Informação PCM-Portugal

Está a começar a Liga Virtual 2024! O Draft World Tour já arrancou. Está atento a este tópico do nosso fórum!

Data/Hora: 29 Mar 2024, 22:31

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 37 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

O que achaste do Tour de France 2022?
Excelente 56%  56%  [ 19 ]
Bom 38%  38%  [ 13 ]
Razoável 6%  6%  [ 2 ]
Fraco 0%  0%  [ 0 ]
Mau 0%  0%  [ 0 ]
Total de votos : 34
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: [Tour 2022] Balanço Final
MensagemEnviado: 24 Jul 2022, 22:07 
Administrador
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 21 Ago 2007, 02:49
Mensagens: 35040
Localização: Vila Nova de Gaia
Hora de analisarmos o que foi este Tour de France 2022.

Globalmente penso que foi um Tour bastante interessante, com animação praticamente até final. As etapas de montanha foram bem rasgadinhas, como há muito eu não via. O Pogacar cedeu um dia e isso foi o suficiente para perder o Tour. Pode estar aqui um duelo bastante interessante para os próximos anos.

Votei bom.

_________________
Imagem
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: [Tour 2022] Balanço Final
MensagemEnviado: 24 Jul 2022, 22:08 
Membro de Ouro
Membro de Ouro
Avatar do Utilizador

Registado: 30 Ago 2008, 08:19
Mensagens: 5435
Localização: Leça da Palmeira
Do que vi achei excelente, mas também poucas etapas vi. O:)

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: [Tour 2022] Balanço Final
MensagemEnviado: 24 Jul 2022, 22:10 
Moderador
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 30 Mar 2009, 08:38
Mensagens: 17906
Localização: Rio Tinto, Gondomar
Foi sem dúvida o melhor que vi em direto e mesmo entre os mais antigos de que vi highlights mais compridos não me lembro de nenhum que pusesse claramente à frente deste.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: [Tour 2022] Balanço Final
MensagemEnviado: 24 Jul 2022, 23:47 
CAMPEÓN, ALBERTO CAMPEÓN.
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Ago 2013, 17:48
Mensagens: 6524
Votei bom, ainda estive para colocar excelente depois da miséria que foi o Giro, mas creio que bom, ainda que a pender para o muito bom, é o mais adequado. Para ser excelente gostava que houvesse discussão até ao dia do contrarrelógio e em bom rigor, creio que houve etapas em que se constituíram fugas de qualidade diminuta, quando no papel tinham um perfil para dar fuga.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: [Tour 2022] Balanço Final
MensagemEnviado: 25 Jul 2022, 08:10 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 14 Jul 2009, 21:07
Mensagens: 13327
Bom. Foi pena o Pogacar não ter recuperado um pouco a desvantagem para haver mais emoção no crono. Depois a razia que houve com desistências /quedas baixou um pouco o nível do top 10 e discussão de etapas.

Vingegaard, Pogacar, Van Aert, Meintjes, Philipsen, Cort, Geschke e Simmons, o meu 8 do Tour.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: [Tour 2022] Balanço Final
MensagemEnviado: 25 Jul 2022, 10:24 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Out 2008, 20:45
Mensagens: 16758
Localização: Buenos Aires, Argentina
Tour muito bom, acho que esta edição pode vir nos livros.

Não sei até que ponto não vamos ter o João Almeida a trabalhar para o Pogacar nos próximos Tours, até imagino que o esloveno esteja um bocadinho arrependido de não ter ido para a Sky.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: [Tour 2022] Balanço Final
MensagemEnviado: 25 Jul 2022, 10:34 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Abr 2014, 12:27
Mensagens: 12014
zeduarte 10 Escreveu:
Tour muito bom, acho que esta edição pode vir nos livros.

Não sei até que ponto não vamos ter o João Almeida a trabalhar para o Pogacar nos próximos Tours, até imagino que o esloveno esteja um bocadinho arrependido de não ter ido para a Sky.
Acho que seria uma falha grave por parte da UAE não trazer o João para o ano, mesmo o Ayuso se calhar devia ter marcado presença este ano.

_________________
Imagem
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: [Tour 2022] Balanço Final
MensagemEnviado: 25 Jul 2022, 10:40 
Alezz Rolland!!
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Dez 2010, 00:25
Mensagens: 16432
Localização: Ponte de Sôr
Nos últimos 10 anos não vimos uma grande volta deste calibre e de forma tão contínua uma única vez. Portanto a única resposta possível é muito bom e acho que só preciosismos podem baixar para bom. Mas para mim, continua a não fazer sentido votar apenas bom.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: [Tour 2022] Balanço Final
MensagemEnviado: 25 Jul 2022, 10:56 
Ciclista Cadete
Ciclista Cadete

Registado: 12 Ago 2011, 00:55
Mensagens: 326
A partir daquela etapa, que o pogacar perdeu aquele tempo todo, já todos sabíamos o desfecho final mas não queríamos ver, queríamos emoção e manter-nos na duvida, foi sempre mais isso do que outra coisa

No geral foi um bom Tour e interessante por varias razoes, descobrir que o pogacar é humano é talvez a mais interessante delas todas


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: [Tour 2022] Balanço Final
MensagemEnviado: 25 Jul 2022, 10:59 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 28 Out 2008, 21:59
Mensagens: 13339
Localização: Corroios
Foi do caralh*!!!

_________________
You'll Never Walk Alone
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: [Tour 2022] Balanço Final
MensagemEnviado: 25 Jul 2022, 11:01 
Vencedor da Vuelta
Vencedor da Vuelta

Registado: 25 Abr 2008, 19:10
Mensagens: 2085
PeterRyder Escreveu:
zeduarte 10 Escreveu:
Tour muito bom, acho que esta edição pode vir nos livros.

Não sei até que ponto não vamos ter o João Almeida a trabalhar para o Pogacar nos próximos Tours, até imagino que o esloveno esteja um bocadinho arrependido de não ter ido para a Sky.
Acho que seria uma falha grave por parte da UAE não trazer o João para o ano, mesmo o Ayuso se calhar devia ter marcado presença este ano.

Não concordo, a equipa da UAE deste ano no papel era muito boa. Agora quedas, lesões e ciclistas em sub-rendimento prejudicaram imenso o rendimento da equipa.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: [Tour 2022] Balanço Final
MensagemEnviado: 25 Jul 2022, 11:17 
História do Mês
História do Mês
Avatar do Utilizador

Registado: 30 Jul 2010, 21:50
Mensagens: 11917
Localização: Entronca city
Acho que queimar o João no Tour seria um erro crasso, isso sim. Até ver, é o único verdadeiro candidato da equipa a ganhar os GT's que o Pogacar não for.

_________________
Imagem
Imagem

Mapei-Bianchi
viewtopic.php?f=270&t=11209


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: [Tour 2022] Balanço Final
MensagemEnviado: 25 Jul 2022, 11:33 
Dobradinha no Tour
Dobradinha no Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Nov 2007, 00:16
Mensagens: 2968
Localização: Carrazeda de Ansiães-Trás os Montes
Eu meti excelente porque acho que a luta pelo primeiro lugar foi excelente mas depois estava a pensar no resto e não me entusiasmou tanto apesar de não ter sido mau.
Em primeiro lugar acho que o percurso foi o que teve o melhor desenho desde que me lembro apesar de achar que faltou mais uma ou duas etapas para o sprint.
A camisola branca não teve grande história nem se esperava que tivesse.
A luta pela montanha deixou algum amargo de boca, em primeiro lugar porque quase todos esperávamos que o Ruben pudesse ao menos lutar por ela, e depois voltamos a ter uma luta que foi mais uma consequência de fugas que se foram formando e não tanto de alguém que entra na prova já com esse objectivo. Acabou por cair para o vencedor da geral como nos últimos anos (não obstante ter sido retirada a regra dos pontos a dobrar na última subida).
Na verde tivemos um dominador a conseguir ir buscar pontos em todo o tipo de etapas e assim fica difícil para os sprinters puros. Acabou por não haver grande luta pela camisola mas as chegadas ao sprint foram bem repartidas acabando por ser Philipsen o que conseguiu mais vitórias. Como disse em cima acabaram por faltar chegadas ao sprint, no entanto, parece-me que os sprinters numa ou duas etapas controlaram mal a corrida porque alguns ficavam para trás faltando força para uma perseguição mais eficaz. Ficará sempre no ar a questão do que teria feito Cavendish. Jakobsen ganhou uma etapa mas teve apenas 3 top-10 durante o Tour e pareceu curto para estas 3 semanas. Isto para uma equipa vocacionada para ganhar etapas ao sprint.

As figuras terão sempre que ser Vingegaard, Pogacar e Wout van Aert numa primeira linha e talvez Magnus Cort, Philipsen, Thomas numa segunda.
As grandes desilusões para mim foram Ganna, O'Connor, Movistar, Bahrain, Ewan e acho que as equipas francesas estiveram bem abaixo do que podem mostrar.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: [Tour 2022] Balanço Final
MensagemEnviado: 25 Jul 2022, 12:10 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Abr 2014, 12:27
Mensagens: 12014
jORGE. Escreveu:
Acho que queimar o João no Tour seria um erro crasso, isso sim. Até ver, é o único verdadeiro candidato da equipa a ganhar os GT's que o Pogacar não for.

Quando podes ganhar o Tour, isso tem de estar acima do resto veja-se os exemplos da Skyneos e Jumbo. Eu não quero ver o João sacrificado, mas é o custo de ir para a equipa do melhor do mundo.

Quanto à equipa da UAE, a Jumbo também teve azares, abandonos, e um Dennis que nem entrou na equipa, e mesmo assim foi muito superior à UAE. O único que para mim teria lugar indiscutível seria o Majka. Eventualmente o Bjerg.

_________________
Imagem
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: [Tour 2022] Balanço Final
MensagemEnviado: 25 Jul 2022, 12:43 
Vencedor do Tour
Vencedor do Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 17 Set 2012, 16:32
Mensagens: 2437
Acompanho o Tour desde 2010 e este tem de ser o melhor que já vi. A margem final da geral é grande, mas houve indefinição até à última etapa de montanha.

Foi verdadeiramente uma luta de titãs, e o facto de o Vingegaard não ter ainda grande historial deixou sempre a dúvida se ele quebraria algum dia ou não. A Jumbo também esteve sempre excelente nas táticas, só tiveram um dia verdadeiramente complicado: a etapa de pavé. Mas em retrospetiva, acabaram por tomar a decisão certa e limitaram quase totalmente as perdas. O objetivo do Richard Plugge foi bastante bem conseguido, tudo isto foi ciclismo total e foi uma vitória no espetro oposto ao da Sky.

E se há nome que se tem de falar neste Tour é o Wout Van Vert. Em 4 etapas praticamente ele fechou a classificação, e ao fim da primeira semana já se podia considerar fechada. O sprint é ligeiramente inferior a alguns dos velocistas puros, mas tem uma enorme capacidade de leitura que o faz bater muita gente melhor que ele. E depois tem também aquela capacidade de sacrifício para a sua equipa. Na etapa do Granon foi espetacular como ainda foi rebocar o Roglič, e a sua colocação nas fugas foi muito inteligente pois se alguma vez o Vingegaard ficasse apeado, a Jumbo teria apenas que recuar o WVA e este rebocava-o na descida e no vale, anulando potenciais diferenças em subida.

O único aspeto negativo que eu tenho a mencionar neste Tour são os sprints. As equipas pareceram todas desorganizadas, os sprints foram todos muito caóticos. Mesmo a Alpecin e a Quickstep que deveriam ser as referências nesse campo. O nelhor comboio foi o da BikeExchange, mas infelizmente para eles o Groenewegen não passa uma lomba e o Matthews é curto para sprints compactos. De resto o único comboio que foi minimamente decente foi o da Trek, mas só se dedicaram mais quando havia alguma dificuldade. Acho que o Philipsen é neste momento o melhor sprinter do mundo, e mesmo sem um grande comboio consegue estar ali à espreita. Se o Rickaert estivesse em prova, tinha ganho certamente mais etapas - e um à parte, mas ainda não se sabe quando o Rickaert pode voltar à competição e a Alpecin devia ir ao mercado reforçar-se nesse sentido.

E pronto, não tenho muito mais a dizer. Fico à espera do próximo ano e que venha o Hindley para ver se tem capacidade para lutar com o Vingo e o Pogi. Deixo também uma palavra de apreço ao Fred Wright que foi muito combativo e tentou ganhar etapas em vários terrenos, foi o único destaque da Bahrain. Tem uma grande vitória dentro dele.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 37 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal