Informação PCM-Portugal

A Liga Virtual PCM-Portugal 2026 está a chegar! Podes aceder a toda a informação sobre mais uma edição nesta secção do nosso fórum!

Data/Hora: 19 Abr 2026, 15:48

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 286 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 ... 20  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Outras Provas Nacionais 2023
MensagemEnviado: 13 Jun 2023, 21:05 
Penta no Tour
Penta no Tour

Registado: 30 Ago 2008, 08:19
O pelotão nacional não para e amanhã volta à estrada para o GP Douro Internacional. A única equipa estrangeira é o Club Ciclista Padronés Cortizo que vem com a carne quase toda no assador e traz os dois melhores trepadores da equipa: Sinuhé Fernández e David Delgado. Vojtěch Kmínek deve ser o sprinter de serviço e ainda trazem um sub-23 de primeiro ano que parece ter bastante talento, o uruguaio Pablo Bonilla.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 13 Jun 2023, 22:38 
Tripla no Tour
Tripla no Tour

Registado: 12 Nov 2007, 00:16
Tiago_Meersman Escreveu:
O pelotão nacional não para e amanhã volta à estrada para o GP Douro Internacional. A única equipa estrangeira é o Club Ciclista Padronés Cortizo que vem com a carne quase toda no assador e traz os dois melhores trepadores da equipa: Sinuhé Fernández e David Delgado. Vojtěch Kmínek deve ser o sprinter de serviço e ainda trazem um sub-23 de primeiro ano que parece ter bastante talento, o uruguaio Pablo Bonilla.

Vou tentar acompanhar de perto a etapa 3. Para além de apanhar paisagens brutais está bem desenhada e para mim é onde será mais provável decidir-se a prova. A subida da Valeira apesar de a média ser baixa tem 3 kms lá no meio com média de 10. Dá para partir logo o grupo. Depois há vários pontos lá pelo meio não categorizados onde se apanham % maiores que 10 em 1, 2 ou mais kms. No final há uma subida não categorizada (a penúltima) que também tem inclinações muito altas e é o sítio ideal para fazer as diferenças finais.
Normalmente as etapas em Lamego dão sempre chegadas ao sprint. Este ano com aquela última subida diferente pode não ser assim mas não me parece que se façam grandes diferenças. Vejo mais diferenças a serem feitas em Armamar e Resende do que em Lamego.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 13 Jun 2023, 22:58 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 31 Jul 2011, 20:42
Tiago_Meersman Escreveu:

E pelo que parece tanto o Sinuhé Fernández como o David Delgado estão no radar da Burgos para a próxima época. O Chumil e o filho do Rujano não estarão também presentes?

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 13 Jun 2023, 23:11 
Penta no Tour
Penta no Tour

Pengo Escreveu:
E pelo que parece tanto o Sinuhé Fernández como o David Delgado estão no radar da Burgos para a próxima época. O Chumil e o filho do Rujano não estarão também presentes?

Segundo o que me disseram parece que já assinaram mesmo pela Burgos, agora se é verdade, ou não, não sei mesmo. O Chumil está no Circuito Montañes, o Jeison não vai correr.
O resto da equipa do Cortizo é: Carlos Gutiérrez, Alejandro Paz e Sebastian Calderon.

luciano Escreveu:
Vou tentar acompanhar de perto a etapa 3. Para além de apanhar paisagens brutais está bem desenhada e para mim é onde será mais provável decidir-se a prova. A subida da Valeira apesar de a média ser baixa tem 3 kms lá no meio com média de 10. Dá para partir logo o grupo. Depois há vários pontos lá pelo meio não categorizados onde se apanham % maiores que 10 em 1, 2 ou mais kms. No final há uma subida não categorizada (a penúltima) que também tem inclinações muito altas e é o sítio ideal para fazer as diferenças finais.
Normalmente as etapas em Lamego dão sempre chegadas ao sprint. Este ano com aquela última subida diferente pode não ser assim mas não me parece que se façam grandes diferenças. Vejo mais diferenças a serem feitas em Armamar e Resende do que em Lamego.

Obrigado pelo insight, Luciano. É sempre bom ter essas explicações de quem realmente conhece o terreno, eu só me guiei mesmo pelos perfis (que, infelizmente, não dão para fazer notar tudo o que disseste) já que só conheço mesmo o terreno da 1.ª etapa. :P

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 13 Jun 2023, 23:43 
TEIKIRIZE?
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 06 Jun 2011, 12:07
Faz-me confusão que não se façam etapas realmente com subidas numa sequência coerente digamos assim. Parece que se inventa sempre para parecer etapas de uma qualquer corrida sul-americana mal desenhada.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 14 Jun 2023, 18:47 
Tripla no Tour
Tripla no Tour

Tiago_Meersman Escreveu:
Obrigado pelo insight, Luciano. É sempre bom ter essas explicações de quem realmente conhece o terreno, eu só me guiei mesmo pelos perfis (que, infelizmente, não dão para fazer notar tudo o que disseste) já que só conheço mesmo o terreno da 1.ª etapa. :P

Acho que os perfis também não estão muito bem conseguidos. Por exemplo Armamar está a para aí 600 m de altitude e no gráfico parece muito menos. O terreno amanhã também é muito torto e a chegada a Armamar é durinha mesmo não sendo por Vacalar. Acho que a organização também podia ter metido mais contagens de montanha porque há subidas tão ou mais duras que as que estão assinaladas.

Davide Escreveu:
Faz-me confusão que não se façam etapas realmente com subidas numa sequência coerente digamos assim. Parece que se inventa sempre para parecer etapas de uma qualquer corrida sul-americana mal desenhada.

Nem sempre dá para meter mais subidas. No caso do Douro há o vale mas depois quase tudo o que há acima são planaltos que para isto às vezes corta um bocado o encadeamento. No caso da 3ª etapa que é a que conheço melhor, a Câmara de Alijó deve ter pago bem para ter partida e chegada no concelho e para além disso passa nas principais localidades do concelho: Favaios, Sanfins do Douro e Vilar de Maçada. A volta que dão por estas 3 localidades é que estraga um bocado o perfil. Mas também passam numa estrada que é quase um caminho (só tem alcatrão há 1 ou 2 anos) e que tem sítios onde quase não se cruzam 2 carros. Mas essa estrada passa no miradouro do Ujo, que neste momento é o grande ponto turístico de Alijó. Podiam fazer essa parte primeiro e a subida até era mais dura mas depois ia haver muito terreno menos duro até à meta. (Difícil de explicar por escrito). Mas acho que no global tendo em conta os locais de partida e chegada as etapas até não foram mal desenhadas. Há dureza que chegue. Por exemplo a etapa de sexta tem mais ou menos 3500 de acumulado.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Jun 2023, 00:22 
Membro de Platina
Membro de Platina

Vitória de Luís Mendonça na primeira etapa do Douro Internacional.

https://www.fpciclismo.pt/noticia/luis- ... ernacional

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Jun 2023, 22:12 
Membro de Platina
Membro de Platina

Pengo Escreveu:
Vitória de Luís Mendonça na primeira etapa do Douro Internacional.

Luís Mendonça repete o triunfo do primeiro dia.

https://www.fpciclismo.pt/noticia/luis- ... la-amarela

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 16 Jun 2023, 16:00 
Penta no Tour
Penta no Tour

Deves ter assistido a uma bela etapa, Luciano. Pelo que deu para ver nas imagens em direto do JN (do final), a estrada subia bastante mais do que o perfil antecipava.

As equipas de clube/sub-23 espanholas é que andam em grande, nas últimas 3 provas nacionais pelo menos uma equipa espanhola triunfou numa etapa. Grande vitória do David Delgado.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 16 Jun 2023, 19:49 
Tripla no Tour
Tripla no Tour

Tiago_Meersman Escreveu:
Deves ter assistido a uma bela etapa, Luciano. Pelo que deu para ver nas imagens em direto do JN (do final), a estrada subia bastante mais do que o perfil antecipava.

As equipas de clube/sub-23 espanholas é que andam em grande, nas últimas 3 provas nacionais pelo menos uma equipa espanhola triunfou numa etapa. Grande vitória do David Delgado.

Infelizmente não pude acompanhar como tinha planeado. Mas ainda consegui um bocadinho para ir aqui perto ver a passagem dos ciclistas. Se cá em cima estava calor lá em baixo devia estar um torradeira (já ontem estava e não me parece que estivesse tanto calor como hoje). Pareceu-me toda a gente muito cansada mas não se fizeram tantas diferenças como esperava. Também me pareceu que se andou um bocado devagar. Mesmo comparando segmentos do strava com outras provas ou até com Granfondos não foi um andamento excepcional. Não vejo neste momentos grandes hipóteses de a vitória escapar ao Mendonça até porque a Glassdrive tem controlado como quer.
Essa subida foi a tal que eu falei que poderiam haver diferenças para o final mas parece-me que a Glassdrive tentou levar um ritmo mais ou menos confortável. Depois a partir do momento em que entraram na nacional (últimos 5/6 kms) a subida é praticamente um falso plano e já não havia muito a fazer.
Mas bela etapa bem durinha.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 16 Jun 2023, 20:08 
Penta no Tour
Penta no Tour

luciano Escreveu:
Tiago_Meersman Escreveu:

Infelizmente não pude acompanhar como tinha planeado. Mas ainda consegui um bocadinho para ir aqui perto ver a passagem dos ciclistas. Se cá em cima estava calor lá em baixo devia estar um torradeira (já ontem estava e não me parece que estivesse tanto calor como hoje). Pareceu-me toda a gente muito cansada mas não se fizeram tantas diferenças como esperava. Também me pareceu que se andou um bocado devagar. Mesmo comparando segmentos do strava com outras provas ou até com Granfondos não foi um andamento excepcional. Não vejo neste momentos grandes hipóteses de a vitória escapar ao Mendonça até porque a Glassdrive tem controlado como quer.
Essa subida foi a tal que eu falei que poderiam haver diferenças para o final mas parece-me que a Glassdrive tentou levar um ritmo mais ou menos confortável. Depois a partir do momento em que entraram na nacional (últimos 5/6 kms) a subida é praticamente um falso plano e já não havia muito a fazer.
Mas bela etapa bem durinha.

Não vejo isto mesmo a fugir ao Mendonça. Ainda para mais o percurso da última etapa foi encurtado em quase 33 quilómetros, ficando, assim, sem as duas contagens de montanha do dia.
A ver se amanhã volta a ser uma etapa movimentada como a de hoje, esta prova com a dureza inerente ao percurso e com o calor está a ser muito porreira de se seguir.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 16 Jun 2023, 22:28 
Tripla no Tour
Tripla no Tour

Tiago_Meersman Escreveu:
Não vejo isto mesmo a fugir ao Mendonça. Ainda para mais o percurso da última etapa foi encurtado em quase 33 quilómetros, ficando, assim, sem as duas contagens de montanha do dia.
A ver se amanhã volta a ser uma etapa movimentada como a de hoje, esta prova com a dureza inerente ao percurso e com o calor está a ser muito porreira de se seguir.

Mas há alguma justificação para o encurtamento? Isso assim é mesmo um passeio para o Mendonça. Como disse antes, ali na etapa que costumam fazer em Lamego não costuma haver grandes dificuldades mas até estava curioso para ver a última subida o que dava.
No ano passado penso que o percurso era mais duro e para além disso fizeram a prova em Julho. Aí é que houve calor, lembro-me de ver ciclistas a postarem os Garmin com 50 e tal graus.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 16 Jun 2023, 22:38 
Penta no Tour
Penta no Tour

luciano Escreveu:
Tiago_Meersman Escreveu:

Mas há alguma justificação para o encurtamento? Isso assim é mesmo um passeio para o Mendonça. Como disse antes, ali na etapa que costumam fazer em Lamego não costuma haver grandes dificuldades mas até estava curioso para ver a última subida o que dava.
No ano passado penso que o percurso era mais duro e para além disso fizeram a prova em Julho. Aí é que houve calor, lembro-me de ver ciclistas a postarem os Garmin com 50 e tal graus.

O comunicado não diz grande coisa, nem percebi o porquê de cancelarem a última volta ao circuito:
https://www.fpciclismo.pt/ficheiros/2023/comunicado-nr3.pdf

Os gémeos Saleiro disseram-me que apanharam 52º, na estrada, no ano passado. Deve ser bem durinho isso. :P

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 17 Jun 2023, 19:56 
Membro de Platina
Membro de Platina

José Sousa venceu em Resende e Luís Mendonça continua intratável.

https://www.fpciclismo.pt/noticia/jose- ... -lideranca

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 18 Jun 2023, 17:21 
Membro de Platina
Membro de Platina

Pengo Escreveu:
José Sousa venceu em Resende e Luís Mendonça continua intratável.

https://www.fpciclismo.pt/noticia/jose- ... -lideranca

Boa vitória hoje do açoriano João Medeiros. Luís Mendonça conquistou a geral individual.

Resposta com citações  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 286 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 ... 20  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal