Informação PCM-Portugal

Podes acompanhar a participação portuguesa nos primeiros campeonatos do mundo de ciclismo em África nesta secção do nosso fórum!

Data/Hora: 09 Out 2025, 01:46

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 41748 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 2778, 2779, 2780, 2781, 2782, 2783, 2784  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Tópico Livre
MensagemEnviado: 25 Out 2024, 11:52 
O Cepo
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 08 Ago 2009, 15:53
A meia dúzia tem que ser medida face à população residente desses bairros todos onde houve desacatos. Mesmo que sejam 50 por bairro e não meia dúzia. O Bairro do Zambujal deve ter uns cinco mil habitantes. Esses milhares sofrem o empobrecimento da perceção pública que a minoria delinquente e que faz estas coisas gera, seja por violência gratuita, protesto "justificado", ou qualquer que seja a bandeira hasteada sobre estes atos.

Infelizmente a polarização é praticamente impossível sem haver uma voz serena na frente dos média, que me parece estar bastante ausente. A morte do Odair tornará mais extremos todos aqueles que já se sentem injustiçados pelo sistema, pelo excesso de violência policial, pelo racismo, entre outros. As declarações inflamatórias do Chega, como o "atirar a matar", mais força ainda darão a isso. Parte da extrema esquerda que possa branquear a violência e dar-lhe justificação idem.

Por outro lado, esta violência que tem existido sob a bandeira da revolta e da frustração quanto ao sistema também acabará por se provar extremamente contraproducente, parece-me. A família do motorista que ficou em coma induzido certamente não passará a ter melhor imagem dos bairros sociais e dos seus habitantes. As populações que veem desacatos noite sim, noite sim, com fogos em lixos, tentativas de incêndio em bombas de gasolina, etc, provavelmente vincarão ainda mais estereótipos que já possam ter quanto a minorias.

Fora consequências indiretas, como li no outro dia no reddit (admito não saber se era verdade) em que a Carris Metropolitana no dia seguinte deixou de servir a zona de Outurela/Portela de Carnaxide, com todo o impacto negativo que isso tem na mobilidade de uma população que é por si já empobrecida e que recorre ao transporte público para trabalhar. Esperemos que a confirmar-se, tenha sido temporário. Caso contrário, os isolados mais isolados ficarão, com todos os problemas que isso traz.

E no meio disto tudo, os media fazem um festim.

deviantART

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 25 Out 2024, 13:10 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 17 Jun 2010, 15:45
Isto por mim era uma bomba que ia lá pelo cheiro a cachupa.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 25 Out 2024, 13:12 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 01 Out 2008, 20:45
Resende Escreveu:
Isto por mim era uma bomba que ia lá pelo cheiro a cachupa.

Impressionante como 20 anos depois continua atual. Talvez mais do que nunca

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 25 Out 2024, 16:48 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 24 Jun 2008, 16:41
Venho-vos aqui pedir com todo o respeito que metam links ou digam que viram na televisão x a y horas. Há quem venha para aqui falar em branquear violência e eu googlo que me farto e não encontro nada disso e longe estou eu de ser alguém que adore passar um pano em violência só porque é feita por pessoas de raças (ou lá como se chama) diferentes da minha.

Para mim, o mínimo possível de humanidade é tentar entender porque é que as pessoas chegam ao ponto de disparar uma arma em situações de alto stress ou porque é que nos protestos chegam ao ponto de danificar propriedade alheia. Isto é o mínimo exigível a um ser humano com o cortex pré-frontal desenvolvido, pelo menos é o que eu acho. Isso não significa que eu ache bem que essas coisas acontecem. Mas se temos o objetivo de ser uma sociedade melhor, há que saber, pelo menos tentar, por na pele alheia e compreender o outro. Isso não significa que os crimes do outro não tenham de ser punidos. Quando os exemplos que me dão (fora o do Faro) sobre branqueamento de violência e vandalismo, são pessoas a tentar empatizar com as pessoas que moram no bairro, umas que praticaram violência, outras, a maior parte, que não, e classificam essas pessoas como extrema-esquerda, eu quase que me mando ao ar.
Se a extrema-direita, diz e reitera, que se calhar era melhor era matar mais nesses bairros, a extrema-esquerda, se existisse, diria que se calhar era melhor matar milionários e reaccionários, não era? Isso sim, seria uma equivalência correta.
Bem sei que estamos todos sem sensibilidade nenhuma, cada vez que abro o reddit, ou a tv, ou qualquer outra coisa, vejo títulos garrafais, pessoas a fazer essas equivalências, crianças mortas no médio oriente que já foram desumanizadas por painéis que me garantem que Israel tem o direito de matar civis porque são escudos humanos. Mas, garanto-vos, não há virtuosismo nenhum em estar no centro cheio de amiguinhos à nossa volta. O virtuosismo reside em sabermos quais são os nosso valores, agir com base nos mesmos, sempre com respeito por todos os que nos rodeiam. Portanto, por favor, se estivermos a falar de opiniões de outrém sustentem-nas com algum link ou algo do género.

Bem sei que vão haver gajos aleatórios das redes a culpar toda a polícia e coisas que tais. Estarão errados e à caça de likes. Todos nós erramos todos os dias. Quando os polícias erram (e não estou a assumir que o agente em questão errou), infelizmente as consequências tendem a ser muito mais gravosas do que quando somos nós.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 25 Out 2024, 19:42 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 22 Abr 2011, 22:01
untal Escreveu:
Venho-vos aqui pedir com todo o respeito que metam links ou digam que viram na televisão x a y horas. Há quem venha para aqui falar em branquear violência e eu googlo que me farto e não encontro nada disso e longe estou eu de ser alguém que adore passar um pano em violência só porque é feita por pessoas de raças (ou lá como se chama) diferentes da minha.

Para mim, o mínimo possível de humanidade é tentar entender porque é que as pessoas chegam ao ponto de disparar uma arma em situações de alto stress ou porque é que nos protestos chegam ao ponto de danificar propriedade alheia. Isto é o mínimo exigível a um ser humano com o cortex pré-frontal desenvolvido, pelo menos é o que eu acho. Isso não significa que eu ache bem que essas coisas acontecem. Mas se temos o objetivo de ser uma sociedade melhor, há que saber, pelo menos tentar, por na pele alheia e compreender o outro. Isso não significa que os crimes do outro não tenham de ser punidos. Quando os exemplos que me dão (fora o do Faro) sobre branqueamento de violência e vandalismo, são pessoas a tentar empatizar com as pessoas que moram no bairro, umas que praticaram violência, outras, a maior parte, que não, e classificam essas pessoas como extrema-esquerda, eu quase que me mando ao ar.
Se a extrema-direita, diz e reitera, que se calhar era melhor era matar mais nesses bairros, a extrema-esquerda, se existisse, diria que se calhar era melhor matar milionários e reaccionários, não era? Isso sim, seria uma equivalência correta.
Bem sei que estamos todos sem sensibilidade nenhuma, cada vez que abro o reddit, ou a tv, ou qualquer outra coisa, vejo títulos garrafais, pessoas a fazer essas equivalências, crianças mortas no médio oriente que já foram desumanizadas por painéis que me garantem que Israel tem o direito de matar civis porque são escudos humanos. Mas, garanto-vos, não há virtuosismo nenhum em estar no centro cheio de amiguinhos à nossa volta. O virtuosismo reside em sabermos quais são os nosso valores, agir com base nos mesmos, sempre com respeito por todos os que nos rodeiam. Portanto, por favor, se estivermos a falar de opiniões de outrém sustentem-nas com algum link ou algo do género.

Bem sei que vão haver gajos aleatórios das redes a culpar toda a polícia e coisas que tais. Estarão errados e à caça de likes. Todos nós erramos todos os dias. Quando os polícias erram (e não estou a assumir que o agente em questão errou), infelizmente as consequências tendem a ser muito mais gravosas do que quando somos nós.

Tens pelo menos uma dirigente do bloco de esquerda a apressar-se a dizer que foi uma questão de racismo, isto é uma declaração para acalmar os ânimos? Não precisamos de achar que a malta do BE são bons samaritanos para criticar os grunhos do Chega, como diria o Xanuh não sejamos desonestos.

Ps: Quando um polícia erra claro que as consequência são mais gravosas do que quando somos nós, como alias se viu e quando acertam? As consequências à partida também serão melhores do que se nós acertarmos, não sei salvar uma vida ou algo do género.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 25 Out 2024, 20:56 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 24 Jun 2008, 16:41
NaP MAGO Escreveu:
untal Escreveu:

Tens pelo menos uma dirigente do bloco de esquerda a apressar-se a dizer que foi uma questão de racismo, isto é uma declaração para acalmar os ânimos? Não precisamos de achar que a malta do BE são bons samaritanos para criticar os grunhos do Chega, como diria o Xanuh não sejamos desonestos.

Ps: Quando um polícia erra claro que as consequência são mais gravosas do que quando somos nós, como alias se viu e quando acertam? As consequências à partida também serão melhores do que se nós acertarmos, não sei salvar uma vida ou algo do género.

Caramba, Nap. Mete aí o link, ou diz em que dia e a que hora foi dito na TV, para eu poder saber do que estás a falar. Se eu googlar dirigente bloco de esquerda racismo não me aparece nada na primeira página relativo a isto. Metes o link, poupas-me tempo, e eu posso perceber do que estás a falar. Se eu não sei do que estás a falar, como é que posso criticar ou achar que alguém é isto e aquilo? Ajuda-me pá :P

É evidente que o teu PS está correto. Ser polícia acarreta um nível de responsabilidade que eu nem sequer consigo imaginar. Evidentemente que numa perspectiva moral isso devia ser recompensado com um salário muito superior ao das restantes profissões e com critérios de entrada muito mais pensados. Para mim, médicos e professores são profissões com similares níveis de responsabilidade tendo em conta o efeito que podem ter nos outros. Porém a nossa sociedade, o mercado, ou até mesmo o sistema de educação, sei lá, talvez uma combinação de todos, claramente valoriza mais alguém que é jogador da bola, CEO, markeeter, figura da TV ou influencer, etc.. Bem-vindo ao capitalismo, é espetacular, vamos comprar qualquer coisinha barata vinda de uma sweatshop do Bangladesh, ou ligar num canal que está a mostrar incêndios de perto para nos distrairmos dessas coisas parvas como a moral e os nossos valores.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 25 Out 2024, 21:17 
Membro de Platina
Membro de Platina

untal Escreveu:
NaP MAGO Escreveu:
untal Escreveu:

Caramba, Nap. Mete aí o link, ou diz em que dia e a que hora foi dito na TV, para eu poder saber do que estás a falar. Se eu googlar dirigente bloco de esquerda racismo não me aparece nada na primeira página relativo a isto. Metes o link, poupas-me tempo, e eu posso perceber do que estás a falar. Se eu não sei do que estás a falar, como é que posso criticar ou achar que alguém é isto e aquilo? Ajuda-me pá :P

É evidente que o teu PS está correto. Ser polícia acarreta um nível de responsabilidade que eu nem sequer consigo imaginar. Evidentemente que numa perspectiva moral isso devia ser recompensado com um salário muito superior ao das restantes profissões e com critérios de entrada muito mais pensados. Para mim, médicos e professores são profissões com similares níveis de responsabilidade tendo em conta o efeito que podem ter nos outros. Porém a nossa sociedade, o mercado, ou até mesmo o sistema de educação, sei lá, talvez uma combinação de todos, claramente valoriza mais alguém que é jogador da bola, CEO, markeeter, figura da TV ou influencer, etc.. Bem-vindo ao capitalismo, é espetacular, vamos comprar qualquer coisinha barata vinda de uma sweatshop do Bangladesh, ou ligar num canal que está a mostrar incêndios de perto para nos distrairmos dessas coisas parvas como a moral e os nossos valores.

Não tenho link, mas foi na SIC Notícias ontem ou anteontem, onde estava também uma do Chega e uma deputada da IL, que hoje esteve também na CNN salvo erro com um artista do Chega e um comentador da SIC. Dizer que a polícia entra de arma na mão neste bairros, tem abordagens diferentes supostamente para situações semelhantes só porque são em bairros, considera suspeitas pessoas só porque não são brancas, isto é tudo aquilo que não ajuda a acalmar os ânimos disso tenho a certeza, mas deixo-te ver para não falhar nenhuma citação e estar a ser injusto.

De acordo quanto ao resto, esta nova de influencers é espetacular.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 25 Out 2024, 23:20 
Membro de Platina
Membro de Platina

Claro que não há link. Há uns dias também perguntaram quais eram os capítulos problemáticos do programa de cidadania e o ministro não soube dizer. É sempre no vazio, no éter, misturar coisas para parecer que é tudo o mesmo. E assim gastamos os dias a discutir amálgamas de oops que não são coisa nenhuma.

Eu meto no Google “Bloco de esquerda Odair” e as primeiras duas notícias são:

- Pedir explicações ao governo sobre a informações falsas prestadas pela PSP;
- Pedir explicações ao MAI sobre a invasão à casa da família da vítima;

https://www.esquerda.net/artigo/bloco-q ... -psp/92669

https://amp.sicnoticias.pt/pais/2024-10 ... z-6b8b74f9

Eu nunca votei no Bloco de esquerda e revejo-me num partido que faz estas duas perguntas, no local certo, as pessoas certas, com a formulação certa e no momento certo.

Se alguém no Bloco misturou racismo com a forma de atuar da polícia… foi este perigoso bloquista? https://sicnoticias.pt/podcasts/miguel- ... e-6d07308f

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 25 Out 2024, 23:34 
Membro de Platina
Membro de Platina

zeduarte 10 Escreveu:
Claro que não há link. Há uns dias também perguntaram quais eram os capítulos problemáticos do programa de cidadania e o ministro não soube dizer. É sempre no vazio, no éter, misturar coisas para parecer que é tudo o mesmo. E assim gastamos os dias a discutir amálgamas de oops que não são coisa nenhuma.

Eu meto no Google “Bloco de esquerda Odair” e as primeiras duas notícias são:

- Pedir explicações ao governo sobre a informações falsas prestadas pela PSP;
- Pedir explicações ao MAI sobre a invasão à casa da família da vítima;

https://www.esquerda.net/artigo/bloco-q ... -psp/92669

https://amp.sicnoticias.pt/pais/2024-10 ... z-6b8b74f9

Eu nunca votei no Bloco de esquerda e revejo-me num partido que faz estas duas perguntas, no local certo, as pessoas certas, com a formulação certa e no momento certo.

Se alguém no Bloco misturou racismo com a forma de atuar da polícia… foi este perigoso bloquista? https://sicnoticias.pt/podcasts/miguel- ... e-6d07308f

Querias que gravasse o programa para te mostrar era? Ele se tiver interesse vai procurar, é só voltar atrás na programação.
Misturar coisas para parecer o mesmo? Eu não estou a misturar nada, quem está a dizer "claro que não há link", armado em sabichão, e a partir dessa ideia concluir que estou a mentir e que é tudo no vazio és tu.
Pesquisou no Google não lhe apareceu um post qualquer do Twitter com um título chamativo então não aconteceu. :D
O Miguel Sousa Tavares é deputado do partido?

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 25 Out 2024, 23:35 
Membro de Platina
Membro de Platina

Eheh

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 26 Out 2024, 11:34 
Membro de Platina
Membro de Platina

zeduarte 10 Escreveu:
Eheh

Calculei.

Depois nem para ti és bom, colocar um link sobre uma ALEGADA invasão à casa da família da vítima, mas retiras o alegada, tu o dono da verdade, a palavra alegada está na notícia, porque ainda não se sabe se foi isso que aconteceu, o que existe (e isso tu não colocaste) é um vídeo de policias a falar com moradores na entrada de um prédio, estranho não teres colocado esse link, se calhar não encontraste. Caso se confirme que existiu a invasão que se avance com todos os procedimentos para penalizar os agentes que o fizeram. Quanto às falsas declarações, claro que se apure porque é que a PSP mentiu e/ou omitiu determinadas situações.

Que interessa para a conversa se nunca votaste no Bloco de Esquerda, é para dizeres que estás a ser imparcial neste tema?
Já votei à esquerda e à direita, não vejo é o que é que isso acrescenta ao debate.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 26 Out 2024, 15:36 
CAMPEÓN, ALBERTO CAMPEÓN.
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 17 Ago 2013, 17:48
O Bloco de Esquerda continua hoje a insistir que o histórico de violência que existe é contra os negros.
Palavras contra os criminosos que vão incendiando tudo pelo caminho há dias é que está complicado. Pedir a punição dos envolvidos também parece que não.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 26 Out 2024, 15:42 
Membro de Platina
Membro de Platina

Estas manifestações mostram bem o degredo que para aqui vai: "Isto hoje é para ser uma festa" diz o grunho calvo, Ventura não é capaz de se retratar da questão da condecoração, nem condenar a frase do grunho calvo, já para não falar que andaram a criticar o fato de a esquerda ter marcado uma manifestação para o mesmo dia que eles e agora fazem exatamente a mesma oops com a agravante do momento em que estamos.
Fabian do BE diz que aqui ninguém é contra a polícia e aparece na imagem cartazes a comparar a polícia que temos hoje em dia com a PIDE: "os filhos da pide continuam a matar" e insinua que foi uma questão de racismo (mais uma vez).

Pelo menos que não passe de frases destas e não haja mais oops.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 26 Out 2024, 15:46 
Membro de Platina
Membro de Platina

CandidoBarbosaPT Escreveu:
O Bloco de Esquerda continua hoje a insistir que o histórico de violência que existe é contra os negros.
Palavras contra os criminosos que vão incendiando tudo pelo caminho há dias é que está complicado. Pedir a punição dos envolvidos também parece que não.

Faltou o link Cândido, espero que estejas a gravar, senão o teu post tem 0 validade.
Acho que o BE devia assumir também que esta é uma manifestação deles, um bocado estranho ouvir que a outra é uma manifestação partidária e esta não.

Mas olha que na manifestação do Chega tiveste um chorrilho de palermices a serem debitadas, até tive de mudar de canal.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 26 Out 2024, 17:21 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 19 Jul 2008, 21:43
NaP MAGO Escreveu:
Estas manifestações mostram bem o degredo que para aqui vai: "Isto hoje é para ser uma festa" diz o grunho calvo, Ventura não é capaz de se retratar da questão da condecoração, nem condenar a frase do grunho calvo, já para não falar que andaram a criticar o fato de a esquerda ter marcado uma manifestação para o mesmo dia que eles e agora fazem exatamente a mesma oops com a agravante do momento em que estamos.
Fabian do BE diz que aqui ninguém é contra a polícia e aparece na imagem cartazes a comparar a polícia que temos hoje em dia com a PIDE: "os filhos da pide continuam a matar" e insinua que foi uma questão de racismo (mais uma vez).

Pelo menos que não passe de frases destas e não haja mais oops.

Como sabes, não há maneira de controlar que cartazes é que as pessoas levam para manifestações, não há inscrições, as pessoas aparecem e fazem o que quiserem. É essa, aliás, uma da beleza das manifestações. Parece-me evidente que o tom da manifestação não é a de defender a desordem ou dizer que polícia=lixo. Qualquer que seja a manifestação com participação que não se resuma às pessoas que a convocaram, vais sempre poder encontrar um cartaz qualquer para atirar à cara de alguém como justificação para o que quiseres.

Resposta com citações  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 41748 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 2778, 2779, 2780, 2781, 2782, 2783, 2784  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal