate ciclistas de top 5 no Tour na alta montanha da Suíça. Se calhar não recupera tão bem como eles sim, e então? Sabes quem costuma quebrar um bocado na terceira semana? O Froome.

Hugo Contador Escreveu:

"implosão" = perder 8 minutos para um dos melhores trepadores do mundo em 3 etapas, ~ mais 4 minutos que perderia habitualmente e chegar no top 15 em duas etapas e em 24º noutra. Acho que estás a exagerar.

Hugo Contador Escreveu:

Já me corrigi. Mas provavelmente o objectivo do Indurain era o Tour e tenho a certeza que o Indurain ganhou tanta ou mais experiência nos Tours que fez nos anos 80 do que nas Vueltas.

O Rui já abandonou e não há muito a dizer... mas qual é parte que não entendeste que ele até podia ganhar 10 Voltas a Suíça e a esmagar o Contador nelas todas que isso não o tornava apto para fazer um Tour de alta qualidade?
Se o Giro e a Vuelta não servem para isso que estás a dizer porque é os DD's mandam a promessas para lá e não para o Tour? Já que o seu objectivo seria sempre o Tour.
Subiu tanto como o Gallopin e achas que o homem não rebentou por todos os lados?
É que falas que o Rui não está vocacionado para as clássicas enquanto o defendes por todo lado mas em GT os seus resultados em gerais de GT são 0. Ele até pode ter tido melhor resultados em provas por etapas mas está bem mais próximo de um nível alto nas clássicas que num GT e qualquer coisa é que tenha feito nas clássicas é melhor que 0 nos GT.

Ah, e precisas melhorar essa definição de Alta Montanha porque alguém bom nessa matéria é alguém que consegue aguentar 2,3 HC's na frente e ainda conseguir fazer diferentes coisa que o Rui nunca conseguiu e a Resistência é um factor essencial. O Rui sobe bem mas está longe de ser o corredor que sente á vontade nas montanhas e aliás essa uma condição que se encontra nem numa dúzia de corredores na actualidade.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 22 Jul 2014, 15:04 
Ciclista Iniciado
Ciclista Iniciado

Hugo Contador Escreveu:
O Rui já abandonou e não há muito a dizer...

Há a dizer que a falta de pernas realmente estava relacionada com a doença, ao contrário do que tu e muitos outros achavam.

Hugo Contador Escreveu:
mas qual é parte que não entendeste que ele até podia ganhar 10 Voltas a Suíça e a esmagar o Contador nelas todas que isso não o tornava apto para fazer um Tour de alta qualidade?

A parte em que tens que ser retardado para acreditar nisso. Ninguém vence várias provas de 1 semana com alguma alta montanha sem ser pelo menos bonzinho em GT's. Pode dar-se melhor nas provas de 1 semana, mas mau em GT's não vai ser.

Hugo Contador Escreveu:
Se o Giro e a Vuelta não servem para isso que estás a dizer porque é os DD's mandam a promessas para lá e não para o Tour? Já que o seu objectivo seria sempre o Tour.

O Giro e a Vuelta servem para isso, mas o Rui já correu 5 Tours, não é propriamente um novato e uma promessa. As promessas vão ao Giro e Vuelta porque cada equipa tem 25 ou mais corredores e todos querem correr o Tour. Se alguém tem que ficar de fora são os putos que ainda não se estabeleceram o suficiente para merecer esse respeito. Além disso levar para o Tour um ciclista que nem sabes se vai ser um trepador decente não tem muita justificação, mas nós já sabemos que o Rui é um trepador decente. Se queres ter razão explica-me porque é que correr o Giro ou Vuelta te dá mais experiência do que correr o Tour.

Hugo Contador Escreveu:
Subiu tanto como o Gallopin e achas que o homem não rebentou por todos os lados?

Etapa 10: Rui Costa + 1:06; Gallopin + 4:46
Etapa 13: Rui Costa + 3:01; Gallopin + 38:38
Etapa 14: Rui Costa + 4:46; Gallopin + 4:59

Hugo Contador Escreveu:
É que falas que o Rui não está vocacionado para as clássicas enquanto o defendes por todo lado mas em GT os seus resultados em gerais de GT são 0. Ele até pode ter tido melhor resultados em provas por etapas mas está bem mais próximo de um nível alto nas clássicas que num GT e qualquer coisa é que tenha feito nas clássicas é melhor que 0 nos GT.

Epá que denso. Diz-me só que não acreditas que o Rui faz top 10 neste Tour em condições normais para eu saber que posso deixar de responder. Eu não defendo o Rui por todo o lado, sou realista em relação a ele. Não acho que é o melhor do mundo quando ganha nem acho que é uma oops quando está mal.

Hugo Contador Escreveu:
Ah, e precisas melhorar essa definição de Alta Montanha porque alguém bom nessa matéria é alguém que consegue aguentar 2,3 HC's na frente e ainda conseguir fazer diferentes coisa que o Rui nunca conseguiu e a Resistência é um factor essencial. O Rui sobe bem mas está longe de ser o corredor que sente á vontade nas montanhas e aliás essa uma condição que se encontra nem numa dúzia de corredores na actualidade.

Sim e eu nunca disse que o Rui era um dos melhores trepadores do mundo, disse que já mostrou ser capaz de seguir e bater a segunda linha de trepadores, que estão abaixo de Froome, Contador, Nibali e talvez mais um ou dois.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 22 Jul 2014, 18:30 
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual

Morganho Escreveu:
A parte em que tens que ser retardado para acreditar nisso. Ninguém vence várias provas de 1 semana com alguma alta montanha sem ser pelo menos bonzinho em GT's. Pode dar-se melhor nas provas de 1 semana, mas mau em GT's não vai ser.

O problema é que o bonzinho nos GT's não dá para mais que um top-10 rasca e será que estamos a ter esta discussão para concluir que o Rui pode ser assim a assim nos Gt's ou para concluir que ele vai se dedicar aos Gt's e retirar grande retorno de perfomances de lá?

Morganho Escreveu:
O Giro e a Vuelta servem para isso, mas o Rui já correu 5 Tours, não é propriamente um novato e uma promessa. As promessas vão ao Giro e Vuelta porque cada equipa tem 25 ou mais corredores e todos querem correr o Tour. Se alguém tem que ficar de fora são os putos que ainda não se estabeleceram o suficiente para merecer esse respeito. Além disso levar para o Tour um ciclista que nem sabes se vai ser um trepador decente não tem muita justificação, mas nós já sabemos que o Rui é um trepador decente. Se queres ter razão explica-me porque é que correr o Giro ou Vuelta te dá mais experiência do que correr o Tour.

Epah, sabes que mais? É que o mais bestial disto tudo é que o Rui tendo já participado 6 Tours ainda não sabemos se podemos esperar dele uma grande performance no futuro em GT's e secalhar nem ele próprio... e depois ainda dizes-me que não vale a pena ir a um Giro e a uma Vuelta?
O provável é o Rui no próximo ano voltar a fazer o mesmo e vir do Tour com um 6º,7º ou 8º, e achas mesmo que valerá mesmo a pena tendo ele provas dadas já francamente melhores nas Provas de 1 dia e de 1 semana.

Morganho Escreveu:
Etapa 10: Rui Costa + 1:06; Gallopin + 4:46
Etapa 13: Rui Costa + 3:01; Gallopin + 38:38
Etapa 14: Rui Costa + 4:46; Gallopin + 4:59

Estava a falar de Risoul e isso ficou claro a não ser que tenhas achado que ele ficou a pé em Chamrousse ou na Planche de Belles Filles.
Morganho Escreveu:
Epá que denso. Diz-me só que não acreditas que o Rui faz top 10 neste Tour em condições normais para eu saber que posso deixar de responder. Eu não defendo o Rui por todo o lado, sou realista em relação a ele. Não acho que é o melhor do mundo quando ganha nem acho que é uma oops quando está mal.

Realista? Como é que alguém pode classificar-se como realista em acreditar num top-10 seguro no Rui quando ele nunca fez um top-10 sequer num GT?
Estás é a acreditar que as prestações na Suíça podem traduzir-se em capacidade para fazer algo de sólido no Tour.
E para mim é ingenuidade acreditar que ganhando a Volta á Suíça conseguia fazer top-10 com relativa normalidade e se olhares para os vencedores da Volta á Suíça e ver as performances posteriores no Tour é relativamente raro ver quem fizesse uma performance em conformidade com aquilo que se esperava.
E sim não acreditava muito no top-10 porque acreditava que malta como o Zubeldia e o Konig pudessem tomar de assalto o top-10 na última semana ou nas últimas etapas de montanha e o Rui pudesse quebrar. Achei as subidas á Planche e a Chamrousse boazitas por parte do Rui e até comentei que se o Rui se segurasse as diferenças em Risoul como fez na Chamrousse até poderia segurar o top-10 dado que as etapas que se seguiam não pediam tanta resistência mas foi o que se viu...

A vitória da Volta á Suíça deixou-me bastante orgulhoso e o que esperava por acréscimo do Rui até á altura das clássicas de final de ano era um grande e redondo 0. ahahahahahah
Portanto fizesse o que fizesse neste Tour não abalaria a confiança que tenho nele. Ao contrário dos daqueles que acreditam cegamente nele e os fanboys em que na sua mente o facto de o Rui não ter feito um top-3 e top-5 deveu-se á bronquite. lol
Ao ter uma postura crítica perante os resultados do Rui só faz que não tenha expectativas estúpidas e fantasiosas acerca de coisas que duvido que ele possa fazer e já quando ele corresponde e supera as expectativas em provas onde esperava que ele fizesse algo fico satisfeito,simples. Não preciso de me andar a babar para tudo o que ele faz nem estar-lhe a meter asas para prestações futuras e ás quais duvido seriamente da sua concretização, e sim não via com facilidade um top-10 no Tour. ;)

Morganho Escreveu:
Sim e eu nunca disse que o Rui era um dos melhores trepadores do mundo, disse que já mostrou ser capaz de seguir e bater a segunda linha de trepadores, que estão abaixo de Froome, Contador, Nibali e talvez mais um ou dois.

Se estás a dizer que o Rui bateu ciclistas de Tour-5 na Montanha da Suíça então é porque estás a achar que ele está ao nível dos melhores do mundo porque nem todos podem dizer que fizeram top-5 num Tour sem serem dos melhores a subir do mundo, isto é raciocínio lógico básico.
Ah, e também não considero o Rui de 2ª linha porque de 1ª meto o Contador,Froome e o Quintana, e metendo malta como o Rodriguez,Nibali ou Pinot numa 2ª...
Só veria uma especialização nos GT's rentável desde que ele conseguisse disputar a vitória em algum GT coisa que actualmente duvido muito, mesmo se quisesse aplicar-se a fundo e tornar-se apto para disputar a vitórias em GT tendo em conta as provas dadas noutro tipo de provas não faria com que o custo de oportunidade não fosse demasiado elevado? Ou então continuamos a brincar durante mais uns anitos ás tentativas de top-10 num Tour coisa que lhe acrescentaria muito pouco ao palmarés.
Eu acho que Rui, bem que podia esquecer-se da ideia de ser um Agostinho v2 e tornar-se nele próprio como fez o Acácio da Silva.

Resposta com citações  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 185 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 9, 10, 11, 12, 13  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal