Lá ganhou o Hesjedal e mereceu, mas o Rodriguez fez um crono muito bom mostrando melhorias claras na especialidade
Falando da prova no seu global, foi, talvez juntamente com o de 2008, o Giro que achei mais fraco nos últimos 13 anos, ou seja, desde que vejo a prova. Poucos ataques, pouca valentia, e nenhum risco. Grande De Gendt, que foi o único a acabar com o marasmo
Pela negativa, destaco o Rujano e o
Scarponi. O primeiro estava claramente fora de forma, e também parecia ter a cabeça em outro lado, visto que foi quase que despedido na comunicação social pelo seu próprio DD, e o segundo
tem uma forma de correr que juntamente com a do Joaquim Rodriguez é das que mais me irritam no ciclismo actual. Ainda bem que perdeu.Pela positiva, destaco o Urán, que parece ter dado um salto em frente em provas de 3 semanas, assim como Cunego, que mesmo sem pernas teve uma performance digna de envergonhar a maior parte dos favoritos, tendo provado, juntamente com o De Gendt, que felizmente a inteligência táctica e a coragem ainda servem para alguma coisa.
O pior de tudo, é que o Giro mesmo assim se arrisca a ser o melhor GT do ano. O Tour tem um percurso algo
sui-generis, em que tanto pode dar um espectáculo monumetal como uma corrida extremamente aborrecida, enquanto que da Vuelta não espero nada.
Não percebo o que tem a forma de correr do Scarponi... Ataca pouco? Sinceramente se ele reflectir um pouco, os dias em que tenta atacar ou sair do grupo com alguém são aqueles que lhe acabam por correr pior. Na etapa do Stelvio tentou sair a 2kms do fim e na minha opinião ele ia à procura de um milagre que ainda lhe desse o Giro, tentou, mas não tinha claramente pernas. Quanto ao Rodriguez faz o melhor dadas as suas características. Disputa as etapas que lhe assentam melhor e nas etapas de alta montanha não se põe em aventuras para as quais não tem capacidade. É que, por exemplo, a meu ver, ele logo no início do Stelvio poderia ter atacado, mas provavelmente ele acabaria a pé e o Hesjedal no seu ritmo. Assim deixou-se seguir e só explodiu quando sabia que só rebentava na meta.
Também não percebo o Giro fenomenal do Cunego. Ou estava lá para o disputar e então, dado o palmarés dele e a concorrência, este resultado é uma treta ou então se não era para lutar pela geral, também não estava aqui a acumular dias de competição e cansaço que podem fazer com que desapareça na 2ª metade da época, ainda para mais sem ainda assim conseguir levantar 1 única vez os braços e sem eu perceber em que é que a presença dele ajudou o Scarponi.