Sim, eu sei que isso dos estagiários até na minha área acontece. Mas conheço muito boa empresa do ramo agro-alimentar que faz isso (não fosse a minha mãe trabalhar numa há 20 anos). A questão é que, se calhar, se numa da minha área cabem 20 ou 30 para fazer essa rotatividade, numa agro-alimentar cabem 2/3, ou até 5, e não dá escoamento ao pessoal que tem curso na área (mesmo que, com a experiência adquirida consigam outro emprego depois de saírem de lá).
Eu nunca na vida tiraria um curso em Santarém. Antes cortar os pulsos. E não é por não gostar da cidade, que gosto e até costumo apanhar aí o comboio, mas é exactamente por tudo o que eu considero que é o ensino superior lá: para gajos que tinham médias merdosas e que nunca tiveram objectivos na vida mas como na actualidade ser universitário é fixolas e tal e acabam por ir para lá; para meninos e meninas finas que gostam de ir passear as botinhas, as boinas, os polos e os lenços ao pescoço na Feira da Golegã e correm as tascas todas mas não vão a uma única aula teórico-prática (e caso sejam da Agrária, só torcem o nariz quando têm de mexer na bosta do boi); pessoal que nem sequer tinha capacidades para terminar um curso Científico-Humanístico e tirou daqueles cursos genéricos de 12º, e depois seguem cursos genéricos nessa área para depois não terem emprego; 10 ou 20 coitados que entraram lá porque não entravam em mais lado nenhum porque não se focaram o suficiente nos exames, e acabam por ir para lá porque os amigos fixes das festas vão.
E algures nestes grupos caracterizo boa parte do pessoal que andava no 12º da minha secundária quando eu lá andava também, incluindo um dos meus melhores amigos (que se encaixa no último grupo, infelizmente. Um gajo com um potencial tremendo e pronto), 75% dos alunos dos cursos de Secretariados e Contabilidades de 12º, e douchebags genéricos que, se os vires na rua, pensas que são gente fina, mas no fundo são eles que compram as pedras da ganza.

Mas pronto, a culpa é em grande parte do sistema, e não apenas deles.
Engenharia Informática, btw.