|
Isso acontece quando há regentes merdosos. Também já me calhou um desses (e por sinal, por pouco não chumbei a essa cadeira, e é uma das únicas duas, em 20 e tal, em que tive menos de 13). Há dois testes, a valerem 10% cada um, e um exame a valer 80%. Ora, fazem o primeiro teste com merdas que nunca ninguém viu à frente. Resultado: média de 4, em 140 alunos.
A média dos dois primeiros testes dava a classificação de frequência, onde, para se ter acesso a exame, tinha de se ter média 8. Ora, para compensar, fazem um segundo teste fácil, onde ainda assim, nem 20% dos alunos inscritos iam a exame. Eis que então lá se lembram de baixar a frequência mínima para 5, e assim vai quase tudo a exame. Só que a nota final era um cálculo manhoso com a nota de exame e frequência, que funcionava bem se a frequência fosse 8, mas era tremendamente injusto caso fosse 5, porque, por exemplo, gajos que se safassem bem no exame, apesar de terem 5 como frequência (e por bem não digo nada de extravagante que não um 9,5), passavam, enquanto que um gajo que até tivesse frequência de 17, tinha de ter 8 no exame para passar. Ou seja, houve pessoal que não tirou uma única positiva ao longo dessa cadeira a safar-se, em detrimento de pessoal que tinha boa frequência, e a quem lhes correu mal os exames (ainda por cima o recurso tinha coisas quase impensáveis e impossíveis de resolver, a tal ponto que o gajo com maior nota nesse teve 11), e que se ficaram. Eu, por exemplo, tive 7,8 no primeiro, resultado de uma tremenda estupidez cometida no início de um exercício que valia 3 valores (fiz o cálculo correto, mas com os valores para iniciar esse cálculo errados, porque não vi um "x" no enunciado. Estava completamente desconcentrado devido ao facto de estar com uma gastroentrite), e no segundo lá me safei, embora fosse de uma dificuldade completamente desajustada. Borrei a cueca com essa cadeira.
edit: Final da história, correm com o regente dessa cadeira no ano seguinte, e mudam todo o método de avaliação dessa cadeira para uma cena mais justa (não descurando a dificuldade dos testes, que continua elevada).