Roche Escreveu:
Filipee Escreveu:
Eu não quero estar a entrar pelo rabbit hole, que estes assuntos cada vez vão ser mais constantes, mas não há um lado certo ou errado. Se nasceu homem e agora é mulher, fez tratamentos que, em teoria, diminuem a diferença hormonal. Agora, como é que se vai moderar quem é que está num range em que a competição não é afectada? Se nasceu mulher mas o sistema hormonal não é o standard, como é que se regula os limites do "standard"?
A resposta certa na teoria seria competirem no sexo em que nasceram, mas nem essa faz grande sentido por tudo o resto. Boa sorte a quem tem de regular isto, vai ser sempre engolido vivo seja qual for a decisão.
Abri este tópico durante a tarde e achei as opiniões demasiado extremadas, achei que ainda ia aparecer um comentário certeiro e foi mesmo. Subscrevo a 200%.
Se por um lado pendia para o argumento do Candido (fazia-me todo o sentido a vantagem que tinha), a referência ao Pogacar deixou-me a pensar. Inicialmente, achei-a idiota confesso, mas durante a tarde tenho pensado em como desmontar isto e a verdade é que acabo sempre na genética e biologia (que é a premissa do lado do Candido). Muito difícil mesmo, ainda mais como leigo. Portanto, após raciocionar, nem percebo quando pode haver opiniões tão extremadas quando claramente é um assunto que não é simples e que fica numa área cinzenta que não é inteligível pelo homem médio.
O erro mais crasso é levar esta questão para o lado social e é o que causa tanta polémica. Nunca pode ser analisada desse prisma.
São questões complicadas e até diria que a análise tem de ser necessariamente casuística. Agora, é inegável que um atleta de topo tem de ser uma besta do ponto de vista genético porque caso contrário não seria de topo, mas tu seja o Pogacar, o Michael Phelps ou o Usain Bolt, que evidentemente são extraordinários, não tens qualquer dúvida de que se tratam de homens e afinal de contas o requisito para participar numa ou noutra categoria é ser um homem ou uma mulher. Já casos como a Semenya, tem os cromossomas XY, testículos que não desceram, produz testosterona como um homem, não tem útero, trompas de falópio e não menstrua. Não produz, portanto os gâmetas femininos, nem parece ter alguma vez o potencial de os produzir. Tem, no entanto, uma vagina. Estamos certos de que se trata de uma mulher? Eu não estou assim tão seguro disso e claro que também sou leigo na matéria, mas quanto muito e sendo intersexo, até podes dizer que é uma pessoa assexuada.
Assim sendo sobram-te estas opções:
-Não participa de todo por não conseguires categorizar como homem ou mulher;
-Participa na categoria dos homens onde não tem a referida vantagem;
-Participa na categoria das mulheres com um tratamento hormonal que anule a vantagem;
-Participa na categoria das mulheres, sendo que todos estaremos conscientes que as restantes adversárias partirão numa posição extremamente ingrata.
Depois, havendo a politização da situação, claro que muita gente de esquerda enquadrará de uma forma mais progressista e quem é de direita dará um spin conservador à situação.