NaP MAGO Escreveu:
untal Escreveu:
Venho-vos aqui pedir com todo o respeito que metam links ou digam que viram na televisão x a y horas. Há quem venha para aqui falar em branquear violência e eu googlo que me farto e não encontro nada disso e longe estou eu de ser alguém que adore passar um pano em violência só porque é feita por pessoas de raças (ou lá como se chama) diferentes da minha.
Para mim, o mínimo possível de humanidade é tentar entender porque é que as pessoas chegam ao ponto de disparar uma arma em situações de alto stress ou porque é que nos protestos chegam ao ponto de danificar propriedade alheia. Isto é o mínimo exigível a um ser humano com o cortex pré-frontal desenvolvido, pelo menos é o que eu acho. Isso não significa que eu ache bem que essas coisas acontecem. Mas se temos o objetivo de ser uma sociedade melhor, há que saber, pelo menos tentar, por na pele alheia e compreender o outro. Isso não significa que os crimes do outro não tenham de ser punidos. Quando os exemplos que me dão (fora o do Faro) sobre branqueamento de violência e vandalismo, são pessoas a tentar empatizar com as pessoas que moram no bairro, umas que praticaram violência, outras, a maior parte, que não, e classificam essas pessoas como extrema-esquerda, eu quase que me mando ao ar.
Se a extrema-direita, diz e reitera, que se calhar era melhor era matar mais nesses bairros, a extrema-esquerda, se existisse, diria que se calhar era melhor matar milionários e reaccionários, não era? Isso sim, seria uma equivalência correta.
Bem sei que estamos todos sem sensibilidade nenhuma, cada vez que abro o reddit, ou a tv, ou qualquer outra coisa, vejo títulos garrafais, pessoas a fazer essas equivalências, crianças mortas no médio oriente que já foram desumanizadas por painéis que me garantem que Israel tem o direito de matar civis porque são escudos humanos. Mas, garanto-vos, não há virtuosismo nenhum em estar no centro cheio de amiguinhos à nossa volta. O virtuosismo reside em sabermos quais são os nosso valores, agir com base nos mesmos, sempre com respeito por todos os que nos rodeiam. Portanto, por favor, se estivermos a falar de opiniões de outrém sustentem-nas com algum link ou algo do género.
Bem sei que vão haver gajos aleatórios das redes a culpar toda a polícia e coisas que tais. Estarão errados e à caça de likes. Todos nós erramos todos os dias. Quando os polícias erram (e não estou a assumir que o agente em questão errou), infelizmente as consequências tendem a ser muito mais gravosas do que quando somos nós.
Tens pelo menos uma dirigente do bloco de esquerda a apressar-se a dizer que foi uma questão de racismo, isto é uma declaração para acalmar os ânimos? Não precisamos de achar que a malta do BE são bons samaritanos para criticar os grunhos do Chega, como diria o Xanuh não sejamos desonestos.
Ps: Quando um polícia erra claro que as consequência são mais gravosas do que quando somos nós, como alias se viu e quando acertam? As consequências à partida também serão melhores do que se nós acertarmos, não sei salvar uma vida ou algo do género.
Caramba, Nap. Mete aí o link, ou diz em que dia e a que hora foi dito na TV, para eu poder saber do que estás a falar. Se eu googlar dirigente bloco de esquerda racismo não me aparece nada na primeira página relativo a isto. Metes o link, poupas-me tempo, e eu posso perceber do que estás a falar. Se eu não sei do que estás a falar, como é que posso criticar ou achar que alguém é isto e aquilo? Ajuda-me pá

É evidente que o teu PS está correto. Ser polícia acarreta um nível de responsabilidade que eu nem sequer consigo imaginar. Evidentemente que numa perspectiva moral isso devia ser recompensado com um salário muito superior ao das restantes profissões e com critérios de entrada muito mais pensados. Para mim, médicos e professores são profissões com similares níveis de responsabilidade tendo em conta o efeito que podem ter nos outros. Porém a nossa sociedade, o mercado, ou até mesmo o sistema de educação, sei lá, talvez uma combinação de todos, claramente valoriza mais alguém que é jogador da bola, CEO, markeeter, figura da TV ou influencer, etc.. Bem-vindo ao capitalismo, é espetacular, vamos comprar qualquer coisinha barata vinda de uma sweatshop do Bangladesh, ou ligar num canal que está a mostrar incêndios de perto para nos distrairmos dessas coisas parvas como a moral e os nossos valores.