Informação PCM-Portugal

Está a começar a Liga Virtual 2024! O Draft World Tour já arrancou. Está atento a este tópico do nosso fórum!

Data/Hora: 04 Out 2024, 23:21

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6802 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 450, 451, 452, 453, 454
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 01 Out 2024, 12:11 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 24 Ago 2007, 14:18
A menos que aconteça alguma coisa muito estranha nos próximos 4 anos, a única dúvida do lugar do Pogacar nos melhores de sempre no fim da carreira vai ser se é o número 1 ou 2.
A diferença do Merckx para todos os outros (incluidos Hinaults, Anquetils, Sean Kellys, Coppi, Bartali, Moser, Valverde, etc.. é muito grande). O ritmo que o Pogacar leva é Merckxiano.
Claro que vai haver sempre subjectividade, mas para mim falando de palmares puro e duro (e nao só de vitórias mas também de resultados top como pódios e top 10s em todas as corridas relevantes) a menos que aconteça algo muito estranho, o Pogacar vai acabar por volta do nível do Merckx (no que toca aí aos 10 melhores anos), e provavelmente até o poderá passar na carreira como um todo porque a carreira do Merckx vai a todo gás até aos 30 e depois fecha o tasco e nao podendo prever o futuro, isso hoje em dia por razoes várias mas vou focar mais na preparaçao física, acontece menos que acontecia nos 60/70s.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Out 2024, 00:39 
Vencedor do Tour
Vencedor do Tour

Registado: 17 Set 2012, 16:32
Agora que se fala na longevidade do Pogačar, vou fazer um paralelismo a outro desporto: o Marc Márquez também é um completo fora de série e apareceu extremamente novo, e também tem uma paixão enorme pela sua modalidade. Tão grande que na sua segunda grande lesão da carreira, a ia hipotecando e tirou-lhe umas 4 épocas a nível top (felizmente este ano parece que conseguiu voltar ao seu nível e para o ano tem grandes chances de regressar aos títulos).

O meu ponto é: a vontade e o "canibalismo" do Pogačar são tão grandes, que a dado ponto isso pode ser uma desvantagem. Se/quando ele tiver uma lesão grave ou um drop significativo, isso pode afetá-lo mentalmente e levá-lo a exceder-se. E acho que ataques como este do mundial mostram que ele tem uma propensão em ter de se superar e demonstrar que é o melhor (até de sempre).

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Out 2024, 18:07 
Dobradinha no Tour
Dobradinha no Tour

Registado: 12 Nov 2007, 00:16
https://ciclismoatual.com/ciclismo/a-uc ... 1NiglR1dvA

Um artigo bastante assertivo

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Out 2024, 18:34 
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 27 Fev 2009, 18:54
zeduarte 10 Escreveu:
zeduarte 10 Escreveu:

Já ficou em primeiro.

Entretanto, no ranking do PCS subiu 18 lugares, ultrapassando gente como Boonen, Cancellara, Gilbert, Contador, Nibali... e Roglic.
O senhor que se segue é Peter Sagan.

Andamos a dizer que o Pogacar é o melhor de sempre e este ranking claramente relativiza isso. Só agora ultrapassou os melhores dos últimos 20 anos, e ainda faltam Valverde e Sagan.
Atenção, eu também não tenho dúvidas que o é melhor que já vi. Mas ao ir buscar Merckx estamos a dar um salto quântico, sobretudo porque me parece que ainda há um punhado de ciclistas à frente no Tadej.

Já agora, dentro dos ciclistas ativos ainda temos o Rui Costa no top-20.

https://www.procyclingstats.com/ranking ... s=all-time

Eu não consigo levar a sério um ranking que coloca o Valverde em 6° e o Pogacar em 36° quando o esloveno já têm muito mais vitórias de topo do que este. Aliás para mim
claramente acima do Pogacar só Merckx, Hinault e Coppi sendo que destes os dois últimos deverão ser ultrapassados mais ano menos ano.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 03 Out 2024, 09:58 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 24 Ago 2007, 14:18
Kaz Escreveu:
zeduarte 10 Escreveu:
zeduarte 10 Escreveu:

Já ficou em primeiro.

Entretanto, no ranking do PCS subiu 18 lugares, ultrapassando gente como Boonen, Cancellara, Gilbert, Contador, Nibali... e Roglic.

Andamos a dizer que o Pogacar é o melhor de sempre e este ranking claramente relativiza isso. Só agora ultrapassou os melhores dos últimos 20 anos, e ainda faltam Valverde e Sagan.
Atenção, eu também não tenho dúvidas que o é melhor que já vi. Mas ao ir buscar Merckx estamos a dar um salto quântico, sobretudo porque me parece que ainda há um punhado de ciclistas à frente no Tadej.

Eu não consigo levar a sério um ranking que coloca o Valverde em 6° e o Pogacar em 36° quando o esloveno já têm muito mais vitórias de topo do que este. Aliás para mim
claramente acima do Pogacar só Merckx, Hinault e Coppi sendo que destes os dois últimos deverão ser ultrapassados mais ano menos ano.

O ranking é de pontos como todos os rankings sao. Ser 1º da muito mais pontos que ser 2º ou 3º mas estes também dao pontos, assim como ser top 10 da pontos. E ninguem na história da modalidade tem tantos pódios em provas relevantes como o Valverde. Aliás, eu pessoalmente colocaria o Valverde mais acima ainda num ranking de carreira. A capacidade de ser um corredor de topo durante anos e anos a fio mais ninguém tem. E também nao é como se nunca tivesse vitórias relevantes. Foi campeao do mundo, ganhou a Vuelta e ganhou 4 Lieges. Sao 8 vitórias e 20 pódios nas Ardenas, 4 vitórias e 11 pódios em monumentos, 1 vitória e 7 pódios em mundiais, 1 vitória e 9 pódios em GTs e várias vitórias e pódios nas principais provas de 1 semana e isto já sem entrar no número de top 10s conseguidos (E claro também teve imensas vitórias em etapas em várias provas, muito mais que a maior parte dos GT riders do seu tempo).

A longevidade e qualidade que permitiram uma quantidade de resultados relevantes que nunca deixou de ter até final da carreira (embora obviamente tenham piorado na parte final) permitiram um acumulado de pontos difícil para a maioria de ciclistas conseguir. Acho que se deve valorizar longevidade também e nao só os peak years.

Como disse anteriormente, o Pogacar ainda tem muito pela frente, e vai terminar, salvo hecatombe de lesoes, em primeiro ou segundo de qualquer ranking, provavelmente, mas neste momento para mim ainda nao está lá. Num ranking meu estaria já no top 10 (na parte final), imaginando que acabasse a carreira agora, e isso já é muito bom e pouco normal visto que é muito novo ainda (para um ranking de carreira).

Também podes fazer um ranking só de vitórias que para ti se calhar vale mais, mas para mim vale menos porque vai por um Oscar Pereiro acima num ranking que muitos outros corredores de GTs que eram claramente melhores que ele mas nunca chegaram a ganhar um tour por terem corrido com algum dominador ao mesmo tempo. Pódios e top-10 (em menor quantidade mas também), deveriam sempre ter-se em conta em qualquer ranking de melhores de sempre e nao só vitórias. Para dar um exemplo aleatório, que nao seja o Poulidor de sempre, o Fernando Escartin foi evidentemente um melhor ciclista de GTs que o Oscar Pereiro. Isto é indiscutível. Um ranking só de vitórias de topo vai meter o Pereiro à frente. Nao consigo concordar minimamente com essa análise.

O Pogacar vai chegar lá, provavelmente, mas ainda nao está lá.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 03 Out 2024, 13:40 
GB is golden!
Tripla no Tour
Tripla no Tour

Registado: 11 Jul 2009, 11:12
Alaska Escreveu:
salvo hecatombe de lesoes

ou salvo outra coisa :-$ desculpem-me o cinismo, mas depois de tudo o que já vi como adepto de ciclismo, é-me difícil ver as exibições dele e do Vingegaard e não ficar desconfiado.

Mas, fora isso, no geral, concordo bastante com a análise do Alaska, em particular com a parte muitas vezes esquecida que há um grande valor a dar à longevidade.

:rip: Nunca serás esquecido, Pedro Peixoto aka Robbie Contador (1992-2011)!! :rip:

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 03 Out 2024, 22:22 
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 27 Fev 2009, 18:54
Alaska Escreveu:
Kaz Escreveu:
zeduarte 10 Escreveu:

Já ficou em primeiro.

O ranking é de pontos como todos os rankings sao. Ser 1º da muito mais pontos que ser 2º ou 3º mas estes também dao pontos, assim como ser top 10 da pontos. E ninguem na história da modalidade tem tantos pódios em provas relevantes como o Valverde. Aliás, eu pessoalmente colocaria o Valverde mais acima ainda num ranking de carreira. A capacidade de ser um corredor de topo durante anos e anos a fio mais ninguém tem. E também nao é como se nunca tivesse vitórias relevantes. Foi campeao do mundo, ganhou a Vuelta e ganhou 4 Lieges. Sao 8 vitórias e 20 pódios nas Ardenas, 4 vitórias e 11 pódios em monumentos, 1 vitória e 7 pódios em mundiais, 1 vitória e 9 pódios em GTs e várias vitórias e pódios nas principais provas de 1 semana e isto já sem entrar no número de top 10s conseguidos (E claro também teve imensas vitórias em etapas em várias provas, muito mais que a maior parte dos GT riders do seu tempo).

A longevidade e qualidade que permitiram uma quantidade de resultados relevantes que nunca deixou de ter até final da carreira (embora obviamente tenham piorado na parte final) permitiram um acumulado de pontos difícil para a maioria de ciclistas conseguir. Acho que se deve valorizar longevidade também e nao só os peak years.

Como disse anteriormente, o Pogacar ainda tem muito pela frente, e vai terminar, salvo hecatombe de lesoes, em primeiro ou segundo de qualquer ranking, provavelmente, mas neste momento para mim ainda nao está lá. Num ranking meu estaria já no top 10 (na parte final), imaginando que acabasse a carreira agora, e isso já é muito bom e pouco normal visto que é muito novo ainda (para um ranking de carreira).

Também podes fazer um ranking só de vitórias que para ti se calhar vale mais, mas para mim vale menos porque vai por um Oscar Pereiro acima num ranking que muitos outros corredores de GTs que eram claramente melhores que ele mas nunca chegaram a ganhar um tour por terem corrido com algum dominador ao mesmo tempo. Pódios e top-10 (em menor quantidade mas também), deveriam sempre ter-se em conta em qualquer ranking de melhores de sempre e nao só vitórias. Para dar um exemplo aleatório, que nao seja o Poulidor de sempre, o Fernando Escartin foi evidentemente um melhor ciclista de GTs que o Oscar Pereiro. Isto é indiscutível. Um ranking só de vitórias de topo vai meter o Pereiro à frente. Nao consigo concordar minimamente com essa análise.

O Pogacar vai chegar lá, provavelmente, mas ainda nao está lá.

O Pereiro é um caso diferente porque salvo erro a única coisa que ele fez de relevante na carreira foi ganhar o Tour ainda que isso o catapulte para um patamar superior obviamente.

Se falarmos em acumulado de pontos claro que o Valverde fica nas primeiras posições num ranking histórico e eu não sou daqueles que ignora por completo os lugares imediatamente abaixo, agora quer queiramos quer não o vencedor é que fica para a história e o Pogacar neste momento em termos de provas de topo tem 3 Tours, 1 Giro, 1 Campeonato do Mundo, 3 Lombardias, 2 LBL e 1 RVV enquanto que o Valverde tem 1 Vuelta, 1 Campeonato do Mundo e 4 LBL. Por mais que o Valverde tenha tido uma grande carreira e admire a sua longevidade não me faz sentido ele estar bem à frente de um ciclista que já ganhou mais provas de topo. Da mesma forma que não me faz sentido ver Kelly em segundo ou Moser em terceiro nesse mesmo ranking do PCS. Agora claro cada cabeça sua sentença e pelo menos parece que concordamos que o Pogacar deverá acabar a carreira como um dos dois melhores de sempre.

Resposta com citações  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6802 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 450, 451, 452, 453, 454

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal