Informação PCM-Portugal

A Liga Virtual PCM-Portugal 2026 está a chegar! Podes aceder a toda a informação sobre mais uma edição nesta secção do nosso fórum!

Data/Hora: 20 Abr 2026, 23:56

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 41749 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 1588, 1589, 1590, 1591, 1592, 1593, 1594 ... 2784  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Tópico Livre
MensagemEnviado: 21 Dez 2011, 16:23 
Administrador
Administrador

Registado: 24 Ago 2007, 10:21
Piadas iguais e extremamente velhas. Qualquer gajo que conheça o reddit deixa o 9gag em 2 dias.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 Dez 2011, 16:39 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 01 Dez 2007, 16:11
gheto Escreveu:
Jbtour Escreveu:
gheto Escreveu:
Jbtour Escreveu:
Enfim o 9gag, já anda a perder a piada a algum tempo, de qualquer das maneiras.

Porque dizes isso?
Tirando o dia de hoje, eu cá acho que continua completly awesome!

Sinceramente ver piadas 99% iguais sempre ou coisas tipo 9gag army contra tudo e todos para mim não têm piada. :-k

Piadas iguais? NOT
9 gag army? Só existe há meia dúzia de dias, e foi contruído por um bom motivo, para ajudar um miúdo que tem algumas deficiências físicas (não consegue andar) receber uma cadeira de rodas, e foi graças a esse "exército" que o miúdo conseguiu o prémio.

Essa história é a do miúdo da Nescafé?

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 Dez 2011, 17:32 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 28 Out 2008, 21:59
MarcoAZB Escreveu:
Piadas iguais e extremamente velhas. Qualquer gajo que conheça o reddit deixa o 9gag em 2 dias.

Iguais e velhas? Não podia discordar mais. Sempre que lá vou vejo sempre novos memes, sempre com qualquer coisa de novo, e sempre que é 100% repost não chega sequer à hot page. Para mim é mais do que suficiente para passar um bom bocado, há lá sempre cenas originais, e mesmo quando batem muito num determinado assunto (140, arrow in the knee, etc) continuo a achar sempre piada, porque conseguem sempre inventar qualquer coisita nova. Ultimamente tenho lá tentado ir todos os dias, antes de me deitar, vou numa de lá só ficar 10 minutinhos, mas quando dou por mim já vai numa hora, e é tempo que se passa bem, pois grande parte do tempo passo-o a rir-me interiormente.

@p3druh - Yupe.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 Dez 2011, 17:36 
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual

Registado: 22 Abr 2010, 19:28
gheto Escreveu:
MarcoAZB Escreveu:

Iguais e velhas? Não podia discordar mais. Sempre que lá vou vejo sempre novos memes, sempre com qualquer coisa de novo, e sempre que é 100% repost não chega sequer à hot page. Para mim é mais do que suficiente para passar um bom bocado, há lá sempre cenas originais, e mesmo quando batem muito num determinado assunto (140, arrow in the knee, etc) continuo a achar sempre piada, porque conseguem sempre inventar qualquer coisita nova. Ultimamente tenho lá tentado ir todos os dias, antes de me deitar, vou numa de lá só ficar 10 minutinhos, mas quando dou por mim já vai numa hora, e é tempo que se passa bem, pois grande parte do tempo passo-o a rir-me interiormente.

@p3druh - Yupe.

gheto knows. 8)

DeviantART

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 Dez 2011, 17:37 
Membro de Platina
Membro de Platina

gheto Escreveu:
MarcoAZB Escreveu:

@p3druh - Yupe.

Essa história foi uma bela invenção do miúdo. O rapaz que pediu ajuda pensava que o passatempo era contado por likes mas não. O que havia era um limite mínimo de likes para a participação ser aceite e depois, de entre as participações que cumprissem esse requisito, um júri escolheria os vencedores. O miúdo acabou por não ganhar, foi ao 9gag queixar-se que tinha sido eliminado da competição quando afinal apenas não tinha sido escolhido como vencedor e começou essa campanha de boicote à Nescafé mas não contou a parte de que o vencedor era eleito por um júri e não pelo número de likes.

Resultado: por causa da irresponsabilidade de um miúdo na internet (uma coisa perfeitamente banal), a Nescafé apanhou uma porrada descomunal na internet que se tornou notícia por todo o mundo e a reputação da marca ficou bem manchada, apesar de terem lançado comunicado atrás de comunicado a explicar a situação. E ainda se deram ao trabalho de pagar a uma instituição de caridade para crianças deficiente para acompanhar o irmão do puto.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 Dez 2011, 18:45 
Administrador
Administrador

Registado: 24 Ago 2007, 10:21
O que tu entendes por "conseguem arranjar sempre alguma coisa de novo", considero eu "ir buscar uma cena que já tem no mínimo 3 dias de Internet em cima a outros sites".

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 Dez 2011, 18:52 
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: 10 Nov 2008, 13:05
p3druh Escreveu:
gheto Escreveu:
MarcoAZB Escreveu:

@p3druh - Yupe.

Essa história foi uma bela invenção do miúdo. O rapaz que pediu ajuda pensava que o passatempo era contado por likes mas não. O que havia era um limite mínimo de likes para a participação ser aceite e depois, de entre as participações que cumprissem esse requisito, um júri escolheria os vencedores. O miúdo acabou por não ganhar, foi ao 9gag queixar-se que tinha sido eliminado da competição quando afinal apenas não tinha sido escolhido como vencedor e começou essa campanha de boicote à Nescafé mas não contou a parte de que o vencedor era eleito por um júri e não pelo número de likes.

Resultado: por causa da irresponsabilidade de um miúdo na internet (uma coisa perfeitamente banal), a Nescafé apanhou uma porrada descomunal na internet que se tornou notícia por todo o mundo e a reputação da marca ficou bem manchada, apesar de terem lançado comunicado atrás de comunicado a explicar a situação. E ainda se deram ao trabalho de pagar a uma instituição de caridade para crianças deficiente para acompanhar o irmão do puto.

De certa forma, a Nescafé também acaba por beneficiar da situação.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 Dez 2011, 19:03 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 28 Out 2008, 21:59
p3druh Escreveu:
gheto Escreveu:
MarcoAZB Escreveu:

@p3druh - Yupe.

Tou a ver que andas bem informado. Fui agora à procura de informação que sustentasse o que disseste e encontrei lá no facebook deles a explicação, pah, como não tenho conta no face, não fazia a mínima ideia disso, limitei-me a seguir o que escreviam nos memes e alguns comentários aos mesmos. Mas vendo a coisa com outros olhos, a criação do "9gag army" vem mediante de uma boa causa, tinha um objectivo concreto, ajudar uma pessoa que necessitava (não que as outras que participaram nesse mesmo concurso também não precisassem), e nesse capítulo tiveram bem e foi bonito de se ver, só foi pena é o miúdo não ter contado exactamente o que se tinha passado, porque depois todo um conjunto de boas intenções acabam denegridas.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 Dez 2011, 19:14 
Membro de Platina
Membro de Platina

gheto Escreveu:
p3druh Escreveu:
gheto Escreveu:
MarcoAZB Escreveu:

@p3druh - Yupe.

Tou a ver que andas bem informado. Fui agora à procura de informação que sustentasse o que disseste e encontrei lá no facebook deles a explicação, pah, como não tenho conta no face, não fazia a mínima ideia disso, limitei-me a seguir o que escreviam nos memes e alguns comentários aos mesmos. Mas vendo a coisa com outros olhos, a criação do "9gag army" vem mediante de uma boa causa, tinha um objectivo concreto, ajudar uma pessoa que necessitava (não que as outras que participaram nesse mesmo concurso também não precisassem), e nesse capítulo tiveram bem e foi bonito de se ver, só foi pena é o miúdo não ter contado exactamente o que se tinha passado, porque depois todo um conjunto de boas intenções acabam denegridas.

Pá, marketing é a minha cena, estes casos para mim são muito interessantes. Quanto ao que disseste, claro, não disputo isso. Disputo que se partiu para uma campanha que pode destruir a reputação de uma empresa com base na palavra de um miúdo de 13 anos (ou lá quantos tinha). Este tipo de movimentos têm todos motivações que eu admiro mas têm um poder completamente desproporcional à responsabilidade que lhes pode ser imputada. Isto dá azo a que muitas pessoas se lancem de cabeça nestas causas quando o pedido de ajuda pode partir de alguém mal intencionado que pode propositadamente informar erradamente as pessoas do movimento.

@dberkie, eu discordo. A versão contada pelo miúdo foi partilhada por todo o mundo (apesar de ser uma iniciativa da Nescafé Húngara) e notícia em milhares de órgãos de comunicação. Desses, aposto que nem 5% chegaram a noticiar que afinal a história não era a que tinha sido contada. Mesmo na imagem da marca percebida pelas pessoas, o impacto negativo da primeira notícia não é totalmente apagado pela explicação posterior. E isto é apenas para aqueles que chegaram a saber que afinal a notícia não era totalmente verdade, que eu acho que devem ser uma minoria muito pequena...

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 Dez 2011, 20:24 
Membro de Prata
Membro de Prata

p3druh Escreveu:
@dberkie, eu discordo. A versão contada pelo miúdo foi partilhada por todo o mundo (apesar de ser uma iniciativa da Nescafé Húngara) e notícia em milhares de órgãos de comunicação. Desses, aposto que nem 5% chegaram a noticiar que afinal a história não era a que tinha sido contada. Mesmo na imagem da marca percebida pelas pessoas, o impacto negativo da primeira notícia não é totalmente apagado pela explicação posterior. E isto é apenas para aqueles que chegaram a saber que afinal a notícia não era totalmente verdade, que eu acho que devem ser uma minoria muito pequena...

Eu não sou frequentador do 9gag, apenas conheço a fama e algumas imagens que o meu irmão me mostra. Mas pelo que escreveste sobre o que se passou julgo que a Nescafé pode ter ficado afectada mas tem condições para aproveitar a situação e tirar benefícios.

Publicidade negativa pode não trazer só efeitos negativos. E tenho dúvidas que se possa medir os estragos apenas pelo nº de pessoas que sabem ou não da história. Entrando no campo das suposições, se eu considerar que a maior parte dos frequentadores do site não são pessoas do grupo etário com maior poder de decisão sobre a compra dos produtos da Nescafé, não vejo por aí grandes efeitos a não ser umas boas gargalhadas à custa da empresa.

Por outro lado, está nas mãos da própria empresa aproveitar o facto de ter feito a tal contribuição a causas nobres. Se souber fazer uso disso, pode por exemplo conseguir passar a mensagem "Nescafé solidaria com X" a público que desconhece a história e que provavelmente nunca ouviu falar do 9gag.

Como tu deves saber e explicar melhor que eu, as grandes marcas que se conseguem manter no topo precisam de ser faladas, precisam de entrar no quotidiano das pessoas como uma coisa normal. Há marcas até que conseguem atingir estatutos que deixam de ser faladas como marcas, isto é, quando dizemos "traz-me uma coca-cola" ou "tenho que comprar mais nescafé" não significa que nos estejamos a referir à marca Coca-Cola e à marca Nescafé. Vendo por esse prisma, julgo que esta situação não é necessariamente negativa porque apesar de tudo é mais uma forma do nome "Nescafé" estar a circular. E, como disse, a própria marca só não tira proveitos disso se não quiser. Por exemplo, quem sabe se qualquer dia não vemos uma publicidade a um produto Nescafé com um meme qualquer? Nessa altura, o público que ficou desagradado com esta situação e que desconhece a verdadeira história pode até achar piada à coisa, e aí a situação inverte-se. Sei lá, há tanta coisa que se pode fazer para sair dessa situação.

edit: editei a parte final do post

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 Dez 2011, 23:03 
Membro de Platina
Membro de Platina

dberkie Escreveu:
p3druh Escreveu:

Eu não sou frequentador do 9gag, apenas conheço a fama e algumas imagens que o meu irmão me mostra. Mas pelo que escreveste sobre o que se passou julgo que a Nescafé pode ter ficado afectada mas tem condições para aproveitar a situação e tirar benefícios.

Publicidade negativa pode não trazer só efeitos negativos. E tenho dúvidas que se possa medir os estragos apenas pelo nº de pessoas que sabem ou não da história. Entrando no campo das suposições, se eu considerar que a maior parte dos frequentadores do site não são pessoas do grupo etário com maior poder de decisão sobre a compra dos produtos da Nescafé, não vejo por aí grandes efeitos a não ser umas boas gargalhadas à custa da empresa.

Por outro lado, está nas mãos da própria empresa aproveitar o facto de ter feito a tal contribuição a causas nobres. Se souber fazer uso disso, pode por exemplo conseguir passar a mensagem "Nescafé solidaria com X" a público que desconhece a história e que provavelmente nunca ouviu falar do 9gag.

Como tu deves saber e explicar melhor que eu, as grandes marcas que se conseguem manter no topo precisam de ser faladas, precisam de entrar no quotidiano das pessoas como uma coisa normal. Há marcas até que conseguem atingir estatutos que deixam de ser faladas como marcas, isto é, quando dizemos "traz-me uma coca-cola" ou "tenho que comprar mais nescafé" não significa que nos estejamos a referir à marca Coca-Cola e à marca Nescafé. Vendo por esse prisma, julgo que esta situação não é necessariamente negativa porque apesar de tudo é mais uma forma do nome "Nescafé" estar a circular. E, como disse, a própria marca só não tira proveitos disso se não quiser. Por exemplo, quem sabe se qualquer dia não vemos uma publicidade a um produto Nescafé com um meme qualquer? Nessa altura, o público que ficou desagradado com esta situação e que desconhece a verdadeira história pode até achar piada à coisa, e aí a situação inverte-se. Sei lá, há tanta coisa que se pode fazer para sair dessa situação.

edit: editei a parte final do post

Claro que não é pelos frequentadores do site que a marca fica mal vista. Nem era nesse prisma que eu estava a falar. Estava a falar sim do facto da disputa ter sido notícia em todo o mundo. Não foi uma coisa local e obscura.

Por muito que faça uma comunicação desse apoio a causas nobres, se estiver na mente das pessoas um exemplo contrário a marca nunca vai ser vista como solidária. E tens a questão do passa-palavra. Uma pessoa que esteja contente com uma marca por qualquer motivo (pode até nem ser relacionada com o consumo do produto ou serviço) comunica-o a duas, três pessoas. Uma pessoa que esteja descontente com a marca comunica-o a dez. Isto é uma velha máxima do marketing que eu acho que se aplica perfeitamente a este caso. A fofoca é sempre interessante. Aliás, basta abrir o facebook e ver a quantidade de pessoal que partilhou o caso.

Eu percebo onde queres chegar mas tens que ver que as marcas genéricas (que são marcas cujos produtos acabam por dar nome a todos os produtos semelhantes) não nasceram só pela comunicação. O seu principal cunho e o que as levou a esse ponto foi apresentarem um produto diferente para algo que o mercado ainda não tinha soluções. A comunicação ajudou a que essas marcas não saíssem do quotidiano das pessoas mas mesmo essas marcas tiveram grandes problemas em "abafar" alguns falhanços incríveis como a Coca-Cola com a New Coke. Basicamente, eu não concordo que qualquer publicidade seja boa publicidade.

Acredito que daqui por uns tempos se olhe para trás e se veja que afinal a Nescafé até saiu por cima de toda esta situação mas também acredito que, para isso acontecer, vão gastar muito mas mesmo muito tempo e dinheiro. Aliás, já começaram até.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 Dez 2011, 23:34 
Membro de Prata
Membro de Prata

p3druh Escreveu:
Acredito que daqui por uns tempos se olhe para trás e se veja que afinal a Nescafé até saiu por cima de toda esta situação mas também acredito que, para isso acontecer, vão gastar muito mas mesmo muito tempo e dinheiro. Aliás, já começaram até.

O meu ponto é esse mesmo. É possível sair por cima da situação, mesmo que isso signifique algum investimento. Mas isso acontece todos os dias, há investimentos cujo retorno não é quantificável e que faz parte da construção de uma imagem ou um conceito que terá efeitos a longo prazo.

Eu digo que isto não é muito grave para a empresa porque a própria NEscafé pode tirar proveitos disso. Pode mesmo assumir erros, contar a história e passar a mensagem "a partir de agora vamos estar mais atentos a questões sociais/humanas (...). somos demasiado grandes para não o fazer. As pessoas escolhem o nosso produto porque faz a diferença para os outros, e nós queremos fazer a diferença na vida das pessoas, sobretudo nas que mais precisam...." Podem criar produtos que cuja parte do preço reverta para uma cena qualquer, podem fazer publicidade a isso e sair a ganhar com tudo. E por aí fora. E então essa questão do passa-palavra funciona a favor deles, e pode até atingir pessoas mais importantes como público-alvo do que os frequentadores do 9gag. E pode chegar até todo o mundo na mesma.

Julgo que isto para a Nescafé não passa de um problemazito que se pode tornar uma oportunidade. E se até um gajo como eu tem ideias para tentar dar a volta por cima é porque não será difícil para eles pensarem numa estratégia.

Ainda assim, acho que isso não implica necessariamente um grande investimento de tempo e dinheiro, porque de certa forma até pode ajudar a Nescafé a organizar e dirigir a sua estratégia de comunicação numa certa direcção. Quem faz um press-release genérico da empresa, também faz um que aponte para o apoio a causas nobres. Quem lança um produto com desconto X, também lança um produto em que X reverte para qq coisa. Se calhar até vendem mais com essa mensagem. É tudo uma questão de jogo de cintura, de criatividade, do conhecimento do mercado, da angariação de apoios e parcerias, etc. Claro que têm que investir, mas de qualquer forma uma empresa como a Nescafé tem que estar sempre a investir, tem que estar sempre a acompanhar a evolução do mercado e do público.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 21 Dez 2011, 23:59 
Membro de Platina
Membro de Platina

A questão é que o impacto de campanhas de solidariedade na imagem das marcas é cada vez mais pequeno. Aliás, cada vez mais as marcas estão preocupadas em interagir directamente com o público em vez de através de causas, apoios, etc. Por isso é que se está a tornar cada vez mais difícil às empresas fazerem-se ouvir. Então num caso como este em que a resposta tem de ser global porque a história chegou a todo o mundo, mais complicado se torna.

Eu não digo que esta situação seja muito grave mas acredito piamente que é uma situação extremamente incómoda e algo preocupante para a empresa. Tanto é que apesar de se ter passado num passatempo da Nescafé húngara, a casa-mãe teve logo de se colar para evitar que a situação piorasse rapidamente. Concordo que se poderá tornar numa oportunidade mas será a muito custo (a acrescer a todos os custos normais planeados). E se esse custo não acontecer, acredito que a marca leva um tombo considerável.

Mas o meu ponto principal é o impacto que uma mentira (propositada ou negligente) de uma criança na internet teve numa marca que factura anualmente milhares de milhões de euros quando esta até estava a ter uma atitude socialmente responsável.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 22 Dez 2011, 00:11 
Membro de Prata
Membro de Prata

p3druh Escreveu:
A questão é que o impacto de campanhas de solidariedade na imagem das marcas é cada vez mais pequeno. Aliás, cada vez mais as marcas estão preocupadas em interagir directamente com o público em vez de através de causas, apoios, etc. Por isso é que se está a tornar cada vez mais difícil às empresas fazerem-se ouvir. Então num caso como este em que a resposta tem de ser global porque a história chegou a todo o mundo, mais complicado se torna.

Ok, tudo bem. Já percebemos o que cada um está a dizer.

Concordo que a estratégia "solidariedade" já não é o que era, mas fiquei com dúvidas em relação ao que está a bold. Estás-te a referir sempre em relação à estratégia "solidariedade", certo?

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 22 Dez 2011, 00:27 
Membro de Platina
Membro de Platina

dberkie Escreveu:
p3druh Escreveu:

Ok, tudo bem. Já percebemos o que cada um está a dizer.

Concordo que a estratégia "solidariedade" já não é o que era, mas fiquei com dúvidas em relação ao que está a bold. Estás-te a referir sempre em relação à estratégia "solidariedade", certo?

Não, estou a dizer que as empresas estão a tentar abordagens diferentes. Quando a moda da associação da marca a acções de solidariedade, a ideia era arranjar uma forma para as pessoas criarem uma empatia com a marca. As "causas nobres" eram espectaculares porque os valores associados a elas são sempre positivos, eram uma maneira que mais ninguém usava para promover a sua marca, a informação chegava a toda a gente e, para todos os efeitos, acabava por ser uma forma de fazer algo mais pela sociedade. Agora, essa associação das marcas tornou-se algo completamente banalizado e as marcas estão a partir para outro tipo de iniciativas.

Ou seja, antes trabalhavam o "parecer" e era mais importante "parecer" do que "ser". Agora, as marcas tentam arranjar uma maneira de ligar directamente as pessoas à marca. Fidelizá-los principalmente. E quando queres fidelizar um cliente, se não fores o que tentas fazer as pessoas acreditar, mais tarde ou mais cedo és desmascarado. Não deixam de se associar a acções ou instituições mas, acima de tudo, as marcas agora tentam criar uma relação mais directa com os seus clientes.

Resposta com citações  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 41749 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 1588, 1589, 1590, 1591, 1592, 1593, 1594 ... 2784  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal