|
Eu nao costumo postar por aqui, mas sou um membro bastante atento ao forum e ao que se passa.
Tive a ler isto e em relação á serra do geres, posso dizer que tive lá a semana passada com bicicleta de estrada e essa subida que foi postado logo no inicio do tópico, posso dizer que a subi de bicicleta, só 6 km desde a vila do geres até ao fim, aos 860 metros de altitude que se chama alto do leonte, e posso dizer que os ultimos 6,5 km são a 7,6% de media, bastante mais dura que a serra da assunção, mas a subida total deve ter um pouco mais de 8 km mas o inicio é mais facil
posso dizer que nesse dia fiz 86 km em pouco mais de 4 horas, gastei mais de 3 mil kcal, fiz 3 subidas muito complicadas com mais de 6 km, incluindo o alto de Covide que a volta passou lá, e que tem 3 km muito complicados, em que a descer se atinge 70 km/h (assunçao so atinjo 60).
Em geral praticamente todas as subidas no geres, pelo menos à volta dessa zona, não ultrapassam os 10 km, nem os 1000 metros de altitude, e a percentagem maxima nao deve ultrapassar os 10%, no max uns 12%, mas que mesmo para profissionais essas subidas e a sua sucessao fazia com que as diferenças fossem maiores que a etapa da senhora da graça por exemplo, porque sao subidas muito perto umas das outras
em relaçao à santa justa, havia uma chegada do premio de valongo para sub 23 la e fazia algumas diferenças, a percentagem maxima tambem nao deve ultrapassar muito os 10% mas o facto de ser em paralelo dificulta muito a subida. sao 2 km.
eu sou da maia e conheço varias subidas á volta e posso dizer que a mais dura dos meus treinos nesta regiao é a serra da boneca em entre os rios, sao 4 km, mas a percentagem media deve chegar perto dos 8 ou 9%. max nao passa muito isso certamente, é sempre muito certa a subida.
tambem o ano passado tive em vila real com a bicicleta, subi serra do alvao, senhora da graça e campanhó, mas essas já toda a gente conhece, por isso nao vale a pena falar muito delas, só dou especial relevancia aos ultimos 2, 3 km da senhora da graça que são muito duros.
a maioria das pessoas aqui falam de subidas de 20% e mais, mas eu quase que aposto que tem uns 5% pelo menos, a menos do que o que dizem, já subi muita subida na vida e posso dizer que talvez a mais inclinada que já subi foi em amarante com uma placa de 15%.
sei que ha por ai muitas inclinaçoes de 20%, mas não são todas as que voces dizem.
desculpem o topico grande, mas acho que fui directo
|