Informação PCM-Portugal

A Liga Virtual PCM-Portugal 2026 está a chegar! Podes aceder a toda a informação sobre mais uma edição nesta secção do nosso fórum!

Data/Hora: 21 Abr 2026, 09:47

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 11205 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21 ... 747  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 18 Nov 2008, 00:34 
Administrador
Administrador

Registado: 24 Ago 2007, 10:21
tozequio Escreveu:
E não tens problemas com o jogo demasiado afunilado principalmente em situação ofensiva? Pelo menos teoricamente em situação defensiva não deve haver grande problema, desde que as instruções defensivas sejam bem estruturadas. Eu quando tiver tempo para jogar isto a sério quero fazer os jogos completos em 3d, para me ir apercebendo destes pormenores e ir ajustando as tácticas de acordo com os jogos e o adversário :)

@Alaska - costumo começar por equipas pequenas, pelo que subir os laterais torna-se demasiado arriscado em equipas pequenas, pelo menos segundo o meu ponto de vista. Gosto de jogar com tracção atrás, transição rápida e aproveitamento dos erros do adversário. :P

Eu jogo em construção lenta (ritmo normal), com o passe curto. Nas jogadas de ataque há de tudo um pouco. Bolas paradas, cruzamentos para golo, passes em desmarcação para a corrida do avançado, etc...

Contra equipas que joguem um futebol mais rápido é que tenho utilizado o passe directo para chegar lá mais rápido...

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 18 Nov 2008, 00:38 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 24 Ago 2007, 14:18
Gabriel Escreveu:
Nada melhor do que o velhinho 4-4-2 clássico.Isso sim é táctica, ou a ausência dela :P

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 18 Nov 2008, 00:41 
Vencedor de Clássicas Pro Tour
Vencedor de Clássicas Pro Tour

Registado: 01 Set 2007, 12:33
issoisso Escreveu:
onil Escreveu:
Nunca joguei nenhum FM (não me batam :oops: ) e tentei pegar na demo. Claro que mal consegui arrancar com o jogo. Será que algum de vocês que já tenha o jogo, arranja um manual em pdf para eu começar a perceber como é que isto funciona?

http://www.mediafire.com/?sharekey=3335 ... b9a8902bda

Brigadão \:D/
Já percebi que com uns quantos meses de leitura do manual e de treino talvez consiga começar a jogar :help:

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 18 Nov 2008, 00:42 
Uns são moda - Outros são Foda
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 09 Jan 2008, 18:18
Alaska Escreveu:
Gabriel Escreveu:
Nada melhor do que o velhinho 4-4-2 clássico.Isso sim é táctica, ou a ausência dela :P

Tão porque?No Fm sempre foi uma táctica que, pelo menos comigo, resultava bastante bem.

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 18 Nov 2008, 00:46 
Administrador
Administrador

Registado: 21 Ago 2007, 02:49
Já agora para quem se interesse por este aspecto mais táctico do jogo (que para mais é o mais fascinante) tem aqui um guia bastante completo sobre o funcionamento táctico do FM2009 http://defectivemind.com/solihullexperi ... actics.zip

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 18 Nov 2008, 00:47 
Jasperrrrrrr
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 28 Ago 2007, 01:02
eu uso sempre a tatcia que postei ai atras quando ganhei 6-2 ao Braga. Mas não coloco apenas o jogador na posição... tem de se "quitar" bem aquilo, porque se nao ha la grandes buracos!
Logo no meu caso preciso e muito de bons alas!

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 18 Nov 2008, 00:48 
Administrador
Administrador

Registado: 24 Ago 2007, 10:21
Gabriel Escreveu:
Alaska Escreveu:
Gabriel Escreveu:

Tão porque?No Fm sempre foi uma táctica que, pelo menos comigo, resultava bastante bem.

4-4-2 em linha? Pff...é tudo ao molho e fé em Deus...

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 18 Nov 2008, 00:50 
Uns são moda - Outros são Foda
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 09 Jan 2008, 18:18
Ai é??Jogava bastantes vezes assim e nunca reparei nisso :shock: As minhas equipas sempre tiveram bastante bem organizadas. =\

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 18 Nov 2008, 00:52 
O deus Baco
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: 26 Ago 2007, 22:24
Eu há uns anos para cá que uso sempre o 4-4-2 Diablo:
Que era nada mais nada menos que 3 médios no meio e um MD...Só que o mais central dos médios tinha uma seta até aos PLC e os outros dois tinham só até a meio...Os defesas e MD tinham mentalidade muito defensiva e os outros 5 tinham muito ofensiva...E não me queixo até agora...

Atenção que o médio do meio tem de ser muito bom...

Só que agora não dá porque as setas não são como nós queremos...Isso é um passo atrás no jogo..

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 18 Nov 2008, 00:55 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 24 Ago 2007, 09:48
Eu normalmente jogo num 4-5-1 rápido em contra-ataque, transições rápidas, passe curto e um finalizador lá à frente a aproveitar a qualidade de pase e cruzamento dos meus médios, ainda por cima acabei de contratar o Srna, e o Zhirkov(o save em que eu tenha o Arshavin crashou), portanto parece-me que vou manter esse sistema.

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 18 Nov 2008, 01:12 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 24 Ago 2007, 14:18
O 4-4-2 no FM é um sistema default, porque o jogo é feito por ingleses e a táctica do 4-4-2 é inglesa. Mais do que inglesa, é "A" táctica inglesa. Funciona bem, porque é considerada a táctica padrão do futebol mundial da qual partem todas as outras, segundo os egocêntricos ingleses, o que não podia estar mais longe da verdade, como todas as pessoas que estudaram a história do futebol saberão dizer. É a mesma que os treinadores ingleses (que felizmente não são todos os da liga inglesa) continuam a usar ainda hoje, baseados no facto que resultou quando foram campeões do mundo pela única vez há 42 anos atrás, e porque jogavam em casa.

Em termos prácticos, é uma táctica em que os sectores sobem todos em bloco e mantém sempre um espaçamento gigante entre eles, não permitindo a manutenção de posse de bola e obrigando ao fabuloso jogo do lateral chegar ao meio campo e mandar o cruzamento para a área, o avançado ou ganhar o lance, ou perdê-lo para um cabeceamento do central e sobrar uma bola para a entrada da área, onde o médio centro vai chegar primeiro à bola porque não existe ninguém entre sectores, e este vai ter todo o espaço do mundo para correr e mandar um bojardo que às vezes entra e o povo delira com os golaços do futebol inglês. Isto é uma visão extremamente estereotipada do futebol inglês que começou a mudar sobretudo com o Chelsea de Vialli e Gullit nos anos 90 e com a chegada à liga de jogadores diferentes como Bergkamp e Zola. Contudo, e apesar de obviamente já não ser completamente assim, as equipas do meio da tabela para baixo continuam a jogar assim. Não há um líbero para as dobras e que permita começar logo a jogar para a equipa. São os dois de marcação e em geral sai um bacalhau para o ar. Os médios centro, um tem características mais ofensivas, outro mais defensivas, mas em termos tácticos têm a mesma função e posicionamento. O que permite qualquer equipa com médios bons tecnicamente entrar por ali adentro em tabelinhas como se fosse manteiga.

Os avançados até há bem pouco tempo, eram idênticos. Pontas de lança estáticos e imóveis, embora fortes e ágeis, sem que um jogador viesse buscar jogo atrás.

Não há um líbero, não há um trinco, não há um 10, não há um falso ponta. Tudo o que há são 3 sectores (ideal para jogar matraquilhos).

O que sempre tiveram (e tinham de ter, senão coitados neste sistema) foi jogadores de excelentes competências físicas (não falo apenas de força, mas também velocidade, resistência, arranque, muita agilidade, reflexos, etc..).

Enquanto táctica, essa táctica só poderia resultar num jogo feito por ingleses.

E sim, este post se calhar foi escusado, mas pronto. Fica a opinião. :P

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 18 Nov 2008, 02:14 
Jasperrrrrrr
Membro de Platina
Membro de Platina

lol!!! é sempre bom um texto destes antes de ir dormir :P

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 18 Nov 2008, 08:47 
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: 09 Fev 2008, 19:57
Takitdown Escreveu:
o Atributo de reputação no jogo define quão apelativo o clube é tanto para os jogadores, como para membros do staff, mesmo na procura de treinador, quanto maior for a reputação mais elevados serão os padrões para treinador, se eles atribuissem o valor pela história do clube o Porto não teria mais do que o Benfica, nem o Chelsea mais do que o Arsenal, etc.... e mesmo que fosse assim definido, seria muito mal feito, já que essa descrição não está em nada relacionada com aquilo que o atributo provoca.
Tendo isto em conta parece-me óbvio que o valor do Trofense teria de ser maior do que clubes da segunda divisão

O Gabriel tem razão, a divisão conta bastante mais que a reputação. Sim, tinha de ser mais alta, mas um jogador no jogo vai preferir na mesma o Trofense pela divisão em que está.

tozequio Escreveu:
Uma coisa que me parece prejudicar jogar em 442 losango é o facto de não ser possível colocar as setas nos médios centro para descaírem na ala em situação ofensiva. Esta tem sido a táctica que mais tenho utilizado nos últimos FM e agora possivelmente terei que alterar. Acho que jogar com os 2 médios interiores vai desguarnecer demasiado as alas.

Nah. Acredita que resulta bem. Tens de ter laterais com resistência e velocidade suficiente para subirem e apoiarem, e estarem de volta à defesa quando necessário, mas com as instruções certas consegues que sejam eles a apoiar. De qualquer forma, com a instrução de largura da equipa (e nalguns casos com liberdade criativa), consegues perfeitamente que esses médios sejam mais laterais ;)

tozequio Escreveu:
Gosto de jogar com tracção atrás, transição rápida e aproveitamento dos erros do adversário. :P

Já que estás a ser tão específico, vai depender imenso da equipa que estás a usar ;)

stuntlucas Escreveu:
Eu há uns anos para cá que uso sempre o 4-4-2 Diablo:
Que era nada mais nada menos que 3 médios no meio e um MD...Só que o mais central dos médios tinha uma seta até aos PLC e os outros dois tinham só até a meio...Os defesas e MD tinham mentalidade muito defensiva e os outros 5 tinham muito ofensiva...E não me queixo até agora...

Atenção que o médio do meio tem de ser muito bom...

Só que agora não dá porque as setas não são como nós queremos...Isso é um passo atrás no jogo..

Pelo contrário, é um passo em frente. Isso era pura e simplesmente um cheat e nada mais. Era uma "táctica" que aproveitava uma falha no motor de jogo, de maneira que esse jogador estava constantemente sozinho. Era uma cheat pura e simples. Agora já não há disso, felizmente.
Além de que as setas eram simplesmente uma instrucção robótica de "vai para ali quando a equipa atacar", que faziam com que o jogador fosse para lá independentemente de como estivesse a correr o jogo ou do que estivesse a acontecer. Agora é muito mais realista :)

O maior problema no motor de jogo tanto quanto consigo ver é só um: Jogar com 1 avançado (4-3-3/4-5-1 como é normal na holanda, noruega e em portugal) = Não sofrer golos mas raramente marcar.

Alaska Escreveu:
O 4-4-2 no FM é um sistema default, porque o jogo é feito por ingleses e a táctica do 4-4-2 é inglesa. Mais do que inglesa, é "A" táctica inglesa. Funciona bem, porque é considerada a táctica padrão do futebol mundial da qual partem todas as outras, segundo os egocêntricos ingleses, o que não podia estar mais longe da verdade, como todas as pessoas que estudaram a história do futebol saberão dizer. É a mesma que os treinadores ingleses (que felizmente não são todos os da liga inglesa) continuam a usar ainda hoje, baseados no facto que resultou quando foram campeões do mundo pela única vez há 42 anos atrás, e porque jogavam em casa.

Em termos prácticos, é uma táctica em que os sectores sobem todos em bloco e mantém sempre um espaçamento gigante entre eles, não permitindo a manutenção de posse de bola e obrigando ao fabuloso jogo do lateral chegar ao meio campo e mandar o cruzamento para a área, o avançado ou ganhar o lance, ou perdê-lo para um cabeceamento do central e sobrar uma bola para a entrada da área, onde o médio centro vai chegar primeiro à bola porque não existe ninguém entre sectores, e este vai ter todo o espaço do mundo para correr e mandar um bojardo que às vezes entra e o povo delira com os golaços do futebol inglês. Isto é uma visão extremamente estereotipada do futebol inglês que começou a mudar sobretudo com o Chelsea de Vialli e Gullit nos anos 90 e com a chegada à liga de jogadores diferentes como Bergkamp e Zola. Contudo, e apesar de obviamente já não ser completamente assim, as equipas do meio da tabela para baixo continuam a jogar assim. Não há um líbero para as dobras e que permita começar logo a jogar para a equipa. São os dois de marcação e em geral sai um bacalhau para o ar. Os médios centro, um tem características mais ofensivas, outro mais defensivas, mas em termos tácticos têm a mesma função e posicionamento. O que permite qualquer equipa com médios bons tecnicamente entrar por ali adentro em tabelinhas como se fosse manteiga.

Os avançados até há bem pouco tempo, eram idênticos. Pontas de lança estáticos e imóveis, embora fortes e ágeis, sem que um jogador viesse buscar jogo atrás.

Não há um líbero, não há um trinco, não há um 10, não há um falso ponta. Tudo o que há são 3 sectores (ideal para jogar matraquilhos).

O que sempre tiveram (e tinham de ter, senão coitados neste sistema) foi jogadores de excelentes competências físicas (não falo apenas de força, mas também velocidade, resistência, arranque, muita agilidade, reflexos, etc..).

Enquanto táctica, essa táctica só poderia resultar num jogo feito por ingleses.

E sim, este post se calhar foi escusado, mas pronto. Fica a opinião. :P

Sim, foi completamente escusado, mas também é 99% verdadeiro :P

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 18 Nov 2008, 09:54 
Jasperrrrrrr
Membro de Platina
Membro de Platina

Bem e vendi o Lucho por 35M ao Man City :D
Para já comprei o Arshavin por 16M.

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: 18 Nov 2008, 11:02 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 30 Ago 2008, 18:50
issoisso Escreveu:

O maior problema no motor de jogo tanto quanto consigo ver é só um: Jogar com 1 avançado (4-3-3/4-5-1 como é normal na holanda, noruega e em portugal) = Não sofrer golos mas raramente marcar.

Pois é...eu que sempre me dei bem com o 4-5-1, com três médios centrais em vez de um médio defensivo e dois centrais como alguns jogam, vi que neste jogo algo não corria tão bem quando a usei no Benfica, e o problema não a equipa porque eu sempre usei o Benfica no FM primeiro, antes de jogar com outra equipa, apenas me parece menos efectivo. Mas um que resulta melhor é o 4-2-3-1, com o Aimar nas costas do Ponta. Pelo menos comigo tem resultado. Têm é de ter dois bons Médios porque o meio campo fica muito vazio.

Resposta com citações  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 11205 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21 ... 747  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal