Informação PCM-Portugal

A Liga Virtual PCM-Portugal 2026 está a chegar! Podes aceder a toda a informação sobre mais uma edição nesta secção do nosso fórum!

Data/Hora: 24 Jan 2026, 00:59

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 11205 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 743, 744, 745, 746, 747
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Football Manager
MensagemEnviado: 09 Nov 2025, 17:37 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 23 Jul 2009, 18:34
Erros grosseiros no interface, crashes aleatórios e a navegação com mais cliques e mais lentas do que antes. Tem partes que parece completamente código feito por AI mal amanhado.

Como é que eles lançam isto para o mercado por 60 euros?

Conseguiram entrar no top 10 de piores reviews de sempre no Steam.
Este ano foi bom para várias empresas grandes deste tipo (olá Ubisoft e EA) verem o Expedition 33 e HK Silksong lançarem produtos incrivelmente polidos com equipas pequenas e a ouvir o que os fãs querem.

A Sports Interactive é uma espécie de Cyanide mas com dinheiro e que tem jogadores fieis mesmo quando o produto não tem os saltos de qualidade que devia ter. Este novo motor de jogo que tanto aclamam é:
1 - desncessário porque ninguém joga FM pelos gráficos
2 - a ser relevante, como eles querem, seria bom em 2008 e não em 2025.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Nov 2025, 18:20 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 16 Jun 2010, 18:25
Há mais feedback’s?

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 18 Nov 2025, 11:05 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 01 Out 2008, 20:45
Com perto de 20 horas de jogo a minha opinião é seguinte:

Se alguém acha que gastou demasiado tempo da sua vida a jogar FM em vez de fazer outras coisas mais relevantes é uma boa oportunidade para saltar fora.
Sempre foi um jogo absurdamente viciante. Jogar 4, 5 ou 10 horas é perfeitamente normal e isso às tantas torna-se algo incompatível com o resto das coisas que aparecem na vida.
Eu devia ter saltado fora, mas não resisti e comprei o jogo. E infelizmente continua altamente viciante. :P

Parte negativa: Curva de aprendizagem; Aumento das specs que prejudica a fluídez do jogo; Alterações ao nível da UI com informação em menus diferentes que prejudicam a UX;
Parte positiva: Gestão de táticas; Mercado de transferências (TransferRoom + valores de mercado); Jogo jogado também me parece mais realista. Aquelas coisas de ganhar 10 jogos seguidos, falhar um penalty e depois estar 4 jogos sem ganhar também me parecem menos recorrentes. Ganhar 4-0 ao intervalo e não acontecer nada na segunda parte é algo que também já consegui contrariar e era algo que me aborrecia bastante. Os lances do VAR ou são validados ou não: dantes parecia ser sempre a mesma coisa;
Dou evidentemente nota positiva ao jogo, talvez 6/10. Só não é maior porque demoraram 2 anos a fazer isto e podiam ter menos bugs e uma UI/UX mais forte.

Também acho que 20 horas é pouco, quando tiver mais horas de jogo tento dar uma opinião mais completa.
Mas diria que a tendência é para a minha opinião sobre o jogo melhorar.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 18 Nov 2025, 11:25 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 16 Jun 2010, 18:25
Fico mais tentado... A questão é só mesmo a falta de tempo...

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 18 Nov 2025, 11:26 
You´ll Never Walk Alone
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 01 Ago 2009, 09:18
E as conferências como estão? Tudo na mesma?

Enviado do meu motorola edge 50 pro através do Tapatalk

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 18 Nov 2025, 11:30 
O Cepo
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 08 Ago 2009, 15:53
scholes18 Escreveu:

Se por estar na mesma queres dizer que ou vai o assistente ou sais de rompante à primeira pergunta, espero que sim :mrgreen:

O meu sonho no FM quando era puto era que eles conseguissem gerar notícias adaptadas (realmente adaptadas) com base na resposta que escreves em vez de ser só usá-la no título do artigo ou numa menção en passant. Aí estaria um uso digno dos LLM.

deviantART

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 18 Nov 2025, 11:41 
You´ll Never Walk Alone
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Kazam Escreveu:
scholes18 Escreveu:

Se por estar na mesma queres dizer que ou vai o assistente ou sais de rompante à primeira pergunta, espero que sim :mrgreen:

O meu sonho no FM quando era puto era que eles conseguissem gerar notícias adaptadas (realmente adaptadas) com base na resposta que escreves em vez de ser só usá-la no título do artigo ou numa menção en passant. Aí estaria um uso digno dos LLM.
É isso, as conferências deviam ter mais impacto tanto na equipa como nos adversários, podiam ter mexido nesse aspecto

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 18 Nov 2025, 12:29 
Membro de Platina
Membro de Platina

scholes18 Escreveu:
Kazam Escreveu:
scholes18 Escreveu:

É isso, as conferências deviam ter mais impacto tanto na equipa como nos adversários, podiam ter mexido nesse aspecto

Eu acho que sempre tiveram. Os jogadores reagem muitas vezes. Como tens antevisão, pré-jogo e pós-jogo acabas por ter muitos momentos para mexer com os jogadores.
Outro impacto que tinhas era adicionar treinadores ao pessoal favorito/menos-favorito. O que acho que podia ser feito era usar isto para facilitar negócios com o teu pessoal favorito. Mas talvez isso até aconteça e só não existe muita visibilidade. Na verdade continuas a ter muitas vezes notícias do género "Fulano X é a última pessoa a quem venderia Beltrano Y". Se isso depois impacta o negócio não sabemos.

Kazam Escreveu:

Queres ver o mundo a arder :mrgreen:

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 18 Nov 2025, 13:01 
Vencedor da Liga Virtual
Vencedor da Liga Virtual

Registado: 20 Abr 2009, 21:25
Desculpem o parêntesis, mas já viram o documentário do Tó Madeira?

Tenho de admitir que a minha cabeça ainda não aceita o que viu. Não se brinca com estes assuntos, não gostei da tentativa de enganar o público.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 18 Nov 2025, 13:25 
You´ll Never Walk Alone
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

KopSimoniFan Escreveu:

Tenho de admitir que a minha cabeça ainda não aceita o que viu. Não se brinca com estes assuntos, não gostei da tentativa de enganar o público.
Não vi mas não perdi tempo a ver porque já sabia o resultado final, isto já foi falado à uns tempos atrás

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 18 Nov 2025, 14:21 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 09 Jul 2009, 02:55
KopSimoniFan Escreveu:

Ainda não vi o 3° episódio. Mas o 2° episódio foi fraco. Já a quererem criar um plot que não existiu

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 04 Jan 2026, 16:57 
Membro de Platina
Membro de Platina

zeduarte 10 Escreveu:
Com perto de 20 horas de jogo a minha opinião é seguinte:

Se alguém acha que gastou demasiado tempo da sua vida a jogar FM em vez de fazer outras coisas mais relevantes é uma boa oportunidade para saltar fora.
Sempre foi um jogo absurdamente viciante. Jogar 4, 5 ou 10 horas é perfeitamente normal e isso às tantas torna-se algo incompatível com o resto das coisas que aparecem na vida.
Eu devia ter saltado fora, mas não resisti e comprei o jogo. E infelizmente continua altamente viciante. :P

Parte negativa: Curva de aprendizagem; Aumento das specs que prejudica a fluídez do jogo; Alterações ao nível da UI com informação em menus diferentes que prejudicam a UX;
Parte positiva: Gestão de táticas; Mercado de transferências (TransferRoom + valores de mercado); Jogo jogado também me parece mais realista. Aquelas coisas de ganhar 10 jogos seguidos, falhar um penalty e depois estar 4 jogos sem ganhar também me parecem menos recorrentes. Ganhar 4-0 ao intervalo e não acontecer nada na segunda parte é algo que também já consegui contrariar e era algo que me aborrecia bastante. Os lances do VAR ou são validados ou não: dantes parecia ser sempre a mesma coisa;
Dou evidentemente nota positiva ao jogo, talvez 6/10. Só não é maior porque demoraram 2 anos a fazer isto e podiam ter menos bugs e uma UI/UX mais forte.

Também acho que 20 horas é pouco, quando tiver mais horas de jogo tento dar uma opinião mais completa.
Mas diria que a tendência é para a minha opinião sobre o jogo melhorar.

Com quase 6 dias de jogo posso dizer que o jogo está evidentemente bom, apesar de haverem 3 ou 4 bugs pequenos mas chatos.
Duas notas: usei uma base de dados pequena, o que diminui a minha experiência de jogo e as minhas táticas funcionaram tão bem que me tornei preguiçoso e não explorei completamente o jogo. Mas isso era algo que também já me acontecia antes.

Então, na primeira época o Benfica, e aqui tenho de discordar do Mourinho e concordar com o antigo treinador do Fenerbahçe, o Benfica tem uma equipa bastante boa.
Infelizmente o Al-Hilal veio e bateu 60M pelo Paavlidis, onde tive pouca margem para negociar e foi vendido. O mercado é um bocado caro (a dicotomia entre um negócio de ocasião e querer um joagdor e ir lá buscá-lo é enorme) e acabei por conseguir o Yuri Alberto do Corinthians por 20+8. Os meus olheiros encontraram um miudo jeitoso no Tokyo FC: Kota Tawaratsumida e veio por 6M.
Este gajo acabou por ficar infeliz, mas como era jeitoso prometi arranjar um amigo e consegui-o em Janeiro: o Tomiyasu veio a custo zero. De resto, quase todos os miúdos com potencial foram emprestados (da equipa A apenas o João Rego foi).

A pré-epoca não foi incrível e acabei por perder a supertaça nos penaltys depois de um 5-5 com o Sporting. Atropelei o Nice e o Rangers e consegui entrar na Champions.
No campeonato tive uma fase de jogos muito boa e andei sempre em primeiro lugar.
Na Champions acabei a liga em 10º e apanhei... o Sporting no play-off. Passei com um global de 4-0.
Nesta fase chegou o Tomiyasu, regressou Bah, Manu e Bruma, portanto o meu plantel melhorou bastante. O calendário no mês de Janeiro é terrível (9-10 jogos em muitas provas) e o plantel estava curto: Aursnes, Barreiro e Dedic desdobravam-se em várias posições diferentes. O Yuri Alberto estava a fazer um bom trabalho - acabou a liga com 17 golos e a época com 27 num total de 40 G/A.
O miúdo japonês também estava bem, o Dedic e o Araujo (pena só um poder jogar a lateral direito) eram duas bombas, mas o meu grande jogador é o Lukebakio: foram 38 golos e 23 assistências na época.

Acabei por ser campeão num jogo muito divertido com o Sporting que poeticamente estava 6-3 aos 90 minutos, altura em que o Geny reduziu para 6-4. Foi pena, mas fui campeão. Também ganhei a taça de Portugal contra o Braga e a taça da liga nos penaltys contra o Porto.
Na Champions apanhei Arsenal nos oitavos onde ganhei num agregado de 4-2 e Nápoles no quartos onde ganhei com um agregado de 6-4.
Nas meias finais fui jogar a Barcelona com todos os truques do livro: 5-5-0, perder tempo, demorar tempo, queimar tempo... bater na frente. Empatei 0-0. Repeti a receita no jogo em casa. Cheguei ao prolongamento também com 0-0 e a minha equipa toda fresca: ninguém tinha saído lá de trás. Voltei à minha tática normal e levei dois golos do Lewa em contra-ataque. Perdi 3-1 e caí nas meias. Mas foi uma belíssima época.

2ª época

Para a segunda época, o objetivo era fazer melhor e nem tinha de me esforçar muito. Como a equipa era jovem quase todos evoluíram bastante bem.
Fui buscar o Diogo Leite a custo zero. Vendi o Bah por 40M mas recebi 100 entre o Kokçu e o Florentino. Estava muito bem financeiramente.
Continuei a emprestar miúdos para rodarem com um destaque: Rui Silva (DC) no Dortmund. Não conhecia o miúdo mas tinha um bom perfil. Ficou com clausula de compra opcional, não me lembro de quanto mas não foi exercida.
Quem estava a jogar muito era o Gonçalo Moreira que nesta fase já era titular: obrigou-me a tirar Rios do 11 para jogar com dois médios ofensivos. Para a segunda época ia assim:

Trubin
Dedic, Tomás Araújo, António Silva, Dahl
Barrenechea
Lukebakio, Sudakov, Gonçalo Moreira, Schjelderup
Yuri Alberto

Kawatsumida, Prestianni, Aursnes, Rios e Ivanovic jogavem quase sempre ou sempre.
Ganhei a supertaça ao Braga e até Janeiro só perdi com o Bayern Munique fora. O meu mês de Janeiro é especialmente bom porque em 9 jogos fiz 31 golos (com alguns jogos difíceis pelo meio e muita rotação de equipa). Ganhei novamente a taça da Liga ao Porto e passei em 3º na Champions. Neste campeonato só tive um empate no Dragão, de resto foram 33 vitórias. Na Champions eliminei Galatasary, Leipzig e Mnachester United. Tudo relativamente fácil. Aliás, na própria Champions só empatei 4 jogos: Real Madrid e Nápoles nos grupos e Galatasary e United na fase a eliminar, sempre jogos fora.
Tive muita sorte com o sorteio e por mim já estava feito até porque apanhei o Real Madrid na Champions. Acabou 4-1 para mim, com o sacana do Vini a fazer o golo aos 90+3. Foi um jogo estranho, tive 1.5xG e eles 1.4, mas pronto. I'm not even mad.
Na final da Taça ganhei ao Braga. Isto foi demasiado fácil, mas sinceramente a única coisa estranha foi ganhar na final ao Real. O United nas meias levou 4-1 no primeiro jogo na Luz e pouco havia a fazer, tanto que empatámos lá. Adiante.

Terceira época

Para a terceira época tive um bocado de excesso de confiança, por ter corrido tudo tão bem achei-me o LFV de 2017 e pensei que qualquer miúdo da formação que eu lançasse podia colar numa equipa campeã. Isto fez baixar um bocado o nível. Posto isto, fui buscar 3 médios que não precisava: Miretti e Shea Charles (Southampton) a custo zero e dei 20M por um espanhol do Elche chamado Rodrigo Mendoza. Vendi o Leandro Barreiro e o Rios, para ter espaço na equipa, cada um por 20M. O Barreiro foi para a Arábia e o Rios para o Inter de Milão, mas foi um bocado mal vendido: só me queria desfazer deles porque não gosto de plantéis curtos. Também o Jurasek voltou e foi logo embora: 5M de venda. Rui Silva voltou a ser emprestado ao Dortmund e emprestei o Ivanovic ao Union SG porque não estava a evoluir como eu queria.

À entrada para a terceira época o meu balanço de vendas é +200.
A minha equipa é qualquer coisa como:

Trubin, Samuel Soares
Dedic, Banjaqui, José Neto, Dahl
António Silva, Tomás Araújo, Tomiyasu, Gonçalo Oliveira, Diogo Leite
Aursnes, Barrenechea, Miretti, Shea Charles
Lukebakio, Prestianni, Gonçalo Moreira, Sudakov, Mendonza, Schjelderup, Tawarastumida, João Rego
Yuri Alberto, Anísio Cabral, Fracisco Souza

O Yuri Alberto na segunda época já tinha feito números abaixo da primeira, mas entre ele e o Ivanovic preferi dar-lhe hipótese a ele. Fez uma época ainda pior e isso deu um bocado cabo dos meus resultados. Andava a ganhar com penaltys, auto-golos, por um golo quando antes ganhava por 2 ou 3 ou 4 golos de diferença e tinha os jogos resolvidos ao intervalo. Tinha expulsões, castigos, enfim. Também tinha demasiados jogadores para os mesmos lugares e isso prejudicou-me bastante.
A partir de Outubro as coisas melhoraram e vendo os números era bastante boa: ganhei Supertaça ao Braga, Supertaça Europeia ao Tottenham, Taça da Liga ao Porto, dei 5-0 ao Al-Ahly na Taça Intercontinental e passei nos 8 primeiros da Champions. No campeonato estava em primeiro apenas com dois empates. Não estava era a jogar bem. Na Champions eliminei o Milan à rasquinha e nos quartos ganhei 3-0 em casa depois de perder 3-2 em casa do Atlético de Madrid. Nas meias caio com o Liverpool com um empate em casa e uma derrota fora.
Os resultados foram bons, mas claramente baixei o nivel de épocas anteriores. Mesmo as taças que ganho devem-se aos adversários serem simplesmente piores do que eu. O Lukebakio que é a minha estrela lesionou-se alguns meses e isso ainda complicou tudo. No primeiro ano fiz 116 golos no campeonato, no segundo ano fiz 99 e agora fiz 93. Claro declinio.

Quarta época

À entrada para a quarta época o objetivo era melhorar a construção da equipa. Não podia ter tantos titulares e ainda ter miúdos no plantel a ocupar espaço e sem tempo factual para jogarem e evoluírem.
Acabei por ir buscar o Bilal El Khannouss. Não me fazia grande falta porque Sudakov era bom e o Gonçalo Moreira era o segundo melhor jogador da equipa, até com grandes números, mas a custo zero é difícil fugir à tentação. Não gastei um euro neste mercado e ainda vendi Diogo Leite por 35M, Miretti por 75M, Prestianni por 8.5M, Rafael Luís por 5M e Tomiyasu por 32. Foram mais de 160M de lucro.

Sentia-me muito mais confiante para este ano. Não perdi na pré-época e ganhei a supertaça ao Gil Vicente. Ganhei todos os jogos do campeonato e empatei em Stanford Bridge e perdi 3-2 em Barcelona na Champions. A minha linha de 4 médios ofensivos estava fortíssima, todos com grandes números: Lukebakio, Rego, Kawarastumida nas linhas e El Khannouss, Sudakov e Gonçalo Moreira no meio.
Na frente tinha desistido do Francisco Souza e do Anísio e rodavam com pouco sucesso entre o Ivanovic e o Yuri. Ganhei a Taça da Liga ao Guimarães e no final de Janeiro só tinha vitórias. Na Champions eliminei Juventus (5-1), Bayern (3-0) e Sporting (6-2 nas meias!). Na final ganhei novamente ao Real Madrid por 3-1 com um hattrick do Ivanovic que recuperou para uma grande segunda metade da época depois de eu vender o Yuri Alberto em Janeiro por 30M.
Ainda ganhei o Mundial de clubes ao Porto na final. Basicamente ganhei tudo, no entanto, a minha equipa era uma máquina de fazer golos e isso deixava-me muito contente. No campeonato do mundo de clubes fiz 33 golos em 7 jogos e na primeira liga fiz 144 golos o que foi absolutamente fantástico. Sinceramente, nesta época tudo foi muito fácil. Quase todos os jogos os meus jogadores todos terminavam com pontuações acima de 8.

5ª época

Para a 5ª época tive muitas mexidas. A custo zero vieram Banzoumana Toure (Hoffenheim), Jeremy Monga (Leicester), Greenwood e Osimhen. Ainda assim a grande novidade foi ter dado 80M pelo Jarrel Hato do Chelsea. Para já tinha falta de profundidade na defesa porque o tal Rui Silva saiu por 40M para o Dortmund (o que foi estranho uma vez que mal jogava comigo) e depois também me desfiz do Dahl.
O Rodrigo Mendonza nunca conseguiu ganhar o lugar e saiu por 40M, o Schjelderup não evoluiu como eu queria e saiu por 40M, o João Veloso saiu por 6M, o Miguel Figueiredo saiu por 11M. Apesar da despesa fiz 30M de lucro, infelizmente tinha demasiadas opções para extremo.

Neste momento, a meio da quinta época a minha equipa é a seguinte:

Trubin, Samuel Soares
Dedic, Banjaqui, Jarrel Hato, José Neto
António Silva, Tomás Araújo, Gonçalo Oliveira
Shea Charles, Barrenechea
João Rego, Lukabakio, Kawarastumida, Banzoumana Toure, Jeremy Monga, Tiago Rodrigues
Sudakov, Greenwood, Gonçalo Moreira, Bilal El Khannouss
Osimhen, Ivanovic

Falhei no potencial de alguns miúdos ao longo dos anos mas hoje consigo ter Banjaqui, José Neto, Gonçalo Oliveira, João Rego, Tiago Rodrigues e Gonçalo Moreira a titulares em qualquer jogo.
Tenho alguma pena especial pelo Anísio e pelo Francisco Souza mas infelizmente não pegaram bem. O Rui Silva e o Miguel Figueiredo também ficam bons jogadores mas para ganhar Champions fica curto.

4 Campeonatos
4 Supertaças
4 Taças de Portugal
4 Taças da Liga
2 Champions
2 Taças Intercontinentais
1 Mundial de Clubes
700M de lucro

Vou tentar normalizar um bocadinho a equipa com o João Neves e talvez o Gonçalo Ramos para as saídas de alguns jogadores que estão ali a mais.
Antes de terminar algumas estatísticas especiais: o Kota Tawastumida na minha 4ª época foi absolutamente brilhante: 40 G/A e pontuação média de 7.8 em 40 jogos.
O Gonçalo Moreira em 4 épocas tem médias acima dos 40 G/A e uma pontuação média de 7.5 nestes 4 anos.
O Trubin já foi o melhor guarda-redes do mundo uma vez (na tal quarta época) e o Lukabakio foi duas vezes Bola de Ouro e uma vez segundo. Só não esteve na luta no ano que se lesionou.
Todas as suas épocas são excelentes, mas lá esta, destaco a quarta época: 49 jogos a titular, 47 golos e 40 assistências. Pontuação média (em mais de 50 jogos) de 8.38. Na quinta época em 25 jogos estou com uma média de 8.75. É assombroso. Teve uma época com 14 golos, nas outras fez sempre, no mínimo, 40.

Ah, Portugal ganhou o Europeu 2028 e a França o Mundial 2026.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 04 Jan 2026, 17:10 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 09 Jul 2009, 02:55
Mas o jogo é assim tão fácil? Ou está semelhante aos anteriores em termo de dificuldade?

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 04 Jan 2026, 17:14 
Membro de Platina
Membro de Platina

Eu acho que está mais fácil. E pelo que vejo pelos meus amigos também. No entanto, para um jogador decente e coerente ao final de 2 ou 3 anos o jogo sempre ficou muito fácil. Quando és um clube top-8 europeu simplesmente embalas.

Outra coisa relevante, eu só tenho a liga portuguesa ativa. Não tenho factos sobre isto, mas tenho quase a certeza que prejudica os outros clubes europeus e me facilita a vida. Infelizmente o meu PC não dá para muito mais.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 08 Jan 2026, 21:47 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 23 Jul 2009, 18:34
Experimentei o demo depois de terem saído alguns patches e não passei de meia hora. Eu queria jogar um FM novo, mas a navegação é um sofrimento. Parece que estou a trabalhar em SAP em vez de estar a desfrutar de um jogo. Para o ano vejo se melhorou ou se é para desistir da franquia.

É pena, porque a parte do motor de jogo está fixe.

Resposta com citações  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 11205 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 743, 744, 745, 746, 747

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal