Alaska Escreveu:
Hugo Klöden Escreveu:
PMLF Escreveu:
Não tem nada a ver com o exemplo do Pereiro, que já disse que para mim não se trata de injustiça mas de sorte por ter usufruído de algo incomum no Tour, mas mostra que numa competição desportiva, mesmo cumprindo todas as regras, pode não ser um resultado justo que se obtém. A lesão do exemplo que te dei pode no ciclismo ser substituída por outra coisas, sem mexer na suposta igualdade entre todos.
Eu disse aquilo dos minutos que perdeu numa etapa de montanha precisamente para me enquadrar um pouco melhor sobre o porquê dele ter ganho meia hora numa etapa e mesmo depois de ter andado com os outros quase todo o tempo ter ficado com tempos próximos. Eu não sabia onde ele tinha perdido esse tempo, continuo sem saber se foi falta de pernas ou por vontade própria, e como disse nessa frase, não quero falar com grandes certezas desse tour porque não vi.Peço desculpa se passei a ideia errada com aquele comentário.
Aliás, no ciclismo actual é complicado dar grande mérito à montanha, dado que as maiores diferenças nos Tour recentes (estes após parecer que o pelotão anda mais limpo) são por quedas, furos, ou cronos.
Em relação ao bold .Ele teve um dia para esquecer em que simplesmente as coisas não lhe correram bem e penso que ele próprio não esperava estar tão mal dado que no Peyresourde que era a antepenúltima subida no dia no Pla de Beret já estava a descolar e perdeu para aí 25 ou 26 minutos...Dado que no Tour do ano anterior(05) tinha feito um honroso 10º portanto ele obviamente queria sacar um bom lugar em conformidade com o ano anterior.
E depois ele com a margem de 3 ou 4 minutos que ganhou a mais geriu a coisa o melhor que podia mas acabou por perder a amarela para o Landis no final pela 2ª vez já que a tinha perdido no Alpe mas depois recuperou-a na Toussuire mas indo sempre a perder algum tempo para os restantes que não eclipsaram na última semana.
Para os restantes? Para o Kloden e Sastre queres tu dizer. Foram os únicos de todo o pelotão que lhe ganharam tempo (tirando o Landis). O Menchov e o Evans que eram os mais próximos na altura que ele conquistou a amarela, acabaram ainda mais longe do que o que estavam após a fuga. Ele ganhou-lhes tempo na última semana.
Nessa parte dos que não eclipsaram podia ter sido mais específico mas mesmo assim o Evans não lhe perdeu muitos segundos na montanha e o Moreau também se safou mas teve uma queda na CR que lhe lixou os planos.
A fuga deu-lhe um margem razoável para controlar a coisa mas o Landis embora lhe tenham metido um risco foi sem dúvida um factor que em parte o ajudou porque na etapa de Morzine em vez de estarem a pensar como destronar o Pereiro estavam numa do salve-se quem puder para irem buscar o dopado que lhes estava a ganhar tempo em plena subida final.
Não é uma questão de retirar valor ao Pereiro mas sim ver que ele teve condições extraordinários para chegar á amarela como pode corrigir um falhanço seu numa etapa que por exemplo Klöden não conseguiu fazer em que quebrou em Beret e do próprio Sastre que perdeu demasiado no CR mas o Pereiro conseguiu faze-lo e ainda meter mais uns minutos que em muito lhe ajudaram pelo que não foi simplesmente um recuperar o tempo perdido mas sim meter mais uns cima.
A vitória do Pereiro do modo como a conseguiu pode retirar-lhe algum valor pelo que faz na estrada porque ganhar 1 minuto na montanha é diferente de ganhar 1 no plano do mesmo modo que é diferente de ganhar 1 no CR mas ganhar 1 minuto na montanha é algo muito mais sentido por parte do atleta e dos adeptos por isso é que se dá mais valor mas no fundo é totalmente legítimo e conta tudo para o mesmo só muda a forma como o ganha.
Mas é aquela coisa um caneco no tour é sempre um caneco e esses pormenores a nível da emotividade passam todos com o tempo.
Nos últimas décadas quem é foram os safados que ganharam com uma fuga?
De cabeça sei que o Chiappucci teve perto de o fazer mas o Lemond deitou-lhe a mão no último CR.