Informação PCM-Portugal

Liga Virtual 2025: draft já se encontra a decorrer!

Data/Hora: 23 Mar 2025, 12:06

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 338 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 ... 23  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 01 Ago 2024, 18:45 
O Cepo
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 08 Ago 2009, 15:53
tozequio Escreveu:
Confesso que nunca tinha ouvido falar dela. :oops:

Que seja a primeira de muitas medalhas! :D

Esteve presente nos jogos de Tóquio também, mas ela não é propriamente uma atleta super cotada em termos de palmarés. O dia de hoje foi de uma superação imensa.

deviantART

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 01 Ago 2024, 19:00 
Dobradinha no Tour
Dobradinha no Tour

Registado: 12 Nov 2007, 00:16
tozequio Escreveu:
Confesso que nunca tinha ouvido falar dela. :oops:

Que seja a primeira de muitas medalhas! :D

Os judocas que levamos aos JO num dia bom podiam todos lutar por medalhas. Mas o judo é ingrato. Não pode é ser sempre ingrato contra nós e hoje viu-se isso.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 01 Ago 2024, 19:08 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 24 Ago 2007, 14:18
sinceramente acho que ninguem no judo era favorito a medalhas. Ainda que outros possam ter metido água e chegado menos longe que o que deviam nao acreditava em medalha para ninguém. A tendência é achar que se alguém é bom e ganhou medalhas em torneios do grand prix ou do grand slam devem ser suficientemente bons mas há imensas competiçoes. Há bastantes que sao bons e lutam por ganhar coisas o resto do ano mas eu nao acho que haja algum que de forma continuada se possa dizer "esta pessoa é top 4 no peso dele/dela" a ponto de ir ganhar nos olimpicos mas ela ganhou o bronze e muito bem. Para mim automaticamente o resumo da modalidade nestes jogos já é positivo por esse motivo.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 01 Ago 2024, 19:14 
O Cepo
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 08 Ago 2009, 15:53
Também tendo mais para a posição do Alaska que para do Luciano. Tinha que ser um excelente dia de alguns judocas portugueses emparelhado com um dia bastante mau dos restantes para termos hipóteses de medalhas na maioria das categorias. Tinha apenas esperança no Jorge ao início dos Jogos, mas depois de olhar ao sorteio fiquei logo tremido como referi aqui.

E subscrevo a questão de medalhas em grand slams e grand prix valerem o que valem, com exceção do Grand Slam de Paris e até de Tóquio onde é garantido que a elite mundial vai aparecer para competir em peso. Mesmo os rankings mundiais no judo são extremamente enganadores e não traduzem 1:1 o verdadeiro valor dos atletas, principalmente quando há atletas verdadeiramente dominadores que aparecem em poucas provas e pontuam o suficiente para se qualificarem.

Edit: Que atleta é a Biles.

deviantART

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 01 Ago 2024, 19:49 
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 22 Abr 2011, 22:01
Não consegui ver os combates da tarde, mas é uma medalha muito merecida veio com a atitude certa.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 01 Ago 2024, 20:17 
Alezz Rolland!!
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 28 Dez 2010, 00:25
Filipee Escreveu:
Eu não quero estar a entrar pelo rabbit hole, que estes assuntos cada vez vão ser mais constantes, mas não há um lado certo ou errado. Se nasceu homem e agora é mulher, fez tratamentos que, em teoria, diminuem a diferença hormonal. Agora, como é que se vai moderar quem é que está num range em que a competição não é afectada? Se nasceu mulher mas o sistema hormonal não é o standard, como é que se regula os limites do "standard"?
A resposta certa na teoria seria competirem no sexo em que nasceram, mas nem essa faz grande sentido por tudo o resto. Boa sorte a quem tem de regular isto, vai ser sempre engolido vivo seja qual for a decisão.

Abri este tópico durante a tarde e achei as opiniões demasiado extremadas, achei que ainda ia aparecer um comentário certeiro e foi mesmo. Subscrevo a 200%.

Se por um lado pendia para o argumento do Candido (fazia-me todo o sentido a vantagem que tinha), a referência ao Pogacar deixou-me a pensar. Inicialmente, achei-a idiota confesso, mas durante a tarde tenho pensado em como desmontar isto e a verdade é que acabo sempre na genética e biologia (que é a premissa do lado do Candido). Muito difícil mesmo, ainda mais como leigo. Portanto, após raciocionar, nem percebo quando pode haver opiniões tão extremadas quando claramente é um assunto que não é simples e que fica numa área cinzenta que não é inteligível pelo homem médio.
O erro mais crasso é levar esta questão para o lado social e é o que causa tanta polémica. Nunca pode ser analisada desse prisma.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 01 Ago 2024, 20:48 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 13 Abr 2014, 12:27
Muito bem a Patrícia, mesmo em termos de postura teve sempre combates muito interessantes e intensos (mesmo que curtos) o que nem sempre acontece. =D>

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 01 Ago 2024, 21:16 
Dobradinha no Tour
Dobradinha no Tour

Registado: 12 Nov 2007, 00:16
Kazam Escreveu:
Também tendo mais para a posição do Alaska que para do Luciano. Tinha que ser um excelente dia de alguns judocas portugueses emparelhado com um dia bastante mau dos restantes para termos hipóteses de medalhas na maioria das categorias. Tinha apenas esperança no Jorge ao início dos Jogos, mas depois de olhar ao sorteio fiquei logo tremido como referi aqui.

E subscrevo a questão de medalhas em grand slams e grand prix valerem o que valem, com exceção do Grand Slam de Paris e até de Tóquio onde é garantido que a elite mundial vai aparecer para competir em peso. Mesmo os rankings mundiais no judo são extremamente enganadores e não traduzem 1:1 o verdadeiro valor dos atletas, principalmente quando há atletas verdadeiramente dominadores que aparecem em poucas provas e pontuam o suficiente para se qualificarem.

Edit: Que atleta é a Biles.

Eu também não quis dizer que são favoritos. Acho é que têm todos um bom nível e num dia bom podem lutar de igual para igual com qualquer adversário. E como se viu hoje estar num dia bom pode fazer toda a diferença. A diferença de nível para quem faz 3º, 5º ou 7º não é muito grande (normalmente).
O Jorge é um grande atleta e veio com um bom elã de Tóquio mas o último ano foi complicado e provavelmente não chegou aqui ao nível que gostaria.
Também acho que o importante é ir criando o bichinho nos mais novos com estas conquistas para daqui a uns anos estarmos num patamar superior.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 01 Ago 2024, 21:21 
CAMPEÓN, ALBERTO CAMPEÓN.
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 17 Ago 2013, 17:48
Roche Escreveu:
Filipee Escreveu:
Eu não quero estar a entrar pelo rabbit hole, que estes assuntos cada vez vão ser mais constantes, mas não há um lado certo ou errado. Se nasceu homem e agora é mulher, fez tratamentos que, em teoria, diminuem a diferença hormonal. Agora, como é que se vai moderar quem é que está num range em que a competição não é afectada? Se nasceu mulher mas o sistema hormonal não é o standard, como é que se regula os limites do "standard"?
A resposta certa na teoria seria competirem no sexo em que nasceram, mas nem essa faz grande sentido por tudo o resto. Boa sorte a quem tem de regular isto, vai ser sempre engolido vivo seja qual for a decisão.

Abri este tópico durante a tarde e achei as opiniões demasiado extremadas, achei que ainda ia aparecer um comentário certeiro e foi mesmo. Subscrevo a 200%.

Se por um lado pendia para o argumento do Candido (fazia-me todo o sentido a vantagem que tinha), a referência ao Pogacar deixou-me a pensar. Inicialmente, achei-a idiota confesso, mas durante a tarde tenho pensado em como desmontar isto e a verdade é que acabo sempre na genética e biologia (que é a premissa do lado do Candido). Muito difícil mesmo, ainda mais como leigo. Portanto, após raciocionar, nem percebo quando pode haver opiniões tão extremadas quando claramente é um assunto que não é simples e que fica numa área cinzenta que não é inteligível pelo homem médio.
O erro mais crasso é levar esta questão para o lado social e é o que causa tanta polémica. Nunca pode ser analisada desse prisma.

São questões complicadas e até diria que a análise tem de ser necessariamente casuística. Agora, é inegável que um atleta de topo tem de ser uma besta do ponto de vista genético porque caso contrário não seria de topo, mas tu seja o Pogacar, o Michael Phelps ou o Usain Bolt, que evidentemente são extraordinários, não tens qualquer dúvida de que se tratam de homens e afinal de contas o requisito para participar numa ou noutra categoria é ser um homem ou uma mulher. Já casos como a Semenya, tem os cromossomas XY, testículos que não desceram, produz testosterona como um homem, não tem útero, trompas de falópio e não menstrua. Não produz, portanto os gâmetas femininos, nem parece ter alguma vez o potencial de os produzir. Tem, no entanto, uma vagina. Estamos certos de que se trata de uma mulher? Eu não estou assim tão seguro disso e claro que também sou leigo na matéria, mas quanto muito e sendo intersexo, até podes dizer que é uma pessoa assexuada.

Assim sendo sobram-te estas opções:

-Não participa de todo por não conseguires categorizar como homem ou mulher;
-Participa na categoria dos homens onde não tem a referida vantagem;
-Participa na categoria das mulheres com um tratamento hormonal que anule a vantagem;
-Participa na categoria das mulheres, sendo que todos estaremos conscientes que as restantes adversárias partirão numa posição extremamente ingrata.

Depois, havendo a politização da situação, claro que muita gente de esquerda enquadrará de uma forma mais progressista e quem é de direita dará um spin conservador à situação.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 01 Ago 2024, 22:11 
Membro do Mês
Membro do Mês

Registado: 13 Ago 2009, 20:37
Sobre o tema da argelina é também engraçado que as opiniões estejam a ser dadas tendo como base uma decisão de uma federação cuja situação de ingovernabilidade tem colocado em causa a permanência da modalidade no programa olímpico.

Pelo que vi a decisão de excluir a atleta dos mundiais em questão ocorreu sem que tenham sido realizados testes de testosterona, recorrendo a testes não especificados, e com uma decisão que veio dos altos dirigentes dessa federação.

Entrando em questões e coincidências políticas, é uma federação que está controlada pela Rússia nos seus órgãos dirigentes, e cujo presidente é um putinista que até muito recentemente fez parte da comita oficial do Putin numa viagem à China. Curiosamente a argelina foi desclassificada antes de disputar a final com uma chinesa e a outra atleta desclassificada é de Taiwan.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 01 Ago 2024, 22:37 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 14 Jul 2009, 21:07
O David Rosa está onfire no X, contra essa atleta.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Ago 2024, 06:44 
TEIKIRIZE?
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 06 Jun 2011, 12:07
edKarry Escreveu:
Davide Escreveu:
Bernardo_ Escreveu:
Mas ele mudou de sexo ou nasceu mulher e a genetica dela dá-lhe vantagem competitiva?

Segunda opção

Não é segunda opção nada. É intersexo, logo tem os cromossomas XY e por isso foi excluída do mundial de boxe, de resto se fosse uma competição da Associação Internacional de Boxe não poderia competir. Naturalmente existem vantagens biológicas adjacentes, algo tão claro tendo em conta a natureza humana que a argelina inicialmente quis apelar o caso mas desistiu, e uma taiwanesa que compete nos 57kg nem sequer apelou. A parte de ser trans já é patetice.

Eu entendi que o Bernardo queria saber se era uma atleta Trans ou não, por isso respondi daquela forma

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Ago 2024, 08:56 
Administrador
Administrador

Registado: 21 Ago 2007, 02:49
Hoje é um dia cheio. Programa dos portugueses para esta sexta-feira, 2 de Agosto:

9:00 - Rochele Nunes (Judo - eliminatórias +78 kg)
9:35 - Lorène Bazolo (Atletismo - 100 metros, preliminares)
10:00 - Diogo Ribeiro (Natação - 100 metros mariposa, eliminatórias) b)
10:21 - Isaac Nader (Atletismo - 1.500 metros, 1.ª ronda)
10:50 - Lorène Bazolo (Atletismo - 100 metros, 1.ª ronda)
11:00 - Diogo Costa/Carolina João (Vela - 470, regata 1 e 2)
11:00 - Eduardo Marques (Vela - ILCA 7, regatas 3 e 4)
15:00 - Rochele Nunes (Judo - finais +78 kg) a)
17:00 - Gabriel Albuquerque (Ginástica - Trampolins, qualificação)
17:10 - Mariana Machado (Atletismo - 5.000 metros, 1.ª ronda)
17:55 - Liliana Cá (Atletismo - lançamento do disco, qualificação)
18:45 - Gabriel Albuquerque (Ginástica - Trampolins, final) a)
19:10 - Francisco Belo (Atletismo - lançamento do peso, qualificação)
19:10 - Tsanko Arnaudov (Atletismo - lançamento do peso, qualificação)
19:20 - Irina Rodrigues (Atletismo - lançamento do disco, qualificação)
19:30 - Diogo Ribeiro (Natação - 50 metros livres, final) a)
19:39 - Camila Rebelo (Natação - 200 metros costas, final) a)
20:09 - Diogo Ribeiro (Natação - 100 metros mariposa, meias-finais) a)

a) Caso se qualifique.
b) Horário de participação ainda a definir.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Ago 2024, 09:12 
Sportingado
Moderador
Moderador

Registado: 12 Jun 2009, 19:50
Este combate da Rochele... Pelo menos ganhou. :mrgreen:

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Ago 2024, 09:13 
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 22 Abr 2011, 22:01
Filipee Escreveu:
Este combate da Rochele... Pelo menos ganhou. :mrgreen:

E agora em teoria pode bem chegar aos quartos.

Resposta com citações  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 338 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 ... 23  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal