Boa noite.
Estou registado há algum tempo, mas só agora venho "contribuir" com a minha opinião neste forum.
Apesar de não participar leio frequentemente o fórum, e tenho a dizer que o nível de conhecimento de ciclismo é muito bom.
Dito isto gostaria de me apresentar como Adepto do Rui Costa, mais do que como adepto do ciclismo. Depois de ver "destruídos" (pelo doping) muitos ídolos e figuras que admirei nesta modalidade - Armstrong(sobretudo este

), Pantani, Ullrich - e outros em menor escala como Rasmussen, Ricco, Bernard kohl, Landis; a minha "paixão" pelo ciclismo diminuiu. Ainda assim, continuei a acompanhar o ciclismo...
O surgimento do Rui despertou de novo o bichinho e comecei a seguir a sua carreira atentamente desde 2011.
Admiro muito a postura do Rui - vencedora e humilde - e sobretudo a sua ambição, algo que destoa com país de onde é originário. O Rui gosta de vencer. Fazendo uma analogia com a minha profissão, costumo dizer que Portugal(não todo o país como é óbvio) costuma reagir aos fenómenos como o Rui, como "uma reacção de corpo estranho". Algo deste género ocorreu também noutros desportos, com atletas como Rui Costa, Figo, Cristiano Ronaldo, Mourinho, etc.
O país tem dificuldade em lidar com vencedores.
É óbvio que ninguém é consensual. E todos têm direito à sua opinião!
O Rui quando optou pela Lampre, teve-os no sítio (se me permitem). Tinha outras opções de contrato, mais rentáveis e duradouras. Mas o Rui quis ser líder na maior prova do ciclismo mundial. Quis subir. Quando se sobe, a queda pode ser grande...
Admiro o Rui pelo risco! E acredito que pode fazer bons resultados em 3 semanas!
A época começou bem, embora tenha ficado com a sensação que o Rui queria mais.
A falta de uma vitória pode estar a pesar-lhe no subconsciente, a desilusão foi bem patente no Paris-Nice. A queda no último dia pode também ter sido nefasta para o seu ânimo.
Por aqui, alguns começaram logo por "diminuir" o 2º lugar no Paris-Nice. Legitimo em democracia.
Depois de 1 mês sem competir teve 1 dia mau. Sem qualquer justificação, um dia mau é "normal".
Quem sabe alguma coisa de fisiologia humana e do exercício sabe que estes atletas trabalham nos limites (não dá saúde a ninguém, verdadeiramente) e qualquer intercorrência na sua rotina diária pode implicar uma quebra "inexplicável" de forma. Os atletas de alta competição vivem num limbo fisiológico muito frágil, e muitas vezes as forças falham por circunstâncias pouco explicáveis. Um simples anti-inflamatório não esteroide tomado por uma dor de cabeça pode, em determinado atleta, dar cabo do rendimento muscular no dia seguinte.
Rotular logo isto como um fracasso do Rui, uma falha na preparação, menos profissionalismo é (se me permitem) jogar pcm a mais!
A justificação que o Rui deu - não tinha que a dar, muito menos que pedir desculpa - é legítima e pode explicar um dia mau em qualquer ciclista. Quem vê nisto um desculpa esfarrapada...
Alguns ficaram chocados com o facto do Rui ter perdido 4 minutos. Andam distraídos.
Quem segue o Rui sabe que se o Rui não consegue ir com os primeiros, deixa-se ficar para trás para ter depois a liberdade para lutar por etapas. Foi assim no Tour do ano passado, por exemplo.
Nada de novo na forma de pensar e de correr do Rui.
Baseado nisto alguns por aqui vaticinam já uma hecatombe no Tour.
Eu acho que é preciso muita crença para fazer tais previsões baseado num dia mau...e até alguma vontade de ver o Rui falhar.
Tenhamos calma. Se correr mal, terão tempo para "bater" no Campeão do Mundo com toda a propriedade.
Para já é prematuro.
Acho que o Rui ainda vai a tempo de estar bem nas Ardenas. Estes dias de competição serão bons para estabilizar o momento de forma, e se possível, uma vitória seria "mel" para a sua confiança.
É só a minha opinião...!

Perdoem-me pelo tamanho do texto!
Chegar ao fim da carreira e pensar que nunca tentou um grande resultado numa geral da volta a França como chefe de fila, quando teve oportunidade de o fazer, é muito pior do que tentar e falhar.