arieugon Escreveu:
@Dberkie: Ai sim?O disco veio do Blues ou do jazz queres ver? Melhor, veio do raggae.
E o disco é apenas um dos exemplos. Mas tens mais.
Muita gente confunde influências com implementação de géneros musicais.
Os Nirvana tiveram as suas influências como todos os músicas. Mas o grunge nasceu com eles. Assim como os Black Sabbath são os pais do metal.
Calma, eu não disse que estavas errado, disse que era forçado afirmar que "quase todos os géneros musicais que conhecemos hoje derivaram dessas mudanças." E pelo que tenho lido até acho que concordas comigo. É claro que surgiram coisas novas, como todos os dias surgem coisas novas na música. Mas a maior parte dos estilos/géneros que hoje são catalogados apareceram devido a fusões entre várias correntes musicais.
Por mais que tu queiras não podes criar um estilo novo sem te influenciares em alguma coisa. Em primeiro lugar, o nosso ouvido está focado nos modos tonais a que estamos habituados, só aí já te estás a basear em alguma coisa (eu toco desde miúdo e não consigo cantar uma escala da música árabe, quanto mais criar em cima dela). De certeza que o Cobain já gostava de ouvir e de tocar música antes de "inventar" o grunge. Os Sabath, os Led Zepellin, os Deep Purple são algumas referências do heavy metal mas todos eles vieram de algum lado. As ideias não caem do céu, o que foi decisivo foi o aparecimento de alguns efeitos nos pedais/amplificadores e mesmo na gravação e edição em estúdio que motivaram formas de experimentação até então impossíveis de se fazer.
É óbvio que a música de hoje deriva do que se fez há 10/20/30 anos atrás, do mesmo modo que grande parte dessa música também era uma evolução do que se fazia antes. O encontro de sonoridades, raças e culturas diferentes traz sempre novas fontes de criatividade. Se fores estudar profundamente a história e origens do jazz, do metal, do reggae, etc de certeza que vais encontrar referências a coisas que não têm nada a ver com o que são esses estilos actualmente.
Claro que a década de 70 foi brutal no que respeita ao aparecimento de novas correntes, mas não podes considerar a música de 70 como a génese da música que temos hoje. É certo que o disco, o metal, o rock sinfónico e progressivo ganharam muita importância, mas então o que dizer dos "pais" do rock nos anos 60? Os Stones, os Cream, os Beatles, o Hendrix, etc influenciaram tudo o que vem daí para a frente. E mesmo assim todos esses eram super influenciados pela música do Bob Dylan, e por aí fora..
edit: o Bob Dylan foi Deus ou algum espírito divino que o influenciou de certeza