Informação PCM-Portugal

A Liga Virtual PCM-Portugal 2026 está a chegar! Podes aceder a toda a informação sobre mais uma edição nesta secção do nosso fórum!

Data/Hora: 22 Dez 2025, 01:24

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 12789 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 849, 850, 851, 852, 853

Em que partido votar nas Eleições Legislativas 2025?
AD (PSD/CDS) 13%  13%  [ 4 ]
PS 0%  0%  [ 0 ]
Chega 19%  19%  [ 6 ]
IL 23%  23%  [ 7 ]
BE 6%  6%  [ 2 ]
CDU 6%  6%  [ 2 ]
Livre 26%  26%  [ 8 ]
PAN 0%  0%  [ 0 ]
ADN 0%  0%  [ 0 ]
RIR 3%  3%  [ 1 ]
JPP 0%  0%  [ 0 ]
ND 0%  0%  [ 0 ]
PCTP/MRPP 0%  0%  [ 0 ]
Volt 0%  0%  [ 0 ]
Outro 3%  3%  [ 1 ]
Total de votos : 31
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Politiquices
MensagemEnviado: 17 Dez 2025, 17:39 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 24 Jun 2008, 16:41
Kazam Escreveu:
Honestamente, acho que isto é uma daquelas vezes em que me espanta o quão mal intencionados os media podem ser. Conseguem desvirtuar completamente a intervenção do homem e vira-la de pernas para o ar, e é um fogo que se espalha mais rápido do que qualquer esforço para o apagar.

De acordo, mas acho que a má intenção que referes não é propriamente má intenção, é apenas o corolário da busca da receita imediata.
Quando vi a imagem nas redes com a frase escandalosa fiquei irritado. Vi a declaração no telejornal e mais irritado fiquei. Depois vi sem estar cortado e percebi que o seu ponto foi tirado completamente do contexto. Imagino que isto seja a evolução do clickbait para o ragebait, as interações nas redes dão dinheiro, seguidores e mais interações futuras, as TVs querem passar as coisas mais impactantes para terem mais audiências e terem mais vantagem na negociação da publicidade. E toda a gente de todas as orientações políticas cai nisto uma vez ou outra, aparentemente.
O ministro não quis dizer que os pobres estragam mais, quis dizer que há provas de que as chefias e as gestões médias se mexem mais rápido se houver gente com poder prejudicada. Isto foi evidente quando roubaram o computador do filho do primeiro-ministro, se fosse o meu bem que tinha ficado sem ele e não foi porque o PM ligou para a polícia de Nevogilde, foi uma consequência orgânica do ser humano atender mais rápido e com mais vontade os problemas de quem é mais poderoso. O modelo que ele "propôs" é usado em países ditos progressivos. Achar que ele disse que os pobres são uns vândalos é legítimo, mas não dar o benefício da dúvida é má-fé ou ter visto a intervenção cortada. Toda a gente se engana e se expressa mal às vezes, são coisas que acontecem. Porém, e é uma pena que eu não tenha contacto com o sr. ministro, como eu concordo tanto com esta ideia que ele expôs, acho que ele devia propor aos seus colegas ministros a nacionalização de todos os hospitais. Assim todos eram do SNS e as pessoas de classe alta eram obrigadas a ser tratadas lá, o que geraria, segundo a ideia do ministro, uma melhor gestão do mesmo SNS que nos beneficiaria a todos. Infelizmente isto ia tirar muito dinheirinho a muitos amigos dos amigos dos ministros. É uma pena que estas boas ideias só possam ser executadas se não tirarem capital a quem o tem de sobra.
Mas pronto, os editores que não queriam induzir em erro as pessoas já foram sanados dos jornais e agora quem decide nas redações são pessoas colocadas lá pelos decisores bem pagos que nada produzem e o objetivo desses editores é atingir os KPIs - se for preciso interpretar de má fé? ups, foi engano.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 17 Dez 2025, 18:00 
O Cepo
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 08 Ago 2009, 15:53
Estou de acordo contigo. Quando falei de má intenção não estava a tentar dar a entender que os media são contra a direita/PSD, ou a puxar o tema de servirem o sistema ou trabalharem contra ele. Como disse mais à frente, acho que se servem a si mesmos.

Parecem-me acertar na mouche os comentários (e admito que também o livro, apesar de não o ter lido) do Adolfo Mesquita Nunes quanto à forma como os algoritmos estão a gerar polarização social e política. Este clickbait->ragebait alimenta-se e alimenta esse ciclo também.

Para enfatizar: eu concordo a 100% que a forma como o ministro apresentou o tema foi infeliz e, sabendo o ambiente mediático que se vive, estava a abrir a porta a ser retirado de contexto de forma demasiado fácil.

(E pelo caminho que venha um SNS bem gerido em vez de um deixado ao abandono, por favor.)

deviantART

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 17 Dez 2025, 19:09 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 25 Ago 2007, 23:41
Kazam Escreveu:
Eu não estou a dizer que a comunicação do ministro foi boa, e para que conste eu nem sequer sou apoiante dele. Havia, efetivamente, mil melhores maneiras de frasear. Mas também não acho que a interpretação seja assim tão dúbia ou difícil, ou que precise imenso de entrelinhas, quando a intervenção é ouvida do início ao fim. Os média escolheram servir o clickbait e pegar numa parte da intervenção que, de forma isolada, levava a interpretação para o lado quase oposto da que se tira da intervenção global. E independentemente da cor política, podiam ter escolhido servir como instrumento facilitador da interpretação, não o contrário.

@xanuh, não sei se o teu segundo parágrafo era para mim em específico, mas eu nunca me posicionei aqui sequer entre o governo atual e o passado. O meu comentário é muito mais direcionado ao papel incendiário dos media que propriamente com o intuito de defender ou preservar a honra do ministro. E sim, é verdade que os media são maus para ambos os lados, em momentos diferentes. Servem-se a si mesmos.

Não era especificamente para ti. Na verdade nem era para os media (e concordo contigo e com o untal, actualmente funcionam quase todos á base do clickbait). Estava a falar dos tão famosos comentadores, que hoje ocupam a esmagadora maioria do tempo televisivo no nosso país. E esses claramente tratam os temas de forma diferente com este governo vs o anterior. Desde estas questões mais "simples" até aos graves problemas da saúde, tentam levar-nos a crer que devemos dar tempo, devemos compreender, etc etc, quando antes estava tudo a desmoronar e era urgente mudar de Governo e de ministros.

Era mais nesse sentido. De resto concordo com ambos.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 19 Dez 2025, 11:08 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 01 Out 2008, 20:45
O Marques Mendes tem feito uma das melhores campanhas que já vi. Mas as avenças… a realidade impõe-se. No entanto os portugueses não se devem preocupar muito :P

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 19 Dez 2025, 11:33 
Vencedor da Vuelta
Vencedor da Vuelta

Registado: 25 Abr 2008, 19:10
Espero pelo estudo sobre quais os partidos que estavam nas Câmaras Municipais dos concelhos destes distritos porque no Governo já sabemos quem passou lá mais tempo desde 2007

Imagem

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 19 Dez 2025, 13:39 
CAMPEÓN, ALBERTO CAMPEÓN.
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 17 Ago 2013, 17:48
zeduarte 10 Escreveu:
O Marques Mendes tem feito uma das melhores campanhas que já vi. Mas as avenças… a realidade impõe-se. No entanto os portugueses não se devem preocupar muito :P

Não sei se tem feito uma das melhores ou o Almirante uma das mais trágicas. O Marques Mendes nem fideliza o voto do PSD, do que tenho visto anda ali nos 18-20% nas sondagens.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 19 Dez 2025, 13:46 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 01 Out 2008, 20:45
Teve 20% numa fase em que há mais 3 candidatos fortes na direita e ainda um candidato do PS que leva apoio de Passistas.
Aqui há uns anos o Marques Mendes tinha bastante desaprovação. Além disso, podes fazer tudo bem e não conseguires chegar às pessoas quando já há algum preconceito. No que podes controlar a 100%, que são os debates e as tuas intervenções, o MM tem estado irrepreensível.

Quanto ao Almirante sim, é um escândalo. Mas pronto. É um acidente ambulante.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 19 Dez 2025, 14:00 
CAMPEÓN, ALBERTO CAMPEÓN.
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 17 Ago 2013, 17:48
Não vi a maioria dos debates, mas dos que assisti concordo que tenha estado bem e com a máquina do PSD a apoiá-lo tem todas as condições para fazer uma excelente campanha. No entanto, acho esse exemplo do Passos perfeito, tenho a certeza que conseguiria federar muito mais o espaço à direita, secar quase por completo a IL e ainda roubava algum eleitorado do Chega.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 19 Dez 2025, 14:26 
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual

Registado: 26 Fev 2009, 13:03
Duvido que o país aguente 10 anos de consultadorias do Marques Mendes.

Resposta com citações  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 12789 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 849, 850, 851, 852, 853

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal