Informação PCM-Portugal

A Liga Virtual PCM-Portugal 2026 está a chegar! Podes aceder a toda a informação sobre mais uma edição nesta secção do nosso fórum!

Data/Hora: 18 Abr 2026, 13:11

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 15083 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 489, 490, 491, 492, 493, 494, 495 ... 1006  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Escolas e trabalho
MensagemEnviado: 15 Dez 2011, 02:32 
Administrador
Administrador

Registado: 21 Ago 2007, 02:49
NaboDoPCM Escreveu:
tozequio Escreveu:
NaboDoPCM Escreveu:
tozequio Escreveu:
Dinli Escreveu:
NaboDoPCM Escreveu:
João Cancellara Escreveu:
tozequio Escreveu:
Na FMUP sim, mas não sei se em Dentária será necessário. Não tens aulas desgravadas ou apontamentos por onde estudar?

Que é isso? :P

Basicamente é alguém deixar um gravador em cima da mesa do professor para gravar aquilo que ele diz na aula e depois chegar a casa e à medida que vai ouvindo, vai copiando para o pc (desgravando). Normalmente é a comissão de curso que tem a obrigação de organizar isso e de depois disponibilizar esse material, sendo que normalmente dá uma aula por turma, ou seja a teórica nº1 é a turma 1 que desgrava e assim sucessivamente.

Se a aula for boa e se no exame os temas mais perguntados forem aqueles que o professor refere mais na aula torna-se um material muito útil.

E para a malta do 12ºano que vá aproveitando que não sabem o que os espera. :lol:

Vocês estão a fazer com que fique assustado !
Sempre ouvi dizer que o que custava era entrar e que dpeois a liberdade era outra :evil:

Era bom era. Realmente é uma diferença descomunal o que nos é exigido depois na faculdade, quando comparado com o Secundário. Na FMUP e acredito que em várias outras faculdades.

@NabodoPCM - no meu tempo os gravadores ficavam nas primeiras filas, não havia cá autorizações para ninguém. Senão como haveria aulas desgravadas de anatomia? :P

A professora Dulce deixa que se grave à vontade e que se coloquem os gravadores na mesa dela e os seus assistentes nunca fizeram reparo nenhum.

Ouvi dizer que amanhã ias aparecer lá no "aeroporto" ara participar no natal dos hospitais, é verdade? 8) :mrgreen:

Até admira, pensei que os de anatomia não dessem permissão.

Ai agora o Natal dos Hospitais é no aeroporto? No meu tempo era no salão de alunos, ainda lá cheguei a ver uma vez o Jorge Gabriel e a Serenella Andrade, mais as velhotas todas à espera de consulta para lá a dançar ao ritmo de música pimba :lol:

Não sei onde foste buscar essa informação, ainda ninguém me avisou de nada :-"

Já te sentes pertencente ao passado e ainda agora acabaste? :mrgreen: Não percebo como é que nessa altura faziam para controlar as entradas no hospital... :shock:

Já é a nostalgia a falar...

O controlo das entradas fazia-se pelo hall de entrada no piso 1. Era completamente diferente do que está agora.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Dez 2011, 02:37 
Membro de Bronze
Membro de Bronze

Registado: 06 Out 2010, 20:51
MarcoAZB Escreveu:
Romeirense Escreveu:
MarcoAZB Escreveu:
Jolly Escreveu:
Quando passarem as noites na faculdade porque têm de passar às cadeiras, we talk =;

Fixed

Ou isso, ou perder um ano para fazer, matemáticas, quimicas, fisicas e afins como se sucedeu comigo. Era muita coisa para um só ano! Em vez de fazer em 3 anos, fiz em 4. E lá acabei o curso faz dois meses e agora sou um Engenheiro Alimentar no desemprego...

Escola Superior Agrária de Coimbra, onde há de tudo e mais alguma coisa :mrgreen:

Também com um curso desses, querias o quê? Milagres? Neste momento, tudo o que sejam cursos relacionados com Agrária estão pelas horas da morte em termos de emprego. A minha prima andou 4 anos a fazer Produção Animal, chegou ao fim e não tinha emprego. Fez Mestrado. Chegou ao fim e... não tinha emprego. Actualmente, é educadora de infância. Foi a escolha dela, o curso. Fez o que quis e na área que quis, teve que gramar com o resto.

Relativamente ao que o Tó acabou de dizer, numa das minhas primeiras semanas na faculdade disseram algo a mim e aos meus colegas que é mesmo muito verdade. E esse algo foi "Entrar? Entrar é fácil. Sair é que é o alho."

Com um curso desses? Não tem a ver como facto de eu ter tirado esse curso mas não posso concordar contigo Marco. Na altura que concorri, era uma das áreas que mais estava a dar saída, até porque com isto tudo da segurança alimentar e do HACCP, todas as empresas agro-alimentares, consultorias, ect., precisavam. E digo-te, ainda hoje surgem com alguma regularidade propostas. O problema é que são "mil cães a um osso" e em muitas propostas exigem experiência. Acontece que passados os quatro anos ficou sobrelotado. Mas isso aconteceu em muitos cursos. Concordo contigo quando dizes que muitos dos cursos das agrárias estão pelas horas da morte, mas ainda existem excepções. Eu pondero sair do país, talvez Angola, ainda estou a ponderar bem o meu futuro... Muita gente tem uma ideia muita errada das escolas Agrárias. Algumas com razão outras sem nenhuma. Por alguma razão sou de Santarém e preteri a Agrária daqui para ir para Coimbra!

O número 6 faz assim, o guarda-redes faz isto e a culpa é do Hassan?! Vai mas é dormir, c***!

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Dez 2011, 02:47 
Administrador
Administrador

Registado: 24 Ago 2007, 10:21
O problema é que uma empresa agro-alimentar tem um ou dois engenheiros desse tipo, e às vezes até são estagiários em rotação constante para não lhes pagarem muito. As empresas de HACCP, para mim então são da maior fantochada que existe, porque nem 5% dos estabelecimentos tem sequer as coisas visivelmente limpas e desinfectadas, quanto mais ainda andar a preencher logs de quem limpou isto e a que horas, ou quem fez isto e aquilo. Claramente, iam lá meter a brasileira que recebe pela porta do cavalo porque não quer contrato porque já recebe o subsídio de desemprego a assinar aquilo. :P Mas onde eu quero chegar é que essas empresas só servem para mamar o dinheiro dos gajos dos estabelecimentos ano após ano com a premissa de "se não tiveres uma cena dessas, vem cá o papão que é a ASAE e fecha-te o tasco". E chega ao ridículo de haverem empresas dessas que não têm sequer engenheiros alimentares, mas sim gajos que são de química (grande parte dos cursos de Engenharia Química hoje em dia têm vertente da Engenharia Biológica, e há mesmo cursos dedicados a isso). Como tal, não me espanta que se calhar, em vez de irem buscar engenheiros alimentares, vão buscar um gajo genérico de Química. Eu também ia, se liderasse uma empresa dessas, dado que a minha imagem de escolas agrárias é bastante negativa. E se calhar preferiria ir buscar engenheiros ao ensino universitário do que ao ensino politécnico.

edit: Vi que chegaste onde eu cheguei. :P Eu tenho muito má imagem das escolas agrárias precisamente por causa da de Santarém. Não tenho nada contra a instituição, até porque nunca lá estive e não faço a mínima do que é dado ou não por lá. No entanto, 90% do pessoal que lá entra encaixa no estereótipo do gajo ou gaja que só gosta é de touradas e copos e que sai todos os dias da semana. A minha prima tirou o curso lá. E sim, encaixava nessa descrição. Era (ou é) a cena dela. :P

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Dez 2011, 03:48 
Membro de Bronze
Membro de Bronze

MarcoAZB Escreveu:
O problema é que uma empresa agro-alimentar tem um ou dois engenheiros desse tipo, e às vezes até são estagiários em rotação constante para não lhes pagarem muito. As empresas de HACCP, para mim então são da maior fantochada que existe, porque nem 5% dos estabelecimentos tem sequer as coisas visivelmente limpas e desinfectadas, quanto mais ainda andar a preencher logs de quem limpou isto e a que horas, ou quem fez isto e aquilo. Claramente, iam lá meter a brasileira que recebe pela porta do cavalo porque não quer contrato porque já recebe o subsídio de desemprego a assinar aquilo. :P Mas onde eu quero chegar é que essas empresas só servem para mamar o dinheiro dos gajos dos estabelecimentos ano após ano com a premissa de "se não tiveres uma cena dessas, vem cá o papão que é a ASAE e fecha-te o tasco". E chega ao ridículo de haverem empresas dessas que não têm sequer engenheiros alimentares, mas sim gajos que são de química (grande parte dos cursos de Engenharia Química hoje em dia têm vertente da Engenharia Biológica, e há mesmo cursos dedicados a isso). Como tal, não me espanta que se calhar, em vez de irem buscar engenheiros alimentares, vão buscar um gajo genérico de Química. Eu também ia, se liderasse uma empresa dessas, dado que a minha imagem de escolas agrárias é bastante negativa. E se calhar preferiria ir buscar engenheiros ao ensino universitário do que ao ensino politécnico.

edit: Vi que chegaste onde eu cheguei. :P Eu tenho muito má imagem das escolas agrárias precisamente por causa da de Santarém. Não tenho nada contra a instituição, até porque nunca lá estive e não faço a mínima do que é dado ou não por lá. No entanto, 90% do pessoal que lá entra encaixa no estereótipo do gajo ou gaja que só gosta é de touradas e copos e que sai todos os dias da semana. A minha prima tirou o curso lá. E sim, encaixava nessa descrição. Era (ou é) a cena dela. :P

Lá está o por isso de não ter ficado por cá e ter-me decidido pela melhor (pelo que li num artigo sobre isso elaborado por entidades competentes) e mais respeitada. Essa malta enerva-me de sobremaneira, sou de cá mas digo-te que nunca vi no país malta mais "manienta" que as pessoas daqui! E sim, digo-te já que no que respeita a essas cenas do HACCP há muitas situações dessas, embora haja excepções. Por isso mesmo tentei mostrar-te que nem todas as escolas primam pelo mesmo tipo de ensino (neste caso, as agrárias), até porque tive professores, desde engenheiros a enólogos bastante respeitados e com um certo estatuto nesta área!
Isso dos estagiários a que te referes, acontece em todo o lado em todas as áreas não é só nesta e sei do que falo. Mas sim, admito que tens uma certa razão naquilo que dizes!

EDIT: Já agora estás a tirar o quê?

O número 6 faz assim, o guarda-redes faz isto e a culpa é do Hassan?! Vai mas é dormir, c***!

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Dez 2011, 04:24 
Administrador
Administrador

Registado: 24 Ago 2007, 10:21
Sim, eu sei que isso dos estagiários até na minha área acontece. Mas conheço muito boa empresa do ramo agro-alimentar que faz isso (não fosse a minha mãe trabalhar numa há 20 anos). A questão é que, se calhar, se numa da minha área cabem 20 ou 30 para fazer essa rotatividade, numa agro-alimentar cabem 2/3, ou até 5, e não dá escoamento ao pessoal que tem curso na área (mesmo que, com a experiência adquirida consigam outro emprego depois de saírem de lá).

Eu nunca na vida tiraria um curso em Santarém. Antes cortar os pulsos. E não é por não gostar da cidade, que gosto e até costumo apanhar aí o comboio, mas é exactamente por tudo o que eu considero que é o ensino superior lá: para gajos que tinham médias merdosas e que nunca tiveram objectivos na vida mas como na actualidade ser universitário é fixolas e tal e acabam por ir para lá; para meninos e meninas finas que gostam de ir passear as botinhas, as boinas, os polos e os lenços ao pescoço na Feira da Golegã e correm as tascas todas mas não vão a uma única aula teórico-prática (e caso sejam da Agrária, só torcem o nariz quando têm de mexer na bosta do boi); pessoal que nem sequer tinha capacidades para terminar um curso Científico-Humanístico e tirou daqueles cursos genéricos de 12º, e depois seguem cursos genéricos nessa área para depois não terem emprego; 10 ou 20 coitados que entraram lá porque não entravam em mais lado nenhum porque não se focaram o suficiente nos exames, e acabam por ir para lá porque os amigos fixes das festas vão.

E algures nestes grupos caracterizo boa parte do pessoal que andava no 12º da minha secundária quando eu lá andava também, incluindo um dos meus melhores amigos (que se encaixa no último grupo, infelizmente. Um gajo com um potencial tremendo e pronto), 75% dos alunos dos cursos de Secretariados e Contabilidades de 12º, e douchebags genéricos que, se os vires na rua, pensas que são gente fina, mas no fundo são eles que compram as pedras da ganza. :P Mas pronto, a culpa é em grande parte do sistema, e não apenas deles.

Engenharia Informática, btw.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Dez 2011, 04:58 
Wut Wut
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 30 Ago 2007, 20:08
13.8 no 1º teste de Máquinas Eléctricas I :celebracao:

1ª vez que tiro positiva num teste/exame num dos 5 cadeirões que me faltam fazer :cheers:

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Dez 2011, 06:40 
Membro de Bronze
Membro de Bronze

MarcoAZB Escreveu:
Sim, eu sei que isso dos estagiários até na minha área acontece. Mas conheço muito boa empresa do ramo agro-alimentar que faz isso (não fosse a minha mãe trabalhar numa há 20 anos). A questão é que, se calhar, se numa da minha área cabem 20 ou 30 para fazer essa rotatividade, numa agro-alimentar cabem 2/3, ou até 5, e não dá escoamento ao pessoal que tem curso na área (mesmo que, com a experiência adquirida consigam outro emprego depois de saírem de lá).

Eu nunca na vida tiraria um curso em Santarém. Antes cortar os pulsos. E não é por não gostar da cidade, que gosto e até costumo apanhar aí o comboio, mas é exactamente por tudo o que eu considero que é o ensino superior lá: para gajos que tinham médias merdosas e que nunca tiveram objectivos na vida mas como na actualidade ser universitário é fixolas e tal e acabam por ir para lá; para meninos e meninas finas que gostam de ir passear as botinhas, as boinas, os polos e os lenços ao pescoço na Feira da Golegã e correm as tascas todas mas não vão a uma única aula teórico-prática (e caso sejam da Agrária, só torcem o nariz quando têm de mexer na bosta do boi); pessoal que nem sequer tinha capacidades para terminar um curso Científico-Humanístico e tirou daqueles cursos genéricos de 12º, e depois seguem cursos genéricos nessa área para depois não terem emprego; 10 ou 20 coitados que entraram lá porque não entravam em mais lado nenhum porque não se focaram o suficiente nos exames, e acabam por ir para lá porque os amigos fixes das festas vão.

E algures nestes grupos caracterizo boa parte do pessoal que andava no 12º da minha secundária quando eu lá andava também, incluindo um dos meus melhores amigos (que se encaixa no último grupo, infelizmente. Um gajo com um potencial tremendo e pronto), 75% dos alunos dos cursos de Secretariados e Contabilidades de 12º, e douchebags genéricos que, se os vires na rua, pensas que são gente fina, mas no fundo são eles que compram as pedras da ganza. :P Mas pronto, a culpa é em grande parte do sistema, e não apenas deles.

Engenharia Informática, btw.

Eix, como tu tás tão certo Marco. Ainda à dias tive de ir à Golegã durante a feira e até me deu ânsias de ver a malta a que te referiste agora! Estou a ver que tás mesmo por dentro do que se passa por cá!

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Dez 2011, 15:57 
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 19 Dez 2009, 11:34
Português - 16
Inglês - 16 (lol)
FQ - 15
Biologia - 16
Matemática - 16
Filosofia - 17
Ed. Física - 16

Tenho muito para subir :P

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Dez 2011, 18:01 
O QUEEE? FORA DE JOGO CARALHO!
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 27 Set 2007, 21:11
Já agora as minhas:
Português - 16
Inglês - 18
FQ - 19
Biologia - 12
Matemática - 14
Filosofia - 15
Ed. Física - 17

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Dez 2011, 20:06 
Gilbert faz-me um filho
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 31 Mar 2008, 21:35
15 a Contabilidade, VAMOOOOOOO

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Dez 2011, 20:29 
Mestre Pinheiro
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 30 Jul 2009, 19:45
tozequio Escreveu:
no meu tempo os gravadores ficavam nas primeiras filas, não havia cá autorizações para ninguém.
High five bro'. :P

«O George Carlin dizia que o mundo era um circo de aberrações e que viver nos Estados Unidos era ter um bilhete para a fila da frente. Eu acrescento que ter acesso à Internet é ter acesso à tribuna VIP e ao backstage desse circo.»

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Dez 2011, 20:31 
Membro do Mês
Membro do Mês

Registado: 13 Ago 2009, 20:37
FÉRIAAAAAAASSSSSSSSSSS!!!! (até começar a estudar para os exames)

Tive hoje o meu último teste do semestre, a Micro e deu para pelo menos acrescentar cerca de 0.5 valores à nota da contínua, onde já levava 2.625 em 3 possíveis, faltando saber a nota da frequência e de comentário a notícia e resolução de exercícios no quadro.

Entretanto recebi também a minha pior nota do semestre, num teste de contabilidade financeira realizado em..... Introdução à Gestão. Tive 4.6 em 20, mas mesmo assim com os trabalhos todos ainda dá para ficar com cerca de 6.8 em 10 na contínua, só precisando de tirar a nota mínima de 4 no exame.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Dez 2011, 20:38 
Fight Owens Fight!
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: 26 Fev 2009, 12:18
Aqui vai o que devem ser as minhas notas:

Matemática - 18
Português - 17
Biologia - 17
Inglês - 20 (a stora disse que não dava, mas eu pedi na mesma :mrgreen:, e tenho esperanças que o tenha )
FQ - 13
Filosofia - 16
EF - 15

Imagem

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Dez 2011, 20:42 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 01 Ago 2008, 00:40
Já sei 2 notas que vou ter no fim do período:

20 a Direito
19 a Economia C(tive 18.9 no segundo teste)

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Dez 2011, 20:46 
Cicco
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual

Registado: 01 Fev 2009, 19:26
Já devo ter arrumado a Álgebra. Aliás 80% do pessoal do meu curso deve ter arrumado...

Resposta com citações  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 15083 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 489, 490, 491, 492, 493, 494, 495 ... 1006  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal