Informação PCM-Portugal

Está a começar a Liga Virtual 2024! O Draft World Tour já arrancou. Está atento a este tópico do nosso fórum!

Data/Hora: 16 Abr 2024, 05:02

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 214 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15

Quem vai ser Campeão do Mundo?
Votação encerrada em 12 Jul 2018, 18:28
Alemanha 25%  25%  [ 1 ]
Argentina 25%  25%  [ 1 ]
Bélgica 0%  0%  [ 0 ]
Brasil 25%  25%  [ 1 ]
Colômbia 0%  0%  [ 0 ]
Croácia 0%  0%  [ 0 ]
Espanha 0%  0%  [ 0 ]
França 0%  0%  [ 0 ]
Inglaterra 0%  0%  [ 0 ]
México 0%  0%  [ 0 ]
Polónia 0%  0%  [ 0 ]
Portugal 25%  25%  [ 1 ]
Rússia 0%  0%  [ 0 ]
Uruguai 0%  0%  [ 0 ]
Outro 0%  0%  [ 0 ]
Total de votos : 4
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 17 Jul 2018, 00:31 
O Cepo
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 08 Ago 2009, 15:53
Mensagens: 10090
Ao que parece o Kanté jogou a final com uma gastroentrite.

_________________
Imagem

deviantART


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 18 Jul 2018, 10:14 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 25 Ago 2007, 23:41
Mensagens: 14869
Localização: Leiria
http://www.record.pt/internacional/comp ... eario.html

Grande atitude!! =D>


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 18 Jul 2018, 13:09 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Out 2008, 20:45
Mensagens: 16784
Localização: Buenos Aires, Argentina
untal Escreveu:
zeduarte 10 Escreveu:
Eu até entendo que alguém não veja o que o Ronaldo trouxe ao jogo de Portugal no Mundial mas desvalorizar o que ele fez com Espanha é... hmmm... especial.

Ponto prévio 1: não li as páginas seguintes de discussão, portanto peço desculpa se repito informação.
Ponto prévio 2: para mim (e eu sei que para a maior parte da população que discute futebol o seguinte não se aplica) o futebol, e a discussão a ele associada, não pode ser reduzido ao golo.

Contra a Espanha, o Ronaldo ganhou um penalty, graças a uma acção errada e não forçada, diria eu, do Nacho; fez um remate que deu em golo devido ao frango do guarda-redes espanhol; marcou um golaço de livre (muito bem ganho, dizemos nós, apesar de se ter atirado para o chão, mas é assim o futebol) , depois de mais de 30 (?) tentativas falhadas em outros jogos passados. Ou seja, a super exibição do Ronaldo contra a Espanha reduz-se a 3/4 milissegundos e a acções erradas de adversários. Apesar do Ronaldo ter tido algumas boas acções ao longo do jogo, a sua exibição é reduzida a esses milissegundos, até porque Portugal não jogou a ponta de um falo e se não fosse um conjunto muito específico de aleatoriedades (p.e. bolas ao ferro na baliza do Patrício, o frango do De Gea) tínhamos perdido, apesar da exibição do Ronaldo.

Porque a(s) exibição(es) do Ronaldo resume(m)-se aos golos. Contra a Espanha e contra Marrocos, onde ele marcou e as coisas correram bem, está tudo bem. Nos jogos em que ele não marcou e que as coisas correram pior, os críticos do Ronaldo já tinham razões para bicar.

Ora, nem o futebol pode ser reduzido a golos (se o quisermos discutir realmente), nem podemos tirar o golo da equação em que nos baseamos para avaliar a qualidade ou a performance de uma equipa ou de um jogador. Mas, tirando os 3 milissegundos contra a Espanha, onde 2 deles ele teve a vantagem dos adversários cometerem erros crassos, como foi a exibição global no mundial do Ronaldo ou mesmo nesse jogo contra a Espanha? Qual foi o contributo dele? Sinceramente, não foi nada de especial, já que estamos a falar de um dos melhores jogadores da história. Talvez por causa da idade, de influências de treinadores, ou seja lá do que for, na minha opinião, agora o Ronaldo é um jogador quase binário: se no jogo marca golos, é incrível; se não marca, não é nada de especial.


Não consigo concordar com a tua opinião.

Acho que estás a avaliar o Cristiano com base na ideia que trazes dele pelo que tem feito fora do Mundial e diria até que te estás a esforçar demasiado para desvalorizar o que ele faz.
Em relação ao tempo que o Ronaldo brilhou no jogo, não posso aceitar que isso seja reduzido a não-sei-quantos-milissegundos. Se alguém for ver, mesmo em resumo, os principais lances do Cristiano terá muito mais que alguns segundos.
Dizer que no lance do penatly há mais demérito do Nacho que mérito do Cristiano também me parece injusto porque seguindo essa lógica na maior parte dos golos a que assistimos conseguimos encontrar demérito nalgum defesa. O futebol é um jogo também de erros e o Cristiano soube explorá-los. No segundo golo concordo que há muito demérito ad versário, mas ainda assim é também possível dar algum crédito ao Cristiano. E no terceiro golo não há mais nada a dizer… sendo que tal como no penalty é ele próprio quem ganha a falta.

Isto foram os golos, que obviamente é o que tem mais impacto, mas houve mais. O Cristiano deu-se imenso ao jogo durante o Mundial, sobretudo contra Espanha com especial qualidade, e isso até é algo que não acontece no Real Madrid. Teve um critério brutal na maior parte das suas ações no jogo com Espanha, levando sempre a equipa para a frente com muita clareza e com um bocadinho de mais esclarecimento dos colegas o De Gea tinha, pelo menos, sido posto à prova mais vezes. Defensivamente pressionou muito mais do que é habitual, andou muito tempo atrás da linha da bola o que, num jogador como ele, só demonstra compromisso. E como sempre esteve sempre muito ativo nas bolas paradas defensivas.

Agora sobre futebol no geral, eu acho é possível encontrar demérito em todos os lances de golo, mas mais importante será ver o mérito onde ele existe e o Cristiano tem um mérito brutal em ir buscar aquele penalty e depois em convertê-lo.

Quanto ao tempo de ação, lembro-me de ter começado a jogar futebol de 11 e nesse ano o Cardozo faz 3 golos ao Sporting, alguns bem jeitosos e foi o homem do jogo sendo que nos dias seguintes todos falavam dele. Um dado curioso foi que as ações com bola do Cardozo totalizaram qualquer coisa como 30 segundos, não me lembro em concreto mais lembro-me de ficar triste e pensar no que era ser um bom jogador. Cada vez mais vai parecendo que há muitas formas de o ser. O Cristiano não precisa de ter muita bola para fazer a diferença, e não há nada de mal nisso.

Citar:
ou seja lá do que for, na minha opinião, agora o Ronaldo é um jogador quase binário: se no jogo marca golos, é incrível; se não marca, não é nada de especial.


Tendo a concordar com isto, mas lá está, acho que o Ronaldo no Mundial teve um futebol diferente. Contra o Uruguai talvez tenha sido a excepção, mas notou-se que não estava confortável a ter que jogar tão longe da área. Nesse jogo claramente não conseguiu marcar a diferença.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 19 Jul 2018, 17:47 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Jun 2008, 16:41
Mensagens: 13342
Localização: Gondomar State of Mind
Não, eu não me esforcei para desvalorizar o que fez ou faz o Ronaldo. Para o fazer teria de me esforçar imenso. A minha intenção foi apenas explicar porque é que não acho que o que fez o Ronaldo contra a Espanha tenha sido particularmente especial. Já marcou golos de todo o lado, livres a 35 metros do lado esquerdo, do lado direito, bicicletas a mais de 2 metros de altura, calcanhares, eu sei lá. Ter ganho um penalty e ter rematado à figura do redes não é nada especial, da maneira que eu vejo as coisas. O livre sim, é, mas já vi tantos golaços assim dele... Ter mais critério que o Guedes, o João Mário e o Moutinho também não é nada de surpreendente tendo em conta que estamos a falar de quem estamos a falar.

Em relação ao mérito ou ao demérito que se atribui, acho que a análise tem que ser feita caso a caso. É claro que há mérito em ganhar um penalty, é claro que há mérito em provocar o erro ao guarda-redes, o que não significa que o demérito de quem comete o erro não seja superior ou inferior ao mérito do adversário.

Esta discussão só existe porque eu estou mal-habituado. O Ronaldo é tão forte, que no jogo contra a Espanha não me pareceu nada de especial.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 214 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal