dberkie Escreveu:
p3druh Escreveu:
@dberkie, eu discordo. A versão contada pelo miúdo foi partilhada por todo o mundo (apesar de ser uma iniciativa da Nescafé Húngara) e notícia em milhares de órgãos de comunicação. Desses, aposto que nem 5% chegaram a noticiar que afinal a história não era a que tinha sido contada. Mesmo na imagem da marca percebida pelas pessoas, o impacto negativo da primeira notícia não é totalmente apagado pela explicação posterior. E isto é apenas para aqueles que chegaram a saber que afinal a notícia não era totalmente verdade, que eu acho que devem ser uma minoria muito pequena...
Eu não sou frequentador do 9gag, apenas conheço a fama e algumas imagens que o meu irmão me mostra. Mas pelo que escreveste sobre o que se passou julgo que a Nescafé pode ter ficado afectada mas tem condições para aproveitar a situação e tirar benefícios.
Publicidade negativa pode não trazer só efeitos negativos. E tenho dúvidas que se possa medir os estragos apenas pelo nº de pessoas que sabem ou não da história. Entrando no campo das suposições, se eu considerar que a maior parte dos frequentadores do site não são pessoas do grupo etário com maior poder de decisão sobre a compra dos produtos da Nescafé, não vejo por aí grandes efeitos a não ser umas boas gargalhadas à custa da empresa.
Por outro lado, está nas mãos da própria empresa aproveitar o facto de ter feito a tal contribuição a causas nobres. Se souber fazer uso disso, pode por exemplo conseguir passar a mensagem "Nescafé solidaria com X" a público que desconhece a história e que provavelmente nunca ouviu falar do 9gag.
Como tu deves saber e explicar melhor que eu, as grandes marcas que se conseguem manter no topo precisam de ser faladas, precisam de entrar no quotidiano das pessoas como uma coisa normal. Há marcas até que conseguem atingir estatutos que deixam de ser faladas como marcas, isto é, quando dizemos "traz-me uma coca-cola" ou "tenho que comprar mais nescafé" não significa que nos estejamos a referir à marca Coca-Cola e à marca Nescafé. Vendo por esse prisma, julgo que esta situação não é necessariamente negativa porque apesar de tudo é mais uma forma do nome "Nescafé" estar a circular. E, como disse, a própria marca só não tira proveitos disso se não quiser. Por exemplo, quem sabe se qualquer dia não vemos uma publicidade a um produto Nescafé com um meme qualquer? Nessa altura, o público que ficou desagradado com esta situação e que desconhece a verdadeira história pode até achar piada à coisa, e aí a situação inverte-se. Sei lá, há tanta coisa que se pode fazer para sair dessa situação.
edit: editei a parte final do post
Claro que não é pelos frequentadores do site que a marca fica mal vista. Nem era nesse prisma que eu estava a falar. Estava a falar sim do facto da disputa ter sido notícia em todo o mundo. Não foi uma coisa local e obscura.
Por muito que faça uma comunicação desse apoio a causas nobres, se estiver na mente das pessoas um exemplo contrário a marca nunca vai ser vista como solidária. E tens a questão do passa-palavra. Uma pessoa que esteja contente com uma marca por qualquer motivo (pode até nem ser relacionada com o consumo do produto ou serviço) comunica-o a duas, três pessoas. Uma pessoa que esteja descontente com a marca comunica-o a dez. Isto é uma velha máxima do marketing que eu acho que se aplica perfeitamente a este caso. A fofoca é sempre interessante. Aliás, basta abrir o facebook e ver a quantidade de pessoal que partilhou o caso.
Eu percebo onde queres chegar mas tens que ver que as marcas genéricas (que são marcas cujos produtos acabam por dar nome a todos os produtos semelhantes) não nasceram só pela comunicação. O seu principal cunho e o que as levou a esse ponto foi apresentarem um produto diferente para algo que o mercado ainda não tinha soluções. A comunicação ajudou a que essas marcas não saíssem do quotidiano das pessoas mas mesmo essas marcas tiveram grandes problemas em "abafar" alguns falhanços incríveis como a Coca-Cola com a New Coke. Basicamente, eu não concordo que qualquer publicidade seja boa publicidade.
Acredito que daqui por uns tempos se olhe para trás e se veja que afinal a Nescafé até saiu por cima de toda esta situação mas também acredito que, para isso acontecer, vão gastar muito mas mesmo muito tempo e dinheiro. Aliás, já começaram até.