Informação PCM-Portugal

A Liga Virtual PCM-Portugal 2026 está a chegar! Podes aceder a toda a informação sobre mais uma edição nesta secção do nosso fórum!

Data/Hora: 19 Abr 2026, 12:08

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6861 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 ... 458  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 06 Out 2010, 18:21 
Veni, vidi, vici
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: 15 Jul 2009, 22:27
O que mais conta num GT é o factor recuperação, tal como o Alaska disse. Até poderia estar o melhor trepador do mundo e aguentar apenas 1 semana e meia ao melhor nível e durante o resto da volta "morrer".
Como o Alaska disse no convívio há 1 mês e tal, os melhores trepadores (se não são os melhores, estão entre os melhores, ou coisa parecida que disseste) são os colombianos. Citando as sábias palavras do Alaska: "Apenas pecam por culpa da extensão das etapas. Estão habituados a fazer cerca de 120km por etapa e chegam à Europa e fazem entre 190 a 210 km e morrem durante o plano."
Foi uma coisa assim, não é Alaska? :P

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 06 Out 2010, 18:27 
Ganhei uma discussão com o Alaska \o/
Moderador
Moderador

Registado: 27 Out 2007, 21:31
Foi isso foi. Eu ainda hoje não tenho dúvidas que o Rujano seja um dos melhores trepadores puros que há por aí.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 06 Out 2010, 18:50 
El Tío del Mazo
Moderador
Moderador

Registado: 14 Mar 2009, 10:59
OAlmeida10 Escreveu:
kamikaze Escreveu:
OAlmeida10 Escreveu:
Uma coisa que me pus a pensar, o Peter Velits passou a ser o segundo na Vuelta, ser 3º já era fantástica, ter sido apenas batido pelo Nibali é algo de fenomenal

O 3º lugar do Velits é enganador, porque ele nunca esteve na luta pela Vuelta, fez quase que uma corrida à parte dos outros e a prova disso é que só se deu pela "presença" dele na etapa dos Lagos e no CR.

Mas a verdade é que foi o 3º a gastar menos tempo, e já ele estava bem colocado e ainda se falava de gente que estava atrás dele para a qual ele nunca perdeu tempo.

Onde eu queria chegar é que ele não fez nada de fantástico/fenomenal, foi um grande resultado sim mas ele quase não apareceu na corrida.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 06 Out 2010, 19:00 
Veni, vidi, vici
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: 15 Jul 2009, 22:27
Jolly Escreveu:
Foi isso foi. Eu ainda hoje não tenho dúvidas que o Rujano seja um dos melhores trepadores puros que há por aí.

Ironia?

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 06 Out 2010, 19:14 
Ganhei uma discussão com o Alaska \o/
Moderador
Moderador

Registado: 27 Out 2007, 21:31
Não, verdade. Ou melhor, acredito que sim.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 06 Out 2010, 19:41 
Vencedor do Giro
Vencedor do Giro

Registado: 12 Ago 2008, 14:17
Alaska Escreveu:
Jeremy Escreveu:
Jolly Escreveu:
Contador, Andy, Purito, Menchov, Samu, Basso, Evans, Anton, Mosquera (apesar do dito cujo) e Gesink/Nibali. Aqui estão 10 que são melhores que o Frank.

Alaska, todos os corredores citados pelo Jolly como sendo melhores trepadores que o Frank, são na realidade corredores de 3 semanas. O Contador e o Andy devem ser os dois da actualidade com melhor capacidade de recuperação.

Um ciclista pode ser muito bom em 2 coisas, e eu nem estou a concordar com ele ou contigo, ou a discordar dele ou de ti no que toca à opinião acerca desses ciclistas. Nem me meti por aí. Estou apenas a apontar que estás a fazer uma análise a algo que não está em análise.

Agora, sim falando de nomes, no caso dos nomes mencionados, Purito está MUITO longe de ser um corredor de 3 semanas apesar de subir bem. Antón até ao momento também ainda não provou ter uma capacidade de recuperação de energia ao nível dos outros (este ano não teve hipótese de demonstrar mais ou menos). O próprio Samu, vi-o vários furos acima neste ano do que tem estado ao longo dos anos.

Voltando àquilo que tenho estado a referir, e utilizando um exemplo fictício, utilizando valores que não é suposto serem realistas mas servem apenas para demonstrar esta situação. Imaginemos dois corredores, X e Y em momento de forma idêntico e que partem a 100% da sua condição física no início de um GT.

O X sobe a 30km/h uma montanha de 20 km de extensão a 7% de inclinação. O Y sobe a mesma montanha a 20 km/h. O X é evidentemente MUITO melhor trepador que o Y.

Na 3ª semana, o corredor X que não prima por grande capacidade de manutenção de energia ao longo dos dias, chega à 3ª semana de esforço contínuo, e vai subir novamente a mesma montanha. O X está a 50% e vai subi-las portanto a 15 km/h desta vez. O Y, um indivíduo física e aerobicamente mais dotado, encontra-se ainda a 90% e portanto vai subir a 18 km/h deixando o outro para trás algures durante a subida. Isto não invalida que o X que ficou para trás seja melhor trepador que o Y. É isto ser um corredor de 3 semanas, independentemente de se ser bom trepador ou contra-relogista. O Óscar Pereiro era apenas bonzito em ambas as especialidades, e não acompanhava ninguém que fosse muito importante no início mas na 3ª semana andava tendencialmente com os melhores, tanto no ano que venceu o Tour, como nos outros 10ºs lugares que alcançou. Com fugas ou sem fugas, a 3ª semana do Pereiro era tendencialmente melhor que o início, não porque ele tivesse melhorado, mas porque tinha piorado menos que os outros. Estava menos desgastado.

(É evidente que nem as quebras são assim acentuadas, nem os valores são estes, e há outros factores a ter em consideração. Isto é apenas um exemplo demonstrativo).

Certo, mas achas então que o Frank se enquadra no perfil do corredor Y? Acho que estão a julgar o Frank pelo que ele fez nesta Vuelta, em que começou a perder tempo e acabou quase junto dos melhores, mas é preciso não esquecer que ele partiu a clavícula e que a Vuelta era um objectivo de recurso. Nesse caso em particular, acho que não se tratou tanto da capacidade de recuperação como de ganhar forma nas etapas iniciais dado que a preparação foi quase nula.
Nas últimas edições do Tour, que me lembre, o Frank acompanhou sempre os melhores do início ao fim.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 06 Out 2010, 19:55 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 24 Ago 2007, 14:18
No caso do Frank não concordo a 100% nem com ele nem contigo. Acho que há trepadores melhores que ele mas que é muito bom. Acho que ele lucra muito com etapas que sejam mais longas como são as do Tour até por ter começado por ser um corredor de clássicas.

A carreira dele tem sido gradualmente alterada. No início salvo raras excepções os grandes resultados dele eram conseguidos em clássicas que terminavam em topos. Progressivamente deixou de lutar por vitórias nessas provas e passar a ser corredor de top-10 nelas, enquanto evoluía nas 3 semanas, sobretudo nos últimos 2/3 anos. Na minha opinião, o Schleck é um excelente corredor de provas de 1 semana (até 9 dias como a Suiça) que tenham montanha e penso que nesta fase da carreira seria nesse tipo de provas que conseguiria melhores resultados, embora me pareça também que ele queira conquistar mais resultados em provas de 3 semanas e que seja esse o seu principal objectivo.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 07 Out 2010, 00:32 
Vencedor do Giro
Vencedor do Giro

Registado: 12 Ago 2008, 14:17
LucasBS Escreveu:
Eu só diria uma coisa que é a mais básica: Valverde e Vino são bastante melhores que o LLS em provas de 3 semanas.

O LLS é um pouco mais novo que o Valverde. Se ele apostar em provas de 3 semanas, é capaz de ainda ter alguma margem de progressão. Este ano quase que fez top 10 no Tour. Ele já é dos melhores em provas de uma semana da actualidade (vitórias no Paris-Nice e Down Under).

Ultimamente tem-me dado bastante gozo ver o Vino a correr. O homem redefine a palavra combatividade. Pena o passado dele com os casos de doping...

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 07 Out 2010, 01:03 
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: 10 Nov 2008, 13:05
O LLS nunca demonstrou ser muito forte na montanha. Mesmo quando está em boa forma acaba por descolar antes do momento das decisões. Se ele quiser evoluir como corredor de 3 semanas terá que evoluir muito como trepador. É preciso não esquecer que os resultados dele no Tour incluíram tempo ganho em fugas, porque na montanha sempre perdeu demasiado tempo. Em provas de uma semana é claramente um dos mais consistentes do pelotão, se estiver em boa forma e tiver uma boa equipa para o ajudar nas etapas de montanha.

Não se pode comparar com o Valverde. Desde novo que mostrou qualidade na montanha, embora não nunca tenha sido um corredor muito regular obteve ao longo da carreira algumas vitórias na alta montanha. Além disso, quando está no topo de forma e com confiança, o Valverde é daqueles que pode ganhar qualquer corrida.

Apesar de não ver o Valverde como um corredor de 3 semanas, sempre o achei capaz de lutar por um dos GT's, precisamente pelas enormes capacidades que tem. Teve azar no Tour 2006 e falhou totalmente noutras ocasiões, mas a Vuelta 2009 veio quebrar aquele mito de que "o Valverde nunca vai ganhar um GT". Por acaso tenho pena que ele nos últimos anos tenha dedicado mais a sua preparação para estar bem no Tour, porque ele era um portento nas clássicas e nos mundiais.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 07 Out 2010, 18:16 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 16 Jun 2010, 18:25
dberkie Escreveu:
O LLS nunca demonstrou ser muito forte na montanha. Mesmo quando está em boa forma acaba por descolar antes do momento das decisões. Se ele quiser evoluir como corredor de 3 semanas terá que evoluir muito como trepador. É preciso não esquecer que os resultados dele no Tour incluíram tempo ganho em fugas, porque na montanha sempre perdeu demasiado tempo. Em provas de uma semana é claramente um dos mais consistentes do pelotão, se estiver em boa forma e tiver uma boa equipa para o ajudar nas etapas de montanha.

Não se pode comparar com o Valverde. Desde novo que mostrou qualidade na montanha, embora não nunca tenha sido um corredor muito regular obteve ao longo da carreira algumas vitórias na alta montanha. Além disso, quando está no topo de forma e com confiança, o Valverde é daqueles que pode ganhar qualquer corrida.

Apesar de não ver o Valverde como um corredor de 3 semanas, sempre o achei capaz de lutar por um dos GT's, precisamente pelas enormes capacidades que tem. Teve azar no Tour 2006 e falhou totalmente noutras ocasiões, mas a Vuelta 2009 veio quebrar aquele mito de que "o Valverde nunca vai ganhar um GT". Por acaso tenho pena que ele nos últimos anos tenha dedicado mais a sua preparação para estar bem no Tour, porque ele era um portento nas clássicas e nos mundiais.

Eu acho que o valverde é um corredor de 3 semanas que pode ganhar outras coisas também
Mas lls para um Gt nunca

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 07 Out 2010, 19:48 
Membro de Bronze
Membro de Bronze

Registado: 15 Jul 2010, 18:58
Também não estou a ver o LLS fazer uma progressão tão grande ao nível da alta montanha... :-k

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 07 Out 2010, 19:49 
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: 10 Nov 2008, 13:05
Eu acho precisamente o contrário. O Valverde é um corredor de clássicas e de provas com poucas etapas, mas tem qualidade para fazer bons resultados nas GT's.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 07 Out 2010, 19:52 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 24 Ago 2007, 14:18
dberkie Escreveu:
Eu acho precisamente o contrário. O Valverde é um corredor de clássicas e de provas com poucas etapas, mas tem qualidade para fazer bons resultados nas GT's.

Sem dúvida. Valverde em provas de 1 semana é avassalador. Em clássicas penso que começou a perder algo a partir do momento em que começou a orientar os seus treinos para provas de 3 semanas, mas no início também era fortíssimo.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 07 Out 2010, 19:56 
Membro de Bronze
Membro de Bronze

Registado: 15 Jul 2010, 18:58
O Valverde nos GT's ficava quase sempre abaixo do Top 3/5 porque se desgastava a tentar ganhar etapas planas e não geria o esforço da melhor maneira, o ano passado venceu a Vuelta porque soube gerir e não tentar ganhar etapas que o desgastassem demasiado. O Eusebio Unzue aí teve um papel fundamental.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 07 Out 2010, 20:00 
Dobradinha no Tour
Dobradinha no Tour

Registado: 23 Jul 2008, 10:37
E também teve aquela pontinha de sorte que lhe faltava há uns anos e não cometeu erros parvos como quando ficou para trás para vir buscar uma capa da chuva e depois perdeu o contacto com o pelotão.

Selecção Portuguesa de Hóquei Subaquático, sim ela existe!

Resposta com citações  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 6861 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 ... 458  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal