Informação PCM-Portugal

A Liga Virtual PCM-Portugal 2026 está a chegar! Podes aceder a toda a informação sobre mais uma edição nesta secção do nosso fórum!

Data/Hora: 23 Abr 2026, 14:47

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 127 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 5, 6, 7, 8, 9  Próximo

O que achaste do Giro d'Italia 2020?
Excelente 50%  50%  [ 5 ]
Bom 50%  50%  [ 5 ]
Razoáve 0%  0%  [ 0 ]
Fraco 0%  0%  [ 0 ]
Mau 0%  0%  [ 0 ]
Total de votos : 10
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 26 Out 2020, 13:25 
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 28 Jun 2010, 22:59
Também acho que a Vuelta seria o ideal para ele. Como vimos no Giro etapas com grandes inclinações foram onde o João se deu melhor, assim como etapas com poucas contagens de montanha. Onde o João esteve "pior" foi nas etapas com altitude acima dos 2000 o que é uma constante no Giro e Tour e na Vuelta por norma tenho ideia que não acontece tanto e mesmo quando acontece é em unipuerto.
Contra o João a Vuelta por norma não tem muito contra relógio onde já se viu que o João é fortíssimo.
O Tour ainda acho muito cedo para o João, a concorrência no tour é o que se sabe e mesmo um top-10 seria bastante difícil, além que no Tour teria sempre que dividir a liderança com o Alaphalipe que ainda por cima se dá bem em etapas de média montanha, chegadas inclinadas que é onde o João poderia ganhar tempo.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 26 Out 2020, 13:34 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 31 Jul 2011, 20:42
nunosofio Escreveu:
DoubleS Escreveu:
Porque não a Vuelta?

Podia até apostar no início da época nas clássicas das Ardenas e em provas de 1 semana com contra-relógio (como Paris-Nice, País Basco ou Romandia) e a partir de julho apontar à Vuelta.

Por acaso acho que a Vuelta é a que menos se adapta às caracteristicas do João....muitas etapas uniporto, muitos murinhos onde a colocação é fundamental, e a do João até ao Giro não era a ideal (esperemos que o Giro tenha sido uma grande aprendizagem para o João na colocação no pelotão), poucos CR.

O Giro e o Tour adaptam-se muito melhor às carateristicas dele, mas sabendo que temos sempre o Remco que continua à frente do João na hierarquia e dependendo da recuperação dele, parece-me que o calendario dos 2 será ao contrario, ou seja dependendo do que fará o Remco o João fará o contrário, penso eu, obviamente que numa ou outra prova coincidirão. Se tivesse que apostar, dizia que o Joao voltava a fazer o giro e o Remco o Tour

Discordo em quase tudo, pela Vuelta ter subidas como essas, é que o João teria hipóteses de voltar a fazer um brilharete. O resto já foi dito por outros elementos do fórum.

Editado pela última vez por Pengo em 26 Out 2020, 13:45, num total de 1 vez.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 26 Out 2020, 13:38 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 16 Jun 2010, 18:25
Eu gostava mais que ele fizesse uma sequência à Valverde, descanso e depois preparar a Vuelta.
Ala Tour e Remco Giro

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 26 Out 2020, 13:52 
TEIKIRIZE?
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 06 Jun 2011, 12:07
Bem lá vou eu meter o dedo na ferida. Em outro tópico alguém andava a dizer que não via o Hart como consistente candidato a GT's, não estou a dizer que está certo ou errado, e andamos aqui a dar por garantido que o João vai discutir Grandes Voltas. Talvez não seja melhor freiar um pouquinho um ânimos? No pódio deste Giro estavam zero ciclistas com pódios em outros GT e desses só um tinha top10. Três dos maiores favoritos abandonaram a corrida e andamos aqui a meter vírgulas em toda a gente menos no João.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 26 Out 2020, 13:58 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 31 Jul 2011, 20:42
Davide Escreveu:
Bem lá vou eu meter o dedo na ferida. Em outro tópico alguém andava a dizer que não via o Hart como consistente candidato a GT's, não estou a dizer que está certo ou errado, e andamos aqui a dar por garantido que o João vai discutir Grandes Voltas. Talvez não seja melhor freiar um pouquinho um ânimos? No pódio deste Giro estavam zero ciclistas com pódios em outros GT e desses só um tinha top10. Três dos maiores favoritos abandonaram a corrida e andamos aqui a meter vírgulas em toda a gente menos no João.

Aliás do Top 10, o único com pódios foi o Nibali (7° este ano).

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 26 Out 2020, 14:08 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 09 Jul 2009, 02:55
O que gostava de ver é o João a fazer uma evolução muito consistente onde ele já é bom. Bastava não estagnar o que já seria excelente. Pogacar, Roglic, Thomas, Froome são os que me lembro recentemente que chegaram ao máximo das suas capacidades. O Pogacar chegou muito cedo até. Se calhar demasiado cedo.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 26 Out 2020, 14:31 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 01 Out 2008, 20:45
Comecei a acompanhar ciclismo na Volta a França de 2007 porque aquelas estrelas todas eram boas demais para não se ficar convencido. Contador, Rasmussen, Vinokourov, Boonen, Hushovd, Freire, Soler, Cancellara... e desde aí que o Tour de 2007 é o meu preferido seguido do Giro de 2008. Apesar de vibrar muito mais na altura do que nos últimos anos, nunca tinha acompanhado uma prova da forma que acompanhei esta Volta a Itália. Todos os dias às 10 da manhã eu enchia o PC da empresa com virus à procura de streams mais ou menos manhosas para acompanhar o que o João e o Ruben andavam a fazer. Normalmente na Volta a França vou espreitar para ver os nomes da fuga, mas aqui não chegava, era preciso perceber quem tentava fugir, quem tentava perseguir, como é que a Quickstep se portava na defesa da Rosa, como é que estavam as sensações do João (nunca o ter visto subir uma montanha deixava muitas expectativas, houve dias em que tanto podia quebrar a duas horas do fim como chegar com os melhores). Enfim, andámos todos a ver lutas por segundos e terceiros lugares em sprints intermédios e contagens de terceira categoria para ver os que os nossos miúdos faziam.

Para além disto, o evidente entusiasmo dos portugueses pelos resultados. Comunicação social, jornais, grupos nas redes sociais... tudo a tentar perceber quem eram estes dois desconhecidos e o que estava aqui em causa. Dei por mim a falar com amigos de sempre que nunca viram ciclismo e estavam muito curiosos. Às vezes lembrava-me daqueles vídeos famosos de raparigas a tentarem explicar um fora-de-jogo e fazia-me lembrar a leitura que algumas pessoas faziam da corrida onde não haviam diferenças aparentes entre etapas de montanha ou etapas planas.

As duas etapas finais de montanha do Giro foram do melhor que tenho visto, com mexidas antes da última subida, aglo que desamarrou completamente a corrida e mostrou quem tinha unhas para tocar viola. Não é todos os dias que se vêm diferenças daquelas a serem feitas. Por fim, o facto de ver o João a chegar em 7º lugar no Stelvio marcou-me na medida em muitas vezes esquecemo-nos de dar valor ao que certos ciclistas que não vencem conseguem fazer. Aquele 7º lugar foi muit bom! E se descermos mais na classificação encontramos mais gente a quem dar imenso mérito e por diferentes motivos. Dar valor aos adversários é uma forma de enaltecer o que o João fez e muitas vezes assistia-se ao contrário. Quanto ao futuro, espero que o João seja um bom ciclista e consiga andar com os melhores. Aquilo que vivemos estas 3 semanas já ninguém nos tira. =D>

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 26 Out 2020, 15:16 
CAMPEÓN, ALBERTO CAMPEÓN.
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 17 Ago 2013, 17:48
Davide Escreveu:

Concordo com o que dizes, mas queria deixar apenas um reparo que se prende com o facto dos n.ºs feitos nas subidas estarem longe de ser maus. Podem ser ciclistas com menos palmarés, mas que estavam a andar muito. O Nibali por exemplo andava a fazer números semelhantes a 2017 onde chegou para ser pódio e vencer a etapa rainha. Agora, também me parece bem provável que o Yates e o Thomas da forma que estavam a andar no tirreno e mundiais de contrarrelógio fariam 1.º e 2.º. O Kruijswijk era outro que ia andar pelas primeiras posições.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 26 Out 2020, 16:09 
Alezz Rolland!!
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 28 Dez 2010, 00:25
O Zé Duarte disse algo que é bastante verdade e que fez um click em mim, apesar de ao longo do tempo ter vindo a melhorar neste aspeto. O esforço e trabalho que o João desenvolveu ao longo das últimas três semanas veio humanizar o desporto para mim novamente.

Já vi tanto ciclismo, tantas horas que o esforço e enorme trabalho dos ciclistas começou a tornar-se em algo "mecânico" e do quotidiano, já não encarava os ciclistas da mesma forma que acontecia em 2010, ano em que comecei a seguir ciclismo de forma séria. Nessa época via ciclismo de forma inocente, ficava fascinado por fugas que hoje para mim são banais, ciclistas escapados por 200km e a serem apanhados a 5km do fim era fascinante, porque afinal eram 200km de enorme trabalho. Com o tempo essa sensação foi se banalizando e acabamos por desvalorizar o trabalho e importância de um Cousin, de um Pellaud ou de um Tonelli. Ciclistas que fazem o mesmo percurso e ainda tem coragem de dia sim, dia sim atacar.

E o João trouxe todo esse sentimento de volta, voltei a romantizar o ciclismo e a compreender o esforço humano e todo o empenho. O que o João fez foi brilhante e surpreendente ao longo de 3 semanas. Apesar de ser amplificado por ser português, foi uma run inacreditável que só encontro paralelo no Voeckler 11', Hesjedal 12' e Dumoulin 15', foram runs históricas e que me fizeram colar ao ecrã. Pelo contrário, nos últimos anos alinhava em perseguições ao Urán ou ao Quintana, quando no fundo provavelmente não tinham mais nada para dar e por isso não atacavam e acabava por não ser tanto falta de ambição. Neste caso acabei por dar por mim a torcer para não haver ataques, pela primeira vez desde que vejo ciclismo. Mas a verdade é que mesmo retirando o João da equação, os últimos dois dias de montanha foram épicos e que são raros hoje em dia.

Um enorme obrigado ao João.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 26 Out 2020, 16:33 
Membro de Platina
Membro de Platina

Roche Escreveu:
O Zé Duarte disse algo que é bastante verdade e que fez um click em mim, apesar de ao longo do tempo ter vindo a melhorar neste aspeto. O esforço e trabalho que o João desenvolveu ao longo das últimas três semanas veio humanizar o desporto para mim novamente.

Já vi tanto ciclismo, tantas horas que o esforço e enorme trabalho dos ciclistas começou a tornar-se em algo "mecânico" e do quotidiano, já não encarava os ciclistas da mesma forma que acontecia em 2010, ano em que comecei a seguir ciclismo de forma séria. Nessa época via ciclismo de forma inocente, ficava fascinado por fugas que hoje para mim são banais, ciclistas escapados por 200km e a serem apanhados a 5km do fim era fascinante, porque afinal eram 200km de enorme trabalho. Com o tempo essa sensação foi se banalizando e acabamos por desvalorizar o trabalho e importância de um Cousin, de um Pellaud ou de um Tonelli. Ciclistas que fazem o mesmo percurso e ainda tem coragem de dia sim, dia sim atacar.

E o João trouxe todo esse sentimento de volta, voltei a romantizar o ciclismo e a compreender o esforço humano e todo o empenho. O que o João fez foi brilhante e surpreendente ao longo de 3 semanas. Apesar de ser amplificado por ser português, foi uma run inacreditável que só encontro paralelo no Voeckler 11', Hesjedal 12' e Dumoulin 15', foram runs históricas e que me fizeram colar ao ecrã. Pelo contrário, nos últimos anos alinhava em perseguições ao Urán ou ao Quintana, quando no fundo provavelmente não tinham mais nada para dar e por isso não atacavam e acabava por não ser tanto falta de ambição. Neste caso acabei por dar por mim a torcer para não haver ataques, pela primeira vez desde que vejo ciclismo. Mas a verdade é que mesmo retirando o João da equação, os últimos dois dias de montanha foram épicos e que são raros hoje em dia.

Pensava que no final ias elogiar o Iljo Keisse :mrgreen: , que fez um trabalho brutal nos 15 dias que o João esteve de rosa na frente do pelotão. Logo no dia a seguir esteve em fuga. E depois na etapa de Sestrire devido a uma lesão pensou abandonar, mas lá conseguiu terminar com ajuda de outros ciclistas que não eram da equipa, já que os colegas estavam todos em fuga.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 26 Out 2020, 17:13 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 01 Out 2008, 20:45
Roche Escreveu:

Isto! Valorizar cada metro na frente da corrida, cada esforço para fechar meia-dúzia de metros, cada equipier que vai buscar uma garrafa de água. Ver cada etapa como uma história que se vai desenrolar e não apenas os últimos quilómetros em forma de highlights. Cada dia era como um capítulo de uma história. Que Giro apaixonante!

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 26 Out 2020, 22:38 
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: 11 Mar 2010, 16:40

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 27 Out 2020, 10:34 
Administrador
Administrador

Registado: 21 Ago 2007, 02:49
Estamos mais do que na hora do balanço final deste Giro.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 27 Out 2020, 10:49 
Membro de Platina
Membro de Platina

Ricagale Escreveu:

Estpectáculo.

O Kelderman nunca mostrou estar muito chateado com a decisão da equipa, mas o ambiente estava muito frio e pouco alegre.

O tal famoso levantar de mão do Kelderman, parece-me que foi porque ele pediu um bidon e geis e o carro só lhe deu o bidon :death

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 27 Out 2020, 10:50 
TEIKIRIZE?
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 06 Jun 2011, 12:07
Tó é basicamente o que temos feito desde que a corrida acabou. 8-[

Resposta com citações  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 127 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 5, 6, 7, 8, 9  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal