Jeremy Escreveu:
Jolly Escreveu:
Contador, Andy, Purito, Menchov, Samu, Basso, Evans, Anton, Mosquera (apesar do dito cujo) e Gesink/Nibali. Aqui estão 10 que são melhores que o Frank.
Alaska, todos os corredores citados pelo Jolly como sendo melhores trepadores que o Frank, são na realidade corredores de 3 semanas. O Contador e o Andy devem ser os dois da actualidade com melhor capacidade de recuperação.
Um ciclista pode ser muito bom em 2 coisas, e eu nem estou a concordar com ele ou contigo, ou a discordar dele ou de ti no que toca à opinião acerca desses ciclistas. Nem me meti por aí. Estou apenas a apontar que estás a fazer uma análise a algo que não está em análise.
Agora, sim falando de nomes, no caso dos nomes mencionados, Purito está MUITO longe de ser um corredor de 3 semanas apesar de subir bem. Antón até ao momento também ainda não provou ter uma capacidade de recuperação de energia ao nível dos outros (este ano não teve hipótese de demonstrar mais ou menos). O próprio Samu, vi-o vários furos acima neste ano do que tem estado ao longo dos anos.
Voltando àquilo que tenho estado a referir, e utilizando um exemplo fictício, utilizando valores que não é suposto serem realistas mas servem apenas para demonstrar esta situação. Imaginemos dois corredores, X e Y em momento de forma idêntico e que partem a 100% da sua condição física no início de um GT.
O X sobe a 30km/h uma montanha de 20 km de extensão a 7% de inclinação. O Y sobe a mesma montanha a 20 km/h. O X é evidentemente MUITO melhor trepador que o Y.
Na 3ª semana, o corredor X que não prima por grande capacidade de manutenção de energia ao longo dos dias, chega à 3ª semana de esforço contínuo, e vai subir novamente a mesma montanha. O X está a 50% e vai subi-las portanto a 15 km/h desta vez. O Y, um indivíduo física e aerobicamente mais dotado, encontra-se ainda a 90% e portanto vai subir a 18 km/h deixando o outro para trás algures durante a subida. Isto não invalida que o X que ficou para trás seja melhor trepador que o Y. É isto ser um corredor de 3 semanas, independentemente de se ser bom trepador ou contra-relogista. O Óscar Pereiro era apenas bonzito em ambas as especialidades, e não acompanhava ninguém que fosse muito importante no início mas na 3ª semana andava tendencialmente com os melhores, tanto no ano que venceu o Tour, como nos outros 10ºs lugares que alcançou. Com fugas ou sem fugas, a 3ª semana do Pereiro era tendencialmente melhor que o início, não porque ele tivesse melhorado, mas porque tinha piorado menos que os outros. Estava menos desgastado.
(É evidente que nem as quebras são assim acentuadas, nem os valores são estes, e há outros factores a ter em consideração. Isto é apenas um exemplo demonstrativo).
Certo, mas achas então que o Frank se enquadra no perfil do corredor Y? Acho que estão a julgar o Frank pelo que ele fez nesta Vuelta, em que começou a perder tempo e acabou quase junto dos melhores, mas é preciso não esquecer que ele partiu a clavícula e que a Vuelta era um objectivo de recurso. Nesse caso em particular, acho que não se tratou tanto da capacidade de recuperação como de ganhar forma nas etapas iniciais dado que a preparação foi quase nula.
Nas últimas edições do Tour, que me lembre, o Frank acompanhou sempre os melhores do início ao fim.